sábado, 21 de agosto de 2021

Resenha: Nova Era - Paloma Brito (DLL21: do seu gênero preferido)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! É sempre um desafio pra mim apontar um gênero favorito porque gosto de vários e sou super aberta a diferentes aventuras literárias. Mas não tenho como negar que Fantasia é um dos meus favoritos e foi o que escolhi enquadrar nesse tema. Estou pra ler a trilogia "Nova Era" desde o ano passado e, finalmente, chegou o momento.

Neste livro, acompanhamos a trajetória de Arien, uma elfa da luz que nasceu marcada por um elemento incomum e possui poderes raros, que precisa aprender a usar para enfrentar os perigos que se aproximam.

Me encantei com o universo que a autora nos apresenta em Nova Era. Achei interessante cada elfo da luz ter um elemento associado e um poder característico, e estar ligado a um outro elfo (seu Aías) destinado a ser seu companheiro de batalhas. Gostei de acompanhar essa trajetória de descoberta e crescimento da Arien. Em muitos momentos, me identifiquei com suas incertezas e inseguranças. E o Calion? Simplesmente, maravilhoso! 💜 Não vou nem falar nada pra não dar spoiler.

Achei um excelente começo para série (simplesmente devorei o livro) e fiquei curiosa pra entender os mistérios e ver as tretas que ainda viriam (que agora já sei porque já li o resto da trilogia rs). Me apaixonei pela história e pelos personagens e fiquei feliz por contar com mais livros pra aproveitar. Além dos outros dois livros da trilogia, a autora já lançou também um spin-off e está prometendo mais (já quero!).

Alguns dos meus trechos favoritos:

"Você faz sua própria força, (...) Você só será medíocre se quiser ser medíocre, Arien. A força está dentro de você. Explore, deseje. O poder já é seu, você só precisa aceitá-lo."

"Esse é o problema em se esconder, em algum momento, alguém o encontra e enfrentar o inevitável é muito pior se não for por sua própria vontade."

"Depois da tempestade sempre vem a calmaria, Arien. Não quer dizer que não haverá mais tempestades. Quer dizer que tempestades sempre passam."

"O tempo podia até amenizar a dor da perda e conformar os corações revoltados, mas nunca apagaria as memórias daqueles que amaram verdadeiramente."

"Eu sei que tem coragem pra isso, pare de ofuscar e sabotar a si mesma!"

sábado, 31 de julho de 2021

Resenha: Gótico Suburbano - Hedjan C. S. (DLL21: de literatura nacional)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Conheci o trabalho do Hedjan quando participei das coletâneas literárias da Andross Editora e, quando soube do lançamento desse livro, fiquei muito curiosa pra lê-lo pela proposta que ele apresenta: contar histórias sombrias que se passam no subúrbio carioca. Adquiri meu exemplar na Bienal de 2019 e, finalmente, reservei um tempinho pra conferir essa obra. O livro contém 10 contos que exploram elementos cotidianos como pipas, bate-bolas, cachorros de rua, botecos, cemitérios, panfletos de simpatia, etc.

Os contos são de fácil leitura e gostei muito de como o autor soube explorar bem os elementos. Era muito fácil imaginar o cenário e o fator "assustador" se encaixava naturalmente nas diferentes situações. Um vagão de trem vazio à noite pode ser realmente bem perigoso e eu curti muito a maneira que o Hedjan se propôs a explorar isso. 

Como carioca, adoro quando leio livros que se passam no Rio de Janeiro. Gostei de ver a referência a diferentes bairros e regiões da cidade. Os contos foram muito bem trabalhados e confesso que teve um que o final me surpreendeu bastante. Recomendo!



sexta-feira, 30 de julho de 2021

Resenha: Harry Potter e a ordem da fênix - J. K. Rowling (DLL21: vencedor de algum prêmio)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Eu comecei a releitura dos 7 livros da série Harry Potter no ano passado em preparação para leitura de HP e a Criança Amaldiçoada, mas acabei pausando após a leitura do quarto livro. Aproveitei esse tema do DLL21 para retomar a releitura da saga. Quem quiser saber os prêmios conquistados pelo livro, só conferir na Wikipedia. Na primeira leitura que fiz há anos atrás, HP e a Ordem da Fênix foi um dos meus favoritos da saga e um dos exercícios que fiz ao longo dessa leitura foi avaliar se ele mantém o título e tentar identificar os fatores que me fazem gostar tanto dele.

AVISO: Essa resenha pode conter spoilers dos livros anteriores da série.

Sinopse - Amazon:

Tempos sombrios se abateram sobre Hogwarts. Depois do ataque dos Dementadores ao seu primo Dudley, Harry Potter sabe que Voldemort fará tudo para encontrá-lo. Muitos negam o retorno do Lorde das Trevas, mas Harry não está sozinho: uma ordem secreta se reúne no Largo Grimmauld para fazer frente às forças sombrias. Harry precisa permitir que o professor Snape o ensine a se proteger dos vorazes ataques de Voldemort à sua mente. Mas eles estão ficando cada vez mais fortes, e o tempo de Harry está acabando...

Acho sempre uma experiência muito legal reler um livro. Poder reencontrar personagens queridos, rever cenas apaixonantes e se deparar com fatos que tinha esquecido. Continuo gostando muito dessa saga e devo dizer que HP e a ordem da fênix ainda mantém o título de favorito dentre os livros. Quanto aos motivos, não sei se conseguiria fazer uma lista objetiva, mas acho que amo toda a carga emocional que tem nesse livro. Sinto junto com os personagens toda a tensão, dúvidas, descobertas, ... Esse livro revela muito sobre a luta contra o Lorde das Trevas, trama central da série. Uma das minhas cenas favoritas do livro é a conversa do Harry com o Dumbledore que tem no final (não darei detalhes pra não dar spoiler). Minha grande frustração ao assistir o filme quando foi lançado foi que essa cena, na minha opinião, não ganhou o espaço merecido. Enfim, amo o universo de Harry Potter e estou adorando essa experiência de reler os livro. Ah, preciso reconhecer que também tive ajuda da Alexa nessa leitura. rs

quarta-feira, 30 de junho de 2021

Resenha: Rachel - R. F. Lucchetti (DLL21: que termine em um dia)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Esse livro é pequeno e tem menos de 100 páginas, então, achei que seria uma boa pedida pra esse tema.

Rachel é o quinto volume da Coleção R. F. Lucchetti, mas não é necessário ter lido os anteriores porque são independentes. Nele acompanhamos a visita de Oliver Collins a seu amigo Richard e sua esposa Rachel e nos deparamos com um grande mistério envolvendo a residência e a vida do casal.

O livro, assim como os volumes anteriores, tem um texto inicial sobre o autor. É algo que eu acho muito interessante e a trajetória do mestre R. F. Lucchetti é incrível. Indo para a história do livro, o autor começa com um prólogo de meia página que já revela que vai terminar em treta, atiçando a curiosidade do leitor. A maior parte do livro consiste no relato de Oliver Collins através do qual tentamos entender como as coisas aconteceram e como chegamos a cena do prólogo, que recebe um complemento no epílogo. O livro é de leitura fácil e rápida. Gosto muito da escrita do autor. Adorei as várias referências a outras obras feitas ao longo do livro e fiquei super intrigada com o mistério de Rachel. 

quinta-feira, 3 de junho de 2021

Resenha: O Códex dos Caçadores de Sombra - Cassandra Clare e Joshua Lewis (DLL21: livro que abandonou)

Era pra ter sido a terceira resenha de maio pro Desafio Literário Livreando (DLL21), mas acabei atrasando um pouco o término da leitura. Apesar de eu não vê-lo dessa maneira (porque sempre tive a intenção de retomar a leitura), esse é o mais próximo de um livro "abandonado" que tenho, já que cheguei a começá-lo algumas vezes mas acabei optando por adiar a leitura. Agora ele finalmente foi lido e só falta eu concluir a leitura de Chain of Iron para zerar a fila de livros da Cassandra Clare não-lidos. \o/

O Códex é apresentado como uma espécie de manual para caçadores de sombras, então, inclui as informações sobre a "organização", desde o armamento comumente utilizado aos tipos de demônios conhecidos, descrição sobre os membros do submundo, a magia utilizada, etc.

Talvez esse "formato de manual" tenha sido um dos motivos que me fez enrolar para lê-lo, mas me encanta a riqueza de informações apresentadas nesse livro que só reforça o cuidado e a maestria empregados pela Cassandra Clare na criação do universo dos caçadores de sombra. A cada livro lido me apaixono ainda mais. Além disso, o livro possui ilustrações lindíssimas e conta com anotações de três personagens já conhecidos, Clary, Simon e Jace, "reagindo" à leitura do Códex. Isso dá um toque ainda mais especial ao livro e nos dá a sensação de fazermos parte desse mundo. Leitura mais do que recomendada para quem é fã e quer se aprofundar no universo dos caçadores de sombra.



segunda-feira, 31 de maio de 2021

Resenha: O necromante-rei - Nina O'Neill (DLL21: publicado esse ano de 2021)

Segunda resenha de maio pro Desafio Literário Livreando (DLL21). Eu tinha escolhido um outro livro pra esse tema mas acabei enrolando para lê-lo, então, resolvi aproveitar esse conto que li esse mês e que se encaixa no tema.

Sinopse - Amazon:

Haverá tradição mais cruel no reino de Usor que o Duelo dos Príncipes? Quando morre um rei, irmãos enfrentam um ao outro em um combate até a morte, a fim de decidir quem ascenderá ao trono. Iago, o mais novo dos herdeiros, vive trancado no quarto com pilhas de livros, e mal consegue manejar uma espada. Seu pai doente está com os dias contados — e Iago também, pois sabe que não tem a menor chance de derrotar seu meio-irmão, Ivan, na batalha vindoura. Preocupada com a possibilidade de perder o filho, a rainha Valentina propõe a Iago que peça auxílio de um monstro detentor de magia antiga. O problema é que toda ajuda vem com um preço.

Esse foi o primeiro conto lançado pela Nina e eu amei a escrita dela e como tudo foi muito bem descrito. A leitura é super fluida e o conto foi bem rápido de ler. Gostei muito da maneira como foi construído o cenário, com tradições, costumes, magia, etc. Achei diferente e muito interessante o método de "escolha" do sucessor. 

Um ponto mencionado e que me fez refletir bastante foi os avanços que alcançamos pelo "medo da morte". 

"Todo o conhecimento que constitui a maior conquista da humanidade só existe por conta de pessoas que temem a morte."

Acho que eu não tinha parado pra pensar na nossa busca por curas e prolongamento da vida como uma consequência desse medo, ou na arte como uma necessidade de deixar um legado e ser "eterno". Enfim, o conto mostra aonde vai a busca por poder e até que ponto leva a ambição. Adorei e recomendo!


domingo, 16 de maio de 2021

Resenha: Vendetta - Leandro Schulai (org.) (DLL21: de contos)

Primeira resenha de maio pro Desafio Literário Livreando (DLL21). Eu tenho este livro desde o seu lançamento, em 2016, e, apesar de ter me empolgado bastante com a proposta, ainda não tinha lido, até agora. 

A Andross Editora é especializada na publicação de antologias. O Vendetta conta com 22 contos de diversos autores de diferentes partes do Brasil (minha irmã é um deles).

Uma coisa muito legal de ler antologias é justamente poder conhecer a obra de diversos autores. Achei muito interessante a escolha da temática de vingança e a primeira coisa que me admirou foi a criatividade vingativa dessa galera. Alguns contos foram bem inesperados pra mim. As histórias são bem diversas. Cheguei a ficar com pena das vítimas em algumas delas, em outras o tiro saiu pela culatra. 

Um dos meus contos favoritos foi o Vasectomia do Valter Morigi, gostei muito da inteligência da vingança aplicada e, de certa forma, considero que teve um final feliz. Sou meio suspeita pra falar do conto da minha irmã, o Enfim, mas nessa releitura (claro que o dela eu já tinha lido, né?) eu fui lembrada do quanto ele é forte, acho que ele traz uma boa reflexão com relação ao sentimento de culpa. De maneira geral, curti bastante a leitura do livro!



sexta-feira, 30 de abril de 2021

Resenha: A garota do lago - Charlie Donlea (DLL21: indicado por um amigo)

Terceira resenha de abril pro Desafio Literário Livreando (DLL21). Esse livro eu ganhei no Amigo Secreto do DLL no ano passado, presente da queridíssima Tammy, idealizadora e organizadora desse desafio, que infelizmente nos deixou no início do mês, vítima da COVID-19. Além de ser uma indicação dela, ele também foi super recomendado pela Mayane, também participante do desafio, e foi uma das leituras do Clube da Camila desse mês. 

Confesso que enrolei mais do que pretendia pra concluir essa leitura, mas foi culpa minha mesmo e não do livro. A leitura fluía bem quando eu parava pra lê-lo, só que muitas vezes eu não parava. Pode (ou não) ter a ver com o fato de eu estar lendo uns 10 livros simultaneamente. Bom, vamos falar sobre o livro.

Em "A garota do lago" seguimos os passos da repórter Kelsey Castle ao tentar desvendar o que levou ao assassinato da estudante Becca Eckersley, na pequena cidade de Summit Lake. Descobrir mais sobre a jovem morta, vai ajudar a repórter a superar seus próprios traumas.

Gostei muito da escrita do autor e de como ele escolheu narrar a trama, intercalando as investigações da Kelsey, no presente, com cenas do passado de Becca, iniciando 14 meses antes de sua morte. Várias tretas acontecem nesse livro e fui surpreendida muitas vezes (se bem que sou fácil de enganar 😂). Foi muito legal conhecer a Kelsey e ver como sua tarefa "tranquila" se complicou mas, ao mesmo tempo, se transformou numa jornada de superação e redescoberta de si. Até ser revelado o que tinha acontecido com ela, eu estava super curiosa para saber o que era.

Acompanhar a história de Becca é essencial para entender o seu trágico fim. Me pergunto se esse não foi um dos motivos de eu ficar adiando terminar o livro: saber que pra acabar em assassinato alguma coisa tinha que desandar. Esse negócio de não poder confiar em ninguém e desconfiar de tudo e de todos é meio tenso. Eu me envolvo fácil e sofri junto com os personagens diversas vezes. Até sonhei com a história do livro um dia (talvez eu não devesse ler antes de dormir🤔). Enfim, curti bastante a leitura e recomendo. Fiquei com muita vontade de ler uma certa carta (que não posso mencionar pra não dar spoiler).   

Alguns dos meus trechos favoritos:

"Ali, no meio da cena do crime, Kelsey soube que não estava apenas escrevendo um artigo para preencher a cota de laudas de sua labuta mensal. Ela estava à procura de respostas, para devolver alguma dignidade a uma garota inocente." 

"Mas descobrir um segredo jamais é a chave. Descobrir por que um segredo é um segredo é o que leva a algum lugar."

"É assim que descobrimos que estamos fazendo o que estávamos destinados a fazer: quando nunca nos entediamos e não queremos fazer nenhuma outra coisa."

"Faça o que gosta de fazer. E se você achar que não está gostando, faça outra coisa."

"Suas perguntas sobre a vida e a morte, e por que uma pessoa sobrevive a um acontecimento tão terrível, e outra, não"

quinta-feira, 29 de abril de 2021

Resenha: 1984 - George Orwell (DLL21: clássico)

Segunda resenha de abril pro Desafio Literário Livreando (DLL21). Esse não estava na TBR do desafio mas, como não concluí uma das leituras escolhidas e já tinha lido ele esse mês, resolvi aproveitá-lo. Eu li em conjunto com umas amigas e ainda participei da LC organizada pela Alê do @talvez1livro.

Em uma sociedade em constante estado de guerra contra outros países e contra os inimigos do sistema, cada cidadão deve viver sob a permanente vigilância das teletelas. Qualquer sinal de comportamento ou pensamento desviante da ideologia do Grande Irmão é severamente punido pela Polícia do Pensar.

Acho que esse início da sinopse disponível na Amazon passa bem o cenário do livro. Nele acompanhamos a trajetória de Winston, funcionário do Ministério da Verdade, e vemos como ele vai reagindo a esse regime.

Preciso dizer que fiquei apaixonada por essa edição da Antofágica. Contém ilustrações muito legais (de Rafael Coutinho) ao longo de todo o livro e vem com um material extra: apresentação e outros textos de reflexão sobre o livro.

Esse foi um livro que me levou a refletir muito ao longo de toda a leitura. Chega a ser assustador o quanto os pontos abordados são atuais. Me assustou muito também a inteligência cruel do Partido, como toda a dominação é bem planejada para se sustentar a longo prazo e o papel que da novilíngua nisso. A leitura fluiu super bem e volta e meia eu me via me perguntando o que o Winston faria com suas inquietações. Eu definitivamente não esperava a maneira como o livro terminou (apesar de não ter um fim específico em mente). Gostei muito e recomendo. Ele proporciona uma reflexão e uma inquietação super necessárias.

Alguns dos meus trechos favoritos:

"As consequências de cada ato estão inclusas no ato em si."

"'Quem controla o passado', dizia o slogan do Partido, 'controla o futuro: quem controla o presente, controla o passado.'"

"... em momentos de crise, nunca se luta contra um inimigo externo, mas sempre contra o próprio corpo."

"Se você puder sentir que permanecer humano vale a pena, mesmo quando não gere nenhum resultado, você os venceu."

"Os melhores livros, ele percebeu, são aqueles que contam o que você já sabe."

"... sempre que qualquer forma de governo se torne destrutiva de tais fins, cabe ao povo o direito de alterá-la e aboli-la e instituir novo governo..."

Da apresentação (Gregógio Duvivier):

"A opressão não tem fim, mas ela sempre vai se chocar com o desejo de liberdade."

sábado, 10 de abril de 2021

Resenha: Brightly Woven - Alexandra Bracken, Leigh Dragoon, Kit Seaton (DLL21: HQ / Graphic Novel)

Primeira resenha de abril pro Desafio Literário Livreando (DLL21). Aproveitei o tema pra incluir mais um lançamento da Alexandra Bracken, autora que eu amo (já resenhei outros dois livros dela pro desafio desse ano). A graphic novel é baseada no seu romance homônimo, adaptada por Leigh Dragoon com arte de Kit Seaton.

De cara, já me apaixonei por essa capa que, além de lindíssima, é da minha cor favorita. Fiquei encantada com toda a arte da graphic novel. Maravilhosa demais.

Em Brightly Woven, a jovem tecelã Sydelle, após conhecer o feiticeiro Wayland North, entra numa jornada para ajudar a levar até a capital uma mensagem que pode impedir uma guerra. Ao longo do caminho, segredos são revelados, descobertas são feitas e a missão pode não ser tão simples quanto parece...

Eu sou suspeita pra falar sobre qualquer livro de fantasia porque eu simplesmente amo! Achei muito legal como a magia nesse mundo tem relação com as cores. Uma menção que tem na contra capa se refere ao livro como "uma mágica graphic novel sobre descobrir seu próprio poder", e acho que aponta pra um elemento legal da história. Gostei bastante da leitura. Achei Sydelle e Wayland super fofos. Pena que acabou rápido. Fiquei com gostinho de quero mais. Agora quero ler o romance original, mesmo sabendo que a autora fez algumas modificações pra GN.