quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Resenha: A torre de Nero - Rick Riordan (DLL20: livro de mitologia)

Última resenha pro Desafio Literário Livreando deste ano (DLL20). Quando eu penso em mitologia, automaticamente penso nos livros de Rick Riordan e a leitura pra esse tema não poderia ser outra.

"A torre de Nero" é o quinto e último livro da série "As provações de Apolo" onde acompanhamos a trajetória do ex-deus enfrentando a punição que o tornou o adolescente mortal Lester Papadopoulos. Ele tem a missão de libertar cinco oráculos antigos para se mostrar digno e tentar recuperar seus poderes divinos. Neste livro, Apolo precisa enfrentar Nero e sua antiga inimiga Píton para finalmente concluir suas provações. Será que ele vai conseguir retomar seu status de deus do Olimpo?

Eu estava bem ansiosa pra ler esse livro por ser a conclusão de mais uma série maravilhosa do Rick Riordan. Eu sou completamente apaixonada pelos seus livros e esse também não me decepcionou. Uma das coisas que mais me conquistou foi todo crescimento e o aprendizado que Apolo teve durante esse período como mortal e a evolução de seu relacionamento com todos que o apoiaram (principalmente com a Meg). Adorei ter um pouco mais de Nico e Will. Eles são tão fofos juntos! E tantos outros personagens maravilhosos que eu amo rever. Já estou com saudade dessa galera! 

Alguns dos meus trechos favoritos:

"(...) Lembre-se de como é ser humano. (...) Jason se referia às melhores coisas: defender uma causa justa, colocar os outros em primeiro lugar, ter uma fé teimosa de que se podia fazer a diferença, mesmo que significasse morrer para proteger seus amigos e suas crenças."

"Mudança é uma coisa frágil. Exige tempo e distância."

"Ser humano é seguir em frente, se adaptar, acreditar na sua capacidade de melhorar as coisas. Esse é o único jeito de dar significado à dor e ao sacrifício."

"Talvez fosse isso que Estige havia tentado me ensinar: não importava o quanto declamasse uma promessa aos quatro ventos, nem que palavras sagradas usasse. O que importava era se você estava falando sério. E se a promessa valia a pena ser cumprida."



domingo, 20 de dezembro de 2020

Resenha: No coração da floresta - Mayra Lacerda (DLL20: livro de capa verde)

Primeira resenha de dezembro pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Conheci a Mayra justamente através do DLL e foi muito legal acompanhar um pouco a sua preparação pro lançamento desse livro, o que me deixou ainda mais ansiosa para lê-lo. Gostei muito de poder encaixá-lo num dos temas do DLL desse mês e participar da leitura coletiva organizada pela autora.

No livro, uma garota em fuga acaba presa numa armadilha e é resgatada por um misterioso caçador. Ambos trazem segredos em suas vidas e marcas deixadas pelo passado. Nem tudo é como aparenta ser...

No coração da floresta me conquistou já nas primeiras páginas. A leitura é super fluida e o mistério te envolve de tal maneira que a vontade é de não parar de ler. A cada página eu me via conquistada pela história e queria entender os segredos escondidos pelos protagonistas. 

Falando neles, que personagens maravilhosos! Ambos estão aprendendo a conviver com a sombra de seu passado e, de certa forma, estão num processo de superação e cura. A sinopse do livro já adianta que "nem tudo é como aparenta ser..." e é muito verdade! Quanto mais os conhecia, mais me apaixonava por eles. Eles já moram no meu coração. 

E, além disso, tem o romance! Apesar de tentarem muito, eles não conseguem evitar a aproximação e, mesmo com as complicações, é um relacionamento muito bonito de se ver!

Tem também personagens secundários cativantes e muito mais treta no livro que não posso comentar pra não dar spoiler. Só posso dizer amei muito o livro e recomendo!

Quase que eu esqueço de mencionar as referências musicais. Eu simplesmente AMO livros que citam trechos de músicas. As citações desse livro são perfeitas e ele tem uma playlist ma-ra-vi-lho-sa que está disponível no Spotify.

Alguns dos meus trechos favoritos:

"E quem é você para julgar que criatura merece viver ou morrer?"

"Eu procuro força, não para ser maior que meus irmãos ou irmãs, mas para lutar contra o meu maior inimigo — eu mesmo."

"Ela precisava dele. Ele tinha que estar inteiro para ajudá-la."

"Vê-la tão indefesa, orando para seus deuses, pedindo força e amparo... o partiu em pedaços. Os pedaços que ele lutava dia após dia para manter juntos. Mas o que era a sua dor perto do que ela sentia? Por mais que ela nada tenha dito, ele sabia que era pesado demais para ela carregar sozinha."

"Nenhuma cicatriz nasce de uma bela história (...) o que faz diferença é a forma como curamos a ferida."

"Os cortes mais profundos não aparecem na superfície."

"Um casal sempre deve resolver tudo juntos, qualquer decisão que tenham que tomar... devem resolver juntos, andando lado a lado na mesma direção. Mas não se pode forçar uma pessoa a seguir a sua direção ou fazer o que ela não quer, sob o pretexto do amor."

Achei a trilha sonora deste blog!

Eu sou apaixonada pela trilha sonora do musical The Lightning Thief - The Percy Jackson Musical que é baseado no livro "O ladrão de Raios" do Rick Riordan, primeiro da série Percy Jackson e os olimpianos (que eu amo). Um dos meus sonhos é poder assistir esse musical. No início do ano, eles lançaram uma versão deluxe do álbum incluindo algumas faixas bônus e uma dessas faixas tem tudo a ver com esse blog (e comigo).

Acho que o título desse blog reflete, ao mesmo tempo, minhas inseguranças e meu esforço em continuar tentando, apesar das falhas. Eu logo me apaixonei por Try e ela se tornou uma das minhas músicas favoritas. A retrospectiva do Spotify desse ano não me deixa mentir já que ela foi a música que mais ouvi na plataforma (olha a imagem).


Claro que essa paixão foi em grande parte pela identificação que tive com a letra da música. Um dos trechos diz o seguinte:

"Eu posso falhar, mas não significa que eu não vou tentar!"

Tem ou não tem tudo a ver? Ela se tornou um incentivo adicional para todas vezes em que eu pensava em desistir (e foi devidamente incluída na minha playlist "motivacional"). 

Uma das minhas tentativas que deu frutos esse ano e foi o que me fez reativar esse blog foi o Desafio Literário Livreando (DLL20). Eu já tinha tentado participar do desafio no ano passado mas, apesar de ter interagido com o pessoal e feito algumas leituras, não cheguei a postar nenhuma resenha. Esse ano eu participei com sucesso em quase todos os meses. Essa conquista, apesar de não ser muito grande, me deixou muito feliz (e trouxe esse blog de volta à vida). Dá pra conferir todas as resenhas aqui no blog.

Alcancei mais alguns objetivos, falhei em outros, mas sigo tentando! O importante é não desistir!

Segue o vídeo com a música:


Meu trecho favorito:

I already know it
I’ll probably blow it
But I’m going there anyway
 
I may fail you
I may fail you
I may fail
But doesn’t mean that I won’t try
 
I may fail you
I may fail you
I may fail
But it doesn’t mean that I won’t try
I’ll try

A letra completa pode ser encontrada neste link


terça-feira, 24 de novembro de 2020

Resenha: A linhagem - Camila Dornas (DLL20: livro do seu gênero favorito)

Segunda resenha de novembro pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Conheci o trabalho da Camila através da LC que ela organizou de "O violino escarlate" em setembro. Depois disso, decidimos continuar lendo seus outros livros e eu, sempre que possível, vou encaixando nos temas do DLL. A linhagem foi o escolhido da vez. Eu tenho dificuldade de escolher só um gênero favorito, mas fantasia é com certeza um dos que amo.

Sinopse - Amazon:

Londres do século XVIII. A capital da Inglaterra era um dos mais importantes centros do mundo. Vestidos pomposos, elegância e boas maneiras. Um tempo onde as posses e a reputação regiam a sociedade. A igreja possuía poder absoluto e condenava aqueles os quais pesava a suspeita de bruxaria – a arte oculta temida e repudiada pelo senso comum. Nesse cenário intimidador, surge uma mulher especial, com dons inimagináveis. E um destino grandioso.

Acho que já ficou claro que me apaixonei pela escrita da Camila (já é o terceiro livro dela que leio) e, mais uma vez, ela não me decepcionou. Esta foi mais uma história cativante com personagens fortes e apaixonantes, e também aqueles que você odeia (leia-se Julian). Sério! Eu odiei o Julian desde o começo do livro e, conforme continuava lendo, o sentimento só se intensificava. A protagonista, Evangeline, é muito forte, aguentou passar por muita coisa, teve que saber lidar com o que a tornava diferente e, apesar das dificuldades, continuou tendo um bom coração. Claro que ela também teve ajuda e pôde contar com seus amigos fieis. E o que falar de Henry? Que pessoa maravilhosa! Estou apaixonada por ele. Enfim, amei muito o livro. 

Este livro ainda tem o diferencial de fazer parte do mesmo universo de Subconsciente, que li no mês passado, o que tornou a experiência ainda melhor. A Camila ainda está devendo mais um livro nesse universo. Aguardo ansiosamente e, enquanto isso, vou lendo os outros livros dela (só faltam dois pra zerar a lista rs).

Alguns dos meus trechos favoritos:
(acabei nem anotando muitos porque estava empolgada na leitura rs)

"Acredito que todos nós somos como vulcões dormentes. Que, a cada novo problema, vamos acumulando pressão até atingir um ponto de colapso e entrar em erupção."

"... a questão é que todos tem segredos. Alguns segredos começam como uma forma de se proteger. Outros segredos são usados como armas contra aqueles que os guardam. E há ainda os segredos que, quando revelados, causam o mesmo efeito de um furacão e alteram tudo que você achava que sabia."

"Mas, no fundo, sabia que quando se ama alguém, ela permanece em seu coração e em suas lembranças, mesmo que não permaneça em sua vida."


 

Resenha: O sagrado magistério - Coleção Escola da Fé - vol. III - Felipe Aquino (DLL20: livro que seja o próximo de uma série)

Primeira resenha de novembro pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Tenho aproveitado o DLL pra ler alguns livros que tenho há bastante tempo e ainda não li. Pegando o incentivo que tive de ler o volume sobre a Sagrada Escritura em setembro, li os outros dois livros da coleção Escola da Fé nos meses seguintes sendo O Sagrado Magistério, último volume da série, leitura de novembro.

A coleção Escola da Fé, composta por três livros, tem por objetivo esclarecer e fortalecer a fé do povo de Deus, católico, que muitas vezes desconhece ou tem dúvidas sobre os pontos mais importantes da fé. Neste volume III, é possível conhecer a importância do Magistério da Igreja, querido por Jesus para governá-la na terra.

Foi muito gratificante pra mim finalizar essa coleção. Entender a estrutura da Igreja e a fé que professamos é muito importante. Esse volume sobre o Magistério da Igreja, entre outros pontos importantes, traz uma explicação sobre os documentos pontifícios, um resumos sobre os concílios realizados com suas decisões principais, a estrutura da cúria romana, textos sobre a Sagrada Eucaristia e alguns pronunciamentos do papa João Paulo II. Foi uma leitura muito enriquecedora. Certamente este é um livro que vou recorrer pra consultas futuras. Pretendo continua lendo e estudando para conhecer cada vez mais a minha Igreja Católica Apostólica Romana.

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Resenha: Subconsciente - Camila Dornas (DLL20: livro de suspense)

Segunda resenha de outubro pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Mais uma vez, a escolha do livro foi influenciada pela LC organizada pela autora. Depois da leitura de "O violino escarlate", decidimos continuar lendo outros livros e eu, sempre que possível, vou encaixando nos temas do DLL. 

Sinopse - Amazon:

Paris de 1922. O mundo se recuperava das consequências da Grande Guerra. Em uma geração regada à luxúria e boemia, o sonho de Olga Chevalier era ser a maior cantora que o mundo já viu. Suas ambições começam a mudar quando uma dançarina do famoso cabaré Moulin Rouge é assassinada, e o dom de Olga passa a levá-la até os sonhos e a mente do assassino. Amor, desejo e mistério se unem nessa trama alucinante... Em quem confiar? Em situações extremas, até seu próprio dom pode traí-la

Como sofri com os personagens desse livro! Tanto pelos acontecimentos do passado quanto pelo que aconteceu durante a trama do livro (e que trama!). A Camila não teve pena de nenhum deles, mas tudo o que eles passaram serviu pra mostrar a força que têm. Admirei a coragem e a determinação de Olga desde o início por como ela sobreviveu a ausência dos pais e cuidou do irmão, como soube lidar com seus dons, por como soube buscar os seus sonhos e ainda decidiu investigar o sumiço de sua colega de Moulin Rouge. O mistério sobre esse acontecimento permeia todo o desenrolar da história e eu confesso que não cheguei nem perto de adivinhar e, quando achei que estava tudo resolvido, ainda tinha mais treta.

Além da Olga, tem muitos outros personagens super apaixonantes: Jean, com seu carinho e cuidado com todos ao seu redor, Vincent, com seu ar misterioso, Adeline, com sua fofura, seu Leroy e tantos outros. Tem os "detestáveis" também mas vamos deixar só os legais. Adorei saber que o livro conta com menção e participação de alguns personagens de "A linhagem", outro livro da autora. Fiquei ainda mais ansiosa para lê-lo agora em novembro.

Apesar de todo sofrimento, tem muito amor nesse livro!  Amei muito!

Alguns dos meus trechos favoritos:

"Se não há ninguém nesse mundo que você ama, que se lembrará de você, de certa maneira, uma parte de você está morta."

"Quando olho para as constelações, elas me fazem ter plena consciência de que por milhares de anos, homens e mulheres têm feito exatamente a mesma coisa, e olhado para o mesmo céu. Pensar nisso me dá a sensação de que há algo maior, e que eu sou pequeno, quase insignificante. Por mais que algumas estrelas morram, o céu continua basicamente o mesmo. É como eu vejo a eternidade."

"Não há nada mais fascinante que o universo cósmico (...). Quanto mais se descobre a respeito, mais confuso ele se torna. Imagino se não vivemos dentro de um buraco negro e se nosso universo inteiro não se encontra dentro de um outro universo."

"As pessoas ignoram a maldade das outras o tempo todo, talvez pensem que é normal, talvez tenham medo de fazer alguma coisa. Como eu poderia lidar com o fato de saber que posso encontrar esse homem, e talvez impedi-lo de fazer isso com outras pessoas, e simplesmente não fazer nada a respeito? O que isso diria sobre mim?"

"O amor não é necessariamente algo fácil e simples, minha Marie. Às vezes, ele é cheio de defeitos, mas não é menos amor por causa disso."

"Ninguém é cem por cento bom ou cem por cento ruim, Olga. Nem mesmo eu. Somos imprevisíveis e todos têm algo sombrio em nós mesmos, que podemos ou não mostrar ao mundo. É o que faz tudo interessante."

"... se em algum lugar do mundo alguém se importa o suficiente para lhe escrever, essa pessoa merece ser lida, ..."

"Me diga apenas uma coisa na vida que não é um clichê e eu te darei os parabéns. Tudo o que está sendo feito agora já foi feito milhares de vezes antes de você, e será feito milhares de vezes depois que você se for."

"Ter medo é da natureza humana, e não é algo do que se envergonhar. Mas quando você encontra algo maior que todos os seus medos, algo pelo qual lutar, então eles se tornam insignificantes."

"Eu não era uma donzela em perigo, era uma mulher que acreditava em lutar e em fazer a própria sorte. Se quisesse sobreviver, teria que fazê-lo por minha conta. Sem esperar que um homem em armadura viesse me resgatar. Eu era minha própria guerreira. E vencer aquela batalha cabia a mim."



quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Resenha: Blackmail - Dani Smith (DLL20: livro de capa preta)

Primeira resenha de outubro pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Eu já tinha adquirido o e-book de Blackmail quando foi lançada a pré-venda do livro físico mas o incentivo para lê-lo justamente esse mês veio por ser a leitura promovida pelo Clube do Livro da Bia (e eu nem gosto de ler em grupo rs).

Sinopse da Amazon:
"Trenton e Caroline se conheceram na faculdade. Ele, quarterback do time de futebol americano e ela, uma gordinha que era invisível para a maioria dos seus colegas de classe. Os anos se passam e a gordinha invisível se transforma na dona de um império. O jogador de futebol americano, com ambições de ser um grande advogado, volta a cruzar o caminho de Caroline. Esse reencontro traz à tona sentimentos antigos carregados de revolta, atração e uma química avassaladora."

Fui totalmente conquistada por Blackmail e devorei o livro. Me apaixonei pela história de Caroline e Trenton e fiquei querendo mais. Dois personagens fortes, lutando pelos seus objetivos e ideais. Caroline que deixou pra trás alguns traumas e buscou superá-los, e que teve garra para assumir o legado da família. Gostei muito de ver o empenho que ela tinha em defender os direitos das mulheres. Trenton tendo que enfrentar uma mudança inesperada e aceitar a rejeição do pai para seguir a carreira profissional que desejava. E que casal maravilhoso! Gostei muito de como o relacionamento deles foi se desenvolvendo. Amei ver o cuidado, respeito e admiração que tinham um com o outro. 

Claro que não só de protagonistas vive a história. Tem outros personagens maravilhosos, como o Ethan, melhor amigo de Trenton, que mesmo com seus próprios problemas estava sempre por perto ajudando. Ele até ganhou um livro contando sua história (que já li e amei). Tem mais um monte que amei e alguns que estavam lá pra atrapalhar a vida dos nossos queridos (faz parte) mas vou parar porque senão me alongo e começo a dar spoilers. rs

Outra coisa que amei foram as referências musicais. Fiquei com muita vontade de conhecer as músicas de John Mayer. É, como o pacote é completo, temos também ação e cenas calientes.

Alguns dos meus trechos favoritos:

"Por qual motivo chegamos a esse ponto em nossas vidas, que simplesmente paramos de nos importar com nossas próprias coisas?"

"Sentimentos nunca são besteira e você sempre deve dar ouvidos ao que sua razão fala, independente do seu coração. O coração muitas vezes é traiçoeiro, se alimenta de ideias alheias, de projeções de outras pessoas..."

"O difícil é um amontoado de coisas fáceis."

"Siga seu coração e pense com calma e clareza antes de tomar uma decisão. Nunca aja por impulso (...) Dessa forma tudo dará certo."



domingo, 27 de setembro de 2020

Resenha: A sagrada escritura - Coleção Escola da Fé - vol. II - Felipe Aquino (DLL20: livro lançado antes de 2016)

Segunda resenha de setembro pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Tenho aproveitado o DLL pra ler alguns livros que tenho há bastante tempo e ainda não li. Esse é um deles. O incentivo adicional para escolhê-lo pra setembro foi a celebração do mês da Bíblia, que fazemos sempre nessa época do ano na Igreja Católica. Fiquei feliz de conseguir encaixá-lo neste tema: livro lançado antes de 2016. Esta é a 9ª edição deste livro, publicada em 2015. 

A coleção Escola da Fé, composta por três livros, tem por objetivo esclarecer e fortalecer a fé do povo de Deus, católico, que muitas vezes desconhece ou tem dúvidas sobre os pontos mais importantes da fé. Neste Volume II, temos uma exposição da Sagrada Escritura à luz do ensinamento da Igreja. É um curso bíblico que ajuda a entender melhor a Bíblia.

Foi uma experiência maravilhosa e de muito aprendizado ler esse livro. É sempre enriquecedor poder aprender mais sobre a Sagrada Escritura e este livro apresenta as coisas de maneira simples, destacando os diversos fatores que devem ser considerados na interpretação do texto sagrado e da importância da tradição e do magistério para seu correto entendimento. Adorei a contextualização histórica e os resumos do livros bíblicos. Terminei o livro com a certeza de que preciso ler e estudar mais sobre a minha fé.



terça-feira, 15 de setembro de 2020

Resenha: O violino escarlate - Camila Dornas (DLL20: livro nacional)

Primeira resenha de setembro pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Confesso que eu tinha separado um outro livro pra esse tema mas não resisti quando vi a divulgação da LC que a autora estava organizando desse livro e ele acabou "roubando" a vaga. 

O violino escarlate conta a história de Maya que, durante o funeral de sua avó, se depara com um violino que, ao ser tocado, faz com que apareça o fantasma de sua avó, e ela lhe confia a missão de devolver o violino ao verdadeiro dono.

A história de Maya divide espaço no livro com as histórias de sua avó, Rosa. Os flashbacks do passado nos permitem entender um pouco mais o que há por trás do misterioso violino, e claro, sempre há mais do que imaginamos... 

É muito fácil se envolver com as histórias de Maya e Rosa e se apaixonar por essas duas mulheres maravilhosas. Rosa com uma garra e determinação de seguir seus sonhos e enfrentar a realidade de sua época. Maya com sua coragem para superar os traumas do passado e seguir em frente apesar de seus medos e inseguranças. Me apaixonei pela Rosa desde o primeiro capítulo, pelas impressões de seus amigos e familiares, e fui admirando-a cada vez mais ao acompanhar sua história. Sofri muito com Maya, por tudo que ela teve que enfrentar e por toda insegurança que foi fruto disso. 

Quis destacar as características dessas protagonistas maravilhosas, mas me apaixonei por muitos outros personagens também, como Diego 💜, Juan, Carmen, e odiei outros também, como o Nicolas (quis dar um soco na cara dele).

É um livro que traz representatividade, com protagonistas negras fortes, e que trata de temas importantes como relacionamento abusivo, ditadura militar e tráfico de drogas. 

Senti junto suas alegrias, mas também suas dores e sofrimentos (faz parte, né?). Um livro com muito amor, superação e magia. Recomendo muito!

Alguns dos meus trechos favoritos:

"Apenas aqueles que se atrevem conquistam coisas verdadeiramente extraordinárias."

"Era engraçado como um elogio fazia aquilo com as pessoas. Cada um de nós tinha esse poder de transformar o dia de alguém com poucas palavras."

"Surpresas são maravilhosas. Se você fica preso em velhos hábitos, perde novas experiências. E a vida é sobre aproveitar cada experiência. Cada uma delas."

"As pessoas só podem te quebrar se você deixar. Não deixe."

"Mas a verdade é que ninguém nunca vai ser tão perfeito quanto você imagina."

"Amor é a essência da vida, Maya. É a única coisa pela qual vale a pena lutar com tudo o que tem. A única coisa pura e verdadeira em um mundo corrompido. É tudo. Tudo."

"E ali, com ele diante de mim, olhando-me como se eu fosse tudo o que sempre quis, eu acreditei. Acreditei em magia e em milagres e no extraordinário. Acreditei que qualquer coisa fosse possível."

"Amor de verdade deve ser fácil e tão natural quanto respirar. Deve ser sua calma no meio de qualquer tempestade."

"É sempre mais fácil aceitar as críticas dos outros que os elogios. Nós nos dizemos que os elogios são só por educação, mas nos convencemos de que as críticas são verdades absolutas."

"E não tem nada errado em chorar, mas quando você tiver terminado, levante e comece de novo."

"Todos fazemos escolhas, todos cometemos erros e não adianta nada remoer aqueles erros. O melhor que eu podia fazer era seguir em frente e tentar ser melhor. Todos os dias."

"Seja corajosa. Seja ousada. E nunca peça desculpas por ser quem é."

"Amor de verdade, do tipo que muda seu mundo, é um risco. Se você abre seu coração, está deixando-o vulnerável e pode tê-lo partido. Mas amar de verdade e com todo o coração vale a pena. Cada segundo."

"Estamos todos um pouco quebrados, querida. Mas, às vezes, encontramos alguém cujos cacos se encaixam nos nossos. Alguém disposto a segurar sua mão enquanto você os reconstrói."

(acho que me empolguei com as citações, e ainda tinha mais rs)



domingo, 30 de agosto de 2020

Resenha: O código das águias - Paola Giometti (DLL20: livro de fábulas)

Quinta resenha de agosto pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Já tinha esse livro há alguns anos e ainda não tinha lido. Esse tema foi uma excelente oportunidade para finalmente lê-lo.

O código das águias é o segundo livro da série Fábulas da Terra e conta a história de transformação da jovem águia Hankpa. 

Eu fui completamente conquistada pela história do Hanpka. Quando ainda estava "aprendendo" a ser uma águia (hábitos de voo, caça, etc.), ele vê sua vida tomar um rumo inesperado e precisa aprender a viver sob o "código das águias" e, através deste, se vê criando vínculos inesperados. É encantador ver como ele vai mudando sua visão, criando laços, e mostrando como é possível a convivência entre duas espécies diferentes, havendo respeito entre elas. É muito lindo ver a amizade entre Hanpka e o Velho Águia.

É um livro que fala de maneira muito bonita sobre o processo de transformação e toda coragem que é necessária para enfrentá-lo. Amei muito o livro e super recomendo. Além da história ser maravilhosa, as ilustrações, feitas pela própria autora, são lindíssimas.

Alguns dos meus trechos favoritos:

"Na vida, tudo tem um motivo para acontecer, apesar de não termos controle sobre quase nada disso. Nem mesmo os ancestrais podem controlar o destino. Mas eles podem nos dar sinais do amanhã."

"Até então, você estava falando sobre como amizades podem nos ensinar coisas boas. Por que questiona agora se devo ou não me importar com aquele que cuidou de mim?"

"Mesmo sabendo que a morte vinha sem aviso, a águia acreditou que, quando se instiga um indivíduo a sobreviver, é possível adiar a morte. Pelo menos por um tempo."

"Você nunca deixará de ser o que é. Mas pode se transformar em qualquer coisa que deseja. Uma transformação bem aqui dentro. — Apontou para o peito, indicando o coração."