sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Resenha: Poesia que transforma - Bráulio Bessa (DLL20: livro de poesia)

Terceira resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Nem acredito!

O livro "Poesia que transforma" traz as poesias de Bráulio Bessa e um pouco da sua história de vida.

Eu conheci o trabalho do Bráulio através do quadro "Poesia com rapadura" no programa "Encontro com Fátima Bernardes" e já o admirava. Depois de ler esse livro fiquei ainda mais apaixonada. Suas poesias são carregadas de sentimento e de verdade, muitas vezes trazem mensagens de esperança, e é muito bonita a maneira como fala do Nordeste, defende e retrata a sua cultura. Confesso que foi uma surpresa muito boa quando vi que as poesias eram intercaladas com relatos de sua vida (não tinha reparado quando comprei, achei que só tinha poesia). Me encantou poder saber como foi o seu envolvimento com a arte e um pouco da sua luta. Amei conhecer um pouco o homem por trás dos versos. Ele menciona o incrível poder transformador da poesia falando não só de como transformou a sua vida mas também partilhando alguns depoimentos recebidos. Acho que não sei descrever bem o efeito de ler suas poesias, foi uma experiência muito boa. Pude refletir bastante e tenho certeza que voltarei pra reler algumas poesias depois.

Alguns dos meus trechos favoritos:
(a vontade era colocar o livro todo...)

"A vida não é postada
nem passa em televisão,
o HD do coração
é quem salva de verdade.
Prefiro a simplicidade
das coisas lá do Sertão."

"Acredite, pense e faça,
use sua intuição,
transforme sonho em suor,
pensamento em ação.
Enfrente cada batalha
sabendo que a gente falha
e que isso é natural,
cair para se levantar,
aprender para ensinar
que o bem é maior que o mal."

"Sei que dar presente é bom
mas bom mesmo é ser presente
ser amigo, ser parceiro
ser o abraço mais quente
permitir que nossos olhos
não enxerguem só a gente."



Nenhum comentário:

Postar um comentário