sábado, 30 de julho de 2022

Resenha: HP e a criança amaldiçoada - J.K. Rowling, John Tiffany & Jack Thorne (DLL22: livro que se passe na Europa)

Primeira resenha de julho pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Finalmente, parei de enrolar e li o oitavo livro da série Harry Potter. Quem já conhece esse universo, sabe que os eventos se passam na Inglaterra e resolvi aproveitá-lo para o tema "que se passe na Europa".

Sinopse:

Sempre foi difícil ser Harry Potter, e não é mais fácil agora que ele é um sobrecarregado funcionário do Ministério da Magia, marido e pai de três crianças em idade escolar. Enquanto Harry lida com um passado que se recusa a ficar para trás, seu filho mais novo, Alvo, deve lutar com o peso de um legado de família que ele nunca quis. À medida que passado e presente se fundem de forma ameaçadora, ambos, pai e filho, aprendem uma incômoda verdade: às vezes as trevas vêm de lugares inesperados.

Sou fã de toda saga Harry Potter e cheguei a reler os 7 livros da série para me preparar para ler HP e a criança amaldiçoada. Queria refrescar a memória para poder aproveitar ao máximo. Confesso que não sabia bem o que esperar dessa estória porque não procurei saber muito a respeito mas curti muito o livro! Dei uma pausa só porque estava lendo outros livros mas os últimos 75% do livro eu li de uma vez.  Ser um roteiro não me atrapalhou em nada durante a leitura. Pude mergulhar normalmente nos acontecimentos, me angustiei com os problemas de relacionamento entre Harry e Alvo, adorei a ideia de explorar as possibilidades e mostrar o que poderia ter acontecido com fatos diferentes. Foi muito bom poder reencontrar alguns personagens queridos e conhecer novos. Tenho certeza que assistir a esse espetáculo deve ser uma experiência maravilhosa.

 

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Resenha: The Story of a Life - Aharon Appelfeld (DLL22: livro que você não leria, indicado por outro participante ou amigo)

Terceira resenha de junho pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Não tenho o hábito de ler biografia, apesar de ter gostado bastante das poucas que li. Definitivamente não teria lido esse livro se minha amiga não tivesse indicado e sou muito grata a ela porque a leitura foi maravilhosa.

Que leitura prazerosa foi esse livro! A maneira como o autor vai narrando os acontecimentos da sua vida é super envolvente e carregada de sentimentos. Tendo sido uma criança que passou pelo campo de concentração, ele carrega mais sensações do que memórias, e compartilha um pouco com o leitor como isso impactou a sua vida.

Fiquei impressionada com tudo que ele passou, e encantada com a maneira que ele apresenta os "eventos" da sua vida. Me peguei diversas vezes refletindo ao longo da leitura. Dentre as muitas coisas que me chamaram a atenção, uma delas foi como a falta da sua língua materna ou de mais informações sobre sua história e ancestrais pode ser muito sentida. Gostei muito de ler também sobre como foi sua evolução na escrita.

Estão me faltando palavras para descrever a experiência que foi ler esse livro. Amei muito!

terça-feira, 28 de junho de 2022

Resenha: Vigilante - Thais Lopes (DLL22: livro escrito por autor americano)

Segunda resenha de junho pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Como o nosso bom e velho Brasil também é parte da América, aproveito o tema para ler mais uma obra nacional. E vai ter mais Thais sim!

Sinopse:

A mercenária Ezi aprendeu cedo que precisava se esconder se quisesse sobreviver. E, acima de tudo, não podia deixar que os Guardiões soubessem quem era ou do que era capaz. Uma única batalha tinha destruído anos de cuidado. Agora era apenas uma questão de tempo até que a Ordem mandasse alguém atrás dela, como haviam feito com seus pais. Quando o Arqui-Guardião Ziderrenoh é levado para a vila onde ela está se escondendo, Ezi não sabe o que pensar. Ele é um inimigo, mas também é a pessoa que desafiou seus superiores por Ezi - e que agora precisa dela para não reviver um pesadelo. Mas se esconder não é mais uma opção. Forças do passado estão de volta e Ezi precisa lidar com as consequências do que fez. E, talvez, um inimigo seja exatamente a pessoa que ela precisa ter ao seu lado.
Avisos de conteúdo: sangue, xenofobia, violência explícita, sexo explícito, morte de familiares (passado, fora da página), mortes, tortura psicológica (passado, fora da página).

Estou cada vez mais apaixonada por esse Universo apresentado nas Crônicas de Táiran. Neste livro aprendemos mais sobre as guerras passadas e sobre os povos antigos. Fico maravilhada com a complexidade de tudo e com vontade de saber mais. 

O que falar de Ezi e Zid? Fiquei encantada com os dois, com como tudo o que vivenciaram os tornou mais fortes e como o relacionamento entre eles foi se desenvolvendo. Eles são tão fofos juntos! Claro que não tem só romance nessa história, tem bastante ação. Tretas e conflitos é o que não falta nesse livro. Amei e recomendo.



Resenha: Perfume de fogo - Thais Lopes (DLL22: livro com narração em primeira pessoa)

Primeira resenha de junho pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Já manifestei por aqui o meu amor pelos livros da Thais e estou aproveitando pra encaixar tudo dela que posso no desafio desse ano. Dentre os seus livros publicados, esse é um dos poucos que faltava eu ler. Só falta mais um agora para zerar a lista. Ainda bem que ela já tem mais alguns lançamentos anunciados.

Sinopse:

A única coisa que Larissa quer é continuar vivendo sua vida sem chamar a atenção de ninguém. Depois de seis anos fugindo, se esconder já é algo natural. Mas tudo vai por água abaixo quando ela dá de cara com um híbrido na sua casa. Rastrear quem matou a alma gêmea de Samuel é o tipo de coisa que pode colocar Larissa no caminho das bruxas – justamente as pessoas de quem ela se esconde. E Samuel ser o híbrido mais forte que ela já conheceu só piora a situação. Mas, querendo ou não, ela não tem a opção de voltar atrás. Bruxas e híbridos estão em uma guerra silenciosa há séculos. Novos conflitos não são uma novidade. Porém, quando os demônios se envolvem, o preço de qualquer confronto pode se tornar alto demais. E, presa no meio de tudo o que está acontecendo, Larissa tem três escolhas: ajudar seus inimigos, se aliar aos seus adversários ou trair quem salvou sua vida.

Bruxas, híbridos e demônios reunidos numa fantasia urbana maravilhosa! 

Fiquei com muita vontade de conhecer melhor BH pra conseguir identificar todos os lugares citados no livro. Curti muito a treta e como tudo se resolveu. Adorei como, apesar de todas as “tentações” e “cobranças”, Larissa se manteve fiel ao que acreditava ser certo.

Me diverti muito ao ler nos agradecimentos qual foi a inspiração para o Purgatório. Fiquei com gostinho de quero mais. Adoraria ler uma continuação e saber o que aconteceu depois com Larissa, Samuel e os outros. Amei!

segunda-feira, 30 de maio de 2022

Resenha: Hooky - Míriam Bonastre Tur (DLL22: livro que ganhou de presente)

Terceira resenha de maio pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Esse foi um presente de uma amiga que tem sido minha companheira de leitura há algum tempo e claro que esse foi mais um livro que lemos juntas e discutimos. E seguimos na leitura de Hooky acompanhando os outros capítulos seguintes disponíveis no Webtoon.

Sinopse:

Quando Dani e Dorian perderam o ônibus para a escola de magia, eles nunca pensaram que seriam traidores declarados de sua própria espécie! Agora, graças a uma série de contratempos, eles estão sendo perseguidos por poderosas famílias mágicas em busca do profetizado Rei das Bruxas e da realeza em busca de príncipes desaparecidos. Mas eles não estão sozinhos. Com um encrenqueiro local, uma princesa e um professor que podem ver o futuro do lado deles, eles podem limpar seus nomes... mas eles podem curar seu reino dilacerado?

Minha primeira alegria ao pegar esse livro foi ver que tinha uma Dani. É sempre bom conhecer outra Dani! :) 

Esse quadrinho é  muito fofo. Alguns personagens podem parecer um pouco irritantes no início (compreensível já que são adolescentes rs) mas é muito legal ver como vão aprendendo e amadurecendo diante de todas as dificuldades enfrentadas. E não são poucas! O livro é cheio de ação e aventuras. Fui me apaixonando por todos os personagens, não só Dorian e Dani, mas também Mark, Mônica, Nico, e tantos outros. 

Estou amando a história e ansiosa para ver como termina (principalmente com a treta que está rolando agora que tá tensa). Ainda bem que a história já finalizada!

Resenha: Tempestade - Thais Lopes (DLL22: livro com um conto)

Segunda resenha de maio pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Sigo na meta de ler todos os livros da Thais e, dentre as suas obras publicadas, tinha esse conto que resolvi encaixar nesse tema.

Sinopse:

Já faz tempo demais desde a última chuva. Tempo demais desde que o rio secou. Novos Anjos está condenada – uma cidade livre no meio do que se tornou um deserto, eles não têm a menor chance de sobreviver. A última esperança da cidade é Alanna, a bibliotecária humana que passa seus dias entre livros antigos em busca de uma solução... Um milagre, na verdade. Mas essa solução pode estar mais próxima do que ela imagina – e pode ser algo que ela não está pronta para encarar.

Eu já nem sei como começar resenhas dos livros da Thais porque, escrito por ela, já sei que vai ser maravilhoso antes mesmo de ler e ela nunca me decepciona, então, claro que amei esse conto. 

Com seres fantásticos, livros e inspirado em música, não tinha como não ser bom. Apesar de, desde o início, já estar claro que Alanna representa o que resta de esperança em encontrar uma chance de sobrevivência, eu me surpreendi ao entender qual o seu verdadeiro papel. 

Adorei!

Resenha: Um romance fora de época - G. Goulart (DLL22: livro que seja o mais novo da estante)

Primeira resenha de maio pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Comprei a edição física de "Um romance fora de época" fortemente influenciada pelos brindes que a acompanhavam. rs Comecei a leitura pouco tempo depois de tê-lo recebido e acabou sendo a escolha ideal pra este tema.

Sinopse:

Clarice, portuguesa, realista, jornalista e caça mistérios. Co-criadora de um renomado blog de contos e lendas, Clarice viaja o mundo à procura de mistérios e as verdades que eles escondem. Uma lenda, a ponto de completar seus 200 anos, é renascida na Escócia. E Clarice será obrigada a viajar para descobrir a sua verdade obscura e publicar esta história. O que Clarice não poderia imaginar era que esse mistério escondia uma história real, ao encontrar um antigo diário, que aparenta registrar a verdade em meio aos segredos, Clarice faz um pedido e acorda em 1833, no meio de uma rede de Intrigas e perigos. Sua única chance de voltar para casa? Desvendar esse mistério, e para isso terá que viver o seu próprio romance de época. O gênero mais superestimado da literatura moderna. Será que ela vai conseguir? 

Eu ri muito com a Clarice, pela sua personalidade e pela maneira como lidava com a galera do século XIX. Gostei da sua relação com a música. Curti bastante perceber que tinha mais por trás do mistério que ela foi investigar. 

As meninas procurando casamento e pedindo dicas foram uma diversão extra. Gostei muito que elas foram todas boas amigas para Clarisse.

Só fiquei triste que acabou muito rápido. Queria mais momentos do casal.

sábado, 30 de abril de 2022

Resenha: Da Terra à Lua - Júlio Verne (DLL22: livro com título que comece com a inicial do seu nome)

Terceira resenha de abril pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Sigo em frente na leitura nos livros do box do Júlio Verne que comprei. Esse é o quarto livro do autor que leio e, mais uma vez, aproveitei para encaixá-lo num dos temas do DLL.

O que um clube especializado em armas e projéteis faz quando se acabam as guerras? Resolve encarar o desafio de enviar um projétil à lua.

Júlio Verne é genial! Sério mesmo. O que quer que eu tenha pensado sobre essa viagem "da Terra a Lua" jamais teria previsto que seria esse desafio. A situação é tão inusitada mas, da maneira que ele apresenta, faz todo sentido. E, como sempre, ele traz todos os detalhes da empreitada.

O livro dá uma verdadeira aula de gravitação e, como professora de Física, só ficava pensando como poderia aproveitar esse material em aula futuramente. Tudo é planejado nos mínimos detalhes, desde a velocidade que o projétil precisa ser lançado, a localização e a data para que a lua esteja na "posição ideal" até o planejamento e confecção do equipamento (tipo de canhão, dimensões, material, etc.).

Claro que o autor não ia deixar o livro sem imprevistos e surpresas. Confesso que algumas situações me provocaram boas risadas. Adorei o final!

Sou suspeita pra falar porque Júlio Verne já me conquistou mas super recomendo o livro! Esse é o mais curto dos que li até agora. Tem pouco menos de 200 páginas.

