segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Resenha: Vinte mil léguas submarinas - Júlio Verne (DLL21: autor francês)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Essa escolha foi bem especial porque esse livro foi um dos que ganhei da Tammy no Amigo Secreto do DLL ano passado. Parece que ela adivinhou que eu estava doida pra lê-lo desde que li All the light we cannot see. A Tammy sempre será lembrada em tudo que fizermos no DLL e durante essa leitura a lembrança estava ainda mais presente.

Nesta aventura, Verne constrói um submarino ultramoderno para a época (1866), o Nautilus. Nele, o capitão Nemo e sua tripulação cortam relações com a humanidade e partem para uma aventura marítima, já que para a sobrevivência precisam apenas da eletricidade obtida na imensidade do mar.

Eu fiquei encantada com a riqueza de detalhes presente nesse livro. Imagino que pra algumas pessoas, isso pode tornar a leitura um pouco cansativa, mas eu fiquei pensando no cuidado e no trabalho que o autor teve pra criar essa obra. Como se preocupou em explicar o funcionamento dessa máquina misteriosa, a complexidade dos lugares visitados e dos seres encontrados, sempre devidamente classificados. Minha cabeça de professora só ficava pensando que esse livro tem muito material para ser explorado em aulas de diversas áreas: ciências, matemática, geografia, história e, acho que se souber trabalhar, até na engenharia.

Achei muito interessante ver a interação de pessoas tão diferentes como professor Aronnax, Ned Land, Conseil. Temos também a figura misteriosa que é o capitão Nemo. Ficamos, junto com o professor, o livro inteiro tentando entendê-lo mas ainda terminamos meio confusos. O ser humano é complexo. rs Sei que esse é um livro que não deve agradar a todos, principalmente pela quantidade de descrições e narrações, mas eu amei. Eu provavelmente demoraria um pouco mais lendo se não tivesse a ajuda da Alexa mas não apreciaria menos. Já estou ansiosa pra ler os outros 5 livros do autor que tenho aqui. Expectativas foram criada! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário