sábado, 30 de maio de 2020

Resenha: Vovó conta do que são feitas as coisas - Anna Maria Freire Endler (DLL20: livro que você não terminou)

Segunda resenha de maio pro Desafio Literário Livreando (DLL20), essa correspondente ao tema "um livro que você não terminou". Eu comecei a ler esse livro em fevereiro mas, apesar de ser curto (tem pouco mais de 110 páginas), acabei enrolando e não terminei de lê-lo na época. Resolvi aproveitar esse tema para tomar vergonha na cara e concluir a leitura.

Nesse livro, a física Anna Maria Freire Endler, para responder ao seu neto a pergunta "De que são feitas as coisas?", começa uma série de conversas sobre diversos assuntos da ciência como radioatividade, fusão e fissão nucleares, radiações e fótons, antimatéria, relatividade, entre outros.

Vemos no prefácio que a autora tem o "objetivo de apresentar com clareza os mais recentes conceitos de Física de Partículas Elementares" e eu acho que ela conseguiu. Apesar de ter lido devagar, eu tive uma experiência muito boa lendo esse livro. Me permitiu relembrar muitas das coisas que aprendi durante a graduação e pós-graduação, e ler um pouquinho sobre alguns conceitos que eu não estava familiarizada. Achei muito legal a abordagem que ela adotou, de descrever as conversas. Me diverti muito com os questionamentos e sonhos do Daniel.

A única coisa que me incomodou um pouco foram alguns erros de português que acabaram passando, de resto, gostei bastante da leitura. Deu pra matar um pouquinho a saudade de estudar Física de Partículas Elementares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário