quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Esquecimento

Este dia que inicia e traz expectativas
Sol que nasce iluminando e aquecendo
Quantos afazeres ainda esperam
Urgências e atrasos, pendências antigas
Empenho a empregar para metas alcançar
Correria para fazer o melhor possível
Insistência, perseverança e força de vontade
Melhorias vão chegando, progressos acontecem
Entre idas e vindas, tarefas cumpridas
Noite que chega, mais um dia se finda
Tento mentalmente refazer os passos do dia
hoje mal terminou e já nem me lembro

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Eu me lembro?

Ainda guardo na memória lembranças há muito vividas.
Algumas boas, outras nem tanto, mas que me tornaram o que eu sou.
E surpreende-me que experiências, embora, antigas
possam ser lembradas com riqueza de detalhes e renovado vigor.

Mas me intriga e me perturba. Como pode ser tão seletiva
esta que é tão hábil quando assim o quer?
Indagam-me sobre fatos dos quais nem sonho lembrar.
Quero recordar-me de atos, para contra-argumentar.

Oxalá pudesse eu ao menos escolher o que guardar
e usar a meu favor todo o potencial das lembranças.
Citar discursos, lembrar promessas, aplicar equações...

Mas não me entenda mal, sou grata pelo que lembro e sei.
Apenas ouso pensar nas possibilidades de melhor usar a mente.
Ó, indomável memória, quisera eu saber te controlar.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

O (re)começo

O começo é o início de tudo, o primeiro passo de uma grande jornada e, quase sempre, a etapa mais difícil do desafio. Porque é fácil seguir quando já se está em movimento, dar continuidade. Mas sair da estagnação, iniciar o caminho, começar, exige esforço. A famosa lei da inércia já diz que um corpo parado ou em movimento uniforme tende a permanecer no mesmo estado a menos que uma força seja aplicada a ele. Ou seja, o que está parado tende a ficar parado, a menos que haja uma força. É preciso força para começar.

Um dos fatores que torna difícil o começo é a incerteza. Ao iniciar uma jornada, não enxergamos o fim do caminho e mesmo que saibamos o nosso destino, aonde queremos chegar, não sabemos o que encontraremos ao longo da estrada. É preciso coragem para enfrentar o desconhecido. Sair da zona de conforto, da estagnação, para buscar os frutos do novo desafio. Arriscar para poder ir mais longe.

Ainda mais difícil que o começo é o recomeço. É também um início de um caminho, de uma tentativa, mas agora existe a bagagem de uma experiência anterior, de um caminho que não levou ao destino desejado. Dessa experiência, o que mais pesa sempre são os resultados negativos. Por pior que tenha sido a jornada, sempre há aprendizado e algo que foi bom mas na maioria das vezes não damos a devida importância a isso.

Para recomeçar é preciso superar os fracassos passados e, apesar deles, acreditar na vitória, na capacidade de atingir a meta. É preciso rever estratégias e encontrar novo ânimo. Acreditar na mudança e, acima de tudo, perseverar. E nada melhor do que aproveitar os "começos" que a vida nos dá como incentivo para os "recomeços". Temos hoje um começo de mês, em breve, um começo de ano, frequentemente, um começo de semana e sempre um começo de dia. É só uma questão de perspectiva e de determinação. Hoje pode ser o dia de (re)começar!


domingo, 23 de fevereiro de 2014

Somos seres humanos

Estou querendo escrever sobre isso há um bom tempo... O próprio rascunho da postagem já está rolando há semanas. Bem típico de mim. A motivação veio um pouco porque tenho reparado muito nas minhas limitações ultimamente. Aí, na virada do ano, vi várias publicações com restrospectivas 2013 e metas para 2014 e pensei em escrever sobre esse tema e aproveitar e fazer a minha "retrospectiva" (pra terem noção de quanto tempo faz que tenho pensado nisso).

Desde o ano passado, tenho sofrido muito querendo melhorar várias coisas em mim. E acho que acontece da mesma forma para maioria das pessoas. Você quer mudar, se propõe a fazer melhor e acaba falhando de novo, muitas vezes, da mesma forma que antes. Isso causa muita tristeza. E numa das vezes em que pensava sobre isso, me sentindo a pior pessoa do mundo por cometer os mesmos erros, fui lembrada de uma coisa da qual não deveria ter esquecido: SOMOS SERES HUMANOS. Querendo ou não, somos imperfeitos, sujeitos a falhas. Isso é característica de nossa humanidade. Já dizia São Paulo em sua carta aos Romanos: "Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço." (Rm 7,19) Quem conhece um pouco da história de São Paulo sabe o tanto que ele fez. Nessas horas eu penso: "Cara, era São Paulo. Se ele passou por isso, por que eu não posso?" É exatamente assim que me sinto muitas vezes. Fazendo o mal que não quero e não fazendo o bem que quero.

Mas tem uma outra coisa que também é característica de nossa humanidade que também não podemos esquecer. Temos a capacidade de continuar tentando. Não estamos prontos. Estamos em desenvolvimento, aprendemos a cada experiência. Cada novo dia é uma oportunidade e é a isso que temos que nos agarrar. Ter esperança, sempre. Erros, continuaremos cometendo. Não somos perfeitos. Mas temos que superá-los e seguir em frente. Aceitar as nossas limitações, saber perdoar a si mesmo, não deixar que os defeitos sejam tudo o que vemos em nós mesmos mas saber também reconhecer as qualidades e os avanços feitos. Saber que "meio caminho está tão longe da chegada" e se não continuarmos o percurso não saberemos o que nos aguarda no final.

Com relação ao ano de 2013, outro dia achei uma folha na qual eu tinha escrito uma lista de coisas que queria fazer neste ano. Confesso, que perdi a noção e tinha muita coisa naquela lista e, é claro, não fiz nem metade. Uma das coisas que queria fazer e consegui, mesmo que parcialmente, foi participar do Desafio Literário. Li 10 livros mas só fiz duas resenhas e ficou faltando cumprir a leitura de três temas. Seguindo os temas do desafios me proporcionou leituras diferentes e muito boas. Essa foi uma das coisas que gostei muito em 2013. Li bastante e me lembrei de o quanto gosto de fazer isso. Pretendo, mesmo que em atraso, concluir as leituras e fazer as resenhas. Teve a JMJ que foi uma experiência única. Tive muita dificuldade no doutorado e percebi o quanto ainda preciso melhorar e me empenhar nele. Começou a cair a ficha do quão difícil é e quanta dedicação é necessária. Meu 2014 deve ser mais focado nele.

Pra 2014, decidi não fazer a lista. Percebi que isso não funciona muito comigo. Minha meta é principalmente SER MELHOR. Isso é bem difícil mas pretendo me esforçar. Sempre dá uma desanimada quando a gente volta naquela falha antiga ou regride depois de ter avançado. Mas vi uma definição de otimista muito boa que pode nos ajudar a encarar isso melhor:


Encerro deixando uma música que resume bem esse desafio que é encarar os nossos erros e aceitar as nossas limitações.


Ao coração - Pe. Fábio de Melo

Deus me entregou bem mais do que mereço
talvez seja por isso
que eu me cobre um pouco mais
não que eu não seja capaz
mas, às vezes é difícil

Nem sempre sei fazer o bem que eu desejo
e, às vezes, eu me vejo
me enganando sempre mais
não que eu não queira acertar
mas nem sempre é possivel

Já me condeno tanto
pelos erros que na vida cometi
pelas vezes que eu não soube decidir
e assim, meu coração gritava
desespero de quem ama
coração, tu que estás dentro em meu peito
me condenas desse jeito
e eu não sei por qual motivo
se és divina voz em mim
só te peço, por favor, eu sou humano
não me condenes assim

Humano eu sou assim: virtudes e limites
se agora me permites
eu pretendo ser feliz
sem prender-me ao que não fiz
mas olhando o que é possivel

A dor que, às vezes, vem
me faz feliz também
pois nela me recordo
o valor que tem a cruz
quando a noite esconde a luz
Deus acende as estrelas


quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

O amor e o perdão


Escrevi esse texto há muitos anos atrás e já cheguei a publicá-lo no meu blog anterior. Estava querendo publicar algo por aqui mas estou enrolando para terminar o que estava escrevendo então pensei que seria uma boa partilhar esse texto. Espero que gostem...


O amor é o maior e o mais belo dos sentimentos, sem amor de nada vale o que fazemos. A Bíblia nos diz em I Coríntios 13 que “o amor é paciente, o amor é benigno, não é invejoso; o amor não é orgulhoso, não se envaidece; não é descortês, não é interesseiro, não se irrita, não guarda rancor; não se alegra com a injustiça mas regozija-se com a verdade; tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”

Deus é amor e nos criou para que sejamos sua imagem e semelhança, por isso, se Deus é amor a nossa vocação é sermos amor. Pelo pecado de Adão e Eva, fomos afastados do amor de Deus, e mesmo assim Ele não nos esqueceu e nem desiste de nós, pelo contrário, envia seu filho para morrer pela nossa Salvação “Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha vida eterna” (Jo 3,16)

 Jesus é a manifestação do amor do Pai e, como não podia ser diferente, espalha esse amor e pede que nos amemos a todo momento “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos”(Jo 15,12-13). Jesus não pára por aí, é ainda mais específico e pede que amemos os que não nos amam, Ele diz: “Amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam. Se amais os que vos amam, que graça alcançais? Pois até mesmo os pecadores amam aqueles que os amam.”(Lc 6,27.32). Você deve ter pensado ‘mas, eu sou pecador’, mas você  não nasceu para o pecado, nasceu para ser imagem e semelhança de Deus e, por ter consciência disso, Ele não se refere a você e sim, àqueles que não conhecem o amor de Deus e os seus mandamentos. É vontade de Deus que vivamos no amor e, por isso, devemos nos esforçar para isso.

Mas, o que o amor tem a ver com o perdão?

Se você não ama, você não pode perdoar. Para quê eu vou querer perdoar alguém, se eu não tiver a menor consideração por essa pessoa? Vou pensar logo: ‘Ah! Ele tem é que pagar pelo que fez’, no entanto, não é isso que Deus nos mostra. Quando Adão e Eva pecaram, Deus perdoou-os porque os amava e também já amava todos os que viriam depois deles, e manifestou o seu perdão enviando-nos a Salvação. A própria Palavra relaciona o amor com o perdão “... ao que pouco se perdoa, pouco ama.”(Lc 7,47). Como Jesus nos fala para amarmos, também nos fala para perdoarmos. Quando Pedro pergunta se deve perdoar o pecado do irmão até sete vezes, Jesus responde: “Não te digo até sete vezes, mas setenta vezes sete.”(Mt 18,22). Jesus também nos mostra como devemos agir mediante o pecado do próximo: “Se teu irmão pecar, repreende-o; se se arrepender, perdoa-lhe” (Lc 17,3).

Deus nos mostra exatamente o que devemos fazer para sermos felizes, basta que nos deixemos guiar pelo seu infinito amor. Todos nós somos filhos de Deus e devemos viver como irmãos.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Salmo 120 - 29º Domingo do Tempo Comum - Ano C


A cifra pode ser baixada aqui e o áudio aqui.




Do Senhor é que me vem o meu socorro,
Do Senhor, que fez o céu e fez a terra.

Eu levanto os meus olhos para os montes:
De onde pode vir o meu socorro?
"Do Senhor é que me vem o meu socorro,
Do Senhor que fez o céu e fez a terra!"

Ele não deixa tropeçarem os meus pés,
E não dorme quem te guarda e te vigia.
Oh! não! ele não dorme nem cochila,
Aquele que é o guarda de Israel!

O Senhor é o teu guarda, o teu vigia,
É uma sombra protetora à tua direita.
Não vai ferir-te o sol durante o dia,
Nem a lua através de toda a noite.

O Senhor te guardará de todo o mal,
Ele mesmo vai cuidar da tua vida!
Deus te guarda na partida e na chegada.
Ele te guarda desde agora e para sempre!

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams (DL 2013)

Há pouco mais de uma semana, terminei meu segundo livro do Desafio Literário 2013 - O guia do mochileiro das galáxias. Eu já tinha ouvido falar nele e como estava nas sugestões de leitura pra fevereiro decidi lê-lo e comprei logo a coleção toda (composta de 5 livros). Estou feliz de estar conseguindo cumprir as minhas metas. Chegou hoje o meu livro de março, "A arte de correr na chuva". Ainda não estou muito habituada com esse lance de escrever resenhas então acabo enrolando e esqueço das coisa mas, tenho que deixar registrada a minha leitura então aí vai mais uma "tentativa de resenha".

RESENHA

O objetivo do tema de fevereiro era dar risadas e já no prefácio dei algumas. Dizem que o importante na vida é conhecer alguém. Isso valeu para Arthur Dent, um dos personagens principais da história. Ele foi salvo da destruição da Terra graças a seu amigo Ford Prefect que ele acreditava que fosse simplesmente um ator desempregado mas na verdade vinha de outro lugar da galáxia. Após essa fuga, eles começam a viver várias aventuras pela galáxias.

No início, demorei um pouco pra pegar o ritmo do livro. Mas depois que engrenei fui curtindo bastante. Me diverti muito com os feitos gerador de improbabilidade infinita da nave Coração de ouro, com o robô com crise existencial (o Marvin), com a fuga do presidente da galáxia,... Ah, além de tudo tem a resposta à Questão Fundamental da Vida, do Universo e tudo mais.

Gostei bastante do livro e já estou lendo o segundo da coleção.



(P.S.: Ainda vou tentar melhorar um pouco esse resenha)

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Avance Sempre

Quando estava escrevendo o post Devagar e sempre, assim é que se vence a corrida me lembrei de uma mensagem com a qual me deparei na época em que estava escrevendo a minha dissertação. Se não me engano, ela foi publicada na página da Canção Nova no Facebook. Pra mim, ela foi um incentivo e tanto. Imprimi e colei na parede da minha sala no CBPF, bem de frente pra mim para que eu me lembrasse de avançar sempre, mesmo que fosse aos poucos, com pequenos passos. Acho que estou precisando me lembrar disso de novo. Segue a mensagem. Espero que gostem!


AVANCE SEMPRE

Na vida as coisas, às vezes, andam muito devagar. Mas é importante não parar. Mesmo um pequeno avanço na direção certa já é um progresso, e qualquer um pode fazer um pequeno progresso.

Se você não conseguir fazer uma coisa grandiosa hoje, faça alguma coisa pequena.
Pequenos riachos acabam convertendo-se em grandes rios.
...
Continue andando e fazendo.

O que parecia fora de alcance esta manhã vai parecer um pouco mais próximo amanhã ao anoitecer se você continuar movendo-se para frente.

A cada momento intenso e apaixonado que você dedica a seu objetivo, um pouquinho mais você se aproxima dele.

Se você pára completamente é muito mais difícil começar tudo de novo.

Então continue andando e fazendo. Não desperdice a base que você já construiu. Existe alguma coisa que você pode fazer agora mesmo, hoje, neste exato instante.

Pode não ser muito mas vai mantê-lo no jogo.

Vá rápido quando puder. Vá devagar quando for obrigado.
Mas, seja lá o que for, continue. O importante é não parar!!!

Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te sustentará; jamais permitirá que o justo seja abalado (Salmos 55:22)

Paz e Bem!!!!!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Salmo 90(91) - 1º Domingo da Quaresma - Ano C

Partilho mais uma melodia de salmo. Essa para o próximo domingo (17/02/2013), primeiro da quaresma.

A cifra pode ser baixada aqui e o áudio aqui.


Em minhas dores, ó Senhor, permanecei junto de mim.
Em minhas dores, ó Senhor, permanecei junto de mim.

1- Quem habita ao abrigo do Altíssimo
e vive à sombra do Senhor onipotente,
diz ao Senhor: “Sois meu refúgio e proteção,
sois o meu Deus, no qual confio inteiramente.”

2- Nenhum mal há de chegar perto de ti,
nem a desgraça baterá à tua porta;
pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos
para em todos os caminhos te guardarem.

3- Haverão de te levar em suas mãos,
para o teu pé não se ferir nalguma pedra.
Passarás por sobre cobras e serpentes,
pisarás sobre leões e outras feras.

4- “Porque a mim se confiou, hei de livrá-lo
e protegê-lo, pois meu nome ele conhece.
Ao invocar-me hei de ouvi-lo e atendê-lo,
e a seu lado eu estarei em suas dores.


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Salmo 50 - Quarta-feira de Cinzas

Enquanto preparava o salmo para a missa de quarta-feira de cinzas, tive a ideia de utilizar esse espaço também para colocar algumas melodias de salmos. Isso serviria, primeiramente, como registro para mim e também poderia ser útil para alguém que procure melodias de salmos. Dito isto, segue o salmo. Você pode fazer o download da Cifra e do Áudio.



Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.
Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.

1. Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia!
Na imensidão de vosso amor, purificai-me!
Lavai-me, todo inteiro, do pecado
e apagai completamente a minha culpa.

2. Eu reconheço toda a minha iniquidade,
o meu pecado está sempre à minha frente,
foi contra vós, só contra vós que eu pequei
e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!

3. Criai em mim um coração que seja puro,
dai-me de novo um espírito decidido.
Ó Senhor, não me afasteis de vossa face
nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

4. Dai-me de novo a alegria de ser salvo
e confirmai-me com espírito generoso!
Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar
e minha boca anunciará vosso louvor!