quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Resenha: O alienista - Machado de Assis (DLL21: clássico nacional)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Tem bastante tempo que tenho vontade de conhecer mais da obra de Machado de Assis. Tinha essa edição antiga de O Alienista aqui em casa e aproveitei para encaixá-lo nesse tema.

Em "O alienista" acompanhamos o Dr. Bacamarte que resolve criar em Itaguaí um asilo para abrigar e tratar os loucos, a Casa Verde, e assim conduzir seus estudos científicos.

Eu já tinha ouvido falar muito sobre essa história mas não imaginei que fosse curtir tanto. É simplesmente sensacional! Achei de uma genialidade muito grande a maneira como o autor discute o tema da loucura, toda a questão de como se determina quem é ou não louco. É muito interessante também ver como os personagens se comportam, como acabam buscando seus próprios interesses. Me surpreendi em diversos momentos e também dei boas risadas ao longo da leitura. Gostei muito!

Esta minha edição inclui também outros 6 contos do autor que eu gostei muito de ler. Começo a ver que Machado de Assis é tudo o que dizem e muito mais. Já estou ansiosa pra conhecer suas outras obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário