sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Resenha: Sword Art Online 20: Moon Craddle - Reki Kawahara (DLL21: de autor asiático)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Eu sou apaixonada pelas light novels de Sword Art Online (SAO), então, encaixar uma delas nesse tema foi uma escolha mais do que natural. Estou só alguns volumes atrasada na leitura com relação aos lançamentos (só faltam 2 agora que li esse), mas até o fim do ano devo ficar "em dia".

ALERTA: Pode conter spoilers dos volumes anteriores.

O volume 20 é o segundo do Moon Craddle, que se passa durante o período que Kirito e Asuna passaram no Underworld em aceleração máxima. Os eventos narrados nesses dois volumes ocorrem pouco mais de um ano após a guerra e seguem a investigação de um assassinato.

Sou suspeita pra falar de SAO porque, como já falei, sou apaixonada. Os livros sempre me envolvem muito e, depois que começo a ler, não consigo largar. Pra mim, eles tem a mistura certa de ação, momentos divertidos e momentos fofos. Além do casal maravilhoso que eu amo e é um dos meus favoritos (Kirito e Asuna) esse volume dá bastante destaque a Ronie e Tiese, que agora são aprendizes na ordem dos Integrity knights.

Gosto muito de como vai se desenrolando a investigação do assassinato (ocorrido no volume anterior) e como vai ficando claro que tem muito mais coisa por trás do ocorrido. Acho que o livro acaba trazendo uma reflexão sobre a tentação do poder e da dominação e até que ponto isso pode levar. Adoro como o Conselho da Unificação, liderado por Kirito e Asuna, tem trabalhado para diminuir as injustiças no Underworld.

Uma coisa que me surpreendeu bastante mas gostei, foi ter uma parte da história narrada do ponto de vista da Tsukigake, filhote de dragão da Ronie. Foi diferente e bem fofinho. O autor deixa um gostinho de quero mais no final do livro. Algumas questões ficam "em aberto" e, pelo afterword, fica claro que o autor fez isso intencionalmente.

Amei e já estou ansiosa para ler o próximo volume que é o início de um novo arco do SAO.



domingo, 22 de agosto de 2021

Resenha: Uma dobra no tempo - Madeleine L'Engle (DLL21: adaptado para filme/série)

 Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! 

Em "Uma dobra no tempo", os irmãos Meg e Charles Wallace, acompanhados do amigo Calvin e com o auxílio de três senhoras misteriosas, saem uma missão para desvendar o desaparecimento de seu pai, um cientista que estivera trabalhando em um projeto sigiloso do governo.

Preciso começar dizendo que amo literatura infanto-juvenil e amei ler Uma dobra no tempo. Já tinha esse livro há algum tempo e vê-lo citado em uma das minhas leituras recentes (Sal and Gabi break the Universe) aumentou as minhas expectativas, que foram mais do que correspondidas. E definitivamente preciso ler mais obras de ficção científica. Sendo alguém que acabou enveredando pra área da Física, ver alguns elementos científicos inseridos em histórias é tão legal! E meu lado professora sempre fica se perguntando se eu conseguiria trabalhar alguns desses textos em sala de aula. Mas estou divagando muito, preciso falar do livro.

Gostei muito de como as crianças da família Murry, apesar de bem diferentes, são companheiros e se entendem e protegem. Amei o Charles Wallace, tão inteligente mesmo tão novinho. Me identifiquei com alguns dos questionamentos e expectativas da Meg. Gostei muito de como o Calvin, mesmo sendo de certa maneira um "elemento surpresa", foi membro essencial da equipe. E adorei as citações da sra. Quem!

Acho que o livro traz para reflexão questões muito importantes e gostei muito da lição que ele quer passar. Acredito que isso é uma característica essencial nos livros infanto-juvenis: trazer algum ensinamento. Recomendo!

Alguns dos meus trechos favoritos:

" — Acha que as coisas sempre têm uma explicação?
 — Sim, acredito que têm. Mas acho que, com nossas limitações humanas, nem sempre somos capazes de entender as explicações. Mas, você percebe, Meg, só porque não entendemos não significa que a explicação não exista."

"Não olhamos para as coisas que você diria que são vistas, mas para as coisas não vistas. Pois as coisas vistas são temporárias. Mas as coisas não vistas são eternas." 



sábado, 21 de agosto de 2021

Resenha: Nem o tempo - Stefânia Cedro (DLL21: que comprou pela capa)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Eu acho essa capa simplesmente maravilhosa e esse foi um dos motivos que me levou a querer ler esse livro. Ele furou a fila de leitura e eu não me arrependi nem um pouco. 

Confesso que pretendia lê-lo devagar, pra poder conciliar com minhas outras leituras, mas, quando fui ver, já estava devorando. Fui completamente envolvida pela história, me encantei com os personagens, me diverti com as diversas referências que a autora fez a músicas, filmes, livros, ... Isso sem falar as tretas! E como teve tretas nesse livro... #adoro 

Tenho medo de escrever muito e dar spoiler, mas preciso dizer que admirei muito a força da Giovana ao tentar seguir em frente apesar dos traumas. Amei como a Cami lutou pelos seus sonhos, além de ser uma excelente amiga. Me apaixonei pelo Logan por ser tão maravilhoso, perfeito e íntegro. Com certeza, teria muitas coisas maravilhosas pra falar sobre esse livro mas me fogem as palavras.

Amei e recomendo!

Alguns dos meus trechos favoritos:

"Não vou dizer que ele me completava, pois seu que não preciso de ninguém pra isso. Ele me acrescentava, me somava, ele fazia minha vida comum ser espetacular."

"A vida seria tão mais fácil se fôssemos capazes de controlar nossos sentimentos, um interruptor a ser desligado quando não fôssemos correspondidos."

Resenha: Nova Era - Paloma Brito (DLL21: do seu gênero preferido)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! É sempre um desafio pra mim apontar um gênero favorito porque gosto de vários e sou super aberta a diferentes aventuras literárias. Mas não tenho como negar que Fantasia é um dos meus favoritos e foi o que escolhi enquadrar nesse tema. Estou pra ler a trilogia "Nova Era" desde o ano passado e, finalmente, chegou o momento.

Neste livro, acompanhamos a trajetória de Arien, uma elfa da luz que nasceu marcada por um elemento incomum e possui poderes raros, que precisa aprender a usar para enfrentar os perigos que se aproximam.

Me encantei com o universo que a autora nos apresenta em Nova Era. Achei interessante cada elfo da luz ter um elemento associado e um poder característico, e estar ligado a um outro elfo (seu Aías) destinado a ser seu companheiro de batalhas. Gostei de acompanhar essa trajetória de descoberta e crescimento da Arien. Em muitos momentos, me identifiquei com suas incertezas e inseguranças. E o Calion? Simplesmente, maravilhoso! 💜 Não vou nem falar nada pra não dar spoiler.

Achei um excelente começo para série (simplesmente devorei o livro) e fiquei curiosa pra entender os mistérios e ver as tretas que ainda viriam (que agora já sei porque já li o resto da trilogia rs). Me apaixonei pela história e pelos personagens e fiquei feliz por contar com mais livros pra aproveitar. Além dos outros dois livros da trilogia, a autora já lançou também um spin-off e está prometendo mais (já quero!).

Alguns dos meus trechos favoritos:

"Você faz sua própria força, (...) Você só será medíocre se quiser ser medíocre, Arien. A força está dentro de você. Explore, deseje. O poder já é seu, você só precisa aceitá-lo."

"Esse é o problema em se esconder, em algum momento, alguém o encontra e enfrentar o inevitável é muito pior se não for por sua própria vontade."

"Depois da tempestade sempre vem a calmaria, Arien. Não quer dizer que não haverá mais tempestades. Quer dizer que tempestades sempre passam."

"O tempo podia até amenizar a dor da perda e conformar os corações revoltados, mas nunca apagaria as memórias daqueles que amaram verdadeiramente."

"Eu sei que tem coragem pra isso, pare de ofuscar e sabotar a si mesma!"

sábado, 31 de julho de 2021

Resenha: Gótico Suburbano - Hedjan C. S. (DLL21: de literatura nacional)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Conheci o trabalho do Hedjan quando participei das coletâneas literárias da Andross Editora e, quando soube do lançamento desse livro, fiquei muito curiosa pra lê-lo pela proposta que ele apresenta: contar histórias sombrias que se passam no subúrbio carioca. Adquiri meu exemplar na Bienal de 2019 e, finalmente, reservei um tempinho pra conferir essa obra. O livro contém 10 contos que exploram elementos cotidianos como pipas, bate-bolas, cachorros de rua, botecos, cemitérios, panfletos de simpatia, etc.

Os contos são de fácil leitura e gostei muito de como o autor soube explorar bem os elementos. Era muito fácil imaginar o cenário e o fator "assustador" se encaixava naturalmente nas diferentes situações. Um vagão de trem vazio à noite pode ser realmente bem perigoso e eu curti muito a maneira que o Hedjan se propôs a explorar isso. 

Como carioca, adoro quando leio livros que se passam no Rio de Janeiro. Gostei de ver a referência a diferentes bairros e regiões da cidade. Os contos foram muito bem trabalhados e confesso que teve um que o final me surpreendeu bastante. Recomendo!



sexta-feira, 30 de julho de 2021

Resenha: Harry Potter e a ordem da fênix - J. K. Rowling (DLL21: vencedor de algum prêmio)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Eu comecei a releitura dos 7 livros da série Harry Potter no ano passado em preparação para leitura de HP e a Criança Amaldiçoada, mas acabei pausando após a leitura do quarto livro. Aproveitei esse tema do DLL21 para retomar a releitura da saga. Quem quiser saber os prêmios conquistados pelo livro, só conferir na Wikipedia. Na primeira leitura que fiz há anos atrás, HP e a Ordem da Fênix foi um dos meus favoritos da saga e um dos exercícios que fiz ao longo dessa leitura foi avaliar se ele mantém o título e tentar identificar os fatores que me fazem gostar tanto dele.

AVISO: Essa resenha pode conter spoilers dos livros anteriores da série.

Sinopse - Amazon:

Tempos sombrios se abateram sobre Hogwarts. Depois do ataque dos Dementadores ao seu primo Dudley, Harry Potter sabe que Voldemort fará tudo para encontrá-lo. Muitos negam o retorno do Lorde das Trevas, mas Harry não está sozinho: uma ordem secreta se reúne no Largo Grimmauld para fazer frente às forças sombrias. Harry precisa permitir que o professor Snape o ensine a se proteger dos vorazes ataques de Voldemort à sua mente. Mas eles estão ficando cada vez mais fortes, e o tempo de Harry está acabando...

Acho sempre uma experiência muito legal reler um livro. Poder reencontrar personagens queridos, rever cenas apaixonantes e se deparar com fatos que tinha esquecido. Continuo gostando muito dessa saga e devo dizer que HP e a ordem da fênix ainda mantém o título de favorito dentre os livros. Quanto aos motivos, não sei se conseguiria fazer uma lista objetiva, mas acho que amo toda a carga emocional que tem nesse livro. Sinto junto com os personagens toda a tensão, dúvidas, descobertas, ... Esse livro revela muito sobre a luta contra o Lorde das Trevas, trama central da série. Uma das minhas cenas favoritas do livro é a conversa do Harry com o Dumbledore que tem no final (não darei detalhes pra não dar spoiler). Minha grande frustração ao assistir o filme quando foi lançado foi que essa cena, na minha opinião, não ganhou o espaço merecido. Enfim, amo o universo de Harry Potter e estou adorando essa experiência de reler os livro. Ah, preciso reconhecer que também tive ajuda da Alexa nessa leitura. rs

quarta-feira, 30 de junho de 2021

Resenha: Rachel - R. F. Lucchetti (DLL21: que termine em um dia)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Esse livro é pequeno e tem menos de 100 páginas, então, achei que seria uma boa pedida pra esse tema.

Rachel é o quinto volume da Coleção R. F. Lucchetti, mas não é necessário ter lido os anteriores porque são independentes. Nele acompanhamos a visita de Oliver Collins a seu amigo Richard e sua esposa Rachel e nos deparamos com um grande mistério envolvendo a residência e a vida do casal.

O livro, assim como os volumes anteriores, tem um texto inicial sobre o autor. É algo que eu acho muito interessante e a trajetória do mestre R. F. Lucchetti é incrível. Indo para a história do livro, o autor começa com um prólogo de meia página que já revela que vai terminar em treta, atiçando a curiosidade do leitor. A maior parte do livro consiste no relato de Oliver Collins através do qual tentamos entender como as coisas aconteceram e como chegamos a cena do prólogo, que recebe um complemento no epílogo. O livro é de leitura fácil e rápida. Gosto muito da escrita do autor. Adorei as várias referências a outras obras feitas ao longo do livro e fiquei super intrigada com o mistério de Rachel. 

quinta-feira, 3 de junho de 2021

Resenha: O Códex dos Caçadores de Sombra - Cassandra Clare e Joshua Lewis (DLL21: livro que abandonou)

Era pra ter sido a terceira resenha de maio pro Desafio Literário Livreando (DLL21), mas acabei atrasando um pouco o término da leitura. Apesar de eu não vê-lo dessa maneira (porque sempre tive a intenção de retomar a leitura), esse é o mais próximo de um livro "abandonado" que tenho, já que cheguei a começá-lo algumas vezes mas acabei optando por adiar a leitura. Agora ele finalmente foi lido e só falta eu concluir a leitura de Chain of Iron para zerar a fila de livros da Cassandra Clare não-lidos. \o/

O Códex é apresentado como uma espécie de manual para caçadores de sombras, então, inclui as informações sobre a "organização", desde o armamento comumente utilizado aos tipos de demônios conhecidos, descrição sobre os membros do submundo, a magia utilizada, etc.

Talvez esse "formato de manual" tenha sido um dos motivos que me fez enrolar para lê-lo, mas me encanta a riqueza de informações apresentadas nesse livro que só reforça o cuidado e a maestria empregados pela Cassandra Clare na criação do universo dos caçadores de sombra. A cada livro lido me apaixono ainda mais. Além disso, o livro possui ilustrações lindíssimas e conta com anotações de três personagens já conhecidos, Clary, Simon e Jace, "reagindo" à leitura do Códex. Isso dá um toque ainda mais especial ao livro e nos dá a sensação de fazermos parte desse mundo. Leitura mais do que recomendada para quem é fã e quer se aprofundar no universo dos caçadores de sombra.



segunda-feira, 31 de maio de 2021

Resenha: O necromante-rei - Nina O'Neill (DLL21: publicado esse ano de 2021)

Segunda resenha de maio pro Desafio Literário Livreando (DLL21). Eu tinha escolhido um outro livro pra esse tema mas acabei enrolando para lê-lo, então, resolvi aproveitar esse conto que li esse mês e que se encaixa no tema.

Sinopse - Amazon:

Haverá tradição mais cruel no reino de Usor que o Duelo dos Príncipes? Quando morre um rei, irmãos enfrentam um ao outro em um combate até a morte, a fim de decidir quem ascenderá ao trono. Iago, o mais novo dos herdeiros, vive trancado no quarto com pilhas de livros, e mal consegue manejar uma espada. Seu pai doente está com os dias contados — e Iago também, pois sabe que não tem a menor chance de derrotar seu meio-irmão, Ivan, na batalha vindoura. Preocupada com a possibilidade de perder o filho, a rainha Valentina propõe a Iago que peça auxílio de um monstro detentor de magia antiga. O problema é que toda ajuda vem com um preço.

Esse foi o primeiro conto lançado pela Nina e eu amei a escrita dela e como tudo foi muito bem descrito. A leitura é super fluida e o conto foi bem rápido de ler. Gostei muito da maneira como foi construído o cenário, com tradições, costumes, magia, etc. Achei diferente e muito interessante o método de "escolha" do sucessor. 

Um ponto mencionado e que me fez refletir bastante foi os avanços que alcançamos pelo "medo da morte". 

"Todo o conhecimento que constitui a maior conquista da humanidade só existe por conta de pessoas que temem a morte."

Acho que eu não tinha parado pra pensar na nossa busca por curas e prolongamento da vida como uma consequência desse medo, ou na arte como uma necessidade de deixar um legado e ser "eterno". Enfim, o conto mostra aonde vai a busca por poder e até que ponto leva a ambição. Adorei e recomendo!


domingo, 16 de maio de 2021

Resenha: Vendetta - Leandro Schulai (org.) (DLL21: de contos)

Primeira resenha de maio pro Desafio Literário Livreando (DLL21). Eu tenho este livro desde o seu lançamento, em 2016, e, apesar de ter me empolgado bastante com a proposta, ainda não tinha lido, até agora. 

A Andross Editora é especializada na publicação de antologias. O Vendetta conta com 22 contos de diversos autores de diferentes partes do Brasil (minha irmã é um deles).

Uma coisa muito legal de ler antologias é justamente poder conhecer a obra de diversos autores. Achei muito interessante a escolha da temática de vingança e a primeira coisa que me admirou foi a criatividade vingativa dessa galera. Alguns contos foram bem inesperados pra mim. As histórias são bem diversas. Cheguei a ficar com pena das vítimas em algumas delas, em outras o tiro saiu pela culatra. 

Um dos meus contos favoritos foi o Vasectomia do Valter Morigi, gostei muito da inteligência da vingança aplicada e, de certa forma, considero que teve um final feliz. Sou meio suspeita pra falar do conto da minha irmã, o Enfim, mas nessa releitura (claro que o dela eu já tinha lido, né?) eu fui lembrada do quanto ele é forte, acho que ele traz uma boa reflexão com relação ao sentimento de culpa. De maneira geral, curti bastante a leitura do livro!