segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Resenha: Daughter of the deep - Rick Riordan (DLL21: que muitos estão comentando)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! A justificativa pra escolha desse livro é simples: Rick Riordan. Não escondo que sou fã do trabalho dele e, inclusive, esse ano aproveitei a companhia de uma amiga para reler todos os seus livros. É claro que eu ia ler seu lançamento mais recente de qualquer jeito mas fiquei feliz de ver repercussão suficiente nas minhas redes sociais para eu poder encaixá-lo no tema "que muitos estão comentando".

Trecho da sinopse:

Em sua mais nova aventura, Rick Riordan constrói uma releitura apaixonante e divertida de Vinte mil léguas submarinas, clássico de Júlio Verne, e nos conduz em uma viagem eletrizante até as profundezas do oceano. Com uma trama que reúne mistério, aventura, personagens apaixonantes e inúmeras referências à obra de Júlio Verne, A filha das profundezas é uma história imperdível sobre família, amizade e coragem, trazendo o olhar único de Rick Riordan sobre os erros e acertos daqueles que vieram antes de nós.

Eu amei tanto esse livro (para surpresa de 0 pessoas) que nem sei sobre o que escrever primeiro. Deixe-me começar por Nelinha da Silva. É isso mesmo, senhoras e senhores, temos uma personagem brasileiríssima, carioca e que fala "Vixe Maria" nesse livro. Eu sempre fico super animada quando vejo o Brasil sendo representado na literatura estrangeira. E uma coisa legal de eu ter lido no idioma original foi poder ver o que o autor optou por escrever em português mesmo. E a Nelinha é maravilhosa. Ela é uma das melhores amigas da nossa protagonista, Ana Dakkar, então, deu pra curtir bastante a sua participação. Tem um post super legal sobre ela no site Read Riordan.

Eu fiz questão de ler o 20 mil léguas submarinas antes desse livro pra "me preparar" e confesso que fiquei me perguntando como o Rick daria uma "pegada moderna" pra esse clássico. Eu não devia ter me preocupado porque ele foi impecável, como sempre! Acabei não chegando tão preparada quanto gostaria porque o livro também faz diversas referências a outra obra de Júlio Verne: A Ilha Misteriosa. Mas não se preocupe porque não é necessário ter lido nenhuma das duas obras. O autor fornece todas as informações necessárias na introdução e ao longo do livro. E permita-me mencionar que só de ler a introdução eu já estava apaixonada.

Não poderia deixar de mencionar nossa querida protagonista Ana Dakkar. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas e perdas sofridas, ela encarou todos os desafios, soube ser forte e foi brilhante. Tem tantos outros personagens apaixonantes nesse livro... Gostei muito da Ester e me surpreendi muito com o Gem, que acabou se tornando um dos meus favoritos.

Enfim, me deleitei com cada página da leitura. Ri, sofri, fiquei tensa, xinguei, ... Não falei muito sobre a trama com receio de dar spoiler mas pode esperar muita treta e ação. Já está mais do que óbvio que eu super recomendo a leitura! O livro já foi lançado aqui no Brasil pela Intrínseca e futuramente teremos a produção de um filme baseado na obra.

Alguns dos meus trechos favoritos (com tradução livre):

"... the impossible is merely the possible for which we don’t yet know the science."
(... o impossível é apenas o possível para o qual ainda não conhecemos a ciência.)

"The minutes turn into an hour. Funny how that happens when you put sixty of them together."
(Os minutos se transformam em uma hora. Engraçado como isso acontece quando você junta sessenta deles.)

Acabei não separando muitos porque não quis parar de ler pra copiar ou porque eram trechos que poderiam conter spoilers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário