sábado, 30 de julho de 2022

Resenha: Antes que a morte morra - Victor Marques (DLL22: livro escrito por autor da sua cidade/estado)

Segunda resenha de julho pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! O Victor Marques não só mora no meu estado como tive o prazer de conhecê-lo quando fui sua professora no pré-vestibular. Não sei se ele já escrevia na época mas eu só conheci seus livros depois. Aproveitei esse tema para ler um dos seus contos que ainda não tinha lido.

Sinopse:

Nenhuma morte é registrada na cidadezinha de Santa Temis, no Amazonas, há décadas. Dona Laura, a mulher mais velha da região, afirma que matou a Morte, e, por essa razão, ninguém morre, morreu ou morrerá depois desse dia. Seu tataraneto, Vicente, está buscando entender mais sobre a vida e a morte, e acabará descobrindo que sempre há um elo entre anjos e demônios.

A palavra que me veio a mente para descrever esse conto foi surpreendente. Com a temática proposta eu esperava toda uma abordagem fantasiosa em torno da Morte mas o conto é bem mais real do que eu pensei. Acompanhamos o pequeno Vicente que sempre ouviu de sua tataravó histórias sobre como ela matou a Morte. Sua curiosidade o leva a querer saber mais sobre o assunto o que leva ao desenrolar dos acontecimentos. Eu fui muito surpreendida pelo final e gostei muito! 

2 comentários:

  1. Oiê! Obrigado pela resenha.

    Sim, na época do pré-vestibular eu já gostava de escrever e lia compulsivamente. Alguns dias eu saía de casa às 6h, ficava na escola até 13h, ia pro pré e pegava o ônibus pra casa umas 17h30. Acredita que eu tenho várias lembranças de leituras nessa volta pra casa? Depois de 10h de estudo? Haja energia e força de vontade (perdi um pouco disso hoje em dia)

    Suas resenhas são ótimas. É muito legal ver nossas trajetórias se encontrando dessa forma. E tudo começa com um bom professor, claro. Lembro muito bem das suas aulas, mesmo detestando Física imensamente.

    Um abraço! Que as histórias façam a gente se encontrar muitas vezes mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei muito feliz ao ler o seu comentário!

      Nada como o gás da juventude para aguentar essas rotinas loucas. Com o tempo a gente perde um pouco da energia mesmo. rs Se bem que uma leitura mais leve no final de um dia cansativo pode ser bem relaxante.

      Adorei ter lido algumas de suas histórias e espero ainda conhecer muitas outras. Parabéns pelo trabalho!

      Excluir