terça-feira, 30 de agosto de 2022

Resenha: 1808 - Laurentino Gomes (DLL22: livro sobre realeza)

Primeira resenha de agosto pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Para esse tema de realeza, aproveitei que já estava lendo com as minhas amigas esse livro que fala sobre a vinda da família real portuguesa pro Brasil e sobre os impactos e mudanças que causaram aqui.

Trecho da sinopse: 

Considerada por muitos historiadores como a mais importante decisão tomada pelo príncipe regente e futuro rei Dom João VI durante os treze anos de permanência da corte portuguesa no Rio de Janeiro, a efetivação do Reino Unido colocou um ponto final no período colonial brasileiro e deu início de fato ao processo de Independência do país. “A criação do Reino Unido foi decidida em meados de 2014 no Congresso de Viena, que reuniu na Áustria as potências vencedoras de Napoleão”, explica Laurentino Gomes. “Foi uma decisão tomada praticamente à revelia da corte portuguesa no Rio de Janeiro e anunciada na Europa muito antes de que os próprios brasileiros e portugueses tomassem conhecimento dela.”

Esse livro foi uma aula de história e tanto. O autor trata as temáticas de maneira clara, apresentando o seu contexto e motivações. Foi muito enriquecedor pra mim entender melhor sobre esse momento histórico e eu pude me dar conta de que preciso aprender bem mais sobre o meu país. Ainda estou impressionada por entender vários eventos que estavam interligados e outros aspectos da escravidão no Brasil. Em muitos momentos fiquei assustada com como eram as coisas naquela época. Gostei muito do livro e prentendo ler outros do autor.



sábado, 30 de julho de 2022

Resenha: Protetora - Thais Lopes (DLL22: livro sobre guerra)

Terceira resenha de julho pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Na série Crônicas de Táiran, o que não falta é guerra e no livro "Protetora" o negócio vai ficando ainda mais sério na disputa entre a Coligação e a aliança formada para defender Ionessen. Então, acho que ele encaixa no tema tranquilamente. rs

Sinopse:

Desde tempos imemoriais, a linhagem de Táiran guarda Ionessen. Seja como guerreiros ou conselheiros, eles são idolatrados, temidos… E odiados. Duas guerras e séculos manipulando as pessoas ao seu redor lhes deram mais inimigos que aliados e um novo conflito pode derrubar tudo que lutaram para proteger. Para a Arqui-Guardiã Krisla Táiran, o que está acontecendo é uma repetição do começo das guerras do passado. Sozinha e sendo caçada, ela só tem uma opção: confiar no assassino que salvou sua vida, mesmo que Tervan seja o oposto de tudo o que ela se tornou. E quando o dom da previsão só mostra morte, eles precisam criar a possibilidade de um futuro não só para eles – mas para toda Ionessen.

Avisos de conteúdo: sangue, violência explícita, sexo explícito, morte (passado e presente), tortura física (passado e presente).

Eu estava muito ansiosa por esse livro, então, assim que Amazon liberou eu já engatei na leitura e sacrifiquei algumas horas da madrugada. Que livro maravilhoso! É impressionante ver com os acontecimentos da série vão se conectando para um cenário que fica cada vez mais complexo, e a treta só piora. 

Quem leu os dois primeiros livros da série já tinha vislumbrado a figura imponente e poderosa que é a Krisla e poder acompanhá-la nesse livro foi TUDO! Além de confirmar o quão sinistra ela é, podemos conhecer mais sobre sua história, suas motivações e entender decisões que precisou e precisa tomar. E o Tervan? Que homem é esse? Me apaixonei: sim ou com certeza? Como guerreiro, como líder, como companheiro, ... em todos os aspectos só posso defini-lo como perfeito! Adorei ver como o relacionamento entre esses dois foi se desenvolvendo. É claro que não só tem romance no livro (afinal, encaixei num tema de guerra). O conflito com a Coligação está cada vez mais sério e alianças e sacrifícios são necessários. Pode contar com muita ação ao longo da leitura. Gostei muito de rever outros personagens já conhecidos e amados como Aíla, Kai, Zid, Ezi, Edel e Thria. Falando em Edel e Thria, estou super ansiosa para descobrir o que me aguarda no próximo livro da série.

