terça-feira, 30 de agosto de 2022

Resenha: 1808 - Laurentino Gomes (DLL22: livro sobre realeza)

Primeira resenha de agosto pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Para esse tema de realeza, aproveitei que já estava lendo com as minhas amigas esse livro que fala sobre a vinda da família real portuguesa pro Brasil e sobre os impactos e mudanças que causaram aqui.

Trecho da sinopse: 

Considerada por muitos historiadores como a mais importante decisão tomada pelo príncipe regente e futuro rei Dom João VI durante os treze anos de permanência da corte portuguesa no Rio de Janeiro, a efetivação do Reino Unido colocou um ponto final no período colonial brasileiro e deu início de fato ao processo de Independência do país. “A criação do Reino Unido foi decidida em meados de 2014 no Congresso de Viena, que reuniu na Áustria as potências vencedoras de Napoleão”, explica Laurentino Gomes. “Foi uma decisão tomada praticamente à revelia da corte portuguesa no Rio de Janeiro e anunciada na Europa muito antes de que os próprios brasileiros e portugueses tomassem conhecimento dela.”

Esse livro foi uma aula de história e tanto. O autor trata as temáticas de maneira clara, apresentando o seu contexto e motivações. Foi muito enriquecedor pra mim entender melhor sobre esse momento histórico e eu pude me dar conta de que preciso aprender bem mais sobre o meu país. Ainda estou impressionada por entender vários eventos que estavam interligados e outros aspectos da escravidão no Brasil. Em muitos momentos fiquei assustada com como eram as coisas naquela época. Gostei muito do livro e prentendo ler outros do autor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário