sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Resenha: O pássaro - Samanta Holtz (DLL20: livro romance de época)

Primeira resenha de fevereiro pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Nem acredito que estou conseguindo participar direitinho esse ano.

Pro tema romance de época, escolhi "O pássaro" da Samanta Holtz. Este livro estava há muito tempo na minha estante esperando para ser lido e durante a leitura eu só me perguntava 'por que demorei tanto?'

Ambientado numa sociedade feudal do século XIII, o livro conta a história de Caroline Mondevieu, filha de um poderoso barão, que tem uma vida rodeada de riquezas e luxo, mas também cheia de regras e imposições, e seu maior desejo é ser dona do seu próprio destino. Um domador de cavalos muito charmoso, com quem inicialmente não se dá muito bem, pode ser a ajuda necessária para alcançar seu sonho de liberdade. Muitos desafios e surpresas a esperam nessa jornada.

A escrita da Samanta é muito envolvente e já no início do livro fui conquistada pela história. Fui, por diversas vezes, surpreendida e não consegui segurar as lágrimas no final. Foi muito gratificante ver como a Caroline vai evoluindo ao longo da história, desde uma certa conversa na infância que muda sua maneira de ver o mundo até o momento que aprende assumir a consequência dos seus atos. A sua postura de lutar pelo que acredita e de não se submeter facilmente (que é o que se esperava das mulheres da época) consegue, aos poucos, contagiar aqueles que estão à sua volta, especialmente, sua mãe e sua irmã. E, é claro, não podia deixar de ter um bom romance. Inicialmente, se envolver romanticamente parece ir contra a busca de Caroline pela sua liberdade, principalmente considerando os costumes da época, mas ela aprende a aceitar os seus sentimentos. No entanto, as coisas não são nem um pouco fáceis. Haja treta! Haja coração! Simplesmente amei!

Alguns dos meus trechos favoritos:

"Foi meu sacrifício por você. O meu jeito de fazê-la saber que a amo. Mesmo quando nem eu sabia."

"Compreendeu que aquela partida era, acima de tudo, uma libertação. O pássaro estava finalmente livre das amarras que o acompanharam por toda a existência."


Nenhum comentário:

Postar um comentário