segunda-feira, 30 de maio de 2022

Resenha: Um romance fora de época - G. Goulart (DLL22: livro que seja o mais novo da estante)

Primeira resenha de maio pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Comprei a edição física de "Um romance fora de época" fortemente influenciada pelos brindes que a acompanhavam. rs Comecei a leitura pouco tempo depois de tê-lo recebido e acabou sendo a escolha ideal pra este tema.

Sinopse:

Clarice, portuguesa, realista, jornalista e caça mistérios. Co-criadora de um renomado blog de contos e lendas, Clarice viaja o mundo à procura de mistérios e as verdades que eles escondem. Uma lenda, a ponto de completar seus 200 anos, é renascida na Escócia. E Clarice será obrigada a viajar para descobrir a sua verdade obscura e publicar esta história. O que Clarice não poderia imaginar era que esse mistério escondia uma história real, ao encontrar um antigo diário, que aparenta registrar a verdade em meio aos segredos, Clarice faz um pedido e acorda em 1833, no meio de uma rede de Intrigas e perigos. Sua única chance de voltar para casa? Desvendar esse mistério, e para isso terá que viver o seu próprio romance de época. O gênero mais superestimado da literatura moderna. Será que ela vai conseguir? 

Eu ri muito com a Clarice, pela sua personalidade e pela maneira como lidava com a galera do século XIX. Gostei da sua relação com a música. Curti bastante perceber que tinha mais por trás do mistério que ela foi investigar. 

As meninas procurando casamento e pedindo dicas foram uma diversão extra. Gostei muito que elas foram todas boas amigas para Clarisse.

Só fiquei triste que acabou muito rápido. Queria mais momentos do casal.

sábado, 30 de abril de 2022

Resenha: Da Terra à Lua - Júlio Verne (DLL22: livro com título que comece com a inicial do seu nome)

Terceira resenha de abril pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Sigo em frente na leitura nos livros do box do Júlio Verne que comprei. Esse é o quarto livro do autor que leio e, mais uma vez, aproveitei para encaixá-lo num dos temas do DLL.

O que um clube especializado em armas e projéteis faz quando se acabam as guerras? Resolve encarar o desafio de enviar um projétil à lua.

Júlio Verne é genial! Sério mesmo. O que quer que eu tenha pensado sobre essa viagem "da Terra a Lua" jamais teria previsto que seria esse desafio. A situação é tão inusitada mas, da maneira que ele apresenta, faz todo sentido. E, como sempre, ele traz todos os detalhes da empreitada.

O livro dá uma verdadeira aula de gravitação e, como professora de Física, só ficava pensando como poderia aproveitar esse material em aula futuramente. Tudo é planejado nos mínimos detalhes, desde a velocidade que o projétil precisa ser lançado, a localização e a data para que a lua esteja na "posição ideal" até o planejamento e confecção do equipamento (tipo de canhão, dimensões, material, etc.).

Claro que o autor não ia deixar o livro sem imprevistos e surpresas. Confesso que algumas situações me provocaram boas risadas. Adorei o final!

Sou suspeita pra falar porque Júlio Verne já me conquistou mas super recomendo o livro! Esse é o mais curto dos que li até agora. Tem pouco menos de 200 páginas.

Resenha: Sentinela - Thais Lopes (DLL22: livro que seja primeiro de uma série ou trilogia)

Segunda resenha de abril pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! "Sentinela" é o primeiro livro da série "Crônicas de Táiran - Guardiões" que conta com um total de quatro livros. 

---------
Sinopse:

Desde sua criação, ninguém atravessara os portões do Reino C'erit. Ninguém sabia o que acontecia por trás deles ou qual havia sido o destino das pessoas que, tempos atrás, haviam se isolado ali para construir um novo lar. Por isso, até mesmo os Guardiões se surpreendem com a chegada de um pedido de ajuda. Quando a Arqui-Guardiã Aíla é enviada em resposta ao chamado, ela não esperava se deparar com as mesmas pessoas que haviam destruído seu mundo. E muito menos imaginava que, tentando evitar que a história se repetisse, encontraria um homem capaz de desafiá-la. Kai Ithar é uma das pontas de um conflito que vai afetar muito mais que apenas seu povo - e pode ser a chave do futuro de Aíla. Mas, se ela estiver errada, o Reino C'erit não será o único a cair.

Crônicas de Táiran - Guardiões é uma série de sci-fi fantasiosa com romance (e hot). Cada livro acompanha um casal e cada história é fechada.

Avisos de conteúdo: sangue, xenofobia, consumo de álcool, violência explícita, sexo explícito, sequestro, morte de familiar (passado, fora da página), mortes, trauma passado.
---------

Estava super ansiosa por esse lançamento da Thais e comecei a ler assim que ficou disponível. Com tudo que ela foi divulgando nesse processo de reescrita, esse livro prometeu muito e cumpriu tudo! E, para surpresa de 0 pessoas, é claro que eu amei!

Leitura envolvente do início ao fim. Sentinela tem a dose certa de ação, conflitos políticos e romance. Adorei como vai sendo construída a relação entre Kai e Aíla, como eles não deixam o passado ser o fator decisivo e como vão aprendendo a confiar um no outro. Claro que nada é simples e teve muita treta. #adoro O Edel é muito fofo! Não sei nem o que falar dessa criança sem dar muito spoiler. Adorei todas as cenas em que a Aíla mostra o quão poderosa ela é.

Estou apaixonada por esse Universo criado pela Thaís. Adorei como ela vai nos mostrando claramente como a realidade e as relações atuais são consequências dos antigos conflitos, disputas e da busca por poder. Ela vai soltando as informações aos poucos ao longo da história, as peças vão se encaixando, e a gente vai ficando com vontade de saber mais. Apesar da história de Kai e Aíla ficar "fechada", conforme prometido, ainda tem muito mais a ser explorado nesse Universo. Já estou ansiosa pelos próximos livros desta série e todos os outros que ela prometeu que já tem planejado para esse Mundo.

Resenha: A biblioteca da meia-noite - Matt Haig (DLL22: livro sobre livros e bibliotecas)

Primeira resenha de abril pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Já tinha visto algumas pessoas comentando sobre esse livro e aproveitei que uma amiga estava ouvindo o audiobook para seguirmos juntas essa leitura. Como o título deixa claro, ele encaixa bem nesse tema.

A Biblioteca da Meia-Noite é um romance que fala dos infinitos rumos que a vida pode tomar e da busca incessante pelo rumo certo. 

Comecei o livro sem saber muito bem o que esperar. Apesar de ter visto comentários sobre ele, não procurei saber do que se tratava. Conforme fui acompanhando a história de Nora, fiquei me perguntado quando a biblioteca apareceria e, quando ela finalmente apareceu, me surpreendeu bastante.

"A única maneira de aprender é vivendo"

Essa é uma frase que aparece algumas vezes e, para mim, traz uma mensagem importante. Afinal, o que é a vida senão um aprendizado? Isso tem tudo a ver com o título deste blog. O lance é aceitarmos que tem o lado bom e o lado ruim, que acertaremos e erraremos, e aproveitar para aprendermos com esses erros.

Foi muito importante pra mim essa leitura. Esse é um livro que nos leva a refletir sobre decisões e arrependimentos, a valorizar o que temos e a considerar as possibilidades que a vida ainda nos reserva. Como arrependimento é quase o meu sobrenome, rolou muita identificação com a Nora.

 Amei e recomendo!

“Bom, é essa a beleza da coisa, não é mesmo? Você simplesmente não sabe como termina.”

terça-feira, 29 de março de 2022

Resenha: A volta ao mundo em 80 dias - Júlio Verne (DLL22: livro sobre viagens)

Terceira resenha de março pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Nada melhor que um livro sobre volta ao mundo para o tema de viagens, não?

Sinopse:

Phileas Fogg, um inglês rico, metódico e um tanto quanto solitário aposta com seus colegas do clube de jogos que conseguirá dar uma volta ao mundo em apenas 80 dias. Para tal feito, o excêntrico Fogg convida seu fiel empregado Jean Passepartout e juntos viverão muitas aventuras.

Preciso começar confessando que estou amando a obra do Júlio Verne. Esse é o terceiro livro dele que leio e amei todos. Tenho mais 3 para ler e as expectativas estão altíssimas.

Falando especificamente do "A volta ao mundo em 80 dias", achei impressionante como o Fogg quebrou a sua rotina de repente pra provar estar certo sobre o tempo necessário para dar a volta ao mundo. É querer muito provar a sua convicção fazer uma aposta sobre isso (se bem que, como pontuou uma amiga minha, ele tinha o hábito de jogar apostando, então, faz sentido). E eu confesso que fiquei rindo do Passepartout que queria uma vida tranquila e "caiu de paraquedas" nessa aventura. 

Curti como essa personalidade inabalável do Fogg contrastava bastante com os que estavam ao seu redor. Apesar do objetivo de Fogg não ser conhecer os lugares mas fazer o trajeto no maior tempo possível, ainda pudemos ter um gostinho das características de alguns dos locais por qual passou e o choque cultural foi causa de alguns dos contratempos enfrentados ao longo da travessia. O Passepartout, meio perdido e meio incrédulo no meio disso, dava um toque especial na história.

Alguns dos países visitados nessa travessia foram: França, Egito, Índia, Cingapura, China, Japão, Estados Unidos. Lembrando que nossos viajantes partiram da Inglaterra.

Eu já tinha assistido uma adaptação desse livro mas já no início percebi que o filme é beeem diferente. Isso foi bom porque pude me surpreender bastante com várias situações.

Foi uma leitura bem divertida e agradável. Adorei o final!

Resenha: A voz na sua cabeça - Ethan Kross (DLL22: livro lançado no Brasil em 2021)

Segunda resenha de março pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Mais um da série li com minhas amigas e aproveitei para encaixar em um dos temas. rs

Acho que o título completo do livro já deixa claro do que se trata: A voz na sua cabeça: Como reduzir o ruído mental e transformar nosso crítico interno em maior aliado.

Gostei muito da maneira como o autor abordou o tema. Apesar de se tratar da sua pesquisa, ele apresenta todos os pontos de maneira simples e com riqueza de exemplos. Chega a ser um pouco angustiante acompanhar alguns relatos e perceber o quão nocivo pode ser não conseguir lidar com pensamentos negativos. Acredito que seja impossível não relacionar algum dos pontos apresentados com a nossa realidade.

Acho que esse é um livro muito necessário na nossa sociedade atual. É cada vez mais difícil lidar com nossos pensamentos/auto-cobrança e é importante aprendermos a gerenciar as "vozes em nossas cabeças". O autor apresenta dicas valiosas e técnicas úteis para esse propósito. No final, ele apresenta um resumo das estratégias apresentadas para lidar com o nosso falatório mental, que pode servir como uma espécie de manual para consulta posterior.

Foi uma leitura muito enriquecedora. Agora é aplicar o aprendido!

Resenha: Rio de Sangue e Magia 2 - Livro do Poder - Thais Lopes (DLL22: livro com um casal na capa)

Primeira resenha de março pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Conheci o trabalho da Thais no ano passado através da LC do seu livro Marcas do Destino (que eu fiquei sabendo numa outra LC que estava participando rs) e virei fã. Os livros dela são viciantes e eu amei todos que li até agora (já foram mais de 15 e a meta é ler todos que ela lançou). Não sei como ainda não tinha aparecido nenhum livro dela por aqui mas chegou o momento! Eu estava doida pra ler a duologia RdSeM desde que ela começou a divulgar porque prometia ter tudo que eu amo. Estava só aguardando o lançamento do segundo livro (decisão mais do que acertada). A resenha é do segundo livro porque foi o que eu finalizei a leitura em março, mas farei alguns comentários gerais da duologia. Acho que não preciso mencionar como ele se enquadra no tema: olha esse casalzão lindo nessa capa maravilhosa!

ALERTA: Pode conter spoilers do primeiro livro

Sinopse - Amazon:

Desde o começo, a guerra era inevitável. O destino que Nevra e Ekerion tentavam evitar, inescapável.

Nevra, forçada a assumir o cargo que tanto lutou para evitar, agora precisa tomar frente em um conflito no qual não acredita. Ekerion, novamente sob as ordens daqueles que o traíram antes, tem a sua chance de vingança nas mãos.

Mas as margens do rio continuam ruindo. O equilíbrio delicado que mantinha a magia estável foi quebrado e a nova instabilidade pode destruir muito mais que qualquer batalha.

Nevra e Ekerion sabem que conseguem trabalhar bem juntos. Mas se quiserem salvar seu mundo, apenas trabalhar não será suficiente. Eles precisarão confiar... E entregar suas vidas nas mãos um do outro.

Já comentei como eu amo os livros da Thais e com essa duologia não foi diferente. Devorei os dois livros e não consegui largar enquanto não terminei (algumas horas de sono foram sacrificadas nesse processo). Amei o universo criado. É muito interessante como a magia funciona e é manipulada de diversas maneiras, a diferença entre as crenças dos reinos, a interação entre as espécies e toda a política e conflitos que são explorados na trama. Adorei a interação entre Eker e Nevra desde o início. O final do primeiro livro só confirmou que foi uma boa decisão esperar o lançamento do segundo pra poder emendar os dois.

Uma coisa legal de ler uma continuação é que você chega achando que sabe de alguma coisa e percebe que não sabe de nada, porque a treta é sempre mais complexa do que parece. Se eu já estava apaixonada por esse universo no livro da ilusão, fiquei ainda mais no livro do poder com a revelação de todos os mistérios envolvendo o Rio. E quantos mistérios! Fiquei impressionada ao finalmente entender (de verdade) o que estava ocasionando os eventos. E o que dizer desse casal maravilhoso? Como esses dois "cabeças-duras" demoraram pra se entender, mas valeu a pena toda espera! Tem outros personagens que curti muito na história. Numa, a matriarca, é muito sinistra. Gostei muito também de Dess e Kevsara. Eker e Nevra estariam muito ferrados sem eles, com certeza. Falando em Dess, vale a pena destacar que a Thais incluiu personagens não binários nos livros e fez uso de pronomes neutros.

Amei muito os dois livros, achei o final perfeito e super recomendo!

Pra quem se interessou, os dois livros estão disponíveis na Amazon (e estão incluídos no Kindle Unlimited) e tem playlists no Spotify. Vou deixar os links:

RdSeM1: livro / playlist
RdSeM2: livro / playlist

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Resenha: Heartstopper - Volume 2 - Alice Oseman (DLL22: livro que termine em um dia)

Terceira resenha de fevereiro pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Já estava para ler esse série há algum tempo por recomendação de uma amiga que amou e porque gostei muito de ter lido Loveless que foi escrito pela mesma autora. Li o primeiro livro na semana passada e já estou apaixonada. E, como devorei esse segundo volume, resolvi aproveitá-lo para esse tema.

ALERTA: Pode conter spoiler do volume 1

Heartstopper - volume 2 dá continuidade aos acontecimentos que encerraram o volume anterior, mostrando as reações de Nick e Charlie após o seu primeiro beijo e como isso afeta a relação dos dois.

Preciso começar dizendo que essa série é a coisa mais fofa que existe. Sério, gente. É muito fofo! Nick e Charlie são muito fofos!

Nesse segundo volume, o foco maior é no processo de autodescoberta do Nick. Ele está tentando entender melhor sua sexualidade e recebe todo o apoio necessário do Charlie. A questão do apoio e as amizades (as verdadeiras e as tóxicas) estão bem presentes na história.

Estou amando acompanhar a jornada desses dois e já estou ansiosa para ler o próximo volume.

Resenha: O circo da noite - Erin Morgenstern (DLL22: livro que ganhou um prêmio literário estrangeiro)

Segunda resenha de fevereiro pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Li esse livro junto com minhas amigas. Queria aproveitá-lo pro DLL e, pesquisando sobre ele, vi que ganhou um Alex Award da American Library Association e o 2012 Locus Award for Best First Novel, então, resolvi encaixá-lo nesse tema de livro premiado.

O circo da noite proporciona uma experiência única aos seus visitantes com atrações encantadoras e misteriosas mas, mais do que um espetáculo para o público, ele também é a "arena" onde uma competição acontece, e isso pode trazer consequências a todos os envolvidos...

Confesso que sabia pouco sobre o livro quando comecei a leitura e não me arrependo disso. Depois vi que a sinopse disponível na Amazon, por exemplo, já adianta muitos pontos da história que eu gostei de ir descobrindo aos poucos ao longo da leitura. Eu já fui uma pessoa que corre atrás de spoilers mas, cada vez mais, tenho valorizado o elemento surpresa.

