Segunda resenha de fevereiro pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Li esse livro junto com minhas amigas. Queria aproveitá-lo pro DLL e, pesquisando sobre ele, vi que ganhou um Alex Award da American Library Association e o 2012 Locus Award for Best First Novel, então, resolvi encaixá-lo nesse tema de livro premiado.
O circo da noite proporciona uma experiência única aos seus visitantes com atrações encantadoras e misteriosas mas, mais do que um espetáculo para o público, ele também é a "arena" onde uma competição acontece, e isso pode trazer consequências a todos os envolvidos...
Confesso que sabia pouco sobre o livro quando comecei a leitura e não me arrependo disso. Depois vi que a sinopse disponível na Amazon, por exemplo, já adianta muitos pontos da história que eu gostei de ir descobrindo aos poucos ao longo da leitura. Eu já fui uma pessoa que corre atrás de spoilers mas, cada vez mais, tenho valorizado o elemento surpresa.
Ao longo do livro, a autora intercala diferentes períodos de tempo (passado e presente), mostrando o circo em funcionamento, os elementos que levaram a sua construção, todo planejamento e preparação. Eu ficava intrigada toda vez que aparecia um personagem diferente porque ficava curiosa pra saber qual o seu papel na história e como as "peças" encaixariam no final. E tudo se amarrou direitinho.
O ambiente do circo é mágico (literalmente) e, muitas vezes, a vontade é de estar nesse cenário. Como uma boa fã de fantasia, amei como a magia é uma parte essencial da história. Curti a interação entre os competidores, as indiretas e as diretas. Gostei muito do livro, mas fiquei com um gostinho de quero mais. Queria que tivesse um pouco mais do que aconteceu depois dos eventos do final do livro.
Alguns dos meus trechos favoritos:
"Temos que empregar esforço e energia em qualquer coisa que desejemos mudar."
"Os mais finos prazeres são sempre os inesperados."
"Não é possível tirar o livre-arbítrio de ninguém, essa foi a minha primeira lição."
"Você não é um predestinado ou eleito. Até gostaria de dizer que é, se isso tornasse as coisas mais fáceis, mas não seria verdade. Você só está no lugar certo na hora certa, e tem boa vontade para fazer o que precisa ser feito. Às vezes, isso é o bastante."
"o futuro nunca está gravado em pedra."
"Pela minha experiência, a maioria das donzelas é perfeitamente capaz de se resgatar sozinha, ao menos as que valem a pena."
"As feras tomam diferentes formas e são difíceis de reconhecer pelo que são."
"Bem e mal são muito mais complexos do que uma princesa e um dragão, ou do que um lobo e uma garotinha de capuz vermelho. E o dragão não é o herói da própria história? O lobo não está simplesmente se comportando como um lobo?"
"As histórias mais verdadeiras requerem tempo e familiaridade para se tornarem o que são."
"Existe magia nisso. Está nas pessoas que ouvem, e será diferente para cada ouvido, e vai afetá-las de formas que nunca poderão prever. Desde o mundano até o mais profundo. Você pode contar uma história que passe a morar na alma de alguém, se transforme em seu sangue e propósito. Essa história vai motivar e impulsionar e quem sabe o que ela poderá fazer por causa disso, por causa das suas palavras."
Nenhum comentário:
Postar um comentário