quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Resenha: Persépolis - Marjane Satrapi (DLL21: biográfico)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Eu tinha separado um outro livro pra esse tema, mas quando ganhei Persépolis das minhas amigas de presente de aniversário, quis logo arrumar uma desculpa para lê-lo e encaixei nesse tema.

Em Persépolis, a autora faz uma autobiografia em quadrinhos. Eu confesso que não sabia o que esperar desse livro mas fui positivamente surpreendida. Que história de vida!

Nos relatos de sua infância, vemos muito sobre sua cultura, o impacto da mudança dos regimes que dominavam seu país e a realidade da guerra. Acho que é algo muito difícil de imaginar para quem nunca vivenciou. Ainda na adolescência, ela se vê morando em outro país em busca de uma realidade melhor e enfrenta as dificuldades de viver como estrangeira e sem seus pais. Vemos alguns dos seus erros e o aprendizado que tirou deles, como foi importante o apoio da sua família, e toda a sua trajetória de crescimento e amadurecimento.

Acho que o que eu escrever aqui não vai fazer jus a essa história de vida. Ler esse livro foi uma experiência maravilhosa pra mim que, além de me permitir conhecer uma realidade diferente da minha, me proporcionou muita reflexão. Amei e recomendo!

Alguns dos meus trechos favoritos:

"A razão da minha vergonha e da revolução é a mesma: a diferença entre as classes sociais." 

"Na vida você vai encontrar muita gente idiota. Se te ferirem, pense que é a imbecilidade deles que os leva a fazer o mal. Assim você vai evitar responder às maldades deles. Porque não tem nada pior no mundo do que a amargura e a vingança... Seja sempre digna e fiel a você mesma."

"É o medo que nos faz perder a consciência. É ele também que nos transforma em covardes. Você foi corajosa! Estou orgulhosa de você!"

"Vivam juntos pelo tempo que se sentirem realmente felizes. A vida é curta demais para ser mal vivida."

"Tem razão. É difícil escolher entre o fanatismo de uns e o desprezo de outros."

Nenhum comentário:

Postar um comentário