segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Resenha: Sejamos todos feministas - Chimamanda Ngozi Adichie (DLL21: escrito por uma mulher)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Tinha separado um outro livro pra esse tema (minha TBR postada no Instagram não me deixa mentir) mas, com os atrasos acumulados, acabei optando por essa leitura mais curta.

“A meu ver, feminista é o homem ou a mulher que diz: “Sim, existe um problema de gênero ainda hoje e temos que resolvê-lo, temos que melhorar”. Todos nós, mulheres e homens, temos que melhorar.”

Acho que esse trecho resume bem a reflexão que este livro traz. Depois te tantos anos de luta e discussão, ainda tem muita gente que não entende do que se trata o feminismo ou que a mulher já alcançou na sociedade atual uma condição de igualdade o que, infelizmente, não é verdade. A autora partilha várias de suas experiências para ilustrar as situações de desigualdade até hoje.

Enquanto ouvia os relatos (a Alexa me ajudou nessa leitura), me lembrei muito de uma palestra que assisti recentemente sobre a Desigualdade na academia: uma perspectiva da neurociência (disponível no Youtube). Nela, foram muito bem ilustradas situações em que a distinção é feita mesmo que inconscientemente. 

Temos muito que melhorar ainda e muito que lutar para termos uma sociedade mais igualitária. Super recomendo a leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário