terça-feira, 29 de março de 2022

Resenha: A volta ao mundo em 80 dias - Júlio Verne (DLL22: livro sobre viagens)

Terceira resenha de março pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Nada melhor que um livro sobre volta ao mundo para o tema de viagens, não?

Sinopse:

Phileas Fogg, um inglês rico, metódico e um tanto quanto solitário aposta com seus colegas do clube de jogos que conseguirá dar uma volta ao mundo em apenas 80 dias. Para tal feito, o excêntrico Fogg convida seu fiel empregado Jean Passepartout e juntos viverão muitas aventuras.

Preciso começar confessando que estou amando a obra do Júlio Verne. Esse é o terceiro livro dele que leio e amei todos. Tenho mais 3 para ler e as expectativas estão altíssimas.

Falando especificamente do "A volta ao mundo em 80 dias", achei impressionante como o Fogg quebrou a sua rotina de repente pra provar estar certo sobre o tempo necessário para dar a volta ao mundo. É querer muito provar a sua convicção fazer uma aposta sobre isso (se bem que, como pontuou uma amiga minha, ele tinha o hábito de jogar apostando, então, faz sentido). E eu confesso que fiquei rindo do Passepartout que queria uma vida tranquila e "caiu de paraquedas" nessa aventura. 

Curti como essa personalidade inabalável do Fogg contrastava bastante com os que estavam ao seu redor. Apesar do objetivo de Fogg não ser conhecer os lugares mas fazer o trajeto no maior tempo possível, ainda pudemos ter um gostinho das características de alguns dos locais por qual passou e o choque cultural foi causa de alguns dos contratempos enfrentados ao longo da travessia. O Passepartout, meio perdido e meio incrédulo no meio disso, dava um toque especial na história.

Alguns dos países visitados nessa travessia foram: França, Egito, Índia, Cingapura, China, Japão, Estados Unidos. Lembrando que nossos viajantes partiram da Inglaterra.

Eu já tinha assistido uma adaptação desse livro mas já no início percebi que o filme é beeem diferente. Isso foi bom porque pude me surpreender bastante com várias situações.

Foi uma leitura bem divertida e agradável. Adorei o final!

Nenhum comentário:

Postar um comentário