quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Resenha: Persépolis - Marjane Satrapi (DLL21: biográfico)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Eu tinha separado um outro livro pra esse tema, mas quando ganhei Persépolis das minhas amigas de presente de aniversário, quis logo arrumar uma desculpa para lê-lo e encaixei nesse tema.

Em Persépolis, a autora faz uma autobiografia em quadrinhos. Eu confesso que não sabia o que esperar desse livro mas fui positivamente surpreendida. Que história de vida!

Nos relatos de sua infância, vemos muito sobre sua cultura, o impacto da mudança dos regimes que dominavam seu país e a realidade da guerra. Acho que é algo muito difícil de imaginar para quem nunca vivenciou. Ainda na adolescência, ela se vê morando em outro país em busca de uma realidade melhor e enfrenta as dificuldades de viver como estrangeira e sem seus pais. Vemos alguns dos seus erros e o aprendizado que tirou deles, como foi importante o apoio da sua família, e toda a sua trajetória de crescimento e amadurecimento.

Acho que o que eu escrever aqui não vai fazer jus a essa história de vida. Ler esse livro foi uma experiência maravilhosa pra mim que, além de me permitir conhecer uma realidade diferente da minha, me proporcionou muita reflexão. Amei e recomendo!

Alguns dos meus trechos favoritos:

"A razão da minha vergonha e da revolução é a mesma: a diferença entre as classes sociais." 

"Na vida você vai encontrar muita gente idiota. Se te ferirem, pense que é a imbecilidade deles que os leva a fazer o mal. Assim você vai evitar responder às maldades deles. Porque não tem nada pior no mundo do que a amargura e a vingança... Seja sempre digna e fiel a você mesma."

"É o medo que nos faz perder a consciência. É ele também que nos transforma em covardes. Você foi corajosa! Estou orgulhosa de você!"

"Vivam juntos pelo tempo que se sentirem realmente felizes. A vida é curta demais para ser mal vivida."

"Tem razão. É difícil escolher entre o fanatismo de uns e o desprezo de outros."

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Resenha: Dom quixote de la mancha - Miguel de Cervantes (DLL21: que lembre sua infância)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Esse livro lembra a minha infância de maneira incomum: não por tê-lo lido mas por não ter lido. Eu ganhei o Dom Quixote da escola quando concluí o Ensino Fundamental e acabei não lendo. Finalmente, tomei vergonha na cara e li. Antes tarde do que nunca. rs

Em Dom Quixote de la Mancha, acompanhamos as aventuras de um fidalgo que resolveu se tornar um cavaleiro andante. Essa minha edição conta com a tradução e adaptação de Ferreira Gullar e ilustrações de Gustave Doré. Ela é bem bonita.

Já gostei bastante de ler a nota do tradutor no início do livro. Não sei se é porque estou ficando velha, mas gosto bastante de ler notas, apresentações, introduções. Acho que já me trazem pra dentro da história e enriquecem ainda mais a experiência da leitura quando apresentam o contexto em que se insere.

Apesar disso, não sabia ao certo o que esperar dessa leitura. De início, não pude julgar Dom Quixote: muitas vezes parece mais interessante se viver a fantasia que a vida real. Mas preciso confessar que eu não esperava que ele fosse me conquistar tanto. Ao longo do livro, ele e seu fiel escudeiro Sancho Pança foram me envolvendo de tal maneira que terminei o livro chorando. Me diverti muito com muitas de suas desventuras e fiquei admirada com sua coragem e determinação. Gostei muito dos vários provérbios citados por Sancho. Nem sei bem o que falar sobre o livro. Refleti bastante ao longo da leitura (isso tem acontecido frequentemente e acho que é outro sinal de que estou ficando velha rs). Gostei muito!

Alguns dos meus trechos favoritos:

"a virtude é mais perseguida pelos maus do que amada pelos bons." 

"... todos estamos sujeitos à morte e tão depressa se vai o cordeiro como o carneiro, e ninguém pode esperar mais horas de vida do que Deus lhe queira dar."

"Contanto que possa vê-la, tanto se me dá que sejam cercas ou janelas ou grades de jardim. Qualquer raio de sol de sua beleza será suficiente para iluminar-me."

"Na comédia é como na vida, ao fim de uma e de outra, a morte nos tira as roupas e vamos todos iguais para a cova."

"Porque quem erra e se emenda, a Deus se recomenda."

"Será, por ventura, perder tempo vagar pelo mundo, não para divertir-se, mas para experimentar-lhe as asperezas e assim conquistar a imortalidade?"

"junta-te aos bons que serás um deles."

"os valentes têm de ter resignação nas derrotas, tanto quanto têm alegria nas vitórias."

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Resenha: Esta indescritível liberdade - Igor Mendes (DLL21: de autor brasileiro nunca lido)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Eu tive o prazer de trabalhar com o Igor Mendes no Pré-Vestibular Social do CEDERJ no polo de Duque de Caxias e fiquei muito feliz quando soube do lançamento do seu livro. Estava ansiosa para conhecer seu trabalho na escrita e aproveitei o tema para ler a sua obra.

Sinopse:
A juventude pulsante de um adolescente de 15 anos. As brigas, as amizades, os amores e os ódios de uma época em que tudo é movimento. As dúvidas de um professor de uma escola de periferia, o impasse permanente entre o sonho de uma vida nova e a vida dura real de todos os dias. Sonhos desfeitos, o subúrbio que não é mais como antes, o passado que insiste em se fazer notar a cada momento. Um romance sobre existências comuns atravessadas pelos grandes dilemas do Brasil às vésperas das manifestações de junho de 2013.

O livro é de leitura fácil, possui capítulos curtos e intercala diferentes momentos da vida de André. O primeiro capítulo já joga uma "bomba" que me deixou intrigada e só bem depois fui entender como a história chega nesse ponto.

Foi uma leitura que me levou a refletir muito. O livro apresenta uma realidade difícil e não tão conhecida, um Rio de Janeiro não tão popular. Me levou a pensar muito sobre como nossas escolhas nos definem, os diferentes fatores que as influenciam, como escolhas que são consideradas ruins para uns podem ser boas pra outros e como, às vezes, parece não haver escolha.

Falando em Rio de Janeiro, curti muito que esse tenha sido o "cenário" escolhido. Adoro ler livros que se passam na minha cidade, reconhecendo bairros e referências, vendo a minha realidade retratada. Enfim, amei o livro e recomendo.

Alguns dos meus trechos favoritos:

"Bobagem essa coisa de 'enterrar o passado': ele é teimoso e fica." 

"A vida é uma coisa só, novelo que não se acaba e que vai se emendando."

"Aguentar as consequências é sempre um problema de convicção."

"Na adolescência, descobri que música podia ser muito mais do que som. Era também um jeito de ser, de pensar, de agir."

"Uma vez eu li uma frase que dizia que a felicidade não é um ponto no final duma estrada; ela é a própria estrada."

"A geração que nos antecedeu lutou contra um inimigo duro, mas, evidente, que era o regime militar. E a nossa geração, saberá afinal contra quem deve lutar?" 

"Por que, para ter pão, é preciso renunciar por completo à liberdade?"

"Como num filme, imaginava que pelo simples fato de termos razão, ou de supor que tivéssemos razão, tudo acabaria bem."

"Afinal, pode-se mudar de pele, mudar o coração é coisa muito mais difícil."

"Havia também uma enorme biblioteca, onde eu reparei, pela primeira vez, na riqueza que pode estar contida em alguns minutos de silêncio. Eu lia e lia, na escola, no trem, em casa. A música continuava importante, mas eu já não encontrava nas letras resumidas todas as respostas que a minha mente inquieta procurava."

"Incrível como se escreve e se canta sobre esta cidade, mas poucos  tão poucos  a conhecem por dentro."

domingo, 5 de setembro de 2021

Resenha: Em mil pedaços - Camila Dornas e Duda Razzera (DLL21: que tenha representatividade)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Para o tema "que tenha representatividade", escolhi este livro escrito em parceria por Camila Dornas e Duda Razzera que tem um protagonista negro: o Pietro. Vários livros da Camila já foram contemplados em resenhas anteriores do desafio, gosto do muito do trabalho dela e estava ansiosa pra ler mais essa obra.

Sinopse - Amazon:

Tayana viveu a infância e adolescência na estrada com sua mãe, dentro de um Impala com o toca-fita emperrado em uma música do Legião Urbana. Pietro, por sua vez, sempre se sentiu empacado no mesmo lugar, passando despercebido em meio às brigas constantes dos pais. Colocados frente a frente por conta de coincidências da vida, descobrem que têm muito mais em comum do que apenas o amor pela escrita e pelos livros. Mas, será que eles deixarão o passado para trás em busca de um futuro juntos?

Tem muita coisa que quero falar sobre esse livro mas, ao mesmo tempo, não sei se conseguirei colocar em palavras tudo que ele me fez sentir. Acho que ele me trouxe uma forte mensagem de amor e esperança. Você vê nele pessoas que enfrentam dificuldades, tem seus defeitos, mas buscam melhorar, por si e por aqueles que amam. Pessoas tentando superar traumas do passado, enfrentando seus monstros. Acho que isso faz ele ser muito real, e isso é algo que gosto muito nos livros porque me ajuda a refletir.

Esse é também um livro sobre família (e a gente sabe que família pode ser bem complicada), não só as unidas por laços sanguíneos. Amo como a literatura é um elemento central nessa história, através dos personagens que são leitores vorazes e escritores. Sempre fico muito feliz de ler sobre coisas que são presentes na minha vida e, nesse livro, além do amor pela literatura, vi também retratados a música (ouvida e tocada 💜), Física (através da profissão do Miguel) e o ambiente acadêmico.

Os trechos de letras do Legião Urbana no início dos capítulos deram um toque ainda mais especial nessa narrativa maravilhosa! Apesar de conhecer e amar várias das canções da banda, me dei conta de que ainda tem muitas que preciso conhecer.

A Tay que me desculpe mas eu preciso dizer que eu quero um Pietro pra mim. Ele soube enfrentar os preconceitos e desprezos da infância e lutou pelos seus objetivos. É leitor, poeta e músico. É maravilhoso! Estou apaixonada!

Amei muito! Parabenizo e agradeço às autoras por esta obra apaixonante. Elas souberam tratar com muita delicadeza diversos temas sensíveis.

Alguns dos meus trechos favoritos:

"Quero que alguém sozinho em uma parte menos bela do mundo leia o que eu escrevo e sinta esperança. Quero compartilhar, com minhas palavras, tudo de extraordinário que já senti."

"Nunca se envergonhe da sua felicidade. A vida é uma série de infortúnios. Momentos de felicidade verdadeira e descontrolada são o que fazem tudo valer a pena. Não os deixe escapar por medo do que os outros vão dizer."

"O amor é como uma planta delicada: quando você não cuida dele, ele se despedaça aos poucos até desaparecer."

"Minha vida importava, mesmo que algumas pessoas preferissem negar a minha relevância."

"A literatura tem o poder de resgatar algumas do abismo, o dom de te reerguer quando seus medos o derrubam. Nos livros, muitas vezes encontramos o conforto que não temos na vida."

"Todo mundo merece uma segunda chance."

"Todas as histórias são, afinal, sobre a natureza humana."

"Nascemos sozinhos, morremos sozinhos mas não precisamos viver sozinhos."

"Às vezes, as mentiras que contamos para nós mesmo são as mais perigosas."

"Vivemos em um mundo em que heróis acabam sendo desmascarados, nos mostrando que somos todos seres humanos que sangram, suam e choram."

"Monstros fictícios são menos assustadores que monstros da vida real."

"A vida é feita de alguns castelos que areia que são desmanchados por ondas do mar. Alguns a gente reconstrói, outros apenas deixamos sumir para sempre."

"Você é excepcional. Nunca deixe que ninguém te diga o contrário, nem mesmo eu."

"E o que é a vida se não uma luta pelo amor, em todas as suas formas?"

"Muitas coisas na vida são passageiras, quase tudo é incerteza, mas uma amizade verdadeira é o que te levanta quando todo o resto desmorona."

"Se aprendi algo com os últimos acontecimentos, é que não temos todo tempo do mundo. Temos nosso próprio tempo e nunca saberemos quando ele acabará."

(Melhor eu parar senão vou colocar o livro todo. Me empolguei um pouco, foi mal. rs)



sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Resenha: Sword Art Online 20: Moon Craddle - Reki Kawahara (DLL21: de autor asiático)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Eu sou apaixonada pelas light novels de Sword Art Online (SAO), então, encaixar uma delas nesse tema foi uma escolha mais do que natural. Estou só alguns volumes atrasada na leitura com relação aos lançamentos (só faltam 2 agora que li esse), mas até o fim do ano devo ficar "em dia".

ALERTA: Pode conter spoilers dos volumes anteriores.

O volume 20 é o segundo do Moon Craddle, que se passa durante o período que Kirito e Asuna passaram no Underworld em aceleração máxima. Os eventos narrados nesses dois volumes ocorrem pouco mais de um ano após a guerra e seguem a investigação de um assassinato.

Sou suspeita pra falar de SAO porque, como já falei, sou apaixonada. Os livros sempre me envolvem muito e, depois que começo a ler, não consigo largar. Pra mim, eles tem a mistura certa de ação, momentos divertidos e momentos fofos. Além do casal maravilhoso que eu amo e é um dos meus favoritos (Kirito e Asuna) esse volume dá bastante destaque a Ronie e Tiese, que agora são aprendizes na ordem dos Integrity knights.

Gosto muito de como vai se desenrolando a investigação do assassinato (ocorrido no volume anterior) e como vai ficando claro que tem muito mais coisa por trás do ocorrido. Acho que o livro acaba trazendo uma reflexão sobre a tentação do poder e da dominação e até que ponto isso pode levar. Adoro como o Conselho da Unificação, liderado por Kirito e Asuna, tem trabalhado para diminuir as injustiças no Underworld.

Uma coisa que me surpreendeu bastante mas gostei, foi ter uma parte da história narrada do ponto de vista da Tsukigake, filhote de dragão da Ronie. Foi diferente e bem fofinho. O autor deixa um gostinho de quero mais no final do livro. Algumas questões ficam "em aberto" e, pelo afterword, fica claro que o autor fez isso intencionalmente.

Amei e já estou ansiosa para ler o próximo volume que é o início de um novo arco do SAO.



domingo, 22 de agosto de 2021

Resenha: Uma dobra no tempo - Madeleine L'Engle (DLL21: adaptado para filme/série)

 Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! 

Em "Uma dobra no tempo", os irmãos Meg e Charles Wallace, acompanhados do amigo Calvin e com o auxílio de três senhoras misteriosas, saem uma missão para desvendar o desaparecimento de seu pai, um cientista que estivera trabalhando em um projeto sigiloso do governo.

Preciso começar dizendo que amo literatura infanto-juvenil e amei ler Uma dobra no tempo. Já tinha esse livro há algum tempo e vê-lo citado em uma das minhas leituras recentes (Sal and Gabi break the Universe) aumentou as minhas expectativas, que foram mais do que correspondidas. E definitivamente preciso ler mais obras de ficção científica. Sendo alguém que acabou enveredando pra área da Física, ver alguns elementos científicos inseridos em histórias é tão legal! E meu lado professora sempre fica se perguntando se eu conseguiria trabalhar alguns desses textos em sala de aula. Mas estou divagando muito, preciso falar do livro.

Gostei muito de como as crianças da família Murry, apesar de bem diferentes, são companheiros e se entendem e protegem. Amei o Charles Wallace, tão inteligente mesmo tão novinho. Me identifiquei com alguns dos questionamentos e expectativas da Meg. Gostei muito de como o Calvin, mesmo sendo de certa maneira um "elemento surpresa", foi membro essencial da equipe. E adorei as citações da sra. Quem!

Acho que o livro traz para reflexão questões muito importantes e gostei muito da lição que ele quer passar. Acredito que isso é uma característica essencial nos livros infanto-juvenis: trazer algum ensinamento. Recomendo!

Alguns dos meus trechos favoritos:

" — Acha que as coisas sempre têm uma explicação?
 — Sim, acredito que têm. Mas acho que, com nossas limitações humanas, nem sempre somos capazes de entender as explicações. Mas, você percebe, Meg, só porque não entendemos não significa que a explicação não exista."

"Não olhamos para as coisas que você diria que são vistas, mas para as coisas não vistas. Pois as coisas vistas são temporárias. Mas as coisas não vistas são eternas." 



sábado, 21 de agosto de 2021

Resenha: Nem o tempo - Stefânia Cedro (DLL21: que comprou pela capa)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Eu acho essa capa simplesmente maravilhosa e esse foi um dos motivos que me levou a querer ler esse livro. Ele furou a fila de leitura e eu não me arrependi nem um pouco. 

Confesso que pretendia lê-lo devagar, pra poder conciliar com minhas outras leituras, mas, quando fui ver, já estava devorando. Fui completamente envolvida pela história, me encantei com os personagens, me diverti com as diversas referências que a autora fez a músicas, filmes, livros, ... Isso sem falar as tretas! E como teve tretas nesse livro... #adoro 

Tenho medo de escrever muito e dar spoiler, mas preciso dizer que admirei muito a força da Giovana ao tentar seguir em frente apesar dos traumas. Amei como a Cami lutou pelos seus sonhos, além de ser uma excelente amiga. Me apaixonei pelo Logan por ser tão maravilhoso, perfeito e íntegro. Com certeza, teria muitas coisas maravilhosas pra falar sobre esse livro mas me fogem as palavras.

Amei e recomendo!

Alguns dos meus trechos favoritos:

"Não vou dizer que ele me completava, pois seu que não preciso de ninguém pra isso. Ele me acrescentava, me somava, ele fazia minha vida comum ser espetacular."

"A vida seria tão mais fácil se fôssemos capazes de controlar nossos sentimentos, um interruptor a ser desligado quando não fôssemos correspondidos."

Resenha: Nova Era - Paloma Brito (DLL21: do seu gênero preferido)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! É sempre um desafio pra mim apontar um gênero favorito porque gosto de vários e sou super aberta a diferentes aventuras literárias. Mas não tenho como negar que Fantasia é um dos meus favoritos e foi o que escolhi enquadrar nesse tema. Estou pra ler a trilogia "Nova Era" desde o ano passado e, finalmente, chegou o momento.

Neste livro, acompanhamos a trajetória de Arien, uma elfa da luz que nasceu marcada por um elemento incomum e possui poderes raros, que precisa aprender a usar para enfrentar os perigos que se aproximam.

Me encantei com o universo que a autora nos apresenta em Nova Era. Achei interessante cada elfo da luz ter um elemento associado e um poder característico, e estar ligado a um outro elfo (seu Aías) destinado a ser seu companheiro de batalhas. Gostei de acompanhar essa trajetória de descoberta e crescimento da Arien. Em muitos momentos, me identifiquei com suas incertezas e inseguranças. E o Calion? Simplesmente, maravilhoso! 💜 Não vou nem falar nada pra não dar spoiler.

Achei um excelente começo para série (simplesmente devorei o livro) e fiquei curiosa pra entender os mistérios e ver as tretas que ainda viriam (que agora já sei porque já li o resto da trilogia rs). Me apaixonei pela história e pelos personagens e fiquei feliz por contar com mais livros pra aproveitar. Além dos outros dois livros da trilogia, a autora já lançou também um spin-off e está prometendo mais (já quero!).

Alguns dos meus trechos favoritos:

"Você faz sua própria força, (...) Você só será medíocre se quiser ser medíocre, Arien. A força está dentro de você. Explore, deseje. O poder já é seu, você só precisa aceitá-lo."

"Esse é o problema em se esconder, em algum momento, alguém o encontra e enfrentar o inevitável é muito pior se não for por sua própria vontade."

"Depois da tempestade sempre vem a calmaria, Arien. Não quer dizer que não haverá mais tempestades. Quer dizer que tempestades sempre passam."

"O tempo podia até amenizar a dor da perda e conformar os corações revoltados, mas nunca apagaria as memórias daqueles que amaram verdadeiramente."

"Eu sei que tem coragem pra isso, pare de ofuscar e sabotar a si mesma!"

sábado, 31 de julho de 2021

Resenha: Gótico Suburbano - Hedjan C. S. (DLL21: de literatura nacional)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Conheci o trabalho do Hedjan quando participei das coletâneas literárias da Andross Editora e, quando soube do lançamento desse livro, fiquei muito curiosa pra lê-lo pela proposta que ele apresenta: contar histórias sombrias que se passam no subúrbio carioca. Adquiri meu exemplar na Bienal de 2019 e, finalmente, reservei um tempinho pra conferir essa obra. O livro contém 10 contos que exploram elementos cotidianos como pipas, bate-bolas, cachorros de rua, botecos, cemitérios, panfletos de simpatia, etc.

Os contos são de fácil leitura e gostei muito de como o autor soube explorar bem os elementos. Era muito fácil imaginar o cenário e o fator "assustador" se encaixava naturalmente nas diferentes situações. Um vagão de trem vazio à noite pode ser realmente bem perigoso e eu curti muito a maneira que o Hedjan se propôs a explorar isso. 

Como carioca, adoro quando leio livros que se passam no Rio de Janeiro. Gostei de ver a referência a diferentes bairros e regiões da cidade. Os contos foram muito bem trabalhados e confesso que teve um que o final me surpreendeu bastante. Recomendo!



sexta-feira, 30 de julho de 2021

Resenha: Harry Potter e a ordem da fênix - J. K. Rowling (DLL21: vencedor de algum prêmio)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Eu comecei a releitura dos 7 livros da série Harry Potter no ano passado em preparação para leitura de HP e a Criança Amaldiçoada, mas acabei pausando após a leitura do quarto livro. Aproveitei esse tema do DLL21 para retomar a releitura da saga. Quem quiser saber os prêmios conquistados pelo livro, só conferir na Wikipedia. Na primeira leitura que fiz há anos atrás, HP e a Ordem da Fênix foi um dos meus favoritos da saga e um dos exercícios que fiz ao longo dessa leitura foi avaliar se ele mantém o título e tentar identificar os fatores que me fazem gostar tanto dele.

AVISO: Essa resenha pode conter spoilers dos livros anteriores da série.

Sinopse - Amazon:

Tempos sombrios se abateram sobre Hogwarts. Depois do ataque dos Dementadores ao seu primo Dudley, Harry Potter sabe que Voldemort fará tudo para encontrá-lo. Muitos negam o retorno do Lorde das Trevas, mas Harry não está sozinho: uma ordem secreta se reúne no Largo Grimmauld para fazer frente às forças sombrias. Harry precisa permitir que o professor Snape o ensine a se proteger dos vorazes ataques de Voldemort à sua mente. Mas eles estão ficando cada vez mais fortes, e o tempo de Harry está acabando...

Acho sempre uma experiência muito legal reler um livro. Poder reencontrar personagens queridos, rever cenas apaixonantes e se deparar com fatos que tinha esquecido. Continuo gostando muito dessa saga e devo dizer que HP e a ordem da fênix ainda mantém o título de favorito dentre os livros. Quanto aos motivos, não sei se conseguiria fazer uma lista objetiva, mas acho que amo toda a carga emocional que tem nesse livro. Sinto junto com os personagens toda a tensão, dúvidas, descobertas, ... Esse livro revela muito sobre a luta contra o Lorde das Trevas, trama central da série. Uma das minhas cenas favoritas do livro é a conversa do Harry com o Dumbledore que tem no final (não darei detalhes pra não dar spoiler). Minha grande frustração ao assistir o filme quando foi lançado foi que essa cena, na minha opinião, não ganhou o espaço merecido. Enfim, amo o universo de Harry Potter e estou adorando essa experiência de reler os livro. Ah, preciso reconhecer que também tive ajuda da Alexa nessa leitura. rs