Mostrando postagens com marcador DLL22. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador DLL22. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Resenha: A Christmas Carol - Charles Dickens (DLL22: livro que tenha sido citado por um personagem em outro livro)

Terceira resenha de dezembro pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Confesso que tinha separado um outro livro pra esse tema mas, quando vi que não ia dar tempo de ler, mudei. Apesar de não lembrar de qual personagem citou, já vi esse livro mencionado em filmes suficientes pra confiar que se encaixa no tema.

Neste livro, Scrooge é visitado pelos espíritos do Natal Passado, Presente e Futuro e é levado a refletir sobre suas ações e sobre as consequências de seus atos.

Esse livro é um clássico e é sempre muito comentado nessa época do Natal. Ele tem uma mensagem muito forte, muito bonita e muito importante. Nos levar a refletir bastante não só sobre o sentido do Natal mas também sobre a nossa relação com o próximo. Vale muito a pena ser lido!

Resenha: Gifting me to his best friend - Katee Robert (DLL22: livro escolhido pelo título)

Segunda resenha de dezembro pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Pra ser sincera, eu não costumo escolher um livro só pelo título, eu leio a sinopse, considero se foi indicação de alguém, se já li algo do autor, etc. Fiquei sabendo que este livro estava em promoção numa newsletter da autora. O título me chamou bastante a atenção e, lendo a sinopse, vi que era o tipo de história que descobri esse ano que curto. Nem era meta desse ano, mas não resisti e li logo.

Neste livro, Grayson resolver dar um presente de Natal diferente para seu amigo Derek: “compartilhar” sua esposa durante a festividade. Mas os três vão perceber que tem muito mais envolvido do que apenas sexo.

Tendo lido outras livros da autora, estava com as expectativas altas pra esse. O livro é todo narrado pela Emma e, ao contrário do que possa parecer, tudo é consensual e todos os envolvidos estão de acordo. Acho isso bem importante. O livro é tão quente quanto se posso esperar e tem bastante hot mas o que mais gostei é que eles vão descobrindo que tem muito mais entre eles do que só atração física. Tem muito sentimento envolvido. Eu devorei o livro e amei muito!


 


Resenha: A pianista - Machado de Assis (DLL22: livro que seja o mais antigo da estante)

Primeira resenha de dezembro pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Acabei não me organizando bem pra ler o meu livro físico mais antigo e acabei consultando a minha estante digital mesmo. Meus livros mais antigos do Kindle foram “comprados” no dia 13 de dezembro de 2013 e um deles foi esse conto de Machado de Assis.

Tenho gostado bastante de conhecer os contos de Machado de Assis. Neste, temos uma pianista muito dedicada que dá aulas para seu sustento e de sua mãe e, numa das casas em que trabalha, acaba se apaixonando. E esse romance, infelizmente, não é aprovado pelo pai do rapaz. E acompanhamos o desenrolar disso ao longo desse conto.

Gostei muito da maneira como a história se desenvolveu. As dificuldades enfrentadas, as decisões tomadas, como eventos acontecidos e atitudes mudaram modos de pensar, e todas as reflexões por trás do que foi narrado. Não quero dar muito spoiler, então vou parar por aqui. Pretendo continuar conhecendo a obra de Machado porque estou curtindo.

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Resenha: Confissões de um vira-lata - Orígenes Lessa (DLL22: livro que tenha animal como protagonista)

Terceira resenha de novembro pro Desafio Literário Livreando (DLL22)!

Acompanhamos nesse livro a história de um vira-lata em sua luta para sobreviver mantendo a sua liberdade, seus “causos” e experiências vividas e ouvidas de seus companheiros.

Este é um livro curto, de leitura rápida e leve. É legal ver a narrativa na perspectiva do cachorro que, dentre outras coisas, aponta a ironia de ter sua espécie usada como ofensa e da “escravidão” de se ter um dono. Diversas situações nos levam a refletir sobre o nosso trato o melhor amigo do homem. Dentre as histórias narradas pelo nosso vira-lata, conhecemos até um cachorro ex-artista de circo. Foi uma leitura bem legal.

