sábado, 30 de abril de 2022

Resenha: A biblioteca da meia-noite - Matt Haig (DLL22: livro sobre livros e bibliotecas)

Primeira resenha de abril pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Já tinha visto algumas pessoas comentando sobre esse livro e aproveitei que uma amiga estava ouvindo o audiobook para seguirmos juntas essa leitura. Como o título deixa claro, ele encaixa bem nesse tema.

A Biblioteca da Meia-Noite é um romance que fala dos infinitos rumos que a vida pode tomar e da busca incessante pelo rumo certo. 

Comecei o livro sem saber muito bem o que esperar. Apesar de ter visto comentários sobre ele, não procurei saber do que se tratava. Conforme fui acompanhando a história de Nora, fiquei me perguntado quando a biblioteca apareceria e, quando ela finalmente apareceu, me surpreendeu bastante.

"A única maneira de aprender é vivendo"

Essa é uma frase que aparece algumas vezes e, para mim, traz uma mensagem importante. Afinal, o que é a vida senão um aprendizado? Isso tem tudo a ver com o título deste blog. O lance é aceitarmos que tem o lado bom e o lado ruim, que acertaremos e erraremos, e aproveitar para aprendermos com esses erros.

Foi muito importante pra mim essa leitura. Esse é um livro que nos leva a refletir sobre decisões e arrependimentos, a valorizar o que temos e a considerar as possibilidades que a vida ainda nos reserva. Como arrependimento é quase o meu sobrenome, rolou muita identificação com a Nora.

 Amei e recomendo!

“Bom, é essa a beleza da coisa, não é mesmo? Você simplesmente não sabe como termina.”

terça-feira, 29 de março de 2022

Resenha: A volta ao mundo em 80 dias - Júlio Verne (DLL22: livro sobre viagens)

Terceira resenha de março pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Nada melhor que um livro sobre volta ao mundo para o tema de viagens, não?

Sinopse:

Phileas Fogg, um inglês rico, metódico e um tanto quanto solitário aposta com seus colegas do clube de jogos que conseguirá dar uma volta ao mundo em apenas 80 dias. Para tal feito, o excêntrico Fogg convida seu fiel empregado Jean Passepartout e juntos viverão muitas aventuras.

Preciso começar confessando que estou amando a obra do Júlio Verne. Esse é o terceiro livro dele que leio e amei todos. Tenho mais 3 para ler e as expectativas estão altíssimas.

Falando especificamente do "A volta ao mundo em 80 dias", achei impressionante como o Fogg quebrou a sua rotina de repente pra provar estar certo sobre o tempo necessário para dar a volta ao mundo. É querer muito provar a sua convicção fazer uma aposta sobre isso (se bem que, como pontuou uma amiga minha, ele tinha o hábito de jogar apostando, então, faz sentido). E eu confesso que fiquei rindo do Passepartout que queria uma vida tranquila e "caiu de paraquedas" nessa aventura. 

Curti como essa personalidade inabalável do Fogg contrastava bastante com os que estavam ao seu redor. Apesar do objetivo de Fogg não ser conhecer os lugares mas fazer o trajeto no maior tempo possível, ainda pudemos ter um gostinho das características de alguns dos locais por qual passou e o choque cultural foi causa de alguns dos contratempos enfrentados ao longo da travessia. O Passepartout, meio perdido e meio incrédulo no meio disso, dava um toque especial na história.

Alguns dos países visitados nessa travessia foram: França, Egito, Índia, Cingapura, China, Japão, Estados Unidos. Lembrando que nossos viajantes partiram da Inglaterra.

Eu já tinha assistido uma adaptação desse livro mas já no início percebi que o filme é beeem diferente. Isso foi bom porque pude me surpreender bastante com várias situações.

Foi uma leitura bem divertida e agradável. Adorei o final!

Resenha: A voz na sua cabeça - Ethan Kross (DLL22: livro lançado no Brasil em 2021)

Segunda resenha de março pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Mais um da série li com minhas amigas e aproveitei para encaixar em um dos temas. rs

Acho que o título completo do livro já deixa claro do que se trata: A voz na sua cabeça: Como reduzir o ruído mental e transformar nosso crítico interno em maior aliado.

Gostei muito da maneira como o autor abordou o tema. Apesar de se tratar da sua pesquisa, ele apresenta todos os pontos de maneira simples e com riqueza de exemplos. Chega a ser um pouco angustiante acompanhar alguns relatos e perceber o quão nocivo pode ser não conseguir lidar com pensamentos negativos. Acredito que seja impossível não relacionar algum dos pontos apresentados com a nossa realidade.

Acho que esse é um livro muito necessário na nossa sociedade atual. É cada vez mais difícil lidar com nossos pensamentos/auto-cobrança e é importante aprendermos a gerenciar as "vozes em nossas cabeças". O autor apresenta dicas valiosas e técnicas úteis para esse propósito. No final, ele apresenta um resumo das estratégias apresentadas para lidar com o nosso falatório mental, que pode servir como uma espécie de manual para consulta posterior.

Foi uma leitura muito enriquecedora. Agora é aplicar o aprendido!

Resenha: Rio de Sangue e Magia 2 - Livro do Poder - Thais Lopes (DLL22: livro com um casal na capa)

Primeira resenha de março pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Conheci o trabalho da Thais no ano passado através da LC do seu livro Marcas do Destino (que eu fiquei sabendo numa outra LC que estava participando rs) e virei fã. Os livros dela são viciantes e eu amei todos que li até agora (já foram mais de 15 e a meta é ler todos que ela lançou). Não sei como ainda não tinha aparecido nenhum livro dela por aqui mas chegou o momento! Eu estava doida pra ler a duologia RdSeM desde que ela começou a divulgar porque prometia ter tudo que eu amo. Estava só aguardando o lançamento do segundo livro (decisão mais do que acertada). A resenha é do segundo livro porque foi o que eu finalizei a leitura em março, mas farei alguns comentários gerais da duologia. Acho que não preciso mencionar como ele se enquadra no tema: olha esse casalzão lindo nessa capa maravilhosa!

ALERTA: Pode conter spoilers do primeiro livro

Sinopse - Amazon:

Desde o começo, a guerra era inevitável. O destino que Nevra e Ekerion tentavam evitar, inescapável.

Nevra, forçada a assumir o cargo que tanto lutou para evitar, agora precisa tomar frente em um conflito no qual não acredita. Ekerion, novamente sob as ordens daqueles que o traíram antes, tem a sua chance de vingança nas mãos.

Mas as margens do rio continuam ruindo. O equilíbrio delicado que mantinha a magia estável foi quebrado e a nova instabilidade pode destruir muito mais que qualquer batalha.

Nevra e Ekerion sabem que conseguem trabalhar bem juntos. Mas se quiserem salvar seu mundo, apenas trabalhar não será suficiente. Eles precisarão confiar... E entregar suas vidas nas mãos um do outro.

Já comentei como eu amo os livros da Thais e com essa duologia não foi diferente. Devorei os dois livros e não consegui largar enquanto não terminei (algumas horas de sono foram sacrificadas nesse processo). Amei o universo criado. É muito interessante como a magia funciona e é manipulada de diversas maneiras, a diferença entre as crenças dos reinos, a interação entre as espécies e toda a política e conflitos que são explorados na trama. Adorei a interação entre Eker e Nevra desde o início. O final do primeiro livro só confirmou que foi uma boa decisão esperar o lançamento do segundo pra poder emendar os dois.

Uma coisa legal de ler uma continuação é que você chega achando que sabe de alguma coisa e percebe que não sabe de nada, porque a treta é sempre mais complexa do que parece. Se eu já estava apaixonada por esse universo no livro da ilusão, fiquei ainda mais no livro do poder com a revelação de todos os mistérios envolvendo o Rio. E quantos mistérios! Fiquei impressionada ao finalmente entender (de verdade) o que estava ocasionando os eventos. E o que dizer desse casal maravilhoso? Como esses dois "cabeças-duras" demoraram pra se entender, mas valeu a pena toda espera! Tem outros personagens que curti muito na história. Numa, a matriarca, é muito sinistra. Gostei muito também de Dess e Kevsara. Eker e Nevra estariam muito ferrados sem eles, com certeza. Falando em Dess, vale a pena destacar que a Thais incluiu personagens não binários nos livros e fez uso de pronomes neutros.

Amei muito os dois livros, achei o final perfeito e super recomendo!

Pra quem se interessou, os dois livros estão disponíveis na Amazon (e estão incluídos no Kindle Unlimited) e tem playlists no Spotify. Vou deixar os links:

RdSeM1: livro / playlist
RdSeM2: livro / playlist

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Resenha: Heartstopper - Volume 2 - Alice Oseman (DLL22: livro que termine em um dia)

Terceira resenha de fevereiro pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Já estava para ler esse série há algum tempo por recomendação de uma amiga que amou e porque gostei muito de ter lido Loveless que foi escrito pela mesma autora. Li o primeiro livro na semana passada e já estou apaixonada. E, como devorei esse segundo volume, resolvi aproveitá-lo para esse tema.

ALERTA: Pode conter spoiler do volume 1

Heartstopper - volume 2 dá continuidade aos acontecimentos que encerraram o volume anterior, mostrando as reações de Nick e Charlie após o seu primeiro beijo e como isso afeta a relação dos dois.

Preciso começar dizendo que essa série é a coisa mais fofa que existe. Sério, gente. É muito fofo! Nick e Charlie são muito fofos!

Nesse segundo volume, o foco maior é no processo de autodescoberta do Nick. Ele está tentando entender melhor sua sexualidade e recebe todo o apoio necessário do Charlie. A questão do apoio e as amizades (as verdadeiras e as tóxicas) estão bem presentes na história.

Estou amando acompanhar a jornada desses dois e já estou ansiosa para ler o próximo volume.

Resenha: O circo da noite - Erin Morgenstern (DLL22: livro que ganhou um prêmio literário estrangeiro)

Segunda resenha de fevereiro pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Li esse livro junto com minhas amigas. Queria aproveitá-lo pro DLL e, pesquisando sobre ele, vi que ganhou um Alex Award da American Library Association e o 2012 Locus Award for Best First Novel, então, resolvi encaixá-lo nesse tema de livro premiado.

O circo da noite proporciona uma experiência única aos seus visitantes com atrações encantadoras e misteriosas mas, mais do que um espetáculo para o público, ele também é a "arena" onde uma competição acontece, e isso pode trazer consequências a todos os envolvidos...

Confesso que sabia pouco sobre o livro quando comecei a leitura e não me arrependo disso. Depois vi que a sinopse disponível na Amazon, por exemplo, já adianta muitos pontos da história que eu gostei de ir descobrindo aos poucos ao longo da leitura. Eu já fui uma pessoa que corre atrás de spoilers mas, cada vez mais, tenho valorizado o elemento surpresa.

Ao longo do livro, a autora intercala diferentes períodos de tempo (passado e presente), mostrando o circo em funcionamento, os elementos que levaram a sua construção, todo planejamento e preparação. Eu ficava intrigada toda vez que aparecia um personagem diferente porque ficava curiosa pra saber qual o seu papel na história e como as "peças" encaixariam no final. E tudo se amarrou direitinho.

O ambiente do circo é mágico (literalmente) e, muitas vezes, a vontade é de estar nesse cenário. Como uma boa fã de fantasia, amei como a magia é uma parte essencial da história. Curti a interação entre os competidores, as indiretas e as diretas. Gostei muito do livro, mas fiquei com um gostinho de quero mais. Queria que tivesse um pouco mais do que aconteceu depois dos eventos do final do livro.

Alguns dos meus trechos favoritos:

"Temos que empregar esforço e energia em qualquer coisa que desejemos mudar."

"Os mais finos prazeres são sempre os inesperados."

"Não é possível tirar o livre-arbítrio de ninguém, essa foi a minha primeira lição."

"Você não é um predestinado ou eleito. Até gostaria de dizer que é, se isso tornasse as coisas mais fáceis, mas não seria verdade. Você só está no lugar certo na hora certa, e tem boa vontade para fazer o que precisa ser feito. Às vezes, isso é o bastante."

"o futuro nunca está gravado em pedra."

"Pela minha experiência, a maioria das donzelas é perfeitamente capaz de se resgatar sozinha, ao menos as que valem a pena."

"As feras tomam diferentes formas e são difíceis de reconhecer pelo que são."

"Bem e mal são muito mais complexos do que uma princesa e um dragão, ou do que um lobo e uma garotinha de capuz vermelho. E o dragão não é o herói da própria história? O lobo não está simplesmente se comportando como um lobo?"

"As histórias mais verdadeiras requerem tempo e familiaridade para se tornarem o que são."

"Existe magia nisso. Está nas pessoas que ouvem, e será diferente para cada ouvido, e vai afetá-las de formas que nunca poderão prever. Desde o mundano até o mais profundo. Você pode contar uma história que passe a morar na alma de alguém, se transforme em seu sangue e propósito. Essa história vai motivar e impulsionar e quem sabe o que ela poderá fazer por causa disso, por causa das suas palavras."

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Resenha: Wild Seed - Octavia E. Butler (DLL22: livro escrito e protagonizado por mulher negra)

Primeira resenha de fevereiro pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Conheci o trabalho da Octavia E. Butler quando li Kindred e virei fã. A meta é ler todos os seus livros. Wild Seed é o quinto livro da autora que leio e foi o escolhido pro tema "escrito e protagonizado por mulher negra".

Em Wild Seed, temos o encontro entre Anyanwu e Doro, dois imortais com poderes peculiares. Doro tem um projeto de reprodução através do qual busca criar seres sobre-humanos e pretende usar Anyanwu para seus propósitos, mas ela também tem suas convicções e as coisas não serão tão simples...

Eu li o livro em inglês, mas ele foi lançado no Brasil em 2021 com o título de "Semente Originária".

Eu gosto muito da escrita da Octavia. Acho os livros dela muito fáceis de ler: começo e a vontade é de não parar. Gosto da maneira como ela vai apresentando as coisas aos poucos, gosto de como ela constrói personagens complexos e com características que me levam a refletir, gosto de como ela me surpreende e nunca segue pela linha que estou esperando. E Wild Seed me surpreendeu de muitas maneiras e em diversos momentos.

Anyanwu é a nossa protagonista negra. Ela é uma mulher forte e determinada que acaba tendo que se submeter por autopreservação e para proteção dos que ama. Mesmo nas vezes que ela cedeu, nunca consegui considerá-la fraca. Gostei muito de ver todas as vezes em que defendeu suas convicções e se rebelou como pôde. Não tem como não odiar o Doro a maior parte do tempo, mas até dele eu senti pena em alguns momentos. Um dos meus personagens preferidos foi o Isaac, acho que porque gostei de como ele via algumas coisas de maneira diferente e de como acabou se tornando uma espécie de "mediador" nessa interação Anyanwu-Doro.

O final acabou seguindo numa linha que eu não esperada e me deixou intrigada para saber o que me espera nos demais livros da série.

domingo, 30 de janeiro de 2022

Resenha: Noites de Cobras e Sonhos - Clarissa Coral (DLL22: livro de autor independente)

Terceira resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL22)!

ALERTA: contém spoilers do primeiro livro da série

Esse livro é o segundo da Trilogia Kapwa, onde continuamos acompanhando a trajetória de Aram e Lira que, inesperadamente, acabaram se tornando parte da Elite Kapwa e precisam tentar entender os mistérios do inimigo que tem que enfrentar.

Já desde o primeiro livro, fiquei apaixonada por esse universo distópico criado pela Clarissa Coral. Acho que ela soube combinar na medida certa os diferentes elementos: consequência de guerras, poder e dominação, desenvolvimento tecnológico, antigos costumes e tradições religiosos, etc. Neste segundo livro, tivemos algumas revelações e muitas tretas. 

Já me apeguei aos personagens. Admiro a força e determinação da Lira. Gosto de ver o Aram questionando as suas antigas convicções (e ordens). Acho a Sara muito divertida! A Celine e o Vicente são maravilhosos. E Eloy, Cristina, Nélio e outros também foram ganhando espaço no meu coração.

Terminei a leitura ansiosa para descobrir o que me aguardava na conclusão da série. Super recomendo!

Resenha: Algoritmos de Destruição em Massa - Cathy O'Neil (DLL22: livro sobre um assunto favorito)

Segunda resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Programação é algo que gosto muito, desde que aprendi na faculdade, e acabou sendo tão importante pra mim que foi tema do meu TCC. Então, acredito que um livro que discuta algoritmos e big data se enquadra bem como assunto favorito.

Neste livro, a autora discute como muitos algoritmos utilizados para fazer automaticamente diversos tipos de seleção, vão acabar reforçando as desigualdades e aumentando injustiças.

Esse livro me levou a refletir MUITO. A maneira como a autora vai discutindo os diferentes modelos utilizados para seleção de empregos, avaliação de professores, previsão de crimes, etc., e todos os efeitos negativos que eles podem ter deixa bem claro o cuidado necessário ao manusear tudo isso de maneira justa. As consequências são sérias. A autora discute tudo de maneira muito clara e apresentando diversos exemplos. Com direito a uma discussão no final apontando proposta para diminuir essas desigualdades. Excelente leitura. Super recomendo!

Resenha: Three Mages and a Margarita - Annette Marie (DLL22: livro do seu gênero favorito)

Primeira resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Eu gosto de muita coisa mas não posso negar que fantasia é um dos meus gêneros favoritos e é o que eu escolhi pra esse tema. Eu não tinha certeza de qual livro ia escolher. Acabei achando mais do que justo resenhar o primeiro de uma série que acabei viciada e preencheu a maior parte do meu tempo de leitura desse mês. Conheci através da autora Thais Lopes e fiquei com vontade de ler. Todos os livros da série estão disponíveis no Kindle Unlimited.

Neste livro acompanhamos a aventura de Tori que, na sua busca por emprego, acaba se candidatando a uma vaga de bartender em bar bem diferente onde ela vai descobrir que magia existe.

Eu me apaixonei completamente por esse universo (já falei que viciei, né?). A Tori é muito divertida e a sua personalidade faz com que ela se encaixe muito bem, mesmo sendo uma humana no meio dos míticos. Mas é claro que isso dá treta também, né? O livro tem muita ação e eu achei muito legal a maneira como a autora definiu e dividiu as classes de magia, e como existe todo um sistema de regulação que permite que a magia permaneça escondida dos humanos. Os três magos Aaron, Kai e Ezra são maravilhosos (em todos os sentidos rs).

Este livro é o primeiro da série The Guild Codex: Spellbound, que conta com 8 livros mais duas históricas curtas, mas existem outras séries dentro do Universo do The Guild Codex e é muito legal como os eventos se entrelaçam. As séries podem ser lidas independentemente mas, pra quem quiser a experiência completa, dá pra ir intercalando seguindo a ordem cronológica dos eventos. No site da autora é possível conferir a ordem de leitura.

Já estou estou quase no final da lista, completamente apaixonada e ansiosa para terminar de ler os que faltam.