Resenha: Sentinela - Thais Lopes (DLL22: livro que seja primeiro de uma série ou trilogia)

Segunda resenha de abril pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! "Sentinela" é o primeiro livro da série "Crônicas de Táiran - Guardiões" que conta com um total de quatro livros. 

---------
Sinopse:

Desde sua criação, ninguém atravessara os portões do Reino C'erit. Ninguém sabia o que acontecia por trás deles ou qual havia sido o destino das pessoas que, tempos atrás, haviam se isolado ali para construir um novo lar. Por isso, até mesmo os Guardiões se surpreendem com a chegada de um pedido de ajuda. Quando a Arqui-Guardiã Aíla é enviada em resposta ao chamado, ela não esperava se deparar com as mesmas pessoas que haviam destruído seu mundo. E muito menos imaginava que, tentando evitar que a história se repetisse, encontraria um homem capaz de desafiá-la. Kai Ithar é uma das pontas de um conflito que vai afetar muito mais que apenas seu povo - e pode ser a chave do futuro de Aíla. Mas, se ela estiver errada, o Reino C'erit não será o único a cair.

Crônicas de Táiran - Guardiões é uma série de sci-fi fantasiosa com romance (e hot). Cada livro acompanha um casal e cada história é fechada.

Avisos de conteúdo: sangue, xenofobia, consumo de álcool, violência explícita, sexo explícito, sequestro, morte de familiar (passado, fora da página), mortes, trauma passado.
---------

Estava super ansiosa por esse lançamento da Thais e comecei a ler assim que ficou disponível. Com tudo que ela foi divulgando nesse processo de reescrita, esse livro prometeu muito e cumpriu tudo! E, para surpresa de 0 pessoas, é claro que eu amei!

Leitura envolvente do início ao fim. Sentinela tem a dose certa de ação, conflitos políticos e romance. Adorei como vai sendo construída a relação entre Kai e Aíla, como eles não deixam o passado ser o fator decisivo e como vão aprendendo a confiar um no outro. Claro que nada é simples e teve muita treta. #adoro O Edel é muito fofo! Não sei nem o que falar dessa criança sem dar muito spoiler. Adorei todas as cenas em que a Aíla mostra o quão poderosa ela é.

Estou apaixonada por esse Universo criado pela Thaís. Adorei como ela vai nos mostrando claramente como a realidade e as relações atuais são consequências dos antigos conflitos, disputas e da busca por poder. Ela vai soltando as informações aos poucos ao longo da história, as peças vão se encaixando, e a gente vai ficando com vontade de saber mais. Apesar da história de Kai e Aíla ficar "fechada", conforme prometido, ainda tem muito mais a ser explorado nesse Universo. Já estou ansiosa pelos próximos livros desta série e todos os outros que ela prometeu que já tem planejado para esse Mundo.

Resenha: A biblioteca da meia-noite - Matt Haig (DLL22: livro sobre livros e bibliotecas)

Primeira resenha de abril pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Já tinha visto algumas pessoas comentando sobre esse livro e aproveitei que uma amiga estava ouvindo o audiobook para seguirmos juntas essa leitura. Como o título deixa claro, ele encaixa bem nesse tema.

A Biblioteca da Meia-Noite é um romance que fala dos infinitos rumos que a vida pode tomar e da busca incessante pelo rumo certo. 

Comecei o livro sem saber muito bem o que esperar. Apesar de ter visto comentários sobre ele, não procurei saber do que se tratava. Conforme fui acompanhando a história de Nora, fiquei me perguntado quando a biblioteca apareceria e, quando ela finalmente apareceu, me surpreendeu bastante.

"A única maneira de aprender é vivendo"

Essa é uma frase que aparece algumas vezes e, para mim, traz uma mensagem importante. Afinal, o que é a vida senão um aprendizado? Isso tem tudo a ver com o título deste blog. O lance é aceitarmos que tem o lado bom e o lado ruim, que acertaremos e erraremos, e aproveitar para aprendermos com esses erros.

Foi muito importante pra mim essa leitura. Esse é um livro que nos leva a refletir sobre decisões e arrependimentos, a valorizar o que temos e a considerar as possibilidades que a vida ainda nos reserva. Como arrependimento é quase o meu sobrenome, rolou muita identificação com a Nora.

 Amei e recomendo!

“Bom, é essa a beleza da coisa, não é mesmo? Você simplesmente não sabe como termina.”