Ao longo do livro, a autora intercala diferentes períodos de tempo (passado e presente), mostrando o circo em funcionamento, os elementos que levaram a sua construção, todo planejamento e preparação. Eu ficava intrigada toda vez que aparecia um personagem diferente porque ficava curiosa pra saber qual o seu papel na história e como as "peças" encaixariam no final. E tudo se amarrou direitinho.

O ambiente do circo é mágico (literalmente) e, muitas vezes, a vontade é de estar nesse cenário. Como uma boa fã de fantasia, amei como a magia é uma parte essencial da história. Curti a interação entre os competidores, as indiretas e as diretas. Gostei muito do livro, mas fiquei com um gostinho de quero mais. Queria que tivesse um pouco mais do que aconteceu depois dos eventos do final do livro.

Alguns dos meus trechos favoritos:

"Temos que empregar esforço e energia em qualquer coisa que desejemos mudar."

"Os mais finos prazeres são sempre os inesperados."

"Não é possível tirar o livre-arbítrio de ninguém, essa foi a minha primeira lição."

"Você não é um predestinado ou eleito. Até gostaria de dizer que é, se isso tornasse as coisas mais fáceis, mas não seria verdade. Você só está no lugar certo na hora certa, e tem boa vontade para fazer o que precisa ser feito. Às vezes, isso é o bastante."

"o futuro nunca está gravado em pedra."

"Pela minha experiência, a maioria das donzelas é perfeitamente capaz de se resgatar sozinha, ao menos as que valem a pena."

"As feras tomam diferentes formas e são difíceis de reconhecer pelo que são."

"Bem e mal são muito mais complexos do que uma princesa e um dragão, ou do que um lobo e uma garotinha de capuz vermelho. E o dragão não é o herói da própria história? O lobo não está simplesmente se comportando como um lobo?"

"As histórias mais verdadeiras requerem tempo e familiaridade para se tornarem o que são."

"Existe magia nisso. Está nas pessoas que ouvem, e será diferente para cada ouvido, e vai afetá-las de formas que nunca poderão prever. Desde o mundano até o mais profundo. Você pode contar uma história que passe a morar na alma de alguém, se transforme em seu sangue e propósito. Essa história vai motivar e impulsionar e quem sabe o que ela poderá fazer por causa disso, por causa das suas palavras."

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Resenha: Wild Seed - Octavia E. Butler (DLL22: livro escrito e protagonizado por mulher negra)

Primeira resenha de fevereiro pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Conheci o trabalho da Octavia E. Butler quando li Kindred e virei fã. A meta é ler todos os seus livros. Wild Seed é o quinto livro da autora que leio e foi o escolhido pro tema "escrito e protagonizado por mulher negra".

Em Wild Seed, temos o encontro entre Anyanwu e Doro, dois imortais com poderes peculiares. Doro tem um projeto de reprodução através do qual busca criar seres sobre-humanos e pretende usar Anyanwu para seus propósitos, mas ela também tem suas convicções e as coisas não serão tão simples...

Eu li o livro em inglês, mas ele foi lançado no Brasil em 2021 com o título de "Semente Originária".

Eu gosto muito da escrita da Octavia. Acho os livros dela muito fáceis de ler: começo e a vontade é de não parar. Gosto da maneira como ela vai apresentando as coisas aos poucos, gosto de como ela constrói personagens complexos e com características que me levam a refletir, gosto de como ela me surpreende e nunca segue pela linha que estou esperando. E Wild Seed me surpreendeu de muitas maneiras e em diversos momentos.

Anyanwu é a nossa protagonista negra. Ela é uma mulher forte e determinada que acaba tendo que se submeter por autopreservação e para proteção dos que ama. Mesmo nas vezes que ela cedeu, nunca consegui considerá-la fraca. Gostei muito de ver todas as vezes em que defendeu suas convicções e se rebelou como pôde. Não tem como não odiar o Doro a maior parte do tempo, mas até dele eu senti pena em alguns momentos. Um dos meus personagens preferidos foi o Isaac, acho que porque gostei de como ele via algumas coisas de maneira diferente e de como acabou se tornando uma espécie de "mediador" nessa interação Anyanwu-Doro.

O final acabou seguindo numa linha que eu não esperada e me deixou intrigada para saber o que me espera nos demais livros da série.