Resenha: Enquanto eu não te encontro - Pedro Rhuas (DLL22: livro escrito por alguém da comunidade LGBTQIA+)

Segunda resenha de novembro pro Desafio Literário Livreando (DLL22)!

Sinopse:

Nenhum encontro é por acaso. A vida tem sido boa para Lucas. Ele passou no Enem para estudar publicidade; se mudou com Eric, seu melhor amigo, do interior do Rio Grande do Norte para a capital; e conseguiu sua tão aguardada liberdade. Mas, no amor, Lucas é um desastre. O maior fã de Katy Perry no Nordeste tem certeza de que nem toda a sorte do mundo poderia fazer com que ele finalmente se apaixonasse pela primeira vez. Até que, em uma despretensiosa noite de sábado em 2015, tudo muda. Quando Lucas e Eric vão na inauguração do Titanic, a mais nova balada da cidade, Lucas esbarra (literalmente!) em Pierre, um lindo garoto francês que parece ter saído dos seus sonhos. Em meio a drinques, segredos e sonhos partilhados, Lucas e Pierre se conectam instantaneamente. Eles vivem o encontro mais especial de suas vidas, mas o Universo tem outros planos para o futuro… Até a noite acabar, o que será que vai acontecer com eles?

Que delícia ler esse livro! Não só pelo romance, mas por poder acompanhar a jornada de autodescoberta dos personagens, a luta deles pra enfrentar suas inseguranças (Lucas que o diga). Ele me lembrou o quanto é bom ler um livro ambientado no Brasil, ver representado o nosso cenário político, se identificar com as angústias dos brasileiros e ouvir falar de locais que não conhecia do nosso país e ficar com vontade de conhecê-los. Muito bom lembrar da riqueza na nossa terra. Claro que nem tudo são rosas. Ele lembra também do preconceito e de outras dificuldades que ainda precisamos lutar para mudar em nossa sociedade. Amei muito!

Resenha: Once Upon a Forbidden Desire: Fairy Tales and Other Stories - Vários autores (DLL22: livro inspirado em contos de fadas)

Primeira resenha de novembro pro Desafio Literário Livreando (DLL22)!

Sinopse:

When it comes to true love, rules are meant to be broken… Dark forests and locked doors, poisoned apples and forbidden lovers... Bold heroines and swoon-worthy heroes break all the rules in this enchanting anthology of the fairy tales you thought you knew. Once Upon A Forbidden Desire features 20 enticing fairy tale retellings by a diverse selection of fantasy romance authors. From sweet true love’s kisses to sizzling passion, from modern streets to enchanted forests, and from a mage Rapunzel to a winged Prince Charming ...

Eu estava com as expectativas altas para leitura desse livro e foi ainda melhor do que eu esperava. Algumas releituras me surpreenderam bastante e todas foram muito bem escritas. Várias vezes me peguei querendo mais daqueles personagens, daqueles mundos. Adorei que os contos tinham “termômetro” indicando a “quentura”. Algumas estórias foram super fofas. Amei muito!

domingo, 30 de outubro de 2022

Resenha: Serwa Boateng's guide to vampire hunting - Roseanne A. Brown (DLL22: livro escrito por autor africano)

Terceira resenha de outubro pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Conheci o trabalho da Roseanne A. Brown lendo A song of wraiths and ruins, livro que amei muito. Sendo fã do trabalho do Rick Riordan e já tendo lido outras duas séries do seu selo editorial, ao saber do lançamento desse livro ele se tornou uma leitura obrigatória pra mim. Aproveitei para encaixá-lo nesse tema pois a autora é nascida em Gana.

Serwa é criada desde cedo para se tornar uma Slayer, uma espécie de caçadora de seres das trevas, mas, quando seus pais saem em uma busca da qual ela não pode se fazer parte, ela se vê obrigada a encarar uma vida normal e frequentar a escola, o que traz seus próprios desafios.

Não tenho palavras para descrever a perfeição que é esse livro. Todo cenário fantástico (as criaturas, a magia, a organização que mantém tudo sob controle, etc.) é muito bem construído. Muito legal conhecer um pouco da mitologia de Gana. Mas, mais do que isso, me apaixonei por esses personagens. Ver a luta de Serwa para se inserir num local totalmente desconhecido, tentar descobrir o seu papel e até entender melhor quem realmente é, só faz com que eu a admire. Amei uma cena em que ela pede desculpas por um erro que cometeu dizendo que não quer se tornar "aquele tipo de pessoa" porque mostra que seu coração está no lugar certo. Gosto muito de livros que retratam personagens reais e não perfeitos, que cometem erros mas buscam aprender com eles. Adorei acompanhar as aventuras de Serwa, Roxy, Mateo, Eunju e Gavin. Achei muito importante também ver levantada a questão do preconceito, que infelizmente, é uma realidade. Mal posso esperar pro próximo livro.

Resenha: A rede de Alice - Kate Quinn (DLL22: livro histórico)

Segunda resenha de outubro pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Este livro eu ganhei no amigo secreto do DLL no ano passado e já estava mais do que na hora de eu lê-lo.

Em A Rede de Alice seguimos duas linhas temporais. Vemos cenas no passado de Eve, que foi uma espiã durante a Primeira Guerra Mundial, ao mesmo tempo em que acompanhamos a jornada de Charlie que procura Eve para ajudá-la a encontrar sua prima que sumiu durante a Segunda Guerra Mundial.

Apesar de ser um livro grande (mais de 500 páginas) a leitura é muito fluida. Não preciso nem dizer que o fundo histórico aqui são as duas grandes guerras. Adorei saber que a autora utilizou personagens reais e alguns fatos históricos para construir sua narrativa. Confesso saber bem pouco sobre as guerras mas é sempre gratificante ver mulheres conquistando espaço onde antes eram consideradas inferiores, apesar de saber que enfrentaram muitas dificultades. Admirei muito a força que Eve e Charlie mostraram (dois tipos diferentes de força, mas não menos admiráveis) e não tenho nem palavras para falar de Alice (uma das personagens reais utilizadas). Estou com medo de escrever mais e começar a soltar spoilers, então, vou parar por aqui. Amei e agradeço muito a Rafa por ter escolhido esse presente pra mim.



Resenha: Khaos e Khalmaria - Daniel Constantini (DLL22: livro que o autor tenha a mesma inicial do seu nome)

Primeira resenha de outubro pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Eu tive o prazer de conhecer o Daniel Constantini na época em que participei das coletâneas da Andross Editora. Admiro bastante o seu trabalho e estava com o Khaos e Khalmaria aqui há algum tempo esperando a sua vez de ser lido.

Khaos e Khalmaria traz 9 contos de temáticas diversas tendo desde situações cômicas a macabras, o que mostra a versatilidade do Daniel. É um livro de leitura super rápida. Acho que o primeiro conto foi o meu favorito. Ri demais durante a leitura e amei como Evidência aparecia nas situações mais inusitadas. Gostei muito dos outros também. As estórias são construídas de maneira inteligente e eu adorava quando via ligações entre diferentes contos. Também curti muito os momentos em que havia interação direta com o leitor. Gostei muito e recomendo!

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Resenha: Memórias póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis (DLL22: livro de autor nacional negro)

Terceira resenha de setembro pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Já estou há um tempo querendo conhecer mais da obra de Machado de Assis. Desse livro, tinha uma cópia física, comprada numa bienal, e também uma digital mas ainda não tinha lido. Finalmente, peguei pra ler as famosas memórias póstumas de Brás Cubas e aproveitei pra encaixar no desafio.

Sinopse:

Memórias Póstumas de Brás Cubas, um dos principais romances da literatura brasileira, inaugura a fase madura de Machado de Assis e concretiza o ideal estético que consagrou o autor e marca sua obra. Revolucionário e provocativo, o romance rompe com tradições literárias e sintetiza a crítica machadiana à elite brasileira da época. Um dos personagens mais populares da nossa literatura, Brás Cubas é um defunto-autor que dedica sua obra ao verme que primeiro roeu as frias carnes de seu cadáver. O protagonista narra suas memórias, intercalando episódios, delírios, reflexões e teorias, não poupando ninguém do seu olhar crítico e expondo as atitudes mesquinhas que teve em vida. É definitivamente uma obra imperdível que, com linguagem fluente e coesa, conduz sedutoramente o leitor por uma narrativa que deixa nas entrelinhas muito material para reflexões mais profundas.

Antes de mais nada, preciso dizer que me diverti bastante com esse livro, desde a maneira como Brás Cubas se apresenta e começa a narrar suas histórias até como ele faz divagações ou dá ao leitor a opção de pular capítulos. Inclusive, a maneira como ele interage com o leitor foi uma das coisas que mais gostei desse livro. Cada vez mais, tenho me apaixonado pelas obras de Machado. Contamos nesta obra com a aparição de Quincas Borba, personagem que dá nome a outro livro famoso do autor que eu já estou ansiosa pra conhecer. Achei interessante conhecer como foram os acontecimentos da vida de Brás Cubas e como chegou aos momentos finais de sua vida. É uma leitura que também apresenta críticas e nos leva a refletir.

Resenha: Guardiã - Thais Lopes (DLL22: livro que seja o último de uma série)

Segunda resenha de setembro pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Apesar de não ter planejado isso, acabei encaixando todos os livros das Crônicas de Táiran: Guardiões no DLL. Acho que já deixei claro por aqui que sou super fã do trabalho da Thais. Estava super ansiosa pelo lançamento desse livro que encerra a série e é claro que já comecei a ler assim que lançou.

Sinopse:

Os povos antigos sempre tiveram motivo para odiar a Ordem dos Guardiões e o que ela representa. Mas, apesar dos séculos se enfrentando, eles não se esqueceram que os Guardiões nunca foram seus maiores inimigos. Tempos atrás, quem ocupava esse lugar era a Coligação. Antes, enfrentá-los quase lhes custou tudo. Agora, é uma garantia de destruição. Thria Armen'hir sabia que estaria sozinha quando aceitou se juntar à Ordem. Ninguém seria confiável, muito menos o príncipe c'erit que deveria ser seu aliado. Mas ela não esperava que Edel Ithar fosse ser a única pessoa a entender sua posição - ou que o destino da guerra estaria nas suas mãos. E quando todas as esperanças são perdidas, cabe a eles descobrir o que estão dispostos a sacrificar para que exista um futuro.

Encerramento perfeito para essa série maravilhosa! Ao longo dos três livros anteriores, foi possível ver como o conflito foi crescendo, os fatores envolvidos foram melhor compreendidos e chegamos ao cenário de Guardiã, com batalhas impossíveis que, para serem vencidas, precisarão de sacrifícios e soluções milagrosas. Ao começar essa leitura, prepare o coração para enfrentar fortes emoções. No meio disso tudo, temos Edel e Thria. Não sei nem descrever o quanto admiro esses dois, a força que eles demonstram pra fazer o necessário apesar de todos os traumas e dificuldades que enfrentam. E como casal são perfeitos. Amei cada momento do desenvolvimento dessa relação. Preciso mencionar que diversos personagens que já conhecemos e amamos também exercem um papel importante nessa batalha. Não tenho palavras suficientes para dizer o quanto amei esse livro. Já terminei a leitura sentindo saudade e querendo reler a série.

terça-feira, 27 de setembro de 2022

Resenha: Só queria que você soubesse - Binha Cibelle (DLL22: livro escolhido pela capa)

Primeira resenha de setembro pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Quando vi a autora divulgando a venda desse livro, me apaixonei por essa capa. Não resisti e garanti o meu.

Sinopse:

Vivendo do outro lado do mundo, sozinha, seu sonho de ensinar línguas, Mina só não contava com o poder de um par de olhos cheio de sorriso e com o estranho calor no peito que, em meio a uma imensa confusão, lhe fez vislumbrar outros dias, os de um futuro repleto de coisas que nunca se permitiu imaginar. Por outro lado, ele, o dono do olhar que a desconcertou, de repente, sentiu seu plano traçado para os próximos anos ruir ante a brasileira atrevida que lhe deixou mais do que as digitais em sua camisa. Entre bilhetes sorrateiros e amizades peculiares, Mina se encontrará mais uma vez de frente com seus fantasmas, a quem ela deve enfrentar. Só queria que você soubesse vem cheio de romance, mas não somente. Em uma trama que vai da amizade ao amor, mostrando o lado lindo dele, mas também os efeitos de sua falta, o livro traz drama, surpresas e uma avalanche de sentimentos.

O romance entre Mina e Min Ho está entre os mais fofos que já li. Foi lindo ver como se conheceram e como o relacionamento entre eles foi se desenvolvendo, e eu já fui conquistada pelo livro nas primeiras páginas. Mas tem muito mais que romance nessa obra. A Mina é uma pessoa ímpar: muito forte, com um coração gigante. Adorei acompanhar a sua trajetória, conhecer sua história e ver como soube enfrentar de frente os desafios e ainda se dedicou a ajudar outras pessoas. Cheguei a me identificar com algumas das dificuldades que enfrentou como professora. Min Ho é um raio de luz. Os familiares e amigos desses dois ajudam a deixar esse livro ainda mais sensacional. Adorei as referências musicais e os trechos de músicas incluídos e também gostei de como a autora aborda a questão das diferenças culturais. Amei muito! Fiquei com gostinho de quero mais e aguardo ansiosamente o próximo livro.

terça-feira, 30 de agosto de 2022

Resenha: Two scoops of hellfire - Kimberly Lemming (DLL22: livro escolhido em homenagem a Tammy)

Terceira resenha de agosto pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Não podíamos deixar de homenagear a Tammy, criadora desse desafio, nesse primeiro ano sem ela. Nesse tema, podia ser incluído algum livro da sua estante no Skoob ou um livro de capa lilás/roxa, que era sua cor favorita. Eu escolhi a segunda opção pela correria do mês mas ainda espero ler vários dos seus livros favoritos. Lembrarei sempre dela com bastante carinho.

Sinopse:

It took about two weeks into the pandemic lockdown before I went stark raving mad. In a bold attempt at a new skill, I decided to give baking a try. However, I took to the new venture like a fish to astrophysics and ended up with a battle demon in my kitchen. Figures. Will Kain The Destroyer end my life, or end my everlasting boredom?

Gosto muito de livros que falam sobre o período de pandemia e já curtia o trabalho dessa autora, então, estava com as expectativas altas para esse conto. Rápido, divertido e quente. Tudo que eu gosto e claro que amei. Acho que não me importaria de ter um demônio me ajudando a ccozinhar e me "entretendo" como bônus. rs



Resenha: Admirável Mundo Novo (DLL22: livro publicado há mais de 10 anos)

Segunda resenha de agosto pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Demorei muito pra ler esse livro mas finalmente arrumei companhia e peguei pra lê-lo. E fiquei feliz por consegui-lo encaixá-lo num dos temas do DLL. Minha edição é de 2009.

Sinopse:

Ano 634 df (depois de Ford). O Estado científico totalitário zela por todos. Nascidos de proveta, os seres humanos (precondicionados) têm comportamentos (preestabelecidos) e ocupam lugares (predeterminados) na sociedade: os alfa no topo da pirâmide, os ípsilons na base. A droga soma é universalmente distribuída em doses convenientes para os usuários. Família, monogamia, privacidade e pensamento criativo constituem crime. Os conceitos de "pai" e "mãe" são meramente históricos. Relacionamentos emocionais intensos ou prolongados são proibidos e considerados anormais. A promiscuidade é moralmente obrigatória e a higiene, um valor supremo. Não existe paixão nem religião. Mas Bernard Marx tem uma infelicidade doentia: acalentando um desejo não natural por solidão, não vendo mais graça nos prazeres infinitos da promiscuidade compulsória, Bernard quer se libertar. Uma visita a um dos poucos remanescentes da Reserva Selvagem, onde a vida antiga, imperfeita, subsiste, pode ser um caminho para curá-lo. Extraordinariamente profético, "Admirável Mundo Novo" é um dos livros mais influentes do século 20.

Esse livro é bem chocante mas traz reflexões muito interessantes. A ideia de se criar uma sociedade onde todos estão felizes sempre e os requisitos e implicações disso traz uma excelente discussão. Eu fiquei chocada com como era feito o condicionamento e, ao mesmo tempo, não duvido que o ser humano seria capaz disso "por um bem maior". E tudo minuciosamente pensado para que todos fiquem "satisfeitos" com o que tem e como vivem. São curiosos os aspectos dessa sociedade mas, ao mesmo tempo, fazem sentido nesse contexto. E qual a consequência de não se encaixar nesses moldes? Isso leva aos principais acontecimentos do livro. Curti muito a leitura, apesar de esperar um final diferente. Fiquei chocada, surpresa, revoltada... Consigo entender os motivos que levaram a ser um clássico.

Resenha: 1808 - Laurentino Gomes (DLL22: livro sobre realeza)

Primeira resenha de agosto pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Para esse tema de realeza, aproveitei que já estava lendo com as minhas amigas esse livro que fala sobre a vinda da família real portuguesa pro Brasil e sobre os impactos e mudanças que causaram aqui.

Trecho da sinopse: 

Considerada por muitos historiadores como a mais importante decisão tomada pelo príncipe regente e futuro rei Dom João VI durante os treze anos de permanência da corte portuguesa no Rio de Janeiro, a efetivação do Reino Unido colocou um ponto final no período colonial brasileiro e deu início de fato ao processo de Independência do país. “A criação do Reino Unido foi decidida em meados de 2014 no Congresso de Viena, que reuniu na Áustria as potências vencedoras de Napoleão”, explica Laurentino Gomes. “Foi uma decisão tomada praticamente à revelia da corte portuguesa no Rio de Janeiro e anunciada na Europa muito antes de que os próprios brasileiros e portugueses tomassem conhecimento dela.”

Esse livro foi uma aula de história e tanto. O autor trata as temáticas de maneira clara, apresentando o seu contexto e motivações. Foi muito enriquecedor pra mim entender melhor sobre esse momento histórico e eu pude me dar conta de que preciso aprender bem mais sobre o meu país. Ainda estou impressionada por entender vários eventos que estavam interligados e outros aspectos da escravidão no Brasil. Em muitos momentos fiquei assustada com como eram as coisas naquela época. Gostei muito do livro e prentendo ler outros do autor.



sábado, 30 de julho de 2022

Resenha: Protetora - Thais Lopes (DLL22: livro sobre guerra)

Terceira resenha de julho pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Na série Crônicas de Táiran, o que não falta é guerra e no livro "Protetora" o negócio vai ficando ainda mais sério na disputa entre a Coligação e a aliança formada para defender Ionessen. Então, acho que ele encaixa no tema tranquilamente. rs

Sinopse:

Desde tempos imemoriais, a linhagem de Táiran guarda Ionessen. Seja como guerreiros ou conselheiros, eles são idolatrados, temidos… E odiados. Duas guerras e séculos manipulando as pessoas ao seu redor lhes deram mais inimigos que aliados e um novo conflito pode derrubar tudo que lutaram para proteger. Para a Arqui-Guardiã Krisla Táiran, o que está acontecendo é uma repetição do começo das guerras do passado. Sozinha e sendo caçada, ela só tem uma opção: confiar no assassino que salvou sua vida, mesmo que Tervan seja o oposto de tudo o que ela se tornou. E quando o dom da previsão só mostra morte, eles precisam criar a possibilidade de um futuro não só para eles – mas para toda Ionessen.

Avisos de conteúdo: sangue, violência explícita, sexo explícito, morte (passado e presente), tortura física (passado e presente).

Eu estava muito ansiosa por esse livro, então, assim que Amazon liberou eu já engatei na leitura e sacrifiquei algumas horas da madrugada. Que livro maravilhoso! É impressionante ver com os acontecimentos da série vão se conectando para um cenário que fica cada vez mais complexo, e a treta só piora. 

Quem leu os dois primeiros livros da série já tinha vislumbrado a figura imponente e poderosa que é a Krisla e poder acompanhá-la nesse livro foi TUDO! Além de confirmar o quão sinistra ela é, podemos conhecer mais sobre sua história, suas motivações e entender decisões que precisou e precisa tomar. E o Tervan? Que homem é esse? Me apaixonei: sim ou com certeza? Como guerreiro, como líder, como companheiro, ... em todos os aspectos só posso defini-lo como perfeito! Adorei ver como o relacionamento entre esses dois foi se desenvolvendo. É claro que não só tem romance no livro (afinal, encaixei num tema de guerra). O conflito com a Coligação está cada vez mais sério e alianças e sacrifícios são necessários. Pode contar com muita ação ao longo da leitura. Gostei muito de rever outros personagens já conhecidos e amados como Aíla, Kai, Zid, Ezi, Edel e Thria. Falando em Edel e Thria, estou super ansiosa para descobrir o que me aguarda no próximo livro da série.

Resenha: Antes que a morte morra - Victor Marques (DLL22: livro escrito por autor da sua cidade/estado)

Segunda resenha de julho pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! O Victor Marques não só mora no meu estado como tive o prazer de conhecê-lo quando fui sua professora no pré-vestibular. Não sei se ele já escrevia na época mas eu só conheci seus livros depois. Aproveitei esse tema para ler um dos seus contos que ainda não tinha lido.

Sinopse:

Nenhuma morte é registrada na cidadezinha de Santa Temis, no Amazonas, há décadas. Dona Laura, a mulher mais velha da região, afirma que matou a Morte, e, por essa razão, ninguém morre, morreu ou morrerá depois desse dia. Seu tataraneto, Vicente, está buscando entender mais sobre a vida e a morte, e acabará descobrindo que sempre há um elo entre anjos e demônios.

A palavra que me veio a mente para descrever esse conto foi surpreendente. Com a temática proposta eu esperava toda uma abordagem fantasiosa em torno da Morte mas o conto é bem mais real do que eu pensei. Acompanhamos o pequeno Vicente que sempre ouviu de sua tataravó histórias sobre como ela matou a Morte. Sua curiosidade o leva a querer saber mais sobre o assunto o que leva ao desenrolar dos acontecimentos. Eu fui muito surpreendida pelo final e gostei muito! 

Resenha: HP e a criança amaldiçoada - J.K. Rowling, John Tiffany & Jack Thorne (DLL22: livro que se passe na Europa)

Primeira resenha de julho pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Finalmente, parei de enrolar e li o oitavo livro da série Harry Potter. Quem já conhece esse universo, sabe que os eventos se passam na Inglaterra e resolvi aproveitá-lo para o tema "que se passe na Europa".

Sinopse:

Sempre foi difícil ser Harry Potter, e não é mais fácil agora que ele é um sobrecarregado funcionário do Ministério da Magia, marido e pai de três crianças em idade escolar. Enquanto Harry lida com um passado que se recusa a ficar para trás, seu filho mais novo, Alvo, deve lutar com o peso de um legado de família que ele nunca quis. À medida que passado e presente se fundem de forma ameaçadora, ambos, pai e filho, aprendem uma incômoda verdade: às vezes as trevas vêm de lugares inesperados.

Sou fã de toda saga Harry Potter e cheguei a reler os 7 livros da série para me preparar para ler HP e a criança amaldiçoada. Queria refrescar a memória para poder aproveitar ao máximo. Confesso que não sabia bem o que esperar dessa estória porque não procurei saber muito a respeito mas curti muito o livro! Dei uma pausa só porque estava lendo outros livros mas os últimos 75% do livro eu li de uma vez.  Ser um roteiro não me atrapalhou em nada durante a leitura. Pude mergulhar normalmente nos acontecimentos, me angustiei com os problemas de relacionamento entre Harry e Alvo, adorei a ideia de explorar as possibilidades e mostrar o que poderia ter acontecido com fatos diferentes. Foi muito bom poder reencontrar alguns personagens queridos e conhecer novos. Tenho certeza que assistir a esse espetáculo deve ser uma experiência maravilhosa.

 

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Resenha: The Story of a Life - Aharon Appelfeld (DLL22: livro que você não leria, indicado por outro participante ou amigo)

Terceira resenha de junho pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Não tenho o hábito de ler biografia, apesar de ter gostado bastante das poucas que li. Definitivamente não teria lido esse livro se minha amiga não tivesse indicado e sou muito grata a ela porque a leitura foi maravilhosa.

Que leitura prazerosa foi esse livro! A maneira como o autor vai narrando os acontecimentos da sua vida é super envolvente e carregada de sentimentos. Tendo sido uma criança que passou pelo campo de concentração, ele carrega mais sensações do que memórias, e compartilha um pouco com o leitor como isso impactou a sua vida.

Fiquei impressionada com tudo que ele passou, e encantada com a maneira que ele apresenta os "eventos" da sua vida. Me peguei diversas vezes refletindo ao longo da leitura. Dentre as muitas coisas que me chamaram a atenção, uma delas foi como a falta da sua língua materna ou de mais informações sobre sua história e ancestrais pode ser muito sentida. Gostei muito de ler também sobre como foi sua evolução na escrita.

Estão me faltando palavras para descrever a experiência que foi ler esse livro. Amei muito!

terça-feira, 28 de junho de 2022

Resenha: Vigilante - Thais Lopes (DLL22: livro escrito por autor americano)

Segunda resenha de junho pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Como o nosso bom e velho Brasil também é parte da América, aproveito o tema para ler mais uma obra nacional. E vai ter mais Thais sim!

Sinopse:

A mercenária Ezi aprendeu cedo que precisava se esconder se quisesse sobreviver. E, acima de tudo, não podia deixar que os Guardiões soubessem quem era ou do que era capaz. Uma única batalha tinha destruído anos de cuidado. Agora era apenas uma questão de tempo até que a Ordem mandasse alguém atrás dela, como haviam feito com seus pais. Quando o Arqui-Guardião Ziderrenoh é levado para a vila onde ela está se escondendo, Ezi não sabe o que pensar. Ele é um inimigo, mas também é a pessoa que desafiou seus superiores por Ezi - e que agora precisa dela para não reviver um pesadelo. Mas se esconder não é mais uma opção. Forças do passado estão de volta e Ezi precisa lidar com as consequências do que fez. E, talvez, um inimigo seja exatamente a pessoa que ela precisa ter ao seu lado.
Avisos de conteúdo: sangue, xenofobia, violência explícita, sexo explícito, morte de familiares (passado, fora da página), mortes, tortura psicológica (passado, fora da página).

Estou cada vez mais apaixonada por esse Universo apresentado nas Crônicas de Táiran. Neste livro aprendemos mais sobre as guerras passadas e sobre os povos antigos. Fico maravilhada com a complexidade de tudo e com vontade de saber mais. 

O que falar de Ezi e Zid? Fiquei encantada com os dois, com como tudo o que vivenciaram os tornou mais fortes e como o relacionamento entre eles foi se desenvolvendo. Eles são tão fofos juntos! Claro que não tem só romance nessa história, tem bastante ação. Tretas e conflitos é o que não falta nesse livro. Amei e recomendo.