quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Resenha: A paciente - Cah Muniz (DLL21: que seja o primeiro de uma série)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Eu conheci o trabalho da Cah Muniz através do Instagram e, acompanhando a criação e a divulgação dessa série, estava doida pra ler. Fui adiando essa leitura ao máximo porque queria aguardar que todos os livros estivessem lançados antes de entrar na série, mas acabei não resistindo. rs Até o momento já foram lançados 4 dos 6 livros previstos e o último livro, A Mulher, tem lançamento previsto para maio de 2022.

Trecho da sinopse:

A Paciente é o primeiro livro de uma hexalogia de amizade e de valorização feminina, mas também de amor à moda antiga, onde o romance se apresentará nos detalhes, com sentimentos crescendo a cada capítulo. Recheados de cenas apaixonantes, provocarão suspiros e a esperança que o verdadeiro amor pode ser encontrado quando menos se espera.

LIVRO CONTÉM DIVERSOS GATILHOS EMOCIONAIS, NÃO RECOMENDADO PARA PESSOAS SENSÍVEIS

Optei por destacar essa parte final da sinopse, ao invés do início que menciona os personagens principais e a trama, porque acho que esses sentimentos todos foram o que mais me conquistaram nesse livro. Acho que me faltam palavras pra dizer o quanto amei esse livro! De verdade! Foram tantas emoções durante a leitura... Comecei xingando o Peter, depois rindo com a Dora, sofrendo com a Cathy, me indignando pelos acontecimentos, me apaixonando pelo Josh (e pelo Mike e pelo Robert e pelo Theo rs)! Uma história cheia de amizades verdadeiras, referências musicais, piadas nerds, superação de traumas, personagens apaixonantes, lições, ...

Uma coisa que fiquei pensando no início da leitura vendo todo o sofrimento da Cathy é que não temos noção da carga emocional que as pessoas carregam quando saem de um relacionamento abusivo. É muito fácil julgar pra quem está de fora, mas julgamentos não ajudam e sim apoio e amizade. Foi muito bom ver que a nossa protagonista teve o suporte necessário das pessoas que se preocupavam com ela.

Foi muito bom poder conhecer essa história e todos os personagens maravilhosos que fazem parte dela. Fiquei tão apegada que terminei o livro e voltei pra reler algumas das minhas cenas favoritas. Amei muito! Não estou nem preparada pra continuar a série agora porque sei que a autora vai maltratar meus queridos. Melhor aproveitar mais um pouco o quentinho no coração que esse final me deixou ouvindo a playlist do livro.

Alguns dos meus trechos favoritos:

"... eu preciso é de mim mesma para me recuperar."

"Pra evitar problemas existe uma prescrição médica antiga, chama-se moderação."

"Eu estou te libertando, Princesa. Para que eu possa amar você com o seu consentimento."

"Choraram por si mesmas, por abusos consentidos ao longo de suas vidas amorosas. Por ver outras mulheres em sofrimento, vítimas de machismo que não se findava. Choraram, sim: era preciso um pouco de sororidade."

"Cathy, não é porque ele é um poço de realizações que também não tenha águas turbulentas para vencer. Ele pode ser inseguro também, em relação a você. Todo mundo tem uma fraqueza. E se você for a dele?"

"... eu quero uma história sem fim com você."

Um comentário: