terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Resenha: Zinescritos #02 - Daniel Constantini e Sandro G. Moura (orgs.) (DLL21: escrito por 2 autores ou mais)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Essa é a segunda de fevereiro. Apesar de ser bem curta, tenho essa zine há algum tempo e ainda não tinha lido. Finalmente, chegou a hora!

O Zinescritos é um coletivo literário independente, criado em 2015 por um grupo de amigos escritores, que buscam se reunir uma vez ao ano para compartilhar sua paixão (além da oportunidade de fazer novos amigos). Nas páginas deste zine encontram-se trabalhos de diversos gêneros da literatura em textos dinâmicos e divertidos, produzidos com o único propósito de valorizar a literatura brasileira em toda a sua diversidade.

Esta publicação conta com 10 textos escritos por diferentes autores. Tive a oportunidade de conhecer boa parte desses autores e seus trabalhos quando participei das coletâneas da Andross Editora, então, já estava com a expectativa alta para essa leitura. 

Gostei muito de todos textos e da diversidade de gêneros. Em um deles me surpreendi bastante porque o título e o início me fizeram imaginar uma coisa e o desenvolvimento do conto foi completamente inesperado. A arte da capa foi muito bem feita e faz referência a cada um dos textos. Muito legal olhar a capa após a leitura e enxergar o elemento de cada história. Curti muito a leitura e super recomendo!

domingo, 7 de fevereiro de 2021

Resenha: Lore - Alexandra Bracken (DLL21: com uma palavra no título)

Primeira resenha de fevereiro pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Acompanho o trabalho da Alexandra Bracken desde que li a série The Darkest Minds e estava super ansiosa por esse lançamento.

A cada sete anos, começa o Agon. Como punição por uma antiga rebelião, durante sete dias, nove deuses gregos são forçados a caminhar na terra como mortais, caçados por descendentes de linhagens antigas, todos dispostos a matar um deus e tomar seu poder divino e imortalidade. Lore Perseous se afastou dessa realidade há anos mas, quando a próxima caçada está prestes a começar em sua cidade, ela pode não ter outra escolha a não ser encarar seu passado e participar do Agon.

Um livro baseado em mitologia grega escrito por uma autora da qual sou fã, já sabia que eu ia amar e não me decepcionei. O livro me envolveu de tal maneira que sacrifiquei alguma horas de trabalho e de sono para terminá-lo o mais rápido possível. Gostei muito de ver a força e a determinação de Lore, eu lia ansiosa para conhecer um pouco mais sobre ela e entender melhor o que aconteceu no seu passado. Me apaixonei completamente pelo Castor (não vou falar mais sobre ele para não dar spoiler). Pude conhecer personagens cativantes e alguns detestáveis (sempre bom ter uns vilões pra odiar rs).

Adorei o ritmo do livro, com bastante ação e tretas rolando. Me surpreendi e quase infartei em algumas partes. Gostei de conhecer alguns "novos" mitos e versões diferentes de alguns mitos "antigos" (uma das vantagens de ler histórias inspiradas em mitologia). Curti ver no livro uma discussão super importante sobre o papel da mulher nessa sociedade. Enfim, amei e super recomendo!

Alguns dos meus trechos favoritos (com tradução livre):

"Sometimes you just have to survive to fight another day."
(Às vezes, você só precisa sobreviver para lutar outro dia.)

"The only real thing in this world is what you can do for others. How you can take care of them."
(A única coisa real neste mundo é o que você pode fazer pelos outros. Como você pode cuidar deles.)

"Scars, her father used to tell Lore and her sisters, are tallies of the battles you've survived."
(Cicatrizes, seu pai costumava dizer a Lore e suas irmãs, são contagens das batalhas que você sobreviveu.)

"It's not always the truth that survives, but the stories we wish to believe. The legends lie. They smooth over imperfections to tell a good tale, or to instruct us how we should behave, or to assign glory to victors and shame those who falter. Perharps there were some in Sparta who embodied those miths. Perharps. But how we are remembered is less important than what we do now."
(Nem sempre é a verdade que sobrevive, mas as histórias em que desejamos acreditar. As lendas mentem. Elas suavizam as imperfeições para contar uma boa história, ou para nos instruir como devemos nos comportar, ou para atribuir glória aos vencedores e envergonhar aqueles que vacilam. Talvez houvesse alguns em Esparta que encarnavam esses mitos. Talvez. Mas como somos lembrados é menos importante do que o que fazemos agora.)

"We must release the past if we are to ever find a future."
(Devemos liberar o passado se quisermos encontrar um futuro.)

"Sometimes, he'd said, the braver thing is to accept help when you've been made to believe you shouldn't need it."
(Às vezes, ele disse, a coisa mais corajosa é aceitar ajuda quando você foi levado a acreditar que não deveria precisar dela.)

"Strong or weak — I hated those were the only things we were allowed to be. I wanted to be defined by the life I lived."
(
Forte ou fraco — eu odiava que essas eram as únicas coisas que podíamos ser. Eu queria ser definido pela vida que vivi.)

"When we can't change the past, the only thing left is to move forward."
(
Quando não podemos mudar o passado, a única coisa que resta é seguir em frente.)

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Resenha: The Darkest Legacy - Alexandra Bracken (DLL21: que era pra ser lido em 2020)

Terceira resenha de janeiro pro Desafio Literário Livreando (DLL21). Conheci a série The Darkest Minds (Mentes Sombrias) através do filme baseado no primeiro livro, que assisti no final de 2018. No início de 2019, li quase todos o livros da série mas ficou faltando o The Darkest Legacy, que se passa alguns anos depois do livro anterior. Eu comecei a lê-lo ano passado mas acabei parando ainda no início. Nunca fez muito sentido eu ter parado a leitura (essa série é uma das minhas favoritas) mas, finalmente, corrigi esse erro (em 3 dias rs). 
ALERTA: Pode conter spoilers dos volumes anteriores da série.

The Darkest Legacy se passa 5 anos após os acontecimentos de In the afterlight e é narrado por Zu. Após ser acusada de ser responsável por um ataque, ela precisa fugir para sobreviver e lutar para provar sua inocência e descobrir o que está por trás do ocorrido.

Como eu já esperava, amei muito esse livro! Gosto muito da escrita da Alexandra Bracken e da realidade que ela criou nessa série que foi brilhantemente complementada por este volume. Por se passar 5 anos após o livro anterior, nos permite ver como as coisas se desenrolaram e saber o que aconteceu com os nossos personagens queridos. Infelizmente, se recuperar das consequências do IAAN e dos campos foi mais difícil do que se esperava. Gosto como, na série, tudo é bem justificado e como as coisas se relacionam. Alguns temas que aparecem e que, pra mim, são motivos de reflexão são o preconceito, a busca por poder, e a questão dos interesses políticos. Claro que também conhecemos novos (e misteriosos) personagens que vão revelar um "outro lado" da história.

Achei esse livro eletrizante, com uma treta surgindo atrás da outra. Deu até pena da Zu que não teve um minuto de descanso. rs Fiquei completamente apaixonada pela história e, quando engrenei na leitura, não queria largar o livro (cheguei a virar a noite lendo e tinha bastante tempo que não fazia isso). Enfim, amei e já estou planejando uma releitura da série em breve porque já estou com saudades.

Alguns dos meus trechos favoritos (com tradução livre):

"I'd rather be the fool who hopes and works toward change than the cynic who does nothing and laughs when his doubts are proven right."
(Prefiro ser o idiota que espera e trabalha pela mudança do que o cínico que não faz nada e ri quando suas dúvidas se provam certas.)

"The cruelest truth about life is that it just goes on — the sun rises, gravity keeps your feet on the ground, flowers open their faces to greet the sky. Your world could be dissolving with grief or pain or anger, but the sky would still give you the most breathtaking sunrise of violet warming to shell pink."
(A verdade mais cruel sobre a vida é que ela simplesmente continua - o sol nasce, a gravidade mantém seus pés no chão, as flores abrem seus rostos para saudar o céu. Seu mundo poderia estar se dissolvendo de tristeza, dor ou raiva, mas o céu ainda lhe daria o nascer do sol mais deslumbrante de violeta se transformando em rosa escuro.)

