quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Resenha: 100 canções para salvar sua vida - Camila Dornas (DLL21: com sua cor favorita na capa)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Olha essa capa maravilhosa, gente! Tem como não amar? E, como ela é roxa, se enquadra bem no tema. Já sou muito fã do trabalho da Camila Dornas e estava pra ler esse livro há um tempão. Finalmente, chegou o momento.

Sinopse:

No aniversário de 1 ano da morte de sua melhor amiga, Alicia volta à cidade natal para desenterrar uma cápsula do tempo. Lá, ela encontra uma caixa misteriosa com 6 cartas que a levam em uma jornada inesquecível pelo Brasil em uma Kombi grafitada, em busca de respostas. 100 canções. 6 cartas. Uma estrada. E alguns amores perdidos no caminho.

CONTÉM GATILHOS

Mais um livro maravilhoso da Camila lido! Com um título que fala de canções, eu já estava com altas expectativas para leitura desse livro. E não me decepcionei. É um livro que combina vários elementos que amo: música, viagem, amizade, romance, ... Apesar do livro abordar temas delicados e dolorosos, ele traz uma mensagem de esperança, de superação e de perdão.

Adorei a maneira como a trama vai se desenvolvendo e como há mais coisas envolvidas do que esperamos inicialmente (sempre há). Personagens cativantes e muita música para embalar a viagem. Ah, não posso deixar de mencionar que o livro nos leva a visitar diferentes lugares do Brasil, sendo o meu querido Rio de Janeiro um deles. Amo ver o nosso Brasilzão representado na literatura.

E, pra quem ficou curioso pra saber quais são as 100 canções, tem playlist disponível no Spotify.

Alguns dos meus trechos favoritos:

"A memória é uma coisa engraçada. Algumas delas se destacam, como estrelas luminosas em um céu noturno limpo. Outras se vão quase enquanto acontecem."

"Às vezes tudo o que precisamos é uma oportunidade de dizer adeus."

"Um minuto é a diferença entre nada e alguma coisa. Alguns minutos podem mudar tudo."

"Não é idiotice tentar redimir quem você ama."

"A única diferença entre um ato romântico e um completamente maluco e perseguidor é o interesse da pessoa a quem esse ato é destinado."

"Não acredito na ideia de felizes para sempre. Por que tem que ser eterno para ser verdadeiro?"

"Não preciso que você lute minhas batalhas, posso derrotar meus próprios dragões. Não preciso que você me complete, sou inteira e perfeitamente feliz por conta própria, muito bem, obrigada. Não posso te prometer um para sempre, mas eu te amo, e se quiser ficar comigo, meu caro príncipe, entenda que quero viver com você, não por você."

"Às vezes eu acordo e quero desistir da dessa merda toda, sabe? Quero gritar com o universo e socar paredes. Mas aí eu lembro que é inútil, que o único modo de me rebelar contra essa porra toda é viver minha vida da melhor maneira possível."

"Você vê a paisagem, eu vejo as pessoas. E nós estamos olhando para a mesma coisa, entende? Mas ninguém nunca vê nada exatamente igual à outra pessoa. Nossa realidade é totalmente afetada por quem nós somos. Alguns mais que outros."

"Sempre achei que o perdão fosse algo que libertasse a quem perdoamos. Mas estava começando a pensar que ele me libertaria também."

Nenhum comentário:

Postar um comentário