sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Resenha: Dom quixote de la mancha - Miguel de Cervantes (DLL21: que lembre sua infância)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Esse livro lembra a minha infância de maneira incomum: não por tê-lo lido mas por não ter lido. Eu ganhei o Dom Quixote da escola quando concluí o Ensino Fundamental e acabei não lendo. Finalmente, tomei vergonha na cara e li. Antes tarde do que nunca. rs

Em Dom Quixote de la Mancha, acompanhamos as aventuras de um fidalgo que resolveu se tornar um cavaleiro andante. Essa minha edição conta com a tradução e adaptação de Ferreira Gullar e ilustrações de Gustave Doré. Ela é bem bonita.

Já gostei bastante de ler a nota do tradutor no início do livro. Não sei se é porque estou ficando velha, mas gosto bastante de ler notas, apresentações, introduções. Acho que já me trazem pra dentro da história e enriquecem ainda mais a experiência da leitura quando apresentam o contexto em que se insere.

Apesar disso, não sabia ao certo o que esperar dessa leitura. De início, não pude julgar Dom Quixote: muitas vezes parece mais interessante se viver a fantasia que a vida real. Mas preciso confessar que eu não esperava que ele fosse me conquistar tanto. Ao longo do livro, ele e seu fiel escudeiro Sancho Pança foram me envolvendo de tal maneira que terminei o livro chorando. Me diverti muito com muitas de suas desventuras e fiquei admirada com sua coragem e determinação. Gostei muito dos vários provérbios citados por Sancho. Nem sei bem o que falar sobre o livro. Refleti bastante ao longo da leitura (isso tem acontecido frequentemente e acho que é outro sinal de que estou ficando velha rs). Gostei muito!

Alguns dos meus trechos favoritos:

"a virtude é mais perseguida pelos maus do que amada pelos bons." 

"... todos estamos sujeitos à morte e tão depressa se vai o cordeiro como o carneiro, e ninguém pode esperar mais horas de vida do que Deus lhe queira dar."

"Contanto que possa vê-la, tanto se me dá que sejam cercas ou janelas ou grades de jardim. Qualquer raio de sol de sua beleza será suficiente para iluminar-me."

"Na comédia é como na vida, ao fim de uma e de outra, a morte nos tira as roupas e vamos todos iguais para a cova."

"Porque quem erra e se emenda, a Deus se recomenda."

"Será, por ventura, perder tempo vagar pelo mundo, não para divertir-se, mas para experimentar-lhe as asperezas e assim conquistar a imortalidade?"

"junta-te aos bons que serás um deles."

"os valentes têm de ter resignação nas derrotas, tanto quanto têm alegria nas vitórias."

Nenhum comentário:

Postar um comentário