segunda-feira, 22 de junho de 2020

Resenha: Minha querida Sputnik - Haruki Murakami (DLL20: livro LGBT)

Primeira resenha de junho pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Para esse tema, aproveitei a terceira leitura do projeto Lendo pelo Mundo (LPM) - Japão.

Sinopse

O livro conta a história de Sumire, uma jovem de 22 anos que se apaixona pela primeira vez. Uma paixão avassaladora que tem como alvo Miu, uma mulher casada e 17 anos mais velha. Mas, enquanto Miu é uma mulher glamourosa e bem-sucedida negociante de vinhos, Sumire é uma aspirante a escritora que se veste e se comporta como um personagem de Jack Kerouc mas que, em nome do desejo, é obrigada a dar outro rumo a sua trajetória.

Este foi o primeiro livro do autor que li e gostei muito. Fui conquistada já no início da história e, quanto mais lia, mais queria saber mais sobre os personagens. Acho que uma das coisas que mais gostei foi ver como a Sumire estava numa "jornada de autoconhecimento". Ao mesmo tempo que estava determinada a perseguir seu sonho de ser escritora, refletia sobre o que lhe faltava, sobre o que ainda não conhecia/sentia. Ela se questiona bastante sobre o que sente por Miu, principalmente por ser algo novo pra ela. E Miu é um grande mistério e confesso que me surpreendi ao descobrir o segredo que guardava. A história é narrada por um grande amigo de Sumire, que também é um personagem importante na trama. Este é um livro que fala sobre isolamento, solidão e amores não correspondidos. Em vários momentos me peguei refletindo. Foi uma excelente leitura!

Alguns dos meus trechos favoritos:

"— Me diga uma coisa — disse Sumire —, nunca se sentiu confuso em relação ao que está fazendo, como se não fosse a coisa certa?
— Passo mais tempo confuso do que não confuso — respondi."

"Não tinha planejado ser professor, mas depois de me tornar um descobri um respeito e uma afeição pela profissão mais profundos do que imaginara vir a sentir."

"Mas amanhã serei uma pessoa diferente, nunca mais serei quem eu fui."

"Por que as pessoas têm de ser tão sós? Qual o sentido disso tudo? Milhões de pessoas neste mundo, todas ansiando, esperando que outras as satisfaçam, e contudo se isolando. Por quê? A terra foi posta aqui só para alimentar a solidão humana?"


sábado, 30 de maio de 2020

Resenha: Vovó conta do que são feitas as coisas - Anna Maria Freire Endler (DLL20: livro que você não terminou)

Segunda resenha de maio pro Desafio Literário Livreando (DLL20), essa correspondente ao tema "um livro que você não terminou". Eu comecei a ler esse livro em fevereiro mas, apesar de ser curto (tem pouco mais de 110 páginas), acabei enrolando e não terminei de lê-lo na época. Resolvi aproveitar esse tema para tomar vergonha na cara e concluir a leitura.

Nesse livro, a física Anna Maria Freire Endler, para responder ao seu neto a pergunta "De que são feitas as coisas?", começa uma série de conversas sobre diversos assuntos da ciência como radioatividade, fusão e fissão nucleares, radiações e fótons, antimatéria, relatividade, entre outros.

Vemos no prefácio que a autora tem o "objetivo de apresentar com clareza os mais recentes conceitos de Física de Partículas Elementares" e eu acho que ela conseguiu. Apesar de ter lido devagar, eu tive uma experiência muito boa lendo esse livro. Me permitiu relembrar muitas das coisas que aprendi durante a graduação e pós-graduação, e ler um pouquinho sobre alguns conceitos que eu não estava familiarizada. Achei muito legal a abordagem que ela adotou, de descrever as conversas. Me diverti muito com os questionamentos e sonhos do Daniel.

A única coisa que me incomodou um pouco foram alguns erros de português que acabaram passando, de resto, gostei bastante da leitura. Deu pra matar um pouquinho a saudade de estudar Física de Partículas Elementares.

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Resenha: Relatos de um gato viajante - Hiro Arikawa (DLL20: livro de autor japonês ou chinês)

Esta é a primeira resenha de maio pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Quando vi esse tema no início do ano, pretendia ler um livro de uma série que já acompanho há alguns anos, mas tive a oportunidade de ingressar no projeto Lendo pelo Mundo (LPM), que na sua primeira edição contempla o Japão, e aproveitei a primeira leitura do LPM para o tema "um livro de autor japonês" do DLL.

Neste livro, depois de 5 anos de convivência, Satoru não pode mais cuidar do seu gato Nana e vai recorrer a ajuda de alguns amigos antigos para encontrar um novo lar para o seu companheiro. Assim começam as aventuras e os relatos desse gato viajante.

Claro que o Nana é apaixonante e tem uma maneira única de ver as coisas, mas confesso que o que mais me conquistou nesse livro foi a humanidade de todos os personagens. A autora conseguiu construí-los de forma muito real, com problemas, falhas, limitações, desafios e capacidade de superação. Acho que isso foi o que me conquistou, em parte, por eu ter me identificado um pouco com certas características de alguns deles e por ter conseguido me envolver na história a ponto de me solidarizar e sentir um pouco as emoções desses personagens. Como chorei lendo esse livro!

A cada viagem descrita em seus relatos, Nana tem a oportunidade de conhecer os amigos do seu dono e, mais do que isso, tem a oportunidade de conhecer mais sobre aquele que o acolheu. E Nana que me perdoe mas o Satoru é o meu personagem favorito nessa história. A cada relato, ao saber mais sobre a sua vida, fui me apaixonando cada vez mais por ele. Ao longo do livro, vemos também como é especial a ligação entre o Nana e o Satoru.

Citando algumas das características dos personagens que me identifiquei tem: a insegurança, o se comparar com o outro e o sentimento de culpa do Sugi, e as dúvidas e arrependimentos da Noriko que incluem o receio de ter tomado a decisão errada e de não ter sido boa o suficiente. Não vou me aprofundar nisso para não dar spoiler da história (talvez já tenha dado só um pouquinho), mas ler sobre a vida desses (e outros personagens) me levou a refletir sobre mim mesma.

Uma coisa que comentei no debate do LPM enquanto discutíamos sobre as atitudes de alguns personagens foi que viver é complexo, e acho que esse livro retrata bem isso.

Foi bem legal também ver no livro a manutenção dos laços de amizade, apesar da distância e do tempo. Acho melhor eu parar por aqui. Amei muito esse livro e recomendo demais a leitura!

(Confissão: chorei de novo escrevendo essa resenha)

Alguns dos meus trechos favoritos:

"O que mais a gente vai ver até o fim dessa viagem?"

"A verdade é que, se fosse possível mudar, eu queria ser uma pessoa como você."

"Nenhuma criatura vivente neste vasto mundo, fora os seres humanos, tenta se opor às leis divinas. Realmente, o ser humano é um bicho esquisito."


quinta-feira, 30 de abril de 2020

Resenha: Outros jeitos de usar a boca - Rupi Kaur (DLL20: livro de autor(a) indiano(a))

Quinta e última resenha de abril pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Esse também não estava na TBR e eu roubei a ideia da Mayra, outra participante do DLL, ja que não tinha ideia do que ler pra autor(a) indiano(a).

Sinopse (da Amazon):

Outros jeitos de usar a boca é um livro de poemas sobre a sobrevivência. Sobre a experiência de violência, o abuso, o amor, a perda e a feminilidade. O volume é dividido em quatro partes, e cada uma delas serve a um propósito diferente. Lida com um tipo diferente de dor. Cura uma mágoa diferente. Outros jeitos de usar a boca transporta o leitor por uma jornada pelos momentos mais amargos da vida e encontra uma maneira de tirar delicadeza deles. 

Confesso que peguei esse livro por ser de leitura rápida e não me arrependi. Gostei muito, de verdade! Uma das coisas que mais me encantou foi o sentimento por trás das palavras porque cada poesia traz uma história. Algumas sofridas, outras mais doces, todas reais. Reflete uma vivência, uma luta! A autora não só compartilha um pouco da sua história mas também se torna a voz de tantas outras mulheres. Amei e cheguei a conclusão de que preciso ler mais livros de poesia.

Alguns dos meus trechos favoritos:

"nada mais seguro 
que o som de você
lendo alto pra mim"

"estou aprendendo 
a amá-lo
me amando"

"o amor não é cruel
nós somos cruéis
o amor não é um jogo
nós fizemos um jogo
do amor"

"se você nasceu com
fraqueza pra cair
você nasceu com
força para levantar"


Resenha: Inimigos Mortais - J C Gray (DLL20: livro com um personagem negro)

Quarta resenha de abril pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Esse livro também não estava na minha TBR do mês, mas acabou aparecendo e furando fila. Vi a divulgação de uma leitura coletiva com autora e, ao ler a sinopse, não resisti, peguei o e-book e entrei na LC. Durante a leitura, vi que ele se enquadrava no tema "livro com um personagem negro" e aproveitei.

Em “Inimigos Mortais”, uma nova e poderosa droga começa a tomar as ruas de Los Angeles, corpos têm sido encontrados nos becos da cidades e lobisomens têm desaparecido sem deixar rastros. Diante dessa situação, o policial Marco pede ajuda e contará com o apoio de Shay, uma loba de linhagem pura, para investigar esses crimes. Os vampiros europeus também tem interesse em desvendar essa história e mandam um (maravilhoso) representante para investigá-la.

Sou suspeita pra falar porque curto bastante fantasia, então, quando vi "vampiros e lobisomens" na sinopse do livro, já fui fisgada e o livro não me decepcionou. A história é super envolvente e me ganhou desde o início. É admirável ver a força que a Shay demonstra e a preocupação em se "redimir" de seus erros anteriores.

Como o tema do DLL era livro com personagens negros, quero citar os que encontrei: Zee, Kim e Jessica. Quero chamar especial atenção para as duas últimas, que são bem diferentes, mas cada uma forte à sua maneira. A Kim é super segura de si e autoconfiante. A Jessica já é mais tímida mas super dedicada e tem um papel importante na história.

Uma coisa que achei super legal foi ver a diversidade dentre os personagens da história: americanos (afinal, se passa em LA. rs), latinos, franceses, russos, gregos. Maneiro isso, né?

No meio da treta toda, tem os vampiros também e, dentre eles, o maravilhoso do Adrien (vocês vão querer conhecer esse ruivo maravilhoso) e a avassaladora da Amber.

Não estou falando muito da trama porque estou com medo de dar spoiler, mas me apaixonei muito. Os personagens são muito cativantes. Gostei muito do livro e recomendo a leitura.

Fiquei com gostinho de quero mais e espero ansiosamente o momento em que J C Gray vai dar continuidade.


Resenha: A Ilha do Tesouro - Robert Louis Stevenson (DLL20: livro clássico da literatura)

Terceira resenha de abril pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Este livro também não estava na TBR de abril, mas acabei pegando ele pra ler para incentivar meu afilhado que o ganhou de presente e estava lendo. E ele acabou se enquadrando no tema "livro clássico da literatura".

No livro "A Ilha do Tesouro", Jim Hawkins conta como, após a morte de um pirata na hospedaria de seus pais, a descoberta de um mapa do tesouro o leva viver diversas aventuras. Ele vai descobrir que essa emocionante busca vai ser mais arriscada que o esperado.

Confesso que achei a leitura um pouco devagar no início, por ser mais a rotina da hospedaria e ainda não se ter revelado o mistério por trás da história do pirata Billy Jones mas, depois que começa as tretas o ritmo fica bom. E são várias tretas com direitos a traições, lutas, mortes e piratas!

O protagonista Jim se mostra um jovem muito corajoso e acaba por ser peça chave em várias situações. Eu tive um pouco de dificuldade com os termos náuticos que aparecem mas isso não chegou a atrapalhar a leitura. Gostei bastante do livro!


Resenha: Desvendando a língua japonesa - Luiz Rafael (DLL20: livro que comece com a primeira letra do seu nome)

Segunda resenha de abril pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Minha TBR de abril foi pro espaço esse mês. Troquei quase todos os livros, inclusive o desse tema.

Uma das coisas que a quarentena me proporcionou foi voltar a estudar japonês e, enquanto estava lendo esse livro, me dei conta de que se enquadrava no tema "livro que comece com a primeira letra do seu nome", então, aproveitei! :)

O "Desvendando a Língua Japonesa" apresenta um panorama geral da língua japonesa e dos principais elementos de sua gramática. Ele é dividido em duas partes: A Escrita Japonesa, onde fala sobre os sistemas de escrita do japonês, e A Língua Japonesa, abordando o uso das partículas e classificação, uso e flexão de adjetivos e verbos.

A leitura do livro foi bem tranquila e me deu uma visão geral do japonês. Foi bem esclarecedor e me fez ter uma melhor noção dos diferentes elementos da língua. Com certeza, enriqueceu e muito o meu estudo e o legal é um livro que também pode ser utilizado para futura referência quando estiver me aprofundando no idioma. Um outra coisa que achei super interessante, é que o livro contém links para videoaulas dos diversos assuntos abordados. Super recomendo para quem tem vontade de aprender japonês.

Esse livro pode ser baixado gratuitamente no site: https://programajaponesonline.com.br/


quarta-feira, 29 de abril de 2020

Resenha: Diário da professora Bela: o segredo - Lauriana Paiva (DLL20: livro de capa roxa ou lilás)

Primeira resenha de abril pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Esse livro foi o único da minha TBR do mês que ficou, todos os outros acabaram trocados. Conheci a Lauriana Paiva num evento em novembro do ano passado e fiquei encantada com o trabalho que ela realiza com os pequenos promovendo a literatura. Não pude deixar de adquirir o livro que ela estava lançando. A vantagem de ler livro infantil é que é curtinho (isso me ajudou rs).

No "Diário da professora Bela: o segredo", Bela conta um pouco sobre a sua origem como fadinha da leitura no Mundo das Belas Histórias e como veio para o Mundo dos Humanos e acabou se tornando professora.

O livro trabalha bastante com o imaginário infantil e faz referência a diversos personagens e autores conhecidos. Achei excelente essa abordagem porque incentiva a criança a conhecer outras histórias e a identificar elementos já conhecidos. As ilustrações são super bonitas e ajudam a mergulhar nesse "conto de fadas". O formato de diário e algumas passagens no texto fazem deste um material que não só incentiva a leitura mas também a escrita. Achei a página secreta e os receituários sensacionais. Enfim, gostei muito do livro e espero que alcance muitas crianças e ajude a trazê-las pra esse mundo maravilhoso da literatura,

Alguns dos meus trechos favoritos:

"Consigo escutar além das palavras, posso ver com olhos do coração e escutar os verdadeiros sonhos, aqueles que realmente nos movem e que nos fazem percorrer o infinito a sua procura. Aqueles sonhos que, quando achamos que não temos mais forças para buscá-los, olhamos para trás e nos lembramos do dia em que começamos a sonhar... Dessa forma, eles ficam mais perto."

"...o segredo do sucesso é escutar a voz do coração"

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Resenha: Harry Potter e a pedra filosofal - J.K. Rowling (DLL20: livro de fantasia)

Segunda resenha de fevereiro pro Desafio Literário Livreando (DLL20).

Harry Potter e a pedra filosofal foi o escolhido pro tema fantasia. Esse foi uma releitura mas a primeira vez que li já tem quase 20 anos, então, não lembrava de muitos detalhes.

O livro conta a história do órfão Harry Potter que mora com seus tios e primo e leva uma vida longe da ideal. No seu aniversário de 11 anos, ele descobre que é um bruxo, que seus pais não morreram num acidente de carro e é convidado a ingressar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e sua vida promete mudar drasticamente.

Foi um prazer muito grande pra mim retornar ao universo literário de Harry Potter. A escrita da JK Rowling é fluida e super envolvente. Vamos conhecendo esse mundo mágico junto com o jovem Harry a medida em que vai encarando sua nova realidade. Apesar de se descobrir famoso, ele não tenta se beneficiar da fama e resiste à tentação do poder. Ele também se vê cheios de dúvidas e inseguranças mas aos poucos vai descobrindo suas qualidades e potencialidades, e sempre pode contar com a ajuda e o apoio de seus inseparáveis amigos. Junto com esse mundo mágico, também somos apresentados a um novo esporte, o quadribol, e é muito divertido a sua dinâmica e toda a rivalidade entre as casas de Hogwarts. Uma história cheia de magia, aventura, amizade, intrigas e onde nem tudo é o que aparenta ser.

Alguns dos meus trechos favoritos:

"Não faz bem viver sonhando e se esquecer de viver, lembre-se."

"Afinal, para a mente bem estruturada, a morte é apenas a grande aventura seguinte."

"Sempre chame as coisas pelo nome que têm. O medo de um nome aumenta o medo da coisa em si."



sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Resenha: O pássaro - Samanta Holtz (DLL20: livro romance de época)

Primeira resenha de fevereiro pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Nem acredito que estou conseguindo participar direitinho esse ano.

Pro tema romance de época, escolhi "O pássaro" da Samanta Holtz. Este livro estava há muito tempo na minha estante esperando para ser lido e durante a leitura eu só me perguntava 'por que demorei tanto?'

Ambientado numa sociedade feudal do século XIII, o livro conta a história de Caroline Mondevieu, filha de um poderoso barão, que tem uma vida rodeada de riquezas e luxo, mas também cheia de regras e imposições, e seu maior desejo é ser dona do seu próprio destino. Um domador de cavalos muito charmoso, com quem inicialmente não se dá muito bem, pode ser a ajuda necessária para alcançar seu sonho de liberdade. Muitos desafios e surpresas a esperam nessa jornada.

A escrita da Samanta é muito envolvente e já no início do livro fui conquistada pela história. Fui, por diversas vezes, surpreendida e não consegui segurar as lágrimas no final. Foi muito gratificante ver como a Caroline vai evoluindo ao longo da história, desde uma certa conversa na infância que muda sua maneira de ver o mundo até o momento que aprende assumir a consequência dos seus atos. A sua postura de lutar pelo que acredita e de não se submeter facilmente (que é o que se esperava das mulheres da época) consegue, aos poucos, contagiar aqueles que estão à sua volta, especialmente, sua mãe e sua irmã. E, é claro, não podia deixar de ter um bom romance. Inicialmente, se envolver romanticamente parece ir contra a busca de Caroline pela sua liberdade, principalmente considerando os costumes da época, mas ela aprende a aceitar os seus sentimentos. No entanto, as coisas não são nem um pouco fáceis. Haja treta! Haja coração! Simplesmente amei!

Alguns dos meus trechos favoritos:

"Foi meu sacrifício por você. O meu jeito de fazê-la saber que a amo. Mesmo quando nem eu sabia."

"Compreendeu que aquela partida era, acima de tudo, uma libertação. O pássaro estava finalmente livre das amarras que o acompanharam por toda a existência."