terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Resenha: Wild Seed - Octavia E. Butler (DLL22: livro escrito e protagonizado por mulher negra)

Primeira resenha de fevereiro pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Conheci o trabalho da Octavia E. Butler quando li Kindred e virei fã. A meta é ler todos os seus livros. Wild Seed é o quinto livro da autora que leio e foi o escolhido pro tema "escrito e protagonizado por mulher negra".

Em Wild Seed, temos o encontro entre Anyanwu e Doro, dois imortais com poderes peculiares. Doro tem um projeto de reprodução através do qual busca criar seres sobre-humanos e pretende usar Anyanwu para seus propósitos, mas ela também tem suas convicções e as coisas não serão tão simples...

Eu li o livro em inglês, mas ele foi lançado no Brasil em 2021 com o título de "Semente Originária".

Eu gosto muito da escrita da Octavia. Acho os livros dela muito fáceis de ler: começo e a vontade é de não parar. Gosto da maneira como ela vai apresentando as coisas aos poucos, gosto de como ela constrói personagens complexos e com características que me levam a refletir, gosto de como ela me surpreende e nunca segue pela linha que estou esperando. E Wild Seed me surpreendeu de muitas maneiras e em diversos momentos.

Anyanwu é a nossa protagonista negra. Ela é uma mulher forte e determinada que acaba tendo que se submeter por autopreservação e para proteção dos que ama. Mesmo nas vezes que ela cedeu, nunca consegui considerá-la fraca. Gostei muito de ver todas as vezes em que defendeu suas convicções e se rebelou como pôde. Não tem como não odiar o Doro a maior parte do tempo, mas até dele eu senti pena em alguns momentos. Um dos meus personagens preferidos foi o Isaac, acho que porque gostei de como ele via algumas coisas de maneira diferente e de como acabou se tornando uma espécie de "mediador" nessa interação Anyanwu-Doro.

O final acabou seguindo numa linha que eu não esperada e me deixou intrigada para saber o que me espera nos demais livros da série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário