Mostrando postagens com marcador Desafio Literário 2013. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Desafio Literário 2013. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams (DL 2013)

Há pouco mais de uma semana, terminei meu segundo livro do Desafio Literário 2013 - O guia do mochileiro das galáxias. Eu já tinha ouvido falar nele e como estava nas sugestões de leitura pra fevereiro decidi lê-lo e comprei logo a coleção toda (composta de 5 livros). Estou feliz de estar conseguindo cumprir as minhas metas. Chegou hoje o meu livro de março, "A arte de correr na chuva". Ainda não estou muito habituada com esse lance de escrever resenhas então acabo enrolando e esqueço das coisa mas, tenho que deixar registrada a minha leitura então aí vai mais uma "tentativa de resenha".

RESENHA

O objetivo do tema de fevereiro era dar risadas e já no prefácio dei algumas. Dizem que o importante na vida é conhecer alguém. Isso valeu para Arthur Dent, um dos personagens principais da história. Ele foi salvo da destruição da Terra graças a seu amigo Ford Prefect que ele acreditava que fosse simplesmente um ator desempregado mas na verdade vinha de outro lugar da galáxia. Após essa fuga, eles começam a viver várias aventuras pela galáxias.

No início, demorei um pouco pra pegar o ritmo do livro. Mas depois que engrenei fui curtindo bastante. Me diverti muito com os feitos gerador de improbabilidade infinita da nave Coração de ouro, com o robô com crise existencial (o Marvin), com a fuga do presidente da galáxia,... Ah, além de tudo tem a resposta à Questão Fundamental da Vida, do Universo e tudo mais.

Gostei bastante do livro e já estou lendo o segundo da coleção.



(P.S.: Ainda vou tentar melhorar um pouco esse resenha)

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

As Esganadas - Jô Soares (DL 2013)

Na última segunda-feira, terminei de ler o primeiro livro da minha lista do Desafio Literário 2013,  As Esganadas de Jô Soares. Este livro acabou entrando na minha lista desse ano porque estava na minha lista do ano passado e e eu já tinha pegado emprestado com o meu irmão. Ficou mais de um ano emprestado comigo e eu não tinha lido. Já estava mais do que na hora! Como um dos critérios do DL, segue a resenha. Não lembro de já ter escrito alguma resenha antes então essa é provavelmente a primeira (ou uma das primeiras) que escrevo. Espero que fique razoável.


RESENHA

O livro relata o acontecimento e a investigação do Caso das Esganadas, uma série de assinatos cujas vítimas têm em comum o fato de serem gordas. Isso se dá porque o assassino possui um ódio de sua mãe, que também era gorda. O assassino tem a seu favor o fato de possuir uma doença rara que faz com que não tenha impressões digitais, dificultando e muito a investigação de Calixto, Mello Noronha, Tobias Esteves e Diana.

Uma coisa que gostei bastante foi do estilo investigativo de Tobias Esteves demonstrado já em seu primeiro encontro com Mello Noronha, quando se oferece para ajudar na investigação. Foi o personagem que me agradou mais. Além disso, me diverti bastante com as narrações de rádio. Me imaginava ouvindo todas elas principalmente porque incluiam, como não podia deixar de ser, as propagandas no meio e no final de cada uma delas. E tinha cada propaganda... não tinha como não rir.

Enfim, de maneira geral, gostei bastante da história.



Bom, não sei se era bem isso mas vale a intenção. Até a próxima!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Desafio Literário 2013 - Lista de livros

Seguindo com a minha meta de participar do Desafio Literário 2013, resolvi fazer a lista dos livros que pretendo ler. Gostei bastante dos temas escolhidos para esse ano e estou bastante motivada. Acho que agora vai! Minha lista foi muito inspirada pelas sugestões de leitura do Desafio Literário 2013 mas conta também com alguns livros que tenho ou peguei emprestado e ainda não li.

Comecei a escrever a lista ontem com o intuito de publicá-la hoje e fiquei feliz com o fato de hoje ser "Dia do Leitor". Feliz coincidência! Então, aos leitores de plantão, recomendo que participem também desse desafio!

Segue a minha lista de livros...

JANEIRO - TEMA LIVRE
As esganadas - Jô Soares
O Mestre dos Mestres - Augusto Cury

FEVEREIRO - LIVROS QUE NOS FAÇAM RIR
O guia do mochileiro das galáxias - Douglas Adams

MARÇO - ANIMAIS PROTAGONISTAS
A arte de correr na chuva - Garth Stein

ABRIL - UMA OU MAIS DAS QUATRO ESTAÇÕES NO TÍTULO
Sonho de uma noite de verão - William Shakespeare

MAIO - LIVROS CITADOS EM FILMES
Orgulho e Preconceito - Jane Austen

JUNHO - ROMANCE PSICOLÓGICO
Crime e Castigo - Fiódor Dostoiévski

JULHO - COR OU CORES NO TÍTULO
Um estudo em vermelho - Sherlock Holmes - Arthur Conan Doyle

AGOSTO - VINGANÇA
Se houver amanhã - Sidney Sheldon

SETEMBRO - AUTORES PORTUGUESES CONTEMPORÂNEOS
Livro Usado - Jacinto Lucas Pires

OUTUBRO - HISTÓRIAS DE SUPERAÇÃO
Força Na Peruca - Tragédias & Comédias de um Câncer - Mirela Janotti

NOVEMBRO - LIVROS QUE FORAM BANIDOS
As aventuras de Tom Sawyer - Mark Twain

DEZEMBRO - NATAL
A aventura do pudim de Natal - Agatha Christie