segunda-feira, 31 de maio de 2021

Resenha: O necromante-rei - Nina O'Neill (DLL21: publicado esse ano de 2021)

Segunda resenha de maio pro Desafio Literário Livreando (DLL21). Eu tinha escolhido um outro livro pra esse tema mas acabei enrolando para lê-lo, então, resolvi aproveitar esse conto que li esse mês e que se encaixa no tema.

Sinopse - Amazon:

Haverá tradição mais cruel no reino de Usor que o Duelo dos Príncipes? Quando morre um rei, irmãos enfrentam um ao outro em um combate até a morte, a fim de decidir quem ascenderá ao trono. Iago, o mais novo dos herdeiros, vive trancado no quarto com pilhas de livros, e mal consegue manejar uma espada. Seu pai doente está com os dias contados — e Iago também, pois sabe que não tem a menor chance de derrotar seu meio-irmão, Ivan, na batalha vindoura. Preocupada com a possibilidade de perder o filho, a rainha Valentina propõe a Iago que peça auxílio de um monstro detentor de magia antiga. O problema é que toda ajuda vem com um preço.

Esse foi o primeiro conto lançado pela Nina e eu amei a escrita dela e como tudo foi muito bem descrito. A leitura é super fluida e o conto foi bem rápido de ler. Gostei muito da maneira como foi construído o cenário, com tradições, costumes, magia, etc. Achei diferente e muito interessante o método de "escolha" do sucessor. 

Um ponto mencionado e que me fez refletir bastante foi os avanços que alcançamos pelo "medo da morte". 

"Todo o conhecimento que constitui a maior conquista da humanidade só existe por conta de pessoas que temem a morte."

Acho que eu não tinha parado pra pensar na nossa busca por curas e prolongamento da vida como uma consequência desse medo, ou na arte como uma necessidade de deixar um legado e ser "eterno". Enfim, o conto mostra aonde vai a busca por poder e até que ponto leva a ambição. Adorei e recomendo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário