segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Resenha: Daughter of the deep - Rick Riordan (DLL21: que muitos estão comentando)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! A justificativa pra escolha desse livro é simples: Rick Riordan. Não escondo que sou fã do trabalho dele e, inclusive, esse ano aproveitei a companhia de uma amiga para reler todos os seus livros. É claro que eu ia ler seu lançamento mais recente de qualquer jeito mas fiquei feliz de ver repercussão suficiente nas minhas redes sociais para eu poder encaixá-lo no tema "que muitos estão comentando".

Trecho da sinopse:

Em sua mais nova aventura, Rick Riordan constrói uma releitura apaixonante e divertida de Vinte mil léguas submarinas, clássico de Júlio Verne, e nos conduz em uma viagem eletrizante até as profundezas do oceano. Com uma trama que reúne mistério, aventura, personagens apaixonantes e inúmeras referências à obra de Júlio Verne, A filha das profundezas é uma história imperdível sobre família, amizade e coragem, trazendo o olhar único de Rick Riordan sobre os erros e acertos daqueles que vieram antes de nós.

Eu amei tanto esse livro (para surpresa de 0 pessoas) que nem sei sobre o que escrever primeiro. Deixe-me começar por Nelinha da Silva. É isso mesmo, senhoras e senhores, temos uma personagem brasileiríssima, carioca e que fala "Vixe Maria" nesse livro. Eu sempre fico super animada quando vejo o Brasil sendo representado na literatura estrangeira. E uma coisa legal de eu ter lido no idioma original foi poder ver o que o autor optou por escrever em português mesmo. E a Nelinha é maravilhosa. Ela é uma das melhores amigas da nossa protagonista, Ana Dakkar, então, deu pra curtir bastante a sua participação. Tem um post super legal sobre ela no site Read Riordan.

Eu fiz questão de ler o 20 mil léguas submarinas antes desse livro pra "me preparar" e confesso que fiquei me perguntando como o Rick daria uma "pegada moderna" pra esse clássico. Eu não devia ter me preocupado porque ele foi impecável, como sempre! Acabei não chegando tão preparada quanto gostaria porque o livro também faz diversas referências a outra obra de Júlio Verne: A Ilha Misteriosa. Mas não se preocupe porque não é necessário ter lido nenhuma das duas obras. O autor fornece todas as informações necessárias na introdução e ao longo do livro. E permita-me mencionar que só de ler a introdução eu já estava apaixonada.

Não poderia deixar de mencionar nossa querida protagonista Ana Dakkar. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas e perdas sofridas, ela encarou todos os desafios, soube ser forte e foi brilhante. Tem tantos outros personagens apaixonantes nesse livro... Gostei muito da Ester e me surpreendi muito com o Gem, que acabou se tornando um dos meus favoritos.

Enfim, me deleitei com cada página da leitura. Ri, sofri, fiquei tensa, xinguei, ... Não falei muito sobre a trama com receio de dar spoiler mas pode esperar muita treta e ação. Já está mais do que óbvio que eu super recomendo a leitura! O livro já foi lançado aqui no Brasil pela Intrínseca e futuramente teremos a produção de um filme baseado na obra.

Alguns dos meus trechos favoritos (com tradução livre):

"... the impossible is merely the possible for which we don’t yet know the science."
(... o impossível é apenas o possível para o qual ainda não conhecemos a ciência.)

"The minutes turn into an hour. Funny how that happens when you put sixty of them together."
(Os minutos se transformam em uma hora. Engraçado como isso acontece quando você junta sessenta deles.)

Acabei não separando muitos porque não quis parar de ler pra copiar ou porque eram trechos que poderiam conter spoilers.

Resenha: Sejamos todos feministas - Chimamanda Ngozi Adichie (DLL21: escrito por uma mulher)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Tinha separado um outro livro pra esse tema (minha TBR postada no Instagram não me deixa mentir) mas, com os atrasos acumulados, acabei optando por essa leitura mais curta.

“A meu ver, feminista é o homem ou a mulher que diz: “Sim, existe um problema de gênero ainda hoje e temos que resolvê-lo, temos que melhorar”. Todos nós, mulheres e homens, temos que melhorar.”

Acho que esse trecho resume bem a reflexão que este livro traz. Depois te tantos anos de luta e discussão, ainda tem muita gente que não entende do que se trata o feminismo ou que a mulher já alcançou na sociedade atual uma condição de igualdade o que, infelizmente, não é verdade. A autora partilha várias de suas experiências para ilustrar as situações de desigualdade até hoje.

Enquanto ouvia os relatos (a Alexa me ajudou nessa leitura), me lembrei muito de uma palestra que assisti recentemente sobre a Desigualdade na academia: uma perspectiva da neurociência (disponível no Youtube). Nela, foram muito bem ilustradas situações em que a distinção é feita mesmo que inconscientemente. 

Temos muito que melhorar ainda e muito que lutar para termos uma sociedade mais igualitária. Super recomendo a leitura!

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Resenha: Vinte mil léguas submarinas - Júlio Verne (DLL21: autor francês)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Essa escolha foi bem especial porque esse livro foi um dos que ganhei da Tammy no Amigo Secreto do DLL ano passado. Parece que ela adivinhou que eu estava doida pra lê-lo desde que li All the light we cannot see. A Tammy sempre será lembrada em tudo que fizermos no DLL e durante essa leitura a lembrança estava ainda mais presente.

Nesta aventura, Verne constrói um submarino ultramoderno para a época (1866), o Nautilus. Nele, o capitão Nemo e sua tripulação cortam relações com a humanidade e partem para uma aventura marítima, já que para a sobrevivência precisam apenas da eletricidade obtida na imensidade do mar.

Eu fiquei encantada com a riqueza de detalhes presente nesse livro. Imagino que pra algumas pessoas, isso pode tornar a leitura um pouco cansativa, mas eu fiquei pensando no cuidado e no trabalho que o autor teve pra criar essa obra. Como se preocupou em explicar o funcionamento dessa máquina misteriosa, a complexidade dos lugares visitados e dos seres encontrados, sempre devidamente classificados. Minha cabeça de professora só ficava pensando que esse livro tem muito material para ser explorado em aulas de diversas áreas: ciências, matemática, geografia, história e, acho que se souber trabalhar, até na engenharia.

Achei muito interessante ver a interação de pessoas tão diferentes como professor Aronnax, Ned Land, Conseil. Temos também a figura misteriosa que é o capitão Nemo. Ficamos, junto com o professor, o livro inteiro tentando entendê-lo mas ainda terminamos meio confusos. O ser humano é complexo. rs Sei que esse é um livro que não deve agradar a todos, principalmente pela quantidade de descrições e narrações, mas eu amei. Eu provavelmente demoraria um pouco mais lendo se não tivesse a ajuda da Alexa mas não apreciaria menos. Já estou ansiosa pra ler os outros 5 livros do autor que tenho aqui. Expectativas foram criada! :)

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Resenha: A paciente - Cah Muniz (DLL21: que seja o primeiro de uma série)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Eu conheci o trabalho da Cah Muniz através do Instagram e, acompanhando a criação e a divulgação dessa série, estava doida pra ler. Fui adiando essa leitura ao máximo porque queria aguardar que todos os livros estivessem lançados antes de entrar na série, mas acabei não resistindo. rs Até o momento já foram lançados 4 dos 6 livros previstos e o último livro, A Mulher, tem lançamento previsto para maio de 2022.

Trecho da sinopse:

A Paciente é o primeiro livro de uma hexalogia de amizade e de valorização feminina, mas também de amor à moda antiga, onde o romance se apresentará nos detalhes, com sentimentos crescendo a cada capítulo. Recheados de cenas apaixonantes, provocarão suspiros e a esperança que o verdadeiro amor pode ser encontrado quando menos se espera.

LIVRO CONTÉM DIVERSOS GATILHOS EMOCIONAIS, NÃO RECOMENDADO PARA PESSOAS SENSÍVEIS

Optei por destacar essa parte final da sinopse, ao invés do início que menciona os personagens principais e a trama, porque acho que esses sentimentos todos foram o que mais me conquistaram nesse livro. Acho que me faltam palavras pra dizer o quanto amei esse livro! De verdade! Foram tantas emoções durante a leitura... Comecei xingando o Peter, depois rindo com a Dora, sofrendo com a Cathy, me indignando pelos acontecimentos, me apaixonando pelo Josh (e pelo Mike e pelo Robert e pelo Theo rs)! Uma história cheia de amizades verdadeiras, referências musicais, piadas nerds, superação de traumas, personagens apaixonantes, lições, ...

Uma coisa que fiquei pensando no início da leitura vendo todo o sofrimento da Cathy é que não temos noção da carga emocional que as pessoas carregam quando saem de um relacionamento abusivo. É muito fácil julgar pra quem está de fora, mas julgamentos não ajudam e sim apoio e amizade. Foi muito bom ver que a nossa protagonista teve o suporte necessário das pessoas que se preocupavam com ela.

Foi muito bom poder conhecer essa história e todos os personagens maravilhosos que fazem parte dela. Fiquei tão apegada que terminei o livro e voltei pra reler algumas das minhas cenas favoritas. Amei muito! Não estou nem preparada pra continuar a série agora porque sei que a autora vai maltratar meus queridos. Melhor aproveitar mais um pouco o quentinho no coração que esse final me deixou ouvindo a playlist do livro.

Alguns dos meus trechos favoritos:

"... eu preciso é de mim mesma para me recuperar."

"Pra evitar problemas existe uma prescrição médica antiga, chama-se moderação."

"Eu estou te libertando, Princesa. Para que eu possa amar você com o seu consentimento."

"Choraram por si mesmas, por abusos consentidos ao longo de suas vidas amorosas. Por ver outras mulheres em sofrimento, vítimas de machismo que não se findava. Choraram, sim: era preciso um pouco de sororidade."

"Cathy, não é porque ele é um poço de realizações que também não tenha águas turbulentas para vencer. Ele pode ser inseguro também, em relação a você. Todo mundo tem uma fraqueza. E se você for a dele?"

"... eu quero uma história sem fim com você."

sábado, 30 de outubro de 2021

Resenha: Chain of Iron - Cassandra Clare (DLL21: calhamaço)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Acho que já foi dito por aqui que sou fã do trabalho da Cassandra Clare, então, sempre que possível, aproveito a oportunidade pra encaixar seus livros no desafio. Com mais de 600 páginas, o Chain of Iron atende tranquilamente os critérios para ser considerado um calhamaço. Confesso que tinha planejado lê-lo no início do ano (cheguei até a começar), mas fui adiando a leitura para quando eu pudesse dar a ele a atenção merecida (oo talvez só estivesse adiando o sofrimento mesmo). rs

ALERTA: Pode conter spoiler dos livros anteriores.

Chain of Iron (Corrente de Ferro) é o segundo livro da trilogia The Last Hours (As últimas horas) e dá sequência aos acontecimentos de Chain of Gold (Corrente de Ouro).

Cassandra Clare continua me surpreendendo e me lembrando o quanto eu amo o que ela escreve, apesar de todo o sofrimento que ela me causa. Eu já sabia que ia sofrer nesse livro, mas definitivamente não estava preparada pra esse final. Não vou comentar muito sobre a trama pra não correr o risco de dar spoiler, mas posso dizer que foi um livro com bastante ação, muitas tretas e revelações. Amo como todos os personagens são muito bem construídos e reais, com qualidades e defeitos, com experiências e traumas que moldaram como são e a maneira como vivem.

Falando dos personagens que eu amo tanto, e com os quais sofro muito, preciso dizer como James é maravilhoso. Esse foi o pensamento que mais me ocorreu no início da leitura. Apesar das tretas (não posso contar quais), ele mostra todo o seu cuidado e preocupação, mostra o quanto é honrado e preza por ser sincero com seus amigos e por fazer o que acha certo. Pra quem não leu Ghosts of the Shadow Market, nesse livro é finalmente revelado o segredo do Matthew. Como eu quero pegar ele no colo e ajudá-lo a superar o trauma e se perdoar. Amei tanto ver a cena que teve do ponto de vista do Christopher, nosso cientista querido. E a Cordélia? Continua sendo maravilhosa, mas como senti sua angústia. São tantos personagens queridos que se eu começar a escrever sobre todos não vou parar: Thomas, Anna, Lucie, Will, Tessa, Magnus, Jem, ... Já até estou me afeiçoando a Ariadne e Alastair também, e sentindo pena da Grace. E tem personagens novos bem legais também. Dei umas boas risadas com a Filomena Di Angelo.

Acho que vale notar como o livro me levou a refletir sobre os segredos que mantemos e como isso afeta a nós mesmos e aos que amamos. E como os laços de amizade são importantes! Adoro ver a "peças" que se conectam com as outras séries do universo dos caçadores de sombras. 

Terminei o livro sofrendo horrores e angustiada, rezando pra que, no encerramento da trilogia, nossa querida autora possa dar um final feliz para nossos amados personagens. Acho que nem preciso dizer que aguardo ansiosamente o próximo lançamento.

Alguns dos meus trechos favoritos (com tradução livre):

"Don't have too much hope, Lucie. Sometimes hope is dangerous."
(Não tenha muita esperança, Lucie. Às vezes, a esperança é perigosa.)

"We are none of us perfect, and no one expects perfection. But when you have hurt people, you must allow them their anger. Otherwise it will only become another thing you have tried to take away."
(Nenhum de nós é perfeito e ninguém espera perfeição. Mas quando você magoa as pessoas, deve permitir que elas fiquem com raiva. Caso contrário, só se tornará mais uma coisa que você tentou tirar.)

"The wound is the place where the Light enters you."
(A ferida é o lugar onde a Luz entra em você.)

"I believe in forgiveness, you know. In grace. Even for the worst things we do."
(Eu acredito no perdão, você sabe. Em graça. Mesmo para as piores coisas que fazemos.)

"... when you want something very much, you are willing to accept the shadow of that thing. Even if it is just a shadow."
(... quando você deseja muito algo, está disposto a aceitar a sombra dessa coisa. Mesmo que seja apenas uma sombra.)

"... sometimes you cannot reconcile with someone else. Sometimes you have to find reconciliation on your own. Someone who broke your heart is often not the person who can mend it."
(... sometimes you cannot reconcile with someone else. Sometimes you have to find reconciliation on your own. Someone who broke your heart is often not the person who can mend it.)

"'That love is complicated,' said Cordelia. 'That it lies beside anger and hatred, because only those we truly love can truly disappoint us.'"
('Que o amor é complicado' disse Cordelia. 'Que está ao lado da raiva e do ódio, porque apenas aqueles que realmente amamos podem realmente nos decepcionar.')

"We are special, unusual, unique people. That means that we must be bold and proud, but also careful. Don't think you have so much to prove that it makes you foolish."
(Somos pessoas especiais, incomuns e únicas. Isso significa que devemos ser ousados e orgulhosos, mas também cuidadosos. Não pense que você tem tanto a provar que isso o torne um tolo.)

"'The nature of taking a vow,' he said, 'is that you must apply your will to fulfilling that vow. If I could no longer choose my order, choose my duty...' He shook his head. 'What would such a vow even mean'"
('A natureza de fazer um voto ', disse ele,' é que você deve aplicar sua vontade para cumprir esse voto. Se eu não pudesse mais escolher a minha ordem, escolha meu dever ...' Ele balançou a cabeça. 'O que tal voto significaria?')

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Resenha: Persépolis - Marjane Satrapi (DLL21: biográfico)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Eu tinha separado um outro livro pra esse tema, mas quando ganhei Persépolis das minhas amigas de presente de aniversário, quis logo arrumar uma desculpa para lê-lo e encaixei nesse tema.

Em Persépolis, a autora faz uma autobiografia em quadrinhos. Eu confesso que não sabia o que esperar desse livro mas fui positivamente surpreendida. Que história de vida!

Nos relatos de sua infância, vemos muito sobre sua cultura, o impacto da mudança dos regimes que dominavam seu país e a realidade da guerra. Acho que é algo muito difícil de imaginar para quem nunca vivenciou. Ainda na adolescência, ela se vê morando em outro país em busca de uma realidade melhor e enfrenta as dificuldades de viver como estrangeira e sem seus pais. Vemos alguns dos seus erros e o aprendizado que tirou deles, como foi importante o apoio da sua família, e toda a sua trajetória de crescimento e amadurecimento.

Acho que o que eu escrever aqui não vai fazer jus a essa história de vida. Ler esse livro foi uma experiência maravilhosa pra mim que, além de me permitir conhecer uma realidade diferente da minha, me proporcionou muita reflexão. Amei e recomendo!

Alguns dos meus trechos favoritos:

"A razão da minha vergonha e da revolução é a mesma: a diferença entre as classes sociais." 

"Na vida você vai encontrar muita gente idiota. Se te ferirem, pense que é a imbecilidade deles que os leva a fazer o mal. Assim você vai evitar responder às maldades deles. Porque não tem nada pior no mundo do que a amargura e a vingança... Seja sempre digna e fiel a você mesma."

"É o medo que nos faz perder a consciência. É ele também que nos transforma em covardes. Você foi corajosa! Estou orgulhosa de você!"

"Vivam juntos pelo tempo que se sentirem realmente felizes. A vida é curta demais para ser mal vivida."

"Tem razão. É difícil escolher entre o fanatismo de uns e o desprezo de outros."

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Resenha: Dom quixote de la mancha - Miguel de Cervantes (DLL21: que lembre sua infância)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Esse livro lembra a minha infância de maneira incomum: não por tê-lo lido mas por não ter lido. Eu ganhei o Dom Quixote da escola quando concluí o Ensino Fundamental e acabei não lendo. Finalmente, tomei vergonha na cara e li. Antes tarde do que nunca. rs

Em Dom Quixote de la Mancha, acompanhamos as aventuras de um fidalgo que resolveu se tornar um cavaleiro andante. Essa minha edição conta com a tradução e adaptação de Ferreira Gullar e ilustrações de Gustave Doré. Ela é bem bonita.

Já gostei bastante de ler a nota do tradutor no início do livro. Não sei se é porque estou ficando velha, mas gosto bastante de ler notas, apresentações, introduções. Acho que já me trazem pra dentro da história e enriquecem ainda mais a experiência da leitura quando apresentam o contexto em que se insere.

Apesar disso, não sabia ao certo o que esperar dessa leitura. De início, não pude julgar Dom Quixote: muitas vezes parece mais interessante se viver a fantasia que a vida real. Mas preciso confessar que eu não esperava que ele fosse me conquistar tanto. Ao longo do livro, ele e seu fiel escudeiro Sancho Pança foram me envolvendo de tal maneira que terminei o livro chorando. Me diverti muito com muitas de suas desventuras e fiquei admirada com sua coragem e determinação. Gostei muito dos vários provérbios citados por Sancho. Nem sei bem o que falar sobre o livro. Refleti bastante ao longo da leitura (isso tem acontecido frequentemente e acho que é outro sinal de que estou ficando velha rs). Gostei muito!

Alguns dos meus trechos favoritos:

"a virtude é mais perseguida pelos maus do que amada pelos bons." 

"... todos estamos sujeitos à morte e tão depressa se vai o cordeiro como o carneiro, e ninguém pode esperar mais horas de vida do que Deus lhe queira dar."

"Contanto que possa vê-la, tanto se me dá que sejam cercas ou janelas ou grades de jardim. Qualquer raio de sol de sua beleza será suficiente para iluminar-me."

"Na comédia é como na vida, ao fim de uma e de outra, a morte nos tira as roupas e vamos todos iguais para a cova."

"Porque quem erra e se emenda, a Deus se recomenda."

"Será, por ventura, perder tempo vagar pelo mundo, não para divertir-se, mas para experimentar-lhe as asperezas e assim conquistar a imortalidade?"

"junta-te aos bons que serás um deles."

"os valentes têm de ter resignação nas derrotas, tanto quanto têm alegria nas vitórias."

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Resenha: Esta indescritível liberdade - Igor Mendes (DLL21: de autor brasileiro nunca lido)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Eu tive o prazer de trabalhar com o Igor Mendes no Pré-Vestibular Social do CEDERJ no polo de Duque de Caxias e fiquei muito feliz quando soube do lançamento do seu livro. Estava ansiosa para conhecer seu trabalho na escrita e aproveitei o tema para ler a sua obra.

Sinopse:
A juventude pulsante de um adolescente de 15 anos. As brigas, as amizades, os amores e os ódios de uma época em que tudo é movimento. As dúvidas de um professor de uma escola de periferia, o impasse permanente entre o sonho de uma vida nova e a vida dura real de todos os dias. Sonhos desfeitos, o subúrbio que não é mais como antes, o passado que insiste em se fazer notar a cada momento. Um romance sobre existências comuns atravessadas pelos grandes dilemas do Brasil às vésperas das manifestações de junho de 2013.

O livro é de leitura fácil, possui capítulos curtos e intercala diferentes momentos da vida de André. O primeiro capítulo já joga uma "bomba" que me deixou intrigada e só bem depois fui entender como a história chega nesse ponto.

Foi uma leitura que me levou a refletir muito. O livro apresenta uma realidade difícil e não tão conhecida, um Rio de Janeiro não tão popular. Me levou a pensar muito sobre como nossas escolhas nos definem, os diferentes fatores que as influenciam, como escolhas que são consideradas ruins para uns podem ser boas pra outros e como, às vezes, parece não haver escolha.

Falando em Rio de Janeiro, curti muito que esse tenha sido o "cenário" escolhido. Adoro ler livros que se passam na minha cidade, reconhecendo bairros e referências, vendo a minha realidade retratada. Enfim, amei o livro e recomendo.

Alguns dos meus trechos favoritos:

"Bobagem essa coisa de 'enterrar o passado': ele é teimoso e fica." 

"A vida é uma coisa só, novelo que não se acaba e que vai se emendando."

"Aguentar as consequências é sempre um problema de convicção."

"Na adolescência, descobri que música podia ser muito mais do que som. Era também um jeito de ser, de pensar, de agir."

"Uma vez eu li uma frase que dizia que a felicidade não é um ponto no final duma estrada; ela é a própria estrada."

"A geração que nos antecedeu lutou contra um inimigo duro, mas, evidente, que era o regime militar. E a nossa geração, saberá afinal contra quem deve lutar?" 

"Por que, para ter pão, é preciso renunciar por completo à liberdade?"

"Como num filme, imaginava que pelo simples fato de termos razão, ou de supor que tivéssemos razão, tudo acabaria bem."

"Afinal, pode-se mudar de pele, mudar o coração é coisa muito mais difícil."

"Havia também uma enorme biblioteca, onde eu reparei, pela primeira vez, na riqueza que pode estar contida em alguns minutos de silêncio. Eu lia e lia, na escola, no trem, em casa. A música continuava importante, mas eu já não encontrava nas letras resumidas todas as respostas que a minha mente inquieta procurava."

"Incrível como se escreve e se canta sobre esta cidade, mas poucos  tão poucos  a conhecem por dentro."

domingo, 5 de setembro de 2021

Resenha: Em mil pedaços - Camila Dornas e Duda Razzera (DLL21: que tenha representatividade)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Para o tema "que tenha representatividade", escolhi este livro escrito em parceria por Camila Dornas e Duda Razzera que tem um protagonista negro: o Pietro. Vários livros da Camila já foram contemplados em resenhas anteriores do desafio, gosto do muito do trabalho dela e estava ansiosa pra ler mais essa obra.

Sinopse - Amazon:

Tayana viveu a infância e adolescência na estrada com sua mãe, dentro de um Impala com o toca-fita emperrado em uma música do Legião Urbana. Pietro, por sua vez, sempre se sentiu empacado no mesmo lugar, passando despercebido em meio às brigas constantes dos pais. Colocados frente a frente por conta de coincidências da vida, descobrem que têm muito mais em comum do que apenas o amor pela escrita e pelos livros. Mas, será que eles deixarão o passado para trás em busca de um futuro juntos?

Tem muita coisa que quero falar sobre esse livro mas, ao mesmo tempo, não sei se conseguirei colocar em palavras tudo que ele me fez sentir. Acho que ele me trouxe uma forte mensagem de amor e esperança. Você vê nele pessoas que enfrentam dificuldades, tem seus defeitos, mas buscam melhorar, por si e por aqueles que amam. Pessoas tentando superar traumas do passado, enfrentando seus monstros. Acho que isso faz ele ser muito real, e isso é algo que gosto muito nos livros porque me ajuda a refletir.

Esse é também um livro sobre família (e a gente sabe que família pode ser bem complicada), não só as unidas por laços sanguíneos. Amo como a literatura é um elemento central nessa história, através dos personagens que são leitores vorazes e escritores. Sempre fico muito feliz de ler sobre coisas que são presentes na minha vida e, nesse livro, além do amor pela literatura, vi também retratados a música (ouvida e tocada 💜), Física (através da profissão do Miguel) e o ambiente acadêmico.

Os trechos de letras do Legião Urbana no início dos capítulos deram um toque ainda mais especial nessa narrativa maravilhosa! Apesar de conhecer e amar várias das canções da banda, me dei conta de que ainda tem muitas que preciso conhecer.

A Tay que me desculpe mas eu preciso dizer que eu quero um Pietro pra mim. Ele soube enfrentar os preconceitos e desprezos da infância e lutou pelos seus objetivos. É leitor, poeta e músico. É maravilhoso! Estou apaixonada!

Amei muito! Parabenizo e agradeço às autoras por esta obra apaixonante. Elas souberam tratar com muita delicadeza diversos temas sensíveis.

Alguns dos meus trechos favoritos:

"Quero que alguém sozinho em uma parte menos bela do mundo leia o que eu escrevo e sinta esperança. Quero compartilhar, com minhas palavras, tudo de extraordinário que já senti."

"Nunca se envergonhe da sua felicidade. A vida é uma série de infortúnios. Momentos de felicidade verdadeira e descontrolada são o que fazem tudo valer a pena. Não os deixe escapar por medo do que os outros vão dizer."

"O amor é como uma planta delicada: quando você não cuida dele, ele se despedaça aos poucos até desaparecer."

"Minha vida importava, mesmo que algumas pessoas preferissem negar a minha relevância."

"A literatura tem o poder de resgatar algumas do abismo, o dom de te reerguer quando seus medos o derrubam. Nos livros, muitas vezes encontramos o conforto que não temos na vida."

"Todo mundo merece uma segunda chance."

"Todas as histórias são, afinal, sobre a natureza humana."

"Nascemos sozinhos, morremos sozinhos mas não precisamos viver sozinhos."

"Às vezes, as mentiras que contamos para nós mesmo são as mais perigosas."

"Vivemos em um mundo em que heróis acabam sendo desmascarados, nos mostrando que somos todos seres humanos que sangram, suam e choram."

"Monstros fictícios são menos assustadores que monstros da vida real."

"A vida é feita de alguns castelos que areia que são desmanchados por ondas do mar. Alguns a gente reconstrói, outros apenas deixamos sumir para sempre."

"Você é excepcional. Nunca deixe que ninguém te diga o contrário, nem mesmo eu."

"E o que é a vida se não uma luta pelo amor, em todas as suas formas?"

"Muitas coisas na vida são passageiras, quase tudo é incerteza, mas uma amizade verdadeira é o que te levanta quando todo o resto desmorona."

"Se aprendi algo com os últimos acontecimentos, é que não temos todo tempo do mundo. Temos nosso próprio tempo e nunca saberemos quando ele acabará."

(Melhor eu parar senão vou colocar o livro todo. Me empolguei um pouco, foi mal. rs)



sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Resenha: Sword Art Online 20: Moon Craddle - Reki Kawahara (DLL21: de autor asiático)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Eu sou apaixonada pelas light novels de Sword Art Online (SAO), então, encaixar uma delas nesse tema foi uma escolha mais do que natural. Estou só alguns volumes atrasada na leitura com relação aos lançamentos (só faltam 2 agora que li esse), mas até o fim do ano devo ficar "em dia".

ALERTA: Pode conter spoilers dos volumes anteriores.

O volume 20 é o segundo do Moon Craddle, que se passa durante o período que Kirito e Asuna passaram no Underworld em aceleração máxima. Os eventos narrados nesses dois volumes ocorrem pouco mais de um ano após a guerra e seguem a investigação de um assassinato.

Sou suspeita pra falar de SAO porque, como já falei, sou apaixonada. Os livros sempre me envolvem muito e, depois que começo a ler, não consigo largar. Pra mim, eles tem a mistura certa de ação, momentos divertidos e momentos fofos. Além do casal maravilhoso que eu amo e é um dos meus favoritos (Kirito e Asuna) esse volume dá bastante destaque a Ronie e Tiese, que agora são aprendizes na ordem dos Integrity knights.

Gosto muito de como vai se desenrolando a investigação do assassinato (ocorrido no volume anterior) e como vai ficando claro que tem muito mais coisa por trás do ocorrido. Acho que o livro acaba trazendo uma reflexão sobre a tentação do poder e da dominação e até que ponto isso pode levar. Adoro como o Conselho da Unificação, liderado por Kirito e Asuna, tem trabalhado para diminuir as injustiças no Underworld.

Uma coisa que me surpreendeu bastante mas gostei, foi ter uma parte da história narrada do ponto de vista da Tsukigake, filhote de dragão da Ronie. Foi diferente e bem fofinho. O autor deixa um gostinho de quero mais no final do livro. Algumas questões ficam "em aberto" e, pelo afterword, fica claro que o autor fez isso intencionalmente.

Amei e já estou ansiosa para ler o próximo volume que é o início de um novo arco do SAO.