"Isn't it better to try to fix something with potential than to smash it into a thousand pieces and hope whatever comes next is better?"
(Não é melhor tentar consertar algo com potencial do que quebrá-lo em mil pedaços e esperar que o que vem a seguir seja melhor?)

"Nothing about failure is final unless you accept it" 
(Nada sobre o fracasso é definitivo a menos que você o aceite.)

'"Penance can mean prayers for forgiveness," Roman said. "But it can also be works that do enough good to earn it." He looked around the tent. "You've suffered enough. Don't let your pain become a prison."'
("Penitência pode significar orações por perdão", disse Roman." Mas também podem ser obras que fazem bem o suficiente para merecê-lo." Ele olhou ao redor da tenda. "Você já sofreu o suficiente. Não deixe sua dor se tornar uma prisão.")

"If they wouldn't see us as human, I thought, we'd make sure they understood we were something more."
(Se eles não nos vissem como humanos, pensei, faríamos com que eles entendessem que éramos algo mais.)

"The way forward isn't to choose the best of two bad choices, it's finding a way to navigate between them."
(O caminho a seguir não é escolher a melhor das duas escolhas ruins, é encontrar uma maneira de navegar entre elas.)

"there's power in our voices: never be afraid to use them to ask for what you deserve, and to fight for the rights of others and what you believe in."
(há poder em nossas vozes: nunca tenha medo de usá-las para pedir o que você merece e lutar pelos direitos dos outros e pelo que você acredita.)


sábado, 9 de janeiro de 2021

Resenha: Mais que amigos - Lauren Layne (DLL21: que ganhou de presente)

Segunda resenha de janeiro pro Desafio Literário Livreando (DLL21). Este livro eu ganhei no amigo secreto do DLL em 2019. Tinha separado pra ler pra esse mesmo tema no desafio de 2020, em dezembro, mas, como me enrolei, ficou como leitura pra 2021.

-------------
Sinopse:

Será que vale a pena arriscar uma grande amizade em troca de um amor inesquecível?

Aos vinte e dois anos, a jovem Parker Blanton leva a vida que sempre sonhou. Tem um namorado inteligente e responsável, um emprego promissor e a companhia de seu melhor amigo, Ben Olsen, com quem divide um lindo apartamento.

Parker e Ben são tão grudados que muita gente duvida que eles morem sob o mesmo teto sem nunca ter vivido um caso, mas eles não se importam com o que as pessoas pensam. Sabem que não foram feitos um para o outro — pelo menos não para se envolver.

Por isso, quando um acontecimento inesperado faz com que Parker se veja sem namorado e com o coração partido, ela sabe que pode contar com Ben para ajudá-la a sacudir a poeira e partir para outra. Afinal, ninguém seria mais ideal do que seu melhor amigo para lhe mostrar os prazeres da vida de solteiro… certo?
-------------

Eu adoro uma comédia romântica, então, já tinha certeza de que ia amar o livro. A leitura foi super fluida e envolvente e gostei muito de ter os capítulos intercalando os pontos de vista de Parker e Ben. Gostei muito da dinâmica entre eles e do cuidado que tinham um com o outro. 

Depois de acompanhar o bom e velho clichê de amigos que se tornam algo mais (que eu amo!) me peguei refletindo sobre alguns fatores que influenciam/complicam a situação: como é necessário um autoconhecimento pra entender seus sentimentos, a importância de enfrentar o medo da mudança e a questão da (falta de) comunicação. Acho que essa minha reflexão foi levemente influenciada pelo livro sobre relacionamentos que terminei de ler essa semana. rs 

Amei o livro e fiquei com gostinho de quero mais. 



Resenha: Chain of Gold - Cassandra Clare (DLL21: de seu autor favorito)

Primeira resenha de janeiro pro Desafio Literário Livreando (DLL21).  Costumo dizer que não tenho só um autor favorito porque tem vários autores que eu amo, mas Cassandra Clare definitivamente faz parte desta lista de favoritos. Tanto que já há alguns anos eu compro seus livros na pré-venda e em inglês (não aguento esperar lançar a versão brasileira). Acabei demorando pra ler esse mas, finalmente, tirei o atraso.

O Chain of Gold (Corrente de Ouro) é o primeiro livro da trilogia The Last Hours (As Últimas Horas) que se passa na Londres Edwardiana, alguns anos após os eventos retratados na trilogia As Peças Infernais. Nele, após um longo período de aparente "tranquilidade" os Caçadores de Sombra precisam enfrentar uma nova ameaça.

Eu sou completamente apaixonada pelo universo dos Caçadores de Sombra criado pela Cassandra Clare, então, não tinha dúvida de que amaria Chain of Gold. E ele não me decepcionou! Que livro maravilhoso! Quantas emoções! Sofri, fiquei angustiada, surpresa, emocionada,... Estava ali, juntinho com os personagens, sentindo com eles e por eles. E que personagens! São muito bem construídos, reais, com suas imperfeições, falhas e traumas, encarando as consequências de seus atos. Adorei a dinâmica entre o nossos protagonistas: os Merry Thieves (James, Matthew, Tomas e Christopher), Cordélia, Lucie e Anna. Já conhecia um pouquinho deles de algumas das histórias curtas já publicadas antes (a que mostra o início da amizade entre Matthew e James é uma das minhas favoritas, e eu chorei com a que conta o segredo/trauma que Matthew esconde). Preciso dar um destaque especial pra Cordélia. Que mulher maravilhosa! Forte, determinada, sempre zelando por sua família e amigos, determinada a se tornar uma heroína.

É um livro que conta com muita ação (combater demônios não é mole!) e muitas tretas. Até agora estou me perguntando: "o que foi esse final?" Já quero o próximo! Ainda bem que falta pouco pro Chain of Iron ser lançado (um ponto positivo de eu ter demorado a ler o livro rs).

Alguns dos meus trechos favoritos (com tradução livre):

"People are only invencible in books."
(As pessoas só são invencíveis nos livros.)

"But memories can be bitter as well as sweet."
(Mas as memórias podem ser tanto amargas quanto doces.)

"She wondered if not being able to help the people you loved was the worst feeling in the world."
(Ela se perguntou se não ser capaz de ajudar as pessoas que amava era a pior sensação do mundo.)

"Do not confuse conditioning with a native inability."
(Não confunda condicionamento com uma incapacidade natural)

"I believe there are always those who stay vigilant and seek the truth rather than easy answers."
(Eu acredito que sempre existem aqueles que permanecem vigilantes e buscam a verdade ao invés de respostas fáceis.)

"Do not let those who cannot see the truth tell you who you are."
(Não deixe aqueles que não são capazes de ver a verdade dizerem quem você é.)

"We do not get to choose when in our lives we feel pain," said Matthew. "It comes when it comes, and we try to remember, even though we cannot imagine a day when it will release its hold on us, that all pain fades. All misery passes. Humanity is drawn to light, no darkness."
(Não podemos escolher quando em nossas vidas sentimos dor ", disse Matthew. "Chega quando chega, e tentamos lembrar, mesmo que não possamos imaginar um dia em que ela irá liberar seu domínio sobre nós, que toda a dor desvanece-se. Toda miséria passa. A humanidade é atraída pela luz, não pelas trevas.)

"The point of stories is not that they are objectively true, but that the soul of the story is truer than reality. Those who mock fiction do so because they fear the truth."
(O objetivo das histórias não é que sejam objetivamente verdadeiras, mas que a alma da história seja mais verdadeira do que a realidade. Aqueles que zombam da ficção o fazem porque temem a verdade.)

"You decide the truth about yourself. No one else. And the choice about what kind of person you will be is yours alone."
(Você decide a verdade sobre si mesmo. Ninguém mais. E a escolha sobre que tipo de pessoa você será é somente sua.)

"Let no one who loves be called altogether unhappy. Even love unreturned has its rainbows."
(Que ninguém que ama seja chamado de infeliz. Mesmo o amor não correspondido tem seu arco-íris.)



quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Resenha: A torre de Nero - Rick Riordan (DLL20: livro de mitologia)

Última resenha pro Desafio Literário Livreando deste ano (DLL20). Quando eu penso em mitologia, automaticamente penso nos livros de Rick Riordan e a leitura pra esse tema não poderia ser outra.

"A torre de Nero" é o quinto e último livro da série "As provações de Apolo" onde acompanhamos a trajetória do ex-deus enfrentando a punição que o tornou o adolescente mortal Lester Papadopoulos. Ele tem a missão de libertar cinco oráculos antigos para se mostrar digno e tentar recuperar seus poderes divinos. Neste livro, Apolo precisa enfrentar Nero e sua antiga inimiga Píton para finalmente concluir suas provações. Será que ele vai conseguir retomar seu status de deus do Olimpo?

Eu estava bem ansiosa pra ler esse livro por ser a conclusão de mais uma série maravilhosa do Rick Riordan. Eu sou completamente apaixonada pelos seus livros e esse também não me decepcionou. Uma das coisas que mais me conquistou foi todo crescimento e o aprendizado que Apolo teve durante esse período como mortal e a evolução de seu relacionamento com todos que o apoiaram (principalmente com a Meg). Adorei ter um pouco mais de Nico e Will. Eles são tão fofos juntos! E tantos outros personagens maravilhosos que eu amo rever. Já estou com saudade dessa galera! 

Alguns dos meus trechos favoritos:

"(...) Lembre-se de como é ser humano. (...) Jason se referia às melhores coisas: defender uma causa justa, colocar os outros em primeiro lugar, ter uma fé teimosa de que se podia fazer a diferença, mesmo que significasse morrer para proteger seus amigos e suas crenças."

"Mudança é uma coisa frágil. Exige tempo e distância."

"Ser humano é seguir em frente, se adaptar, acreditar na sua capacidade de melhorar as coisas. Esse é o único jeito de dar significado à dor e ao sacrifício."

"Talvez fosse isso que Estige havia tentado me ensinar: não importava o quanto declamasse uma promessa aos quatro ventos, nem que palavras sagradas usasse. O que importava era se você estava falando sério. E se a promessa valia a pena ser cumprida."



domingo, 20 de dezembro de 2020

Resenha: No coração da floresta - Mayra Lacerda (DLL20: livro de capa verde)

Primeira resenha de dezembro pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Conheci a Mayra justamente através do DLL e foi muito legal acompanhar um pouco a sua preparação pro lançamento desse livro, o que me deixou ainda mais ansiosa para lê-lo. Gostei muito de poder encaixá-lo num dos temas do DLL desse mês e participar da leitura coletiva organizada pela autora.

No livro, uma garota em fuga acaba presa numa armadilha e é resgatada por um misterioso caçador. Ambos trazem segredos em suas vidas e marcas deixadas pelo passado. Nem tudo é como aparenta ser...

No coração da floresta me conquistou já nas primeiras páginas. A leitura é super fluida e o mistério te envolve de tal maneira que a vontade é de não parar de ler. A cada página eu me via conquistada pela história e queria entender os segredos escondidos pelos protagonistas. 

Falando neles, que personagens maravilhosos! Ambos estão aprendendo a conviver com a sombra de seu passado e, de certa forma, estão num processo de superação e cura. A sinopse do livro já adianta que "nem tudo é como aparenta ser..." e é muito verdade! Quanto mais os conhecia, mais me apaixonava por eles. Eles já moram no meu coração. 

E, além disso, tem o romance! Apesar de tentarem muito, eles não conseguem evitar a aproximação e, mesmo com as complicações, é um relacionamento muito bonito de se ver!

