sábado, 18 de dezembro de 2021

Resenha: A Esposa - Cah Muniz (DLL21: de autor que nasceu no mês do seu aniversário)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Eu mudei a escolha do livro pra esse tema algumas vezes e já tive outros dois candidatos antes. Quando já estava lendo "A Esposa", lembrei que a Cah também faz aniversário em julho e resolvi encaixá-lo no tema. Quem leu minha resenha de A Paciente sabe que eu não estava preparada para encarar a continuação da série, com medo dos sofrimentos reservados para os personagens. Mas a proximidade do lançamento do capítulo extra do Josh me deixou ansiosa e me deu coragem para seguir a leitura. 

ALERTA: Pode conter spoilers do livro anterior.

"A Esposa" dá sequência aos eventos de "A Paciente" e nele podemos acompanhar, não só as mudanças na vida de Cathy, mas também o desenvolvimento dos relacionamentos.

Uma coisa que já amei desde o início desse livro foi justamente esse "acompanhamento". Não somos só deixados com as promessas feitas no final do livro anterior, mas podemos vivenciar junto com os personagens o desenrolar de tudo: não só as alegrias vividas, mas também as dificuldades enfrentadas. Gostei de perceber em diversos trechos um lado realista (não "idealizado demais") onde os personagens consideram a possibilidade do relacionamento não ser eterno apesar da força do sentimento existente entre eles. 

O começo é só alegria e coração quentinho. E não estou só falando dos relacionamentos românticos. É muito lindo ver representada uma amizade tão linda, tão verdadeira e tão profunda, e isso exerce um papel fundamental em toda a trama. Claro que tem treta também, né? Sabia que a autora ia maltratar os meus queridos :´( Mas não posso falar muito a respeito pra não dar spoiler. Só posso dizer que esse é um livro com emoções fortes.

Esse é um livro muito rico culturalmente. Além da cultura nerd muito presente na realidade dos nossos médicos geeks, podemos vivenciar um pouco da herança cultural de suas famílias, tendo representada a celta e alemã. Conseguimos compartilhar também junto com eles suas experiências em viagens porque, para a nossa alegria, a autora não economizou na riqueza de detalhes, descrevendo, por exemplo, tradições religiosas e culinárias dos locais. Meu lado que adora aprender idiomas voltou a cogitar estudar alemão (e daqui a pouco ele desiste de novo porque alemão é difícil).

Acho que deu pra perceber o quanto gostei desse livro. Já estou ansiosa para ler os outros livros da série. Estou tentando me convencer a terminar as outras leituras em andamento e as metas do ano antes de começar o próximo (autocontrole aqui não é o forte rs).

Para quem gosta de uma boa trilha sonora, tem playlist no Spotify,

Alguns dos meus trechos favoritos:

"Ser imperfeito requer coragem para admitir... E somos imperfeitos, todos nós." 

"Respeito sempre vai ser a palavra-chave para se conhecer novas culturas e religiões."

"(...) sempre temos culpa de alguma coisa. Sempre. Podemos não saber e estar fazendo mal a algo ou alguém. O que nos parece correto... pode prejudicar outros seres. Então... sempre haverá a quem devemos pedir perdão."

"A vida é cheia disso... Nos agrada e nos bate... Precisamos encontrar a felicidade neste meio."

"As prioridades mudam... A maneira de ver a vida e os sonhos também."

"... bons exemplos são feitos para serem seguidos."

"Nunca faltará amor entre nós, porque este, da amizade, é puro."

"(...) amigos são para todas as horas... As felizes, as difíceis... As programadas... E as inesperadas também."

"Gente... juro. Nenhum livro de psicologia me instruiu a lidar com vocês..."

"Boas pessoas não julgam os outros."

Nenhum comentário:

Postar um comentário