quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Resenha: O alienista - Machado de Assis (DLL21: clássico nacional)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Tem bastante tempo que tenho vontade de conhecer mais da obra de Machado de Assis. Tinha essa edição antiga de O Alienista aqui em casa e aproveitei para encaixá-lo nesse tema.

Em "O alienista" acompanhamos o Dr. Bacamarte que resolve criar em Itaguaí um asilo para abrigar e tratar os loucos, a Casa Verde, e assim conduzir seus estudos científicos.

Eu já tinha ouvido falar muito sobre essa história mas não imaginei que fosse curtir tanto. É simplesmente sensacional! Achei de uma genialidade muito grande a maneira como o autor discute o tema da loucura, toda a questão de como se determina quem é ou não louco. É muito interessante também ver como os personagens se comportam, como acabam buscando seus próprios interesses. Me surpreendi em diversos momentos e também dei boas risadas ao longo da leitura. Gostei muito!

Esta minha edição inclui também outros 6 contos do autor que eu gostei muito de ler. Começo a ver que Machado de Assis é tudo o que dizem e muito mais. Já estou ansiosa pra conhecer suas outras obras.

Resenha: 100 canções para salvar sua vida - Camila Dornas (DLL21: com sua cor favorita na capa)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Olha essa capa maravilhosa, gente! Tem como não amar? E, como ela é roxa, se enquadra bem no tema. Já sou muito fã do trabalho da Camila Dornas e estava pra ler esse livro há um tempão. Finalmente, chegou o momento.

Sinopse:

No aniversário de 1 ano da morte de sua melhor amiga, Alicia volta à cidade natal para desenterrar uma cápsula do tempo. Lá, ela encontra uma caixa misteriosa com 6 cartas que a levam em uma jornada inesquecível pelo Brasil em uma Kombi grafitada, em busca de respostas. 100 canções. 6 cartas. Uma estrada. E alguns amores perdidos no caminho.

CONTÉM GATILHOS

Mais um livro maravilhoso da Camila lido! Com um título que fala de canções, eu já estava com altas expectativas para leitura desse livro. E não me decepcionei. É um livro que combina vários elementos que amo: música, viagem, amizade, romance, ... Apesar do livro abordar temas delicados e dolorosos, ele traz uma mensagem de esperança, de superação e de perdão.

Adorei a maneira como a trama vai se desenvolvendo e como há mais coisas envolvidas do que esperamos inicialmente (sempre há). Personagens cativantes e muita música para embalar a viagem. Ah, não posso deixar de mencionar que o livro nos leva a visitar diferentes lugares do Brasil, sendo o meu querido Rio de Janeiro um deles. Amo ver o nosso Brasilzão representado na literatura.

E, pra quem ficou curioso pra saber quais são as 100 canções, tem playlist disponível no Spotify.

Alguns dos meus trechos favoritos:

"A memória é uma coisa engraçada. Algumas delas se destacam, como estrelas luminosas em um céu noturno limpo. Outras se vão quase enquanto acontecem."

"Às vezes tudo o que precisamos é uma oportunidade de dizer adeus."

"Um minuto é a diferença entre nada e alguma coisa. Alguns minutos podem mudar tudo."

"Não é idiotice tentar redimir quem você ama."

"A única diferença entre um ato romântico e um completamente maluco e perseguidor é o interesse da pessoa a quem esse ato é destinado."

"Não acredito na ideia de felizes para sempre. Por que tem que ser eterno para ser verdadeiro?"

"Não preciso que você lute minhas batalhas, posso derrotar meus próprios dragões. Não preciso que você me complete, sou inteira e perfeitamente feliz por conta própria, muito bem, obrigada. Não posso te prometer um para sempre, mas eu te amo, e se quiser ficar comigo, meu caro príncipe, entenda que quero viver com você, não por você."

"Às vezes eu acordo e quero desistir da dessa merda toda, sabe? Quero gritar com o universo e socar paredes. Mas aí eu lembro que é inútil, que o único modo de me rebelar contra essa porra toda é viver minha vida da melhor maneira possível."

"Você vê a paisagem, eu vejo as pessoas. E nós estamos olhando para a mesma coisa, entende? Mas ninguém nunca vê nada exatamente igual à outra pessoa. Nossa realidade é totalmente afetada por quem nós somos. Alguns mais que outros."

"Sempre achei que o perdão fosse algo que libertasse a quem perdoamos. Mas estava começando a pensar que ele me libertaria também."

sábado, 18 de dezembro de 2021

Resenha: A Esposa - Cah Muniz (DLL21: de autor que nasceu no mês do seu aniversário)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Eu mudei a escolha do livro pra esse tema algumas vezes e já tive outros dois candidatos antes. Quando já estava lendo "A Esposa", lembrei que a Cah também faz aniversário em julho e resolvi encaixá-lo no tema. Quem leu minha resenha de A Paciente sabe que eu não estava preparada para encarar a continuação da série, com medo dos sofrimentos reservados para os personagens. Mas a proximidade do lançamento do capítulo extra do Josh me deixou ansiosa e me deu coragem para seguir a leitura. 

ALERTA: Pode conter spoilers do livro anterior.

"A Esposa" dá sequência aos eventos de "A Paciente" e nele podemos acompanhar, não só as mudanças na vida de Cathy, mas também o desenvolvimento dos relacionamentos.

Uma coisa que já amei desde o início desse livro foi justamente esse "acompanhamento". Não somos só deixados com as promessas feitas no final do livro anterior, mas podemos vivenciar junto com os personagens o desenrolar de tudo: não só as alegrias vividas, mas também as dificuldades enfrentadas. Gostei de perceber em diversos trechos um lado realista (não "idealizado demais") onde os personagens consideram a possibilidade do relacionamento não ser eterno apesar da força do sentimento existente entre eles. 

O começo é só alegria e coração quentinho. E não estou só falando dos relacionamentos românticos. É muito lindo ver representada uma amizade tão linda, tão verdadeira e tão profunda, e isso exerce um papel fundamental em toda a trama. Claro que tem treta também, né? Sabia que a autora ia maltratar os meus queridos :´( Mas não posso falar muito a respeito pra não dar spoiler. Só posso dizer que esse é um livro com emoções fortes.

Esse é um livro muito rico culturalmente. Além da cultura nerd muito presente na realidade dos nossos médicos geeks, podemos vivenciar um pouco da herança cultural de suas famílias, tendo representada a celta e alemã. Conseguimos compartilhar também junto com eles suas experiências em viagens porque, para a nossa alegria, a autora não economizou na riqueza de detalhes, descrevendo, por exemplo, tradições religiosas e culinárias dos locais. Meu lado que adora aprender idiomas voltou a cogitar estudar alemão (e daqui a pouco ele desiste de novo porque alemão é difícil).

Acho que deu pra perceber o quanto gostei desse livro. Já estou ansiosa para ler os outros livros da série. Estou tentando me convencer a terminar as outras leituras em andamento e as metas do ano antes de começar o próximo (autocontrole aqui não é o forte rs).

Para quem gosta de uma boa trilha sonora, tem playlist no Spotify,

Alguns dos meus trechos favoritos:

"Ser imperfeito requer coragem para admitir... E somos imperfeitos, todos nós." 

"Respeito sempre vai ser a palavra-chave para se conhecer novas culturas e religiões."

"(...) sempre temos culpa de alguma coisa. Sempre. Podemos não saber e estar fazendo mal a algo ou alguém. O que nos parece correto... pode prejudicar outros seres. Então... sempre haverá a quem devemos pedir perdão."

"A vida é cheia disso... Nos agrada e nos bate... Precisamos encontrar a felicidade neste meio."

"As prioridades mudam... A maneira de ver a vida e os sonhos também."

"... bons exemplos são feitos para serem seguidos."

"Nunca faltará amor entre nós, porque este, da amizade, é puro."

"(...) amigos são para todas as horas... As felizes, as difíceis... As programadas... E as inesperadas também."

"Gente... juro. Nenhum livro de psicologia me instruiu a lidar com vocês..."

"Boas pessoas não julgam os outros."

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Resenha: Daughter of the deep - Rick Riordan (DLL21: que muitos estão comentando)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! A justificativa pra escolha desse livro é simples: Rick Riordan. Não escondo que sou fã do trabalho dele e, inclusive, esse ano aproveitei a companhia de uma amiga para reler todos os seus livros. É claro que eu ia ler seu lançamento mais recente de qualquer jeito mas fiquei feliz de ver repercussão suficiente nas minhas redes sociais para eu poder encaixá-lo no tema "que muitos estão comentando".

Trecho da sinopse:

Em sua mais nova aventura, Rick Riordan constrói uma releitura apaixonante e divertida de Vinte mil léguas submarinas, clássico de Júlio Verne, e nos conduz em uma viagem eletrizante até as profundezas do oceano. Com uma trama que reúne mistério, aventura, personagens apaixonantes e inúmeras referências à obra de Júlio Verne, A filha das profundezas é uma história imperdível sobre família, amizade e coragem, trazendo o olhar único de Rick Riordan sobre os erros e acertos daqueles que vieram antes de nós.

Eu amei tanto esse livro (para surpresa de 0 pessoas) que nem sei sobre o que escrever primeiro. Deixe-me começar por Nelinha da Silva. É isso mesmo, senhoras e senhores, temos uma personagem brasileiríssima, carioca e que fala "Vixe Maria" nesse livro. Eu sempre fico super animada quando vejo o Brasil sendo representado na literatura estrangeira. E uma coisa legal de eu ter lido no idioma original foi poder ver o que o autor optou por escrever em português mesmo. E a Nelinha é maravilhosa. Ela é uma das melhores amigas da nossa protagonista, Ana Dakkar, então, deu pra curtir bastante a sua participação. Tem um post super legal sobre ela no site Read Riordan.

Eu fiz questão de ler o 20 mil léguas submarinas antes desse livro pra "me preparar" e confesso que fiquei me perguntando como o Rick daria uma "pegada moderna" pra esse clássico. Eu não devia ter me preocupado porque ele foi impecável, como sempre! Acabei não chegando tão preparada quanto gostaria porque o livro também faz diversas referências a outra obra de Júlio Verne: A Ilha Misteriosa. Mas não se preocupe porque não é necessário ter lido nenhuma das duas obras. O autor fornece todas as informações necessárias na introdução e ao longo do livro. E permita-me mencionar que só de ler a introdução eu já estava apaixonada.

Não poderia deixar de mencionar nossa querida protagonista Ana Dakkar. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas e perdas sofridas, ela encarou todos os desafios, soube ser forte e foi brilhante. Tem tantos outros personagens apaixonantes nesse livro... Gostei muito da Ester e me surpreendi muito com o Gem, que acabou se tornando um dos meus favoritos.

Enfim, me deleitei com cada página da leitura. Ri, sofri, fiquei tensa, xinguei, ... Não falei muito sobre a trama com receio de dar spoiler mas pode esperar muita treta e ação. Já está mais do que óbvio que eu super recomendo a leitura! O livro já foi lançado aqui no Brasil pela Intrínseca e futuramente teremos a produção de um filme baseado na obra.

Alguns dos meus trechos favoritos (com tradução livre):

"... the impossible is merely the possible for which we don’t yet know the science."
(... o impossível é apenas o possível para o qual ainda não conhecemos a ciência.)

"The minutes turn into an hour. Funny how that happens when you put sixty of them together."
(Os minutos se transformam em uma hora. Engraçado como isso acontece quando você junta sessenta deles.)

Acabei não separando muitos porque não quis parar de ler pra copiar ou porque eram trechos que poderiam conter spoilers.

Resenha: Sejamos todos feministas - Chimamanda Ngozi Adichie (DLL21: escrito por uma mulher)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Tinha separado um outro livro pra esse tema (minha TBR postada no Instagram não me deixa mentir) mas, com os atrasos acumulados, acabei optando por essa leitura mais curta.

“A meu ver, feminista é o homem ou a mulher que diz: “Sim, existe um problema de gênero ainda hoje e temos que resolvê-lo, temos que melhorar”. Todos nós, mulheres e homens, temos que melhorar.”

Acho que esse trecho resume bem a reflexão que este livro traz. Depois te tantos anos de luta e discussão, ainda tem muita gente que não entende do que se trata o feminismo ou que a mulher já alcançou na sociedade atual uma condição de igualdade o que, infelizmente, não é verdade. A autora partilha várias de suas experiências para ilustrar as situações de desigualdade até hoje.

Enquanto ouvia os relatos (a Alexa me ajudou nessa leitura), me lembrei muito de uma palestra que assisti recentemente sobre a Desigualdade na academia: uma perspectiva da neurociência (disponível no Youtube). Nela, foram muito bem ilustradas situações em que a distinção é feita mesmo que inconscientemente. 

Temos muito que melhorar ainda e muito que lutar para termos uma sociedade mais igualitária. Super recomendo a leitura!

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Resenha: Vinte mil léguas submarinas - Júlio Verne (DLL21: autor francês)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Essa escolha foi bem especial porque esse livro foi um dos que ganhei da Tammy no Amigo Secreto do DLL ano passado. Parece que ela adivinhou que eu estava doida pra lê-lo desde que li All the light we cannot see. A Tammy sempre será lembrada em tudo que fizermos no DLL e durante essa leitura a lembrança estava ainda mais presente.

Nesta aventura, Verne constrói um submarino ultramoderno para a época (1866), o Nautilus. Nele, o capitão Nemo e sua tripulação cortam relações com a humanidade e partem para uma aventura marítima, já que para a sobrevivência precisam apenas da eletricidade obtida na imensidade do mar.

Eu fiquei encantada com a riqueza de detalhes presente nesse livro. Imagino que pra algumas pessoas, isso pode tornar a leitura um pouco cansativa, mas eu fiquei pensando no cuidado e no trabalho que o autor teve pra criar essa obra. Como se preocupou em explicar o funcionamento dessa máquina misteriosa, a complexidade dos lugares visitados e dos seres encontrados, sempre devidamente classificados. Minha cabeça de professora só ficava pensando que esse livro tem muito material para ser explorado em aulas de diversas áreas: ciências, matemática, geografia, história e, acho que se souber trabalhar, até na engenharia.

Achei muito interessante ver a interação de pessoas tão diferentes como professor Aronnax, Ned Land, Conseil. Temos também a figura misteriosa que é o capitão Nemo. Ficamos, junto com o professor, o livro inteiro tentando entendê-lo mas ainda terminamos meio confusos. O ser humano é complexo. rs Sei que esse é um livro que não deve agradar a todos, principalmente pela quantidade de descrições e narrações, mas eu amei. Eu provavelmente demoraria um pouco mais lendo se não tivesse a ajuda da Alexa mas não apreciaria menos. Já estou ansiosa pra ler os outros 5 livros do autor que tenho aqui. Expectativas foram criada! :)

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Resenha: A paciente - Cah Muniz (DLL21: que seja o primeiro de uma série)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Eu conheci o trabalho da Cah Muniz através do Instagram e, acompanhando a criação e a divulgação dessa série, estava doida pra ler. Fui adiando essa leitura ao máximo porque queria aguardar que todos os livros estivessem lançados antes de entrar na série, mas acabei não resistindo. rs Até o momento já foram lançados 4 dos 6 livros previstos e o último livro, A Mulher, tem lançamento previsto para maio de 2022.

Trecho da sinopse:

A Paciente é o primeiro livro de uma hexalogia de amizade e de valorização feminina, mas também de amor à moda antiga, onde o romance se apresentará nos detalhes, com sentimentos crescendo a cada capítulo. Recheados de cenas apaixonantes, provocarão suspiros e a esperança que o verdadeiro amor pode ser encontrado quando menos se espera.

LIVRO CONTÉM DIVERSOS GATILHOS EMOCIONAIS, NÃO RECOMENDADO PARA PESSOAS SENSÍVEIS

Optei por destacar essa parte final da sinopse, ao invés do início que menciona os personagens principais e a trama, porque acho que esses sentimentos todos foram o que mais me conquistaram nesse livro. Acho que me faltam palavras pra dizer o quanto amei esse livro! De verdade! Foram tantas emoções durante a leitura... Comecei xingando o Peter, depois rindo com a Dora, sofrendo com a Cathy, me indignando pelos acontecimentos, me apaixonando pelo Josh (e pelo Mike e pelo Robert e pelo Theo rs)! Uma história cheia de amizades verdadeiras, referências musicais, piadas nerds, superação de traumas, personagens apaixonantes, lições, ...

Uma coisa que fiquei pensando no início da leitura vendo todo o sofrimento da Cathy é que não temos noção da carga emocional que as pessoas carregam quando saem de um relacionamento abusivo. É muito fácil julgar pra quem está de fora, mas julgamentos não ajudam e sim apoio e amizade. Foi muito bom ver que a nossa protagonista teve o suporte necessário das pessoas que se preocupavam com ela.

Foi muito bom poder conhecer essa história e todos os personagens maravilhosos que fazem parte dela. Fiquei tão apegada que terminei o livro e voltei pra reler algumas das minhas cenas favoritas. Amei muito! Não estou nem preparada pra continuar a série agora porque sei que a autora vai maltratar meus queridos. Melhor aproveitar mais um pouco o quentinho no coração que esse final me deixou ouvindo a playlist do livro.

Alguns dos meus trechos favoritos:

"... eu preciso é de mim mesma para me recuperar."

"Pra evitar problemas existe uma prescrição médica antiga, chama-se moderação."

"Eu estou te libertando, Princesa. Para que eu possa amar você com o seu consentimento."

"Choraram por si mesmas, por abusos consentidos ao longo de suas vidas amorosas. Por ver outras mulheres em sofrimento, vítimas de machismo que não se findava. Choraram, sim: era preciso um pouco de sororidade."

"Cathy, não é porque ele é um poço de realizações que também não tenha águas turbulentas para vencer. Ele pode ser inseguro também, em relação a você. Todo mundo tem uma fraqueza. E se você for a dele?"

"... eu quero uma história sem fim com você."

sábado, 30 de outubro de 2021

Resenha: Chain of Iron - Cassandra Clare (DLL21: calhamaço)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Acho que já foi dito por aqui que sou fã do trabalho da Cassandra Clare, então, sempre que possível, aproveito a oportunidade pra encaixar seus livros no desafio. Com mais de 600 páginas, o Chain of Iron atende tranquilamente os critérios para ser considerado um calhamaço. Confesso que tinha planejado lê-lo no início do ano (cheguei até a começar), mas fui adiando a leitura para quando eu pudesse dar a ele a atenção merecida (oo talvez só estivesse adiando o sofrimento mesmo). rs

ALERTA: Pode conter spoiler dos livros anteriores.

Chain of Iron (Corrente de Ferro) é o segundo livro da trilogia The Last Hours (As últimas horas) e dá sequência aos acontecimentos de Chain of Gold (Corrente de Ouro).

Cassandra Clare continua me surpreendendo e me lembrando o quanto eu amo o que ela escreve, apesar de todo o sofrimento que ela me causa. Eu já sabia que ia sofrer nesse livro, mas definitivamente não estava preparada pra esse final. Não vou comentar muito sobre a trama pra não correr o risco de dar spoiler, mas posso dizer que foi um livro com bastante ação, muitas tretas e revelações. Amo como todos os personagens são muito bem construídos e reais, com qualidades e defeitos, com experiências e traumas que moldaram como são e a maneira como vivem.

Falando dos personagens que eu amo tanto, e com os quais sofro muito, preciso dizer como James é maravilhoso. Esse foi o pensamento que mais me ocorreu no início da leitura. Apesar das tretas (não posso contar quais), ele mostra todo o seu cuidado e preocupação, mostra o quanto é honrado e preza por ser sincero com seus amigos e por fazer o que acha certo. Pra quem não leu Ghosts of the Shadow Market, nesse livro é finalmente revelado o segredo do Matthew. Como eu quero pegar ele no colo e ajudá-lo a superar o trauma e se perdoar. Amei tanto ver a cena que teve do ponto de vista do Christopher, nosso cientista querido. E a Cordélia? Continua sendo maravilhosa, mas como senti sua angústia. São tantos personagens queridos que se eu começar a escrever sobre todos não vou parar: Thomas, Anna, Lucie, Will, Tessa, Magnus, Jem, ... Já até estou me afeiçoando a Ariadne e Alastair também, e sentindo pena da Grace. E tem personagens novos bem legais também. Dei umas boas risadas com a Filomena Di Angelo.

Acho que vale notar como o livro me levou a refletir sobre os segredos que mantemos e como isso afeta a nós mesmos e aos que amamos. E como os laços de amizade são importantes! Adoro ver a "peças" que se conectam com as outras séries do universo dos caçadores de sombras. 

Terminei o livro sofrendo horrores e angustiada, rezando pra que, no encerramento da trilogia, nossa querida autora possa dar um final feliz para nossos amados personagens. Acho que nem preciso dizer que aguardo ansiosamente o próximo lançamento.

Alguns dos meus trechos favoritos (com tradução livre):

"Don't have too much hope, Lucie. Sometimes hope is dangerous."
(Não tenha muita esperança, Lucie. Às vezes, a esperança é perigosa.)

"We are none of us perfect, and no one expects perfection. But when you have hurt people, you must allow them their anger. Otherwise it will only become another thing you have tried to take away."
(Nenhum de nós é perfeito e ninguém espera perfeição. Mas quando você magoa as pessoas, deve permitir que elas fiquem com raiva. Caso contrário, só se tornará mais uma coisa que você tentou tirar.)

"The wound is the place where the Light enters you."
(A ferida é o lugar onde a Luz entra em você.)

"I believe in forgiveness, you know. In grace. Even for the worst things we do."
(Eu acredito no perdão, você sabe. Em graça. Mesmo para as piores coisas que fazemos.)

"... when you want something very much, you are willing to accept the shadow of that thing. Even if it is just a shadow."
(... quando você deseja muito algo, está disposto a aceitar a sombra dessa coisa. Mesmo que seja apenas uma sombra.)

"... sometimes you cannot reconcile with someone else. Sometimes you have to find reconciliation on your own. Someone who broke your heart is often not the person who can mend it."
(... sometimes you cannot reconcile with someone else. Sometimes you have to find reconciliation on your own. Someone who broke your heart is often not the person who can mend it.)

"'That love is complicated,' said Cordelia. 'That it lies beside anger and hatred, because only those we truly love can truly disappoint us.'"
('Que o amor é complicado' disse Cordelia. 'Que está ao lado da raiva e do ódio, porque apenas aqueles que realmente amamos podem realmente nos decepcionar.')

"We are special, unusual, unique people. That means that we must be bold and proud, but also careful. Don't think you have so much to prove that it makes you foolish."
(Somos pessoas especiais, incomuns e únicas. Isso significa que devemos ser ousados e orgulhosos, mas também cuidadosos. Não pense que você tem tanto a provar que isso o torne um tolo.)

"'The nature of taking a vow,' he said, 'is that you must apply your will to fulfilling that vow. If I could no longer choose my order, choose my duty...' He shook his head. 'What would such a vow even mean'"
('A natureza de fazer um voto ', disse ele,' é que você deve aplicar sua vontade para cumprir esse voto. Se eu não pudesse mais escolher a minha ordem, escolha meu dever ...' Ele balançou a cabeça. 'O que tal voto significaria?')

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Resenha: Persépolis - Marjane Satrapi (DLL21: biográfico)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Eu tinha separado um outro livro pra esse tema, mas quando ganhei Persépolis das minhas amigas de presente de aniversário, quis logo arrumar uma desculpa para lê-lo e encaixei nesse tema.

Em Persépolis, a autora faz uma autobiografia em quadrinhos. Eu confesso que não sabia o que esperar desse livro mas fui positivamente surpreendida. Que história de vida!

Nos relatos de sua infância, vemos muito sobre sua cultura, o impacto da mudança dos regimes que dominavam seu país e a realidade da guerra. Acho que é algo muito difícil de imaginar para quem nunca vivenciou. Ainda na adolescência, ela se vê morando em outro país em busca de uma realidade melhor e enfrenta as dificuldades de viver como estrangeira e sem seus pais. Vemos alguns dos seus erros e o aprendizado que tirou deles, como foi importante o apoio da sua família, e toda a sua trajetória de crescimento e amadurecimento.

Acho que o que eu escrever aqui não vai fazer jus a essa história de vida. Ler esse livro foi uma experiência maravilhosa pra mim que, além de me permitir conhecer uma realidade diferente da minha, me proporcionou muita reflexão. Amei e recomendo!

Alguns dos meus trechos favoritos:

"A razão da minha vergonha e da revolução é a mesma: a diferença entre as classes sociais." 

"Na vida você vai encontrar muita gente idiota. Se te ferirem, pense que é a imbecilidade deles que os leva a fazer o mal. Assim você vai evitar responder às maldades deles. Porque não tem nada pior no mundo do que a amargura e a vingança... Seja sempre digna e fiel a você mesma."

"É o medo que nos faz perder a consciência. É ele também que nos transforma em covardes. Você foi corajosa! Estou orgulhosa de você!"

"Vivam juntos pelo tempo que se sentirem realmente felizes. A vida é curta demais para ser mal vivida."

"Tem razão. É difícil escolher entre o fanatismo de uns e o desprezo de outros."

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Resenha: Dom quixote de la mancha - Miguel de Cervantes (DLL21: que lembre sua infância)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Esse livro lembra a minha infância de maneira incomum: não por tê-lo lido mas por não ter lido. Eu ganhei o Dom Quixote da escola quando concluí o Ensino Fundamental e acabei não lendo. Finalmente, tomei vergonha na cara e li. Antes tarde do que nunca. rs

Em Dom Quixote de la Mancha, acompanhamos as aventuras de um fidalgo que resolveu se tornar um cavaleiro andante. Essa minha edição conta com a tradução e adaptação de Ferreira Gullar e ilustrações de Gustave Doré. Ela é bem bonita.

Já gostei bastante de ler a nota do tradutor no início do livro. Não sei se é porque estou ficando velha, mas gosto bastante de ler notas, apresentações, introduções. Acho que já me trazem pra dentro da história e enriquecem ainda mais a experiência da leitura quando apresentam o contexto em que se insere.

Apesar disso, não sabia ao certo o que esperar dessa leitura. De início, não pude julgar Dom Quixote: muitas vezes parece mais interessante se viver a fantasia que a vida real. Mas preciso confessar que eu não esperava que ele fosse me conquistar tanto. Ao longo do livro, ele e seu fiel escudeiro Sancho Pança foram me envolvendo de tal maneira que terminei o livro chorando. Me diverti muito com muitas de suas desventuras e fiquei admirada com sua coragem e determinação. Gostei muito dos vários provérbios citados por Sancho. Nem sei bem o que falar sobre o livro. Refleti bastante ao longo da leitura (isso tem acontecido frequentemente e acho que é outro sinal de que estou ficando velha rs). Gostei muito!

Alguns dos meus trechos favoritos:

"a virtude é mais perseguida pelos maus do que amada pelos bons." 

"... todos estamos sujeitos à morte e tão depressa se vai o cordeiro como o carneiro, e ninguém pode esperar mais horas de vida do que Deus lhe queira dar."

"Contanto que possa vê-la, tanto se me dá que sejam cercas ou janelas ou grades de jardim. Qualquer raio de sol de sua beleza será suficiente para iluminar-me."

"Na comédia é como na vida, ao fim de uma e de outra, a morte nos tira as roupas e vamos todos iguais para a cova."

"Porque quem erra e se emenda, a Deus se recomenda."

"Será, por ventura, perder tempo vagar pelo mundo, não para divertir-se, mas para experimentar-lhe as asperezas e assim conquistar a imortalidade?"

"junta-te aos bons que serás um deles."

"os valentes têm de ter resignação nas derrotas, tanto quanto têm alegria nas vitórias."