Tem também personagens secundários cativantes e muito mais treta no livro que não posso comentar pra não dar spoiler. Só posso dizer amei muito o livro e recomendo!

Quase que eu esqueço de mencionar as referências musicais. Eu simplesmente AMO livros que citam trechos de músicas. As citações desse livro são perfeitas e ele tem uma playlist ma-ra-vi-lho-sa que está disponível no Spotify.

Alguns dos meus trechos favoritos:

"E quem é você para julgar que criatura merece viver ou morrer?"

"Eu procuro força, não para ser maior que meus irmãos ou irmãs, mas para lutar contra o meu maior inimigo — eu mesmo."

"Ela precisava dele. Ele tinha que estar inteiro para ajudá-la."

"Vê-la tão indefesa, orando para seus deuses, pedindo força e amparo... o partiu em pedaços. Os pedaços que ele lutava dia após dia para manter juntos. Mas o que era a sua dor perto do que ela sentia? Por mais que ela nada tenha dito, ele sabia que era pesado demais para ela carregar sozinha."

"Nenhuma cicatriz nasce de uma bela história (...) o que faz diferença é a forma como curamos a ferida."

"Os cortes mais profundos não aparecem na superfície."

"Um casal sempre deve resolver tudo juntos, qualquer decisão que tenham que tomar... devem resolver juntos, andando lado a lado na mesma direção. Mas não se pode forçar uma pessoa a seguir a sua direção ou fazer o que ela não quer, sob o pretexto do amor."

Achei a trilha sonora deste blog!

Eu sou apaixonada pela trilha sonora do musical The Lightning Thief - The Percy Jackson Musical que é baseado no livro "O ladrão de Raios" do Rick Riordan, primeiro da série Percy Jackson e os olimpianos (que eu amo). Um dos meus sonhos é poder assistir esse musical. No início do ano, eles lançaram uma versão deluxe do álbum incluindo algumas faixas bônus e uma dessas faixas tem tudo a ver com esse blog (e comigo).

Acho que o título desse blog reflete, ao mesmo tempo, minhas inseguranças e meu esforço em continuar tentando, apesar das falhas. Eu logo me apaixonei por Try e ela se tornou uma das minhas músicas favoritas. A retrospectiva do Spotify desse ano não me deixa mentir já que ela foi a música que mais ouvi na plataforma (olha a imagem).


Claro que essa paixão foi em grande parte pela identificação que tive com a letra da música. Um dos trechos diz o seguinte:

"Eu posso falhar, mas não significa que eu não vou tentar!"

Tem ou não tem tudo a ver? Ela se tornou um incentivo adicional para todas vezes em que eu pensava em desistir (e foi devidamente incluída na minha playlist "motivacional"). 

Uma das minhas tentativas que deu frutos esse ano e foi o que me fez reativar esse blog foi o Desafio Literário Livreando (DLL20). Eu já tinha tentado participar do desafio no ano passado mas, apesar de ter interagido com o pessoal e feito algumas leituras, não cheguei a postar nenhuma resenha. Esse ano eu participei com sucesso em quase todos os meses. Essa conquista, apesar de não ser muito grande, me deixou muito feliz (e trouxe esse blog de volta à vida). Dá pra conferir todas as resenhas aqui no blog.

Alcancei mais alguns objetivos, falhei em outros, mas sigo tentando! O importante é não desistir!

Segue o vídeo com a música:


Meu trecho favorito:

I already know it
I’ll probably blow it
But I’m going there anyway
 
I may fail you
I may fail you
I may fail
But doesn’t mean that I won’t try
 
I may fail you
I may fail you
I may fail
But it doesn’t mean that I won’t try
I’ll try

A letra completa pode ser encontrada neste link


terça-feira, 24 de novembro de 2020

Resenha: A linhagem - Camila Dornas (DLL20: livro do seu gênero favorito)

Segunda resenha de novembro pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Conheci o trabalho da Camila através da LC que ela organizou de "O violino escarlate" em setembro. Depois disso, decidimos continuar lendo seus outros livros e eu, sempre que possível, vou encaixando nos temas do DLL. A linhagem foi o escolhido da vez. Eu tenho dificuldade de escolher só um gênero favorito, mas fantasia é com certeza um dos que amo.

Sinopse - Amazon:

Londres do século XVIII. A capital da Inglaterra era um dos mais importantes centros do mundo. Vestidos pomposos, elegância e boas maneiras. Um tempo onde as posses e a reputação regiam a sociedade. A igreja possuía poder absoluto e condenava aqueles os quais pesava a suspeita de bruxaria – a arte oculta temida e repudiada pelo senso comum. Nesse cenário intimidador, surge uma mulher especial, com dons inimagináveis. E um destino grandioso.

Acho que já ficou claro que me apaixonei pela escrita da Camila (já é o terceiro livro dela que leio) e, mais uma vez, ela não me decepcionou. Esta foi mais uma história cativante com personagens fortes e apaixonantes, e também aqueles que você odeia (leia-se Julian). Sério! Eu odiei o Julian desde o começo do livro e, conforme continuava lendo, o sentimento só se intensificava. A protagonista, Evangeline, é muito forte, aguentou passar por muita coisa, teve que saber lidar com o que a tornava diferente e, apesar das dificuldades, continuou tendo um bom coração. Claro que ela também teve ajuda e pôde contar com seus amigos fieis. E o que falar de Henry? Que pessoa maravilhosa! Estou apaixonada por ele. Enfim, amei muito o livro. 

Este livro ainda tem o diferencial de fazer parte do mesmo universo de Subconsciente, que li no mês passado, o que tornou a experiência ainda melhor. A Camila ainda está devendo mais um livro nesse universo. Aguardo ansiosamente e, enquanto isso, vou lendo os outros livros dela (só faltam dois pra zerar a lista rs).

Alguns dos meus trechos favoritos:
(acabei nem anotando muitos porque estava empolgada na leitura rs)

"Acredito que todos nós somos como vulcões dormentes. Que, a cada novo problema, vamos acumulando pressão até atingir um ponto de colapso e entrar em erupção."

"... a questão é que todos tem segredos. Alguns segredos começam como uma forma de se proteger. Outros segredos são usados como armas contra aqueles que os guardam. E há ainda os segredos que, quando revelados, causam o mesmo efeito de um furacão e alteram tudo que você achava que sabia."

"Mas, no fundo, sabia que quando se ama alguém, ela permanece em seu coração e em suas lembranças, mesmo que não permaneça em sua vida."


 

Resenha: O sagrado magistério - Coleção Escola da Fé - vol. III - Felipe Aquino (DLL20: livro que seja o próximo de uma série)

Primeira resenha de novembro pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Tenho aproveitado o DLL pra ler alguns livros que tenho há bastante tempo e ainda não li. Pegando o incentivo que tive de ler o volume sobre a Sagrada Escritura em setembro, li os outros dois livros da coleção Escola da Fé nos meses seguintes sendo O Sagrado Magistério, último volume da série, leitura de novembro.

A coleção Escola da Fé, composta por três livros, tem por objetivo esclarecer e fortalecer a fé do povo de Deus, católico, que muitas vezes desconhece ou tem dúvidas sobre os pontos mais importantes da fé. Neste volume III, é possível conhecer a importância do Magistério da Igreja, querido por Jesus para governá-la na terra.

Foi muito gratificante pra mim finalizar essa coleção. Entender a estrutura da Igreja e a fé que professamos é muito importante. Esse volume sobre o Magistério da Igreja, entre outros pontos importantes, traz uma explicação sobre os documentos pontifícios, um resumos sobre os concílios realizados com suas decisões principais, a estrutura da cúria romana, textos sobre a Sagrada Eucaristia e alguns pronunciamentos do papa João Paulo II. Foi uma leitura muito enriquecedora. Certamente este é um livro que vou recorrer pra consultas futuras. Pretendo continua lendo e estudando para conhecer cada vez mais a minha Igreja Católica Apostólica Romana.