Resenha: Antes que a morte morra - Victor Marques (DLL22: livro escrito por autor da sua cidade/estado)

Segunda resenha de julho pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! O Victor Marques não só mora no meu estado como tive o prazer de conhecê-lo quando fui sua professora no pré-vestibular. Não sei se ele já escrevia na época mas eu só conheci seus livros depois. Aproveitei esse tema para ler um dos seus contos que ainda não tinha lido.

Sinopse:

Nenhuma morte é registrada na cidadezinha de Santa Temis, no Amazonas, há décadas. Dona Laura, a mulher mais velha da região, afirma que matou a Morte, e, por essa razão, ninguém morre, morreu ou morrerá depois desse dia. Seu tataraneto, Vicente, está buscando entender mais sobre a vida e a morte, e acabará descobrindo que sempre há um elo entre anjos e demônios.

A palavra que me veio a mente para descrever esse conto foi surpreendente. Com a temática proposta eu esperava toda uma abordagem fantasiosa em torno da Morte mas o conto é bem mais real do que eu pensei. Acompanhamos o pequeno Vicente que sempre ouviu de sua tataravó histórias sobre como ela matou a Morte. Sua curiosidade o leva a querer saber mais sobre o assunto o que leva ao desenrolar dos acontecimentos. Eu fui muito surpreendida pelo final e gostei muito! 

Resenha: HP e a criança amaldiçoada - J.K. Rowling, John Tiffany & Jack Thorne (DLL22: livro que se passe na Europa)

Primeira resenha de julho pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Finalmente, parei de enrolar e li o oitavo livro da série Harry Potter. Quem já conhece esse universo, sabe que os eventos se passam na Inglaterra e resolvi aproveitá-lo para o tema "que se passe na Europa".

Sinopse:

Sempre foi difícil ser Harry Potter, e não é mais fácil agora que ele é um sobrecarregado funcionário do Ministério da Magia, marido e pai de três crianças em idade escolar. Enquanto Harry lida com um passado que se recusa a ficar para trás, seu filho mais novo, Alvo, deve lutar com o peso de um legado de família que ele nunca quis. À medida que passado e presente se fundem de forma ameaçadora, ambos, pai e filho, aprendem uma incômoda verdade: às vezes as trevas vêm de lugares inesperados.

Sou fã de toda saga Harry Potter e cheguei a reler os 7 livros da série para me preparar para ler HP e a criança amaldiçoada. Queria refrescar a memória para poder aproveitar ao máximo. Confesso que não sabia bem o que esperar dessa estória porque não procurei saber muito a respeito mas curti muito o livro! Dei uma pausa só porque estava lendo outros livros mas os últimos 75% do livro eu li de uma vez.  Ser um roteiro não me atrapalhou em nada durante a leitura. Pude mergulhar normalmente nos acontecimentos, me angustiei com os problemas de relacionamento entre Harry e Alvo, adorei a ideia de explorar as possibilidades e mostrar o que poderia ter acontecido com fatos diferentes. Foi muito bom poder reencontrar alguns personagens queridos e conhecer novos. Tenho certeza que assistir a esse espetáculo deve ser uma experiência maravilhosa.

 

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Resenha: The Story of a Life - Aharon Appelfeld (DLL22: livro que você não leria, indicado por outro participante ou amigo)

Terceira resenha de junho pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Não tenho o hábito de ler biografia, apesar de ter gostado bastante das poucas que li. Definitivamente não teria lido esse livro se minha amiga não tivesse indicado e sou muito grata a ela porque a leitura foi maravilhosa.

Que leitura prazerosa foi esse livro! A maneira como o autor vai narrando os acontecimentos da sua vida é super envolvente e carregada de sentimentos. Tendo sido uma criança que passou pelo campo de concentração, ele carrega mais sensações do que memórias, e compartilha um pouco com o leitor como isso impactou a sua vida.

Fiquei impressionada com tudo que ele passou, e encantada com a maneira que ele apresenta os "eventos" da sua vida. Me peguei diversas vezes refletindo ao longo da leitura. Dentre as muitas coisas que me chamaram a atenção, uma delas foi como a falta da sua língua materna ou de mais informações sobre sua história e ancestrais pode ser muito sentida. Gostei muito de ler também sobre como foi sua evolução na escrita.

Estão me faltando palavras para descrever a experiência que foi ler esse livro. Amei muito!

terça-feira, 28 de junho de 2022

Resenha: Vigilante - Thais Lopes (DLL22: livro escrito por autor americano)

Segunda resenha de junho pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Como o nosso bom e velho Brasil também é parte da América, aproveito o tema para ler mais uma obra nacional. E vai ter mais Thais sim!

Sinopse:

A mercenária Ezi aprendeu cedo que precisava se esconder se quisesse sobreviver. E, acima de tudo, não podia deixar que os Guardiões soubessem quem era ou do que era capaz. Uma única batalha tinha destruído anos de cuidado. Agora era apenas uma questão de tempo até que a Ordem mandasse alguém atrás dela, como haviam feito com seus pais. Quando o Arqui-Guardião Ziderrenoh é levado para a vila onde ela está se escondendo, Ezi não sabe o que pensar. Ele é um inimigo, mas também é a pessoa que desafiou seus superiores por Ezi - e que agora precisa dela para não reviver um pesadelo. Mas se esconder não é mais uma opção. Forças do passado estão de volta e Ezi precisa lidar com as consequências do que fez. E, talvez, um inimigo seja exatamente a pessoa que ela precisa ter ao seu lado.
Avisos de conteúdo: sangue, xenofobia, violência explícita, sexo explícito, morte de familiares (passado, fora da página), mortes, tortura psicológica (passado, fora da página).

Estou cada vez mais apaixonada por esse Universo apresentado nas Crônicas de Táiran. Neste livro aprendemos mais sobre as guerras passadas e sobre os povos antigos. Fico maravilhada com a complexidade de tudo e com vontade de saber mais. 

O que falar de Ezi e Zid? Fiquei encantada com os dois, com como tudo o que vivenciaram os tornou mais fortes e como o relacionamento entre eles foi se desenvolvendo. Eles são tão fofos juntos! Claro que não tem só romance nessa história, tem bastante ação. Tretas e conflitos é o que não falta nesse livro. Amei e recomendo.



Resenha: Perfume de fogo - Thais Lopes (DLL22: livro com narração em primeira pessoa)

Primeira resenha de junho pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Já manifestei por aqui o meu amor pelos livros da Thais e estou aproveitando pra encaixar tudo dela que posso no desafio desse ano. Dentre os seus livros publicados, esse é um dos poucos que faltava eu ler. Só falta mais um agora para zerar a lista. Ainda bem que ela já tem mais alguns lançamentos anunciados.

Sinopse:

A única coisa que Larissa quer é continuar vivendo sua vida sem chamar a atenção de ninguém. Depois de seis anos fugindo, se esconder já é algo natural. Mas tudo vai por água abaixo quando ela dá de cara com um híbrido na sua casa. Rastrear quem matou a alma gêmea de Samuel é o tipo de coisa que pode colocar Larissa no caminho das bruxas – justamente as pessoas de quem ela se esconde. E Samuel ser o híbrido mais forte que ela já conheceu só piora a situação. Mas, querendo ou não, ela não tem a opção de voltar atrás. Bruxas e híbridos estão em uma guerra silenciosa há séculos. Novos conflitos não são uma novidade. Porém, quando os demônios se envolvem, o preço de qualquer confronto pode se tornar alto demais. E, presa no meio de tudo o que está acontecendo, Larissa tem três escolhas: ajudar seus inimigos, se aliar aos seus adversários ou trair quem salvou sua vida.

Bruxas, híbridos e demônios reunidos numa fantasia urbana maravilhosa! 

Fiquei com muita vontade de conhecer melhor BH pra conseguir identificar todos os lugares citados no livro. Curti muito a treta e como tudo se resolveu. Adorei como, apesar de todas as “tentações” e “cobranças”, Larissa se manteve fiel ao que acreditava ser certo.

Me diverti muito ao ler nos agradecimentos qual foi a inspiração para o Purgatório. Fiquei com gostinho de quero mais. Adoraria ler uma continuação e saber o que aconteceu depois com Larissa, Samuel e os outros. Amei!

segunda-feira, 30 de maio de 2022

Resenha: Hooky - Míriam Bonastre Tur (DLL22: livro que ganhou de presente)

Terceira resenha de maio pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Esse foi um presente de uma amiga que tem sido minha companheira de leitura há algum tempo e claro que esse foi mais um livro que lemos juntas e discutimos. E seguimos na leitura de Hooky acompanhando os outros capítulos seguintes disponíveis no Webtoon.

Sinopse:

Quando Dani e Dorian perderam o ônibus para a escola de magia, eles nunca pensaram que seriam traidores declarados de sua própria espécie! Agora, graças a uma série de contratempos, eles estão sendo perseguidos por poderosas famílias mágicas em busca do profetizado Rei das Bruxas e da realeza em busca de príncipes desaparecidos. Mas eles não estão sozinhos. Com um encrenqueiro local, uma princesa e um professor que podem ver o futuro do lado deles, eles podem limpar seus nomes... mas eles podem curar seu reino dilacerado?

Minha primeira alegria ao pegar esse livro foi ver que tinha uma Dani. É sempre bom conhecer outra Dani! :) 

Esse quadrinho é  muito fofo. Alguns personagens podem parecer um pouco irritantes no início (compreensível já que são adolescentes rs) mas é muito legal ver como vão aprendendo e amadurecendo diante de todas as dificuldades enfrentadas. E não são poucas! O livro é cheio de ação e aventuras. Fui me apaixonando por todos os personagens, não só Dorian e Dani, mas também Mark, Mônica, Nico, e tantos outros. 

Estou amando a história e ansiosa para ver como termina (principalmente com a treta que está rolando agora que tá tensa). Ainda bem que a história já finalizada!

Resenha: Tempestade - Thais Lopes (DLL22: livro com um conto)

Segunda resenha de maio pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Sigo na meta de ler todos os livros da Thais e, dentre as suas obras publicadas, tinha esse conto que resolvi encaixar nesse tema.

Sinopse:

Já faz tempo demais desde a última chuva. Tempo demais desde que o rio secou. Novos Anjos está condenada – uma cidade livre no meio do que se tornou um deserto, eles não têm a menor chance de sobreviver. A última esperança da cidade é Alanna, a bibliotecária humana que passa seus dias entre livros antigos em busca de uma solução... Um milagre, na verdade. Mas essa solução pode estar mais próxima do que ela imagina – e pode ser algo que ela não está pronta para encarar.

Eu já nem sei como começar resenhas dos livros da Thais porque, escrito por ela, já sei que vai ser maravilhoso antes mesmo de ler e ela nunca me decepciona, então, claro que amei esse conto. 

Com seres fantásticos, livros e inspirado em música, não tinha como não ser bom. Apesar de, desde o início, já estar claro que Alanna representa o que resta de esperança em encontrar uma chance de sobrevivência, eu me surpreendi ao entender qual o seu verdadeiro papel. 

Adorei!

Resenha: Um romance fora de época - G. Goulart (DLL22: livro que seja o mais novo da estante)

Primeira resenha de maio pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Comprei a edição física de "Um romance fora de época" fortemente influenciada pelos brindes que a acompanhavam. rs Comecei a leitura pouco tempo depois de tê-lo recebido e acabou sendo a escolha ideal pra este tema.

Sinopse:

Clarice, portuguesa, realista, jornalista e caça mistérios. Co-criadora de um renomado blog de contos e lendas, Clarice viaja o mundo à procura de mistérios e as verdades que eles escondem. Uma lenda, a ponto de completar seus 200 anos, é renascida na Escócia. E Clarice será obrigada a viajar para descobrir a sua verdade obscura e publicar esta história. O que Clarice não poderia imaginar era que esse mistério escondia uma história real, ao encontrar um antigo diário, que aparenta registrar a verdade em meio aos segredos, Clarice faz um pedido e acorda em 1833, no meio de uma rede de Intrigas e perigos. Sua única chance de voltar para casa? Desvendar esse mistério, e para isso terá que viver o seu próprio romance de época. O gênero mais superestimado da literatura moderna. Será que ela vai conseguir? 

Eu ri muito com a Clarice, pela sua personalidade e pela maneira como lidava com a galera do século XIX. Gostei da sua relação com a música. Curti bastante perceber que tinha mais por trás do mistério que ela foi investigar. 

As meninas procurando casamento e pedindo dicas foram uma diversão extra. Gostei muito que elas foram todas boas amigas para Clarisse.

Só fiquei triste que acabou muito rápido. Queria mais momentos do casal.