quinta-feira, 30 de abril de 2020

Resenha: Outros jeitos de usar a boca - Rupi Kaur (DLL20: livro de autor(a) indiano(a))

Quinta e última resenha de abril pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Esse também não estava na TBR e eu roubei a ideia da Mayra, outra participante do DLL, ja que não tinha ideia do que ler pra autor(a) indiano(a).

Sinopse (da Amazon):

Outros jeitos de usar a boca é um livro de poemas sobre a sobrevivência. Sobre a experiência de violência, o abuso, o amor, a perda e a feminilidade. O volume é dividido em quatro partes, e cada uma delas serve a um propósito diferente. Lida com um tipo diferente de dor. Cura uma mágoa diferente. Outros jeitos de usar a boca transporta o leitor por uma jornada pelos momentos mais amargos da vida e encontra uma maneira de tirar delicadeza deles. 

Confesso que peguei esse livro por ser de leitura rápida e não me arrependi. Gostei muito, de verdade! Uma das coisas que mais me encantou foi o sentimento por trás das palavras porque cada poesia traz uma história. Algumas sofridas, outras mais doces, todas reais. Reflete uma vivência, uma luta! A autora não só compartilha um pouco da sua história mas também se torna a voz de tantas outras mulheres. Amei e cheguei a conclusão de que preciso ler mais livros de poesia.

Alguns dos meus trechos favoritos:

"nada mais seguro 
que o som de você
lendo alto pra mim"

"estou aprendendo 
a amá-lo
me amando"

"o amor não é cruel
nós somos cruéis
o amor não é um jogo
nós fizemos um jogo
do amor"

"se você nasceu com
fraqueza pra cair
você nasceu com
força para levantar"


Resenha: Inimigos Mortais - J C Gray (DLL20: livro com um personagem negro)

Quarta resenha de abril pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Esse livro também não estava na minha TBR do mês, mas acabou aparecendo e furando fila. Vi a divulgação de uma leitura coletiva com autora e, ao ler a sinopse, não resisti, peguei o e-book e entrei na LC. Durante a leitura, vi que ele se enquadrava no tema "livro com um personagem negro" e aproveitei.

Em “Inimigos Mortais”, uma nova e poderosa droga começa a tomar as ruas de Los Angeles, corpos têm sido encontrados nos becos da cidades e lobisomens têm desaparecido sem deixar rastros. Diante dessa situação, o policial Marco pede ajuda e contará com o apoio de Shay, uma loba de linhagem pura, para investigar esses crimes. Os vampiros europeus também tem interesse em desvendar essa história e mandam um (maravilhoso) representante para investigá-la.

Sou suspeita pra falar porque curto bastante fantasia, então, quando vi "vampiros e lobisomens" na sinopse do livro, já fui fisgada e o livro não me decepcionou. A história é super envolvente e me ganhou desde o início. É admirável ver a força que a Shay demonstra e a preocupação em se "redimir" de seus erros anteriores.

Como o tema do DLL era livro com personagens negros, quero citar os que encontrei: Zee, Kim e Jessica. Quero chamar especial atenção para as duas últimas, que são bem diferentes, mas cada uma forte à sua maneira. A Kim é super segura de si e autoconfiante. A Jessica já é mais tímida mas super dedicada e tem um papel importante na história.

Uma coisa que achei super legal foi ver a diversidade dentre os personagens da história: americanos (afinal, se passa em LA. rs), latinos, franceses, russos, gregos. Maneiro isso, né?

No meio da treta toda, tem os vampiros também e, dentre eles, o maravilhoso do Adrien (vocês vão querer conhecer esse ruivo maravilhoso) e a avassaladora da Amber.

Não estou falando muito da trama porque estou com medo de dar spoiler, mas me apaixonei muito. Os personagens são muito cativantes. Gostei muito do livro e recomendo a leitura.

Fiquei com gostinho de quero mais e espero ansiosamente o momento em que J C Gray vai dar continuidade.


Resenha: A Ilha do Tesouro - Robert Louis Stevenson (DLL20: livro clássico da literatura)

Terceira resenha de abril pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Este livro também não estava na TBR de abril, mas acabei pegando ele pra ler para incentivar meu afilhado que o ganhou de presente e estava lendo. E ele acabou se enquadrando no tema "livro clássico da literatura".

No livro "A Ilha do Tesouro", Jim Hawkins conta como, após a morte de um pirata na hospedaria de seus pais, a descoberta de um mapa do tesouro o leva viver diversas aventuras. Ele vai descobrir que essa emocionante busca vai ser mais arriscada que o esperado.

Confesso que achei a leitura um pouco devagar no início, por ser mais a rotina da hospedaria e ainda não se ter revelado o mistério por trás da história do pirata Billy Jones mas, depois que começa as tretas o ritmo fica bom. E são várias tretas com direitos a traições, lutas, mortes e piratas!

O protagonista Jim se mostra um jovem muito corajoso e acaba por ser peça chave em várias situações. Eu tive um pouco de dificuldade com os termos náuticos que aparecem mas isso não chegou a atrapalhar a leitura. Gostei bastante do livro!


Resenha: Desvendando a língua japonesa - Luiz Rafael (DLL20: livro que comece com a primeira letra do seu nome)

Segunda resenha de abril pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Minha TBR de abril foi pro espaço esse mês. Troquei quase todos os livros, inclusive o desse tema.

Uma das coisas que a quarentena me proporcionou foi voltar a estudar japonês e, enquanto estava lendo esse livro, me dei conta de que se enquadrava no tema "livro que comece com a primeira letra do seu nome", então, aproveitei! :)

O "Desvendando a Língua Japonesa" apresenta um panorama geral da língua japonesa e dos principais elementos de sua gramática. Ele é dividido em duas partes: A Escrita Japonesa, onde fala sobre os sistemas de escrita do japonês, e A Língua Japonesa, abordando o uso das partículas e classificação, uso e flexão de adjetivos e verbos.

A leitura do livro foi bem tranquila e me deu uma visão geral do japonês. Foi bem esclarecedor e me fez ter uma melhor noção dos diferentes elementos da língua. Com certeza, enriqueceu e muito o meu estudo e o legal é um livro que também pode ser utilizado para futura referência quando estiver me aprofundando no idioma. Um outra coisa que achei super interessante, é que o livro contém links para videoaulas dos diversos assuntos abordados. Super recomendo para quem tem vontade de aprender japonês.

Esse livro pode ser baixado gratuitamente no site: https://programajaponesonline.com.br/


quarta-feira, 29 de abril de 2020

Resenha: Diário da professora Bela: o segredo - Lauriana Paiva (DLL20: livro de capa roxa ou lilás)

Primeira resenha de abril pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Esse livro foi o único da minha TBR do mês que ficou, todos os outros acabaram trocados. Conheci a Lauriana Paiva num evento em novembro do ano passado e fiquei encantada com o trabalho que ela realiza com os pequenos promovendo a literatura. Não pude deixar de adquirir o livro que ela estava lançando. A vantagem de ler livro infantil é que é curtinho (isso me ajudou rs).

No "Diário da professora Bela: o segredo", Bela conta um pouco sobre a sua origem como fadinha da leitura no Mundo das Belas Histórias e como veio para o Mundo dos Humanos e acabou se tornando professora.

O livro trabalha bastante com o imaginário infantil e faz referência a diversos personagens e autores conhecidos. Achei excelente essa abordagem porque incentiva a criança a conhecer outras histórias e a identificar elementos já conhecidos. As ilustrações são super bonitas e ajudam a mergulhar nesse "conto de fadas". O formato de diário e algumas passagens no texto fazem deste um material que não só incentiva a leitura mas também a escrita. Achei a página secreta e os receituários sensacionais. Enfim, gostei muito do livro e espero que alcance muitas crianças e ajude a trazê-las pra esse mundo maravilhoso da literatura,

Alguns dos meus trechos favoritos:

"Consigo escutar além das palavras, posso ver com olhos do coração e escutar os verdadeiros sonhos, aqueles que realmente nos movem e que nos fazem percorrer o infinito a sua procura. Aqueles sonhos que, quando achamos que não temos mais forças para buscá-los, olhamos para trás e nos lembramos do dia em que começamos a sonhar... Dessa forma, eles ficam mais perto."

"...o segredo do sucesso é escutar a voz do coração"

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Resenha: Harry Potter e a pedra filosofal - J.K. Rowling (DLL20: livro de fantasia)

Segunda resenha de fevereiro pro Desafio Literário Livreando (DLL20).

Harry Potter e a pedra filosofal foi o escolhido pro tema fantasia. Esse foi uma releitura mas a primeira vez que li já tem quase 20 anos, então, não lembrava de muitos detalhes.

O livro conta a história do órfão Harry Potter que mora com seus tios e primo e leva uma vida longe da ideal. No seu aniversário de 11 anos, ele descobre que é um bruxo, que seus pais não morreram num acidente de carro e é convidado a ingressar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e sua vida promete mudar drasticamente.

Foi um prazer muito grande pra mim retornar ao universo literário de Harry Potter. A escrita da JK Rowling é fluida e super envolvente. Vamos conhecendo esse mundo mágico junto com o jovem Harry a medida em que vai encarando sua nova realidade. Apesar de se descobrir famoso, ele não tenta se beneficiar da fama e resiste à tentação do poder. Ele também se vê cheios de dúvidas e inseguranças mas aos poucos vai descobrindo suas qualidades e potencialidades, e sempre pode contar com a ajuda e o apoio de seus inseparáveis amigos. Junto com esse mundo mágico, também somos apresentados a um novo esporte, o quadribol, e é muito divertido a sua dinâmica e toda a rivalidade entre as casas de Hogwarts. Uma história cheia de magia, aventura, amizade, intrigas e onde nem tudo é o que aparenta ser.

Alguns dos meus trechos favoritos:

"Não faz bem viver sonhando e se esquecer de viver, lembre-se."

"Afinal, para a mente bem estruturada, a morte é apenas a grande aventura seguinte."

"Sempre chame as coisas pelo nome que têm. O medo de um nome aumenta o medo da coisa em si."



sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Resenha: O pássaro - Samanta Holtz (DLL20: livro romance de época)

Primeira resenha de fevereiro pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Nem acredito que estou conseguindo participar direitinho esse ano.

Pro tema romance de época, escolhi "O pássaro" da Samanta Holtz. Este livro estava há muito tempo na minha estante esperando para ser lido e durante a leitura eu só me perguntava 'por que demorei tanto?'

Ambientado numa sociedade feudal do século XIII, o livro conta a história de Caroline Mondevieu, filha de um poderoso barão, que tem uma vida rodeada de riquezas e luxo, mas também cheia de regras e imposições, e seu maior desejo é ser dona do seu próprio destino. Um domador de cavalos muito charmoso, com quem inicialmente não se dá muito bem, pode ser a ajuda necessária para alcançar seu sonho de liberdade. Muitos desafios e surpresas a esperam nessa jornada.

A escrita da Samanta é muito envolvente e já no início do livro fui conquistada pela história. Fui, por diversas vezes, surpreendida e não consegui segurar as lágrimas no final. Foi muito gratificante ver como a Caroline vai evoluindo ao longo da história, desde uma certa conversa na infância que muda sua maneira de ver o mundo até o momento que aprende assumir a consequência dos seus atos. A sua postura de lutar pelo que acredita e de não se submeter facilmente (que é o que se esperava das mulheres da época) consegue, aos poucos, contagiar aqueles que estão à sua volta, especialmente, sua mãe e sua irmã. E, é claro, não podia deixar de ter um bom romance. Inicialmente, se envolver romanticamente parece ir contra a busca de Caroline pela sua liberdade, principalmente considerando os costumes da época, mas ela aprende a aceitar os seus sentimentos. No entanto, as coisas não são nem um pouco fáceis. Haja treta! Haja coração! Simplesmente amei!

Alguns dos meus trechos favoritos:

"Foi meu sacrifício por você. O meu jeito de fazê-la saber que a amo. Mesmo quando nem eu sabia."

"Compreendeu que aquela partida era, acima de tudo, uma libertação. O pássaro estava finalmente livre das amarras que o acompanharam por toda a existência."


quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Resenha: Playlist - vidas em singles - Leandro Schulai (DLL20: livro de autor brasileiro)

Última resenha de janeiro pro Desafio Literário Livreando (DLL20) \o/

No Playlist - vidas em single o Leandro Schulai traz 10 contos de diversas temáticas inspirados pelas seguintes canções: November rain, Waiting for love, Nuclear, Back to december, Emerald sword, Love love love, Last kiss, Eu nunca disse adeus, Heavy e Deixei de ser cowboy por ela.

Este é um livro que já me ganha pela proposta. Gosto muito de música e literatura e a junção destas duas coisas tinha tudo pra dar certo e o Schulai fez isso muito bem. Nos 10 contos contidos no livros, temos diferentes tipos de histórias: algumas foram leves e divertidas, umas mais sérias, tristes, outras que me levaram a refletir e alguns finais bem surpreendentes. Os contos me envolveram bastante e eu me via sempre me perguntando como iria acabar. Teve conto que eu queria até que continuasse. Gostei muito e recomendo!

A série Playlist vai contar com 4 publicações: duas já foram lançadas e a próxima está prevista para março desde ano.

Acesse a playlist no Spotify com as músicas que inspiraram os contos do livro


Resenha: O velho e o mar - Ernest Hemingway (DLL20: livro de capa branca)

Quarta resenha de janeiro do Desafio Literário Livreando (DLL20). Esse eu escolhi por sugestão de uma outra participante do desafio que o incluiu em sua TBR e, quando vi, lembrei que tinha em casa também e coloquei "O velho e o mar" como o meu livro de capa branca (sou muito grata por isso).

"O velho e o mar" segue Santiago que, após 84 dias sem pescar um peixe, enfrenta o alto mar na busca de tentar mudar a sua sorte e espantar a maré de azar. Sem a ajuda do menino que fora seu companheiro em outras ocasiões, obrigado a ajudar em outro barco, é na solidão que Santiago precisa enfrentar os desafios que o esperam.

Quando terminei a leitura do livro, a palavra que me veio a mente para descrevê-lo foi: emocionante. O texto me envolveu muito, trazendo muitas reflexões e me levando às lágrimas. Confesso que no início, achei que não ia curtir muito a história mas, ao entrar no mar com Santiago, ver seus pensamentos, sua luta, fui sendo conquistada. É impressionante ver a garra e a persistência do personagem, que não se deixa abater apesar da idade e das dificuldades. Mesmo sendo pescador, tem um respeito aos peixes e a natureza em geral. Por diversas vezes, sente falta de seu companheiro, o que mostra o carinho que lhe tem. Vou parar por aqui pra não correr o risco de dar spoilers. Enfim, curti muito a leitura.

Alguns dos meus trechos favoritos:

"Cada dia é um novo dia. É melhor ter sorte. Mas eu prefiro fazer as coisas sempre bem. Então, se a sorte me sorrir, estou preparado."

"—  Mas o homem não foi feito para a derrota — disse em voz alta. — Um homem pode ser destruído, mas nunca derrotado."

"... Agora não é o momento de pensar naquilo que você não tem. Pense antes no que pode fazer com aquilo que tem."


sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Resenha: Poesia que transforma - Bráulio Bessa (DLL20: livro de poesia)

Terceira resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Nem acredito!

O livro "Poesia que transforma" traz as poesias de Bráulio Bessa e um pouco da sua história de vida.

Eu conheci o trabalho do Bráulio através do quadro "Poesia com rapadura" no programa "Encontro com Fátima Bernardes" e já o admirava. Depois de ler esse livro fiquei ainda mais apaixonada. Suas poesias são carregadas de sentimento e de verdade, muitas vezes trazem mensagens de esperança, e é muito bonita a maneira como fala do Nordeste, defende e retrata a sua cultura. Confesso que foi uma surpresa muito boa quando vi que as poesias eram intercaladas com relatos de sua vida (não tinha reparado quando comprei, achei que só tinha poesia). Me encantou poder saber como foi o seu envolvimento com a arte e um pouco da sua luta. Amei conhecer um pouco o homem por trás dos versos. Ele menciona o incrível poder transformador da poesia falando não só de como transformou a sua vida mas também partilhando alguns depoimentos recebidos. Acho que não sei descrever bem o efeito de ler suas poesias, foi uma experiência muito boa. Pude refletir bastante e tenho certeza que voltarei pra reler algumas poesias depois.

Alguns dos meus trechos favoritos:
(a vontade era colocar o livro todo...)

"A vida não é postada
nem passa em televisão,
o HD do coração
é quem salva de verdade.
Prefiro a simplicidade
das coisas lá do Sertão."

"Acredite, pense e faça,
use sua intuição,
transforme sonho em suor,
pensamento em ação.
Enfrente cada batalha
sabendo que a gente falha
e que isso é natural,
cair para se levantar,
aprender para ensinar
que o bem é maior que o mal."

"Sei que dar presente é bom
mas bom mesmo é ser presente
ser amigo, ser parceiro
ser o abraço mais quente
permitir que nossos olhos
não enxerguem só a gente."