terça-feira, 24 de novembro de 2020

Resenha: A linhagem - Camila Dornas (DLL20: livro do seu gênero favorito)

Segunda resenha de novembro pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Conheci o trabalho da Camila através da LC que ela organizou de "O violino escarlate" em setembro. Depois disso, decidimos continuar lendo seus outros livros e eu, sempre que possível, vou encaixando nos temas do DLL. A linhagem foi o escolhido da vez. Eu tenho dificuldade de escolher só um gênero favorito, mas fantasia é com certeza um dos que amo.

Sinopse - Amazon:

Londres do século XVIII. A capital da Inglaterra era um dos mais importantes centros do mundo. Vestidos pomposos, elegância e boas maneiras. Um tempo onde as posses e a reputação regiam a sociedade. A igreja possuía poder absoluto e condenava aqueles os quais pesava a suspeita de bruxaria – a arte oculta temida e repudiada pelo senso comum. Nesse cenário intimidador, surge uma mulher especial, com dons inimagináveis. E um destino grandioso.

Acho que já ficou claro que me apaixonei pela escrita da Camila (já é o terceiro livro dela que leio) e, mais uma vez, ela não me decepcionou. Esta foi mais uma história cativante com personagens fortes e apaixonantes, e também aqueles que você odeia (leia-se Julian). Sério! Eu odiei o Julian desde o começo do livro e, conforme continuava lendo, o sentimento só se intensificava. A protagonista, Evangeline, é muito forte, aguentou passar por muita coisa, teve que saber lidar com o que a tornava diferente e, apesar das dificuldades, continuou tendo um bom coração. Claro que ela também teve ajuda e pôde contar com seus amigos fieis. E o que falar de Henry? Que pessoa maravilhosa! Estou apaixonada por ele. Enfim, amei muito o livro. 

Este livro ainda tem o diferencial de fazer parte do mesmo universo de Subconsciente, que li no mês passado, o que tornou a experiência ainda melhor. A Camila ainda está devendo mais um livro nesse universo. Aguardo ansiosamente e, enquanto isso, vou lendo os outros livros dela (só faltam dois pra zerar a lista rs).

Alguns dos meus trechos favoritos:
(acabei nem anotando muitos porque estava empolgada na leitura rs)

"Acredito que todos nós somos como vulcões dormentes. Que, a cada novo problema, vamos acumulando pressão até atingir um ponto de colapso e entrar em erupção."

"... a questão é que todos tem segredos. Alguns segredos começam como uma forma de se proteger. Outros segredos são usados como armas contra aqueles que os guardam. E há ainda os segredos que, quando revelados, causam o mesmo efeito de um furacão e alteram tudo que você achava que sabia."

"Mas, no fundo, sabia que quando se ama alguém, ela permanece em seu coração e em suas lembranças, mesmo que não permaneça em sua vida."


 

Resenha: O sagrado magistério - Coleção Escola da Fé - vol. III - Felipe Aquino (DLL20: livro que seja o próximo de uma série)

Primeira resenha de novembro pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Tenho aproveitado o DLL pra ler alguns livros que tenho há bastante tempo e ainda não li. Pegando o incentivo que tive de ler o volume sobre a Sagrada Escritura em setembro, li os outros dois livros da coleção Escola da Fé nos meses seguintes sendo O Sagrado Magistério, último volume da série, leitura de novembro.

A coleção Escola da Fé, composta por três livros, tem por objetivo esclarecer e fortalecer a fé do povo de Deus, católico, que muitas vezes desconhece ou tem dúvidas sobre os pontos mais importantes da fé. Neste volume III, é possível conhecer a importância do Magistério da Igreja, querido por Jesus para governá-la na terra.

Foi muito gratificante pra mim finalizar essa coleção. Entender a estrutura da Igreja e a fé que professamos é muito importante. Esse volume sobre o Magistério da Igreja, entre outros pontos importantes, traz uma explicação sobre os documentos pontifícios, um resumos sobre os concílios realizados com suas decisões principais, a estrutura da cúria romana, textos sobre a Sagrada Eucaristia e alguns pronunciamentos do papa João Paulo II. Foi uma leitura muito enriquecedora. Certamente este é um livro que vou recorrer pra consultas futuras. Pretendo continua lendo e estudando para conhecer cada vez mais a minha Igreja Católica Apostólica Romana.

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Resenha: Subconsciente - Camila Dornas (DLL20: livro de suspense)

Segunda resenha de outubro pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Mais uma vez, a escolha do livro foi influenciada pela LC organizada pela autora. Depois da leitura de "O violino escarlate", decidimos continuar lendo outros livros e eu, sempre que possível, vou encaixando nos temas do DLL. 

Sinopse - Amazon:

Paris de 1922. O mundo se recuperava das consequências da Grande Guerra. Em uma geração regada à luxúria e boemia, o sonho de Olga Chevalier era ser a maior cantora que o mundo já viu. Suas ambições começam a mudar quando uma dançarina do famoso cabaré Moulin Rouge é assassinada, e o dom de Olga passa a levá-la até os sonhos e a mente do assassino. Amor, desejo e mistério se unem nessa trama alucinante... Em quem confiar? Em situações extremas, até seu próprio dom pode traí-la

Como sofri com os personagens desse livro! Tanto pelos acontecimentos do passado quanto pelo que aconteceu durante a trama do livro (e que trama!). A Camila não teve pena de nenhum deles, mas tudo o que eles passaram serviu pra mostrar a força que têm. Admirei a coragem e a determinação de Olga desde o início por como ela sobreviveu a ausência dos pais e cuidou do irmão, como soube lidar com seus dons, por como soube buscar os seus sonhos e ainda decidiu investigar o sumiço de sua colega de Moulin Rouge. O mistério sobre esse acontecimento permeia todo o desenrolar da história e eu confesso que não cheguei nem perto de adivinhar e, quando achei que estava tudo resolvido, ainda tinha mais treta.

Além da Olga, tem muitos outros personagens super apaixonantes: Jean, com seu carinho e cuidado com todos ao seu redor, Vincent, com seu ar misterioso, Adeline, com sua fofura, seu Leroy e tantos outros. Tem os "detestáveis" também mas vamos deixar só os legais. Adorei saber que o livro conta com menção e participação de alguns personagens de "A linhagem", outro livro da autora. Fiquei ainda mais ansiosa para lê-lo agora em novembro.

Apesar de todo sofrimento, tem muito amor nesse livro!  Amei muito!

Alguns dos meus trechos favoritos:

"Se não há ninguém nesse mundo que você ama, que se lembrará de você, de certa maneira, uma parte de você está morta."

"Quando olho para as constelações, elas me fazem ter plena consciência de que por milhares de anos, homens e mulheres têm feito exatamente a mesma coisa, e olhado para o mesmo céu. Pensar nisso me dá a sensação de que há algo maior, e que eu sou pequeno, quase insignificante. Por mais que algumas estrelas morram, o céu continua basicamente o mesmo. É como eu vejo a eternidade."

"Não há nada mais fascinante que o universo cósmico (...). Quanto mais se descobre a respeito, mais confuso ele se torna. Imagino se não vivemos dentro de um buraco negro e se nosso universo inteiro não se encontra dentro de um outro universo."

"As pessoas ignoram a maldade das outras o tempo todo, talvez pensem que é normal, talvez tenham medo de fazer alguma coisa. Como eu poderia lidar com o fato de saber que posso encontrar esse homem, e talvez impedi-lo de fazer isso com outras pessoas, e simplesmente não fazer nada a respeito? O que isso diria sobre mim?"

"O amor não é necessariamente algo fácil e simples, minha Marie. Às vezes, ele é cheio de defeitos, mas não é menos amor por causa disso."

"Ninguém é cem por cento bom ou cem por cento ruim, Olga. Nem mesmo eu. Somos imprevisíveis e todos têm algo sombrio em nós mesmos, que podemos ou não mostrar ao mundo. É o que faz tudo interessante."

"... se em algum lugar do mundo alguém se importa o suficiente para lhe escrever, essa pessoa merece ser lida, ..."

"Me diga apenas uma coisa na vida que não é um clichê e eu te darei os parabéns. Tudo o que está sendo feito agora já foi feito milhares de vezes antes de você, e será feito milhares de vezes depois que você se for."

"Ter medo é da natureza humana, e não é algo do que se envergonhar. Mas quando você encontra algo maior que todos os seus medos, algo pelo qual lutar, então eles se tornam insignificantes."

"Eu não era uma donzela em perigo, era uma mulher que acreditava em lutar e em fazer a própria sorte. Se quisesse sobreviver, teria que fazê-lo por minha conta. Sem esperar que um homem em armadura viesse me resgatar. Eu era minha própria guerreira. E vencer aquela batalha cabia a mim."



quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Resenha: Blackmail - Dani Smith (DLL20: livro de capa preta)

Primeira resenha de outubro pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Eu já tinha adquirido o e-book de Blackmail quando foi lançada a pré-venda do livro físico mas o incentivo para lê-lo justamente esse mês veio por ser a leitura promovida pelo Clube do Livro da Bia (e eu nem gosto de ler em grupo rs).

Sinopse da Amazon:
"Trenton e Caroline se conheceram na faculdade. Ele, quarterback do time de futebol americano e ela, uma gordinha que era invisível para a maioria dos seus colegas de classe. Os anos se passam e a gordinha invisível se transforma na dona de um império. O jogador de futebol americano, com ambições de ser um grande advogado, volta a cruzar o caminho de Caroline. Esse reencontro traz à tona sentimentos antigos carregados de revolta, atração e uma química avassaladora."

Fui totalmente conquistada por Blackmail e devorei o livro. Me apaixonei pela história de Caroline e Trenton e fiquei querendo mais. Dois personagens fortes, lutando pelos seus objetivos e ideais. Caroline que deixou pra trás alguns traumas e buscou superá-los, e que teve garra para assumir o legado da família. Gostei muito de ver o empenho que ela tinha em defender os direitos das mulheres. Trenton tendo que enfrentar uma mudança inesperada e aceitar a rejeição do pai para seguir a carreira profissional que desejava. E que casal maravilhoso! Gostei muito de como o relacionamento deles foi se desenvolvendo. Amei ver o cuidado, respeito e admiração que tinham um com o outro. 

Claro que não só de protagonistas vive a história. Tem outros personagens maravilhosos, como o Ethan, melhor amigo de Trenton, que mesmo com seus próprios problemas estava sempre por perto ajudando. Ele até ganhou um livro contando sua história (que já li e amei). Tem mais um monte que amei e alguns que estavam lá pra atrapalhar a vida dos nossos queridos (faz parte) mas vou parar porque senão me alongo e começo a dar spoilers. rs

Outra coisa que amei foram as referências musicais. Fiquei com muita vontade de conhecer as músicas de John Mayer. É, como o pacote é completo, temos também ação e cenas calientes.

Alguns dos meus trechos favoritos:

"Por qual motivo chegamos a esse ponto em nossas vidas, que simplesmente paramos de nos importar com nossas próprias coisas?"

"Sentimentos nunca são besteira e você sempre deve dar ouvidos ao que sua razão fala, independente do seu coração. O coração muitas vezes é traiçoeiro, se alimenta de ideias alheias, de projeções de outras pessoas..."

"O difícil é um amontoado de coisas fáceis."

"Siga seu coração e pense com calma e clareza antes de tomar uma decisão. Nunca aja por impulso (...) Dessa forma tudo dará certo."



domingo, 27 de setembro de 2020

Resenha: A sagrada escritura - Coleção Escola da Fé - vol. II - Felipe Aquino (DLL20: livro lançado antes de 2016)

Segunda resenha de setembro pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Tenho aproveitado o DLL pra ler alguns livros que tenho há bastante tempo e ainda não li. Esse é um deles. O incentivo adicional para escolhê-lo pra setembro foi a celebração do mês da Bíblia, que fazemos sempre nessa época do ano na Igreja Católica. Fiquei feliz de conseguir encaixá-lo neste tema: livro lançado antes de 2016. Esta é a 9ª edição deste livro, publicada em 2015. 

A coleção Escola da Fé, composta por três livros, tem por objetivo esclarecer e fortalecer a fé do povo de Deus, católico, que muitas vezes desconhece ou tem dúvidas sobre os pontos mais importantes da fé. Neste Volume II, temos uma exposição da Sagrada Escritura à luz do ensinamento da Igreja. É um curso bíblico que ajuda a entender melhor a Bíblia.

Foi uma experiência maravilhosa e de muito aprendizado ler esse livro. É sempre enriquecedor poder aprender mais sobre a Sagrada Escritura e este livro apresenta as coisas de maneira simples, destacando os diversos fatores que devem ser considerados na interpretação do texto sagrado e da importância da tradição e do magistério para seu correto entendimento. Adorei a contextualização histórica e os resumos do livros bíblicos. Terminei o livro com a certeza de que preciso ler e estudar mais sobre a minha fé.



terça-feira, 15 de setembro de 2020

Resenha: O violino escarlate - Camila Dornas (DLL20: livro nacional)

Primeira resenha de setembro pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Confesso que eu tinha separado um outro livro pra esse tema mas não resisti quando vi a divulgação da LC que a autora estava organizando desse livro e ele acabou "roubando" a vaga. 

O violino escarlate conta a história de Maya que, durante o funeral de sua avó, se depara com um violino que, ao ser tocado, faz com que apareça o fantasma de sua avó, e ela lhe confia a missão de devolver o violino ao verdadeiro dono.

A história de Maya divide espaço no livro com as histórias de sua avó, Rosa. Os flashbacks do passado nos permitem entender um pouco mais o que há por trás do misterioso violino, e claro, sempre há mais do que imaginamos... 

É muito fácil se envolver com as histórias de Maya e Rosa e se apaixonar por essas duas mulheres maravilhosas. Rosa com uma garra e determinação de seguir seus sonhos e enfrentar a realidade de sua época. Maya com sua coragem para superar os traumas do passado e seguir em frente apesar de seus medos e inseguranças. Me apaixonei pela Rosa desde o primeiro capítulo, pelas impressões de seus amigos e familiares, e fui admirando-a cada vez mais ao acompanhar sua história. Sofri muito com Maya, por tudo que ela teve que enfrentar e por toda insegurança que foi fruto disso. 

Quis destacar as características dessas protagonistas maravilhosas, mas me apaixonei por muitos outros personagens também, como Diego 💜, Juan, Carmen, e odiei outros também, como o Nicolas (quis dar um soco na cara dele).

É um livro que traz representatividade, com protagonistas negras fortes, e que trata de temas importantes como relacionamento abusivo, ditadura militar e tráfico de drogas. 

Senti junto suas alegrias, mas também suas dores e sofrimentos (faz parte, né?). Um livro com muito amor, superação e magia. Recomendo muito!

Alguns dos meus trechos favoritos:

"Apenas aqueles que se atrevem conquistam coisas verdadeiramente extraordinárias."

"Era engraçado como um elogio fazia aquilo com as pessoas. Cada um de nós tinha esse poder de transformar o dia de alguém com poucas palavras."

"Surpresas são maravilhosas. Se você fica preso em velhos hábitos, perde novas experiências. E a vida é sobre aproveitar cada experiência. Cada uma delas."

"As pessoas só podem te quebrar se você deixar. Não deixe."

"Mas a verdade é que ninguém nunca vai ser tão perfeito quanto você imagina."

"Amor é a essência da vida, Maya. É a única coisa pela qual vale a pena lutar com tudo o que tem. A única coisa pura e verdadeira em um mundo corrompido. É tudo. Tudo."

"E ali, com ele diante de mim, olhando-me como se eu fosse tudo o que sempre quis, eu acreditei. Acreditei em magia e em milagres e no extraordinário. Acreditei que qualquer coisa fosse possível."

"Amor de verdade deve ser fácil e tão natural quanto respirar. Deve ser sua calma no meio de qualquer tempestade."

"É sempre mais fácil aceitar as críticas dos outros que os elogios. Nós nos dizemos que os elogios são só por educação, mas nos convencemos de que as críticas são verdades absolutas."

"E não tem nada errado em chorar, mas quando você tiver terminado, levante e comece de novo."

"Todos fazemos escolhas, todos cometemos erros e não adianta nada remoer aqueles erros. O melhor que eu podia fazer era seguir em frente e tentar ser melhor. Todos os dias."

"Seja corajosa. Seja ousada. E nunca peça desculpas por ser quem é."

"Amor de verdade, do tipo que muda seu mundo, é um risco. Se você abre seu coração, está deixando-o vulnerável e pode tê-lo partido. Mas amar de verdade e com todo o coração vale a pena. Cada segundo."

"Estamos todos um pouco quebrados, querida. Mas, às vezes, encontramos alguém cujos cacos se encaixam nos nossos. Alguém disposto a segurar sua mão enquanto você os reconstrói."

(acho que me empolguei com as citações, e ainda tinha mais rs)



domingo, 30 de agosto de 2020

Resenha: O código das águias - Paola Giometti (DLL20: livro de fábulas)

Quinta resenha de agosto pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Já tinha esse livro há alguns anos e ainda não tinha lido. Esse tema foi uma excelente oportunidade para finalmente lê-lo.

O código das águias é o segundo livro da série Fábulas da Terra e conta a história de transformação da jovem águia Hankpa. 

Eu fui completamente conquistada pela história do Hanpka. Quando ainda estava "aprendendo" a ser uma águia (hábitos de voo, caça, etc.), ele vê sua vida tomar um rumo inesperado e precisa aprender a viver sob o "código das águias" e, através deste, se vê criando vínculos inesperados. É encantador ver como ele vai mudando sua visão, criando laços, e mostrando como é possível a convivência entre duas espécies diferentes, havendo respeito entre elas. É muito lindo ver a amizade entre Hanpka e o Velho Águia.

É um livro que fala de maneira muito bonita sobre o processo de transformação e toda coragem que é necessária para enfrentá-lo. Amei muito o livro e super recomendo. Além da história ser maravilhosa, as ilustrações, feitas pela própria autora, são lindíssimas.

Alguns dos meus trechos favoritos:

"Na vida, tudo tem um motivo para acontecer, apesar de não termos controle sobre quase nada disso. Nem mesmo os ancestrais podem controlar o destino. Mas eles podem nos dar sinais do amanhã."

"Até então, você estava falando sobre como amizades podem nos ensinar coisas boas. Por que questiona agora se devo ou não me importar com aquele que cuidou de mim?"

"Mesmo sabendo que a morte vinha sem aviso, a águia acreditou que, quando se instiga um indivíduo a sobreviver, é possível adiar a morte. Pelo menos por um tempo."

"Você nunca deixará de ser o que é. Mas pode se transformar em qualquer coisa que deseja. Uma transformação bem aqui dentro. — Apontou para o peito, indicando o coração."


Resenha: The Ickabog - J. K. Rowling (DLL20: livro de autor inglês)

Quarta resenha de agosto pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Eu tinha começado a ler esse livro em maio quando fiquei sabendo que a autora estava publicando gratuitamente online, e li os capítulos que estavam disponíveis na época (furando fila) mas acabei não acompanhando a história. Resolvi aproveitar o tema para terminar a leitura.
The Ickabog é uma história sobre um monstro mítico, um reino em perigo e uma aventura que vai testar a coragem de duas crianças até o limite.

Gostei muito da história! Fui surpreendida em vários momentos e tive muitas dúvidas do rumo que a história tomaria. O livro me prendeu facilmente. No final, não consegui largar o livro sem terminar a leitura indo madrugada a dentro (no meio da semana).

Spittleworth entrou na minha lista de vilões mais odiados. Que raiva desse cara! Quando eu achava que não podia odiá-lo mais, ele aprontava de novo. É uma história nos leva a refletir sobre quem são os verdadeiros monstros e sobre pelo que vale a pena lutar. 

Alguns dos meus trechos favoritos (com tradução livre):

"Oh, if there's one thing you learn at cookery school," said Mrs Beamish with a shrug, "burned crusts and soggy bases happen to the best of us. Roll up your sleeves and start something else, I say. No point moaning over what you can't fix!"
(Oh, se há uma coisa que você aprende na escola de culinária ", disse a Sra. Beamish com um encolher de ombros," crostas queimadas e bases encharcadas acontecem com as melhores de nós. Arregace as mangas e comece outra coisa, eu digo. Não adianta reclamar do que você não pode consertar!)

"... because tears can heal a mind, as well as laughter."
(... porque as lágrimas podem curar uma mente, assim como o riso.)

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Resenha: All the light we cannot see - Anthony Doerr (DLL: livro de autor não lido)

Terceira resenha de agosto pro Desafio Literário Livreando (DLL20). #rumoàscincoresenhas

Esse livro já estava na minha fila de leitura há algum tempo mas o grande incentivo pra eu finalmente lê-lo foi ter a companhia da minha amiga Ana Bárbara. Combinamos discussões semanais e isso tornou a experiência da leitura ainda melhor.

All the light we cannot see (Toda luz que não podemos ver) é um romance histórico que se passa na França ocupada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e centra-se numa menina francesa cega (Marie-Laure) e num rapaz alemão (Werner) que acabam por se encontrar.

Eu não tenho o hábito de ler romance histórico e nem lembro de ter lido algum livro no contexto da Segunda Guerra mas, apesar de ter sido uma experiência nova pra mim, gostei muito na história. Muito mesmo. Me fez refletir um pouco sobre a realidade da época, e como este contexto afetava o dia-a-dia das pessoas.

O livro vai intercalando entre tempos diferentes para conhecermos um pouco a história dos personagens, entender como eles chegaram no ponto em que começa a história, e como fiquei encantada com a trajetória de Marie-Laure e de Werner. O amor familiar é algo que vemos nos dois casos. Gostei muito de ver a relação que Werner tem com a sua irmã Jutta e a preocupação que eles têm um pelo outro. Também fiquei encantada por ver o cuidado que o pai de Marie-Laure tem por ela, o esforço que fez para que ela fosse independente, ensinando-a ele mesmo o braille e ajudando-a a se localizar com mais facilidade. A paixão que Marie-Laure tem pelas histórias de Julio Verne me deixaram com vontade de ler seus livros também. Melhor não falar muito sobre eles senão essa resenha vai ficar muito extensa. Fiquei completamente apaixonada por esses dois e também por alguns outros personagens cativante que aparecem no livro.

Claro que não é uma história que só tem alegria, uma vez que retrata um período de guerra, então, prepare-se pra isso. Eu não resisti e chorei. Enfim, foi uma excelente leitura e é um livro que eu super recomendo!

Alguns dos meus trechos favoritos (com tradução livre):

"What do we call visible light? We call it color. But the electromagnetic spectrum runs to zero in one direction and infinity in the other, so really, children, mathematically all of the light is invisible."
(O que nós chamamos de luz visível? Nós chamamos de cor. Mas o espectro eletromagnético vai do zero em uma direção ao infinito na outra, então realmente, crianças, matematicamente toda luz é invisível.)

"You know the greatest lesson of history? It's that history is whatever the victors say it is. That's the lesson. Whoever wins,  that's who decides the history. We act in our self-interest. Of course we do. Name me a person or a nation who does not. The trick is figuring out where your interests are."
(Vocês sabem a maior lição da história? É que a história é o que quer que os vitoriosos digam que ela seja. Essa é a lição. Quem quer que ganhe, este é quem decide a história. Nós agimos em nosso próprio interesse. Claro que o fazemos. Diga-me uma pessoa ou nação que não o faça. O truque é descobrir onde estão seus interesses.)

"There is only chance in the world, chance and physics."
(Existe apenas o acaso no mundo, acaso e física.)

"Why else do any of this if not to become who we want to be?"
(Por que mais fazer isso se não para se tornar quem queremos ser?)

"Open your eyes and see what you can before they close forever."
(Abra seus olhos e veja o que puder antes que eles fechem para sempre.)

"Don't you want to be alive before you die?"
(Você não quer estar vivo antes que você morra?)

"See obstacles as opportunities, Reinhold. See obstacles as inspirations."
(Veja os obstáculos como oportunidades, Reinhold. Veja os obstáculos como inspirações.)

"You must never stop believing. That's the most important thing."
(Você nunca deve deixar de acreditar. Esta é a coisa mais importante.)

"A line comes back to Marie-Laure from Jules Verne: Science, my lad, is made up of mistakes, but they are mistakes which it is useful to make, because they lead little by little to the truth."
(Uma linha de Julio Verne volta a Marie Laure: Ciência, meu rapaz, é feita de erros, mas são erros que são úteis de cometer porque eles levam pouco a pouco a verdade.)


domingo, 2 de agosto de 2020

Resenha: One-punch man - vol. 8 - One e Yusuke Murata (DLL20: livro de super-herói)

Segunda resenha de agosto pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Esta resenha pode conter spoilers leves da trama e do conteúdo dos volumes anteriores.

Eu estava sem ideias sobre o que ler para esse tema mas, quando uma das companheiras de desafio mencionou mangá, tive certeza de que leria um dos volumes de One Punch Man, que é um dos meus mangás favoritos e no qual não faltam heróis. Tem literalmente uma Associação deles e é possível ser um herói profissional (com direito a salário).

One-Punch Man conta a história de Saitama, um herói que se tornou tão poderoso que consegue derrotar qualquer oponente com apenas um soco (vem daí o nome), isso acaba o deixando entendiado e ele procura encontrar um oponente que seja digno.
A história de um cara que derrota qualquer um com só um soco não parece muito boa, mas é. A interação com os outros personagens, a maneira como se desenrolam os fatos, dentre outras coisas, deixam a trama muito divertida. Eu amo muito (já falei que é um dos meus favoritos, né?).

Escolhi reler o volume 8 porque é quando é revelado o grande segredo do King, herói classe S rank 7, conhecido como homem mais forte do mundo. Claro que não vou contar o segredo porque seria um spoiler gigante. Foi realmente surpreendente essa revelação e eu achei sensacional quando descobri. E, no final do volume, tem a aparição do Garou, que vai ser um personagem chave na continuação da história. Me diverti muito com a leitura. Fiquei com vontade de reler todos os volumes mas, por enquanto, a fila de leitura gigante está me segurando. rs

One-punch man teve adaptação anime e tem duas temporadas lançadas, até agora. A primeira está disponível na Netflix. (só avisando caso alguém queira dar uma chance rs)