quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

O amor e o perdão


Escrevi esse texto há muitos anos atrás e já cheguei a publicá-lo no meu blog anterior. Estava querendo publicar algo por aqui mas estou enrolando para terminar o que estava escrevendo então pensei que seria uma boa partilhar esse texto. Espero que gostem...


O amor é o maior e o mais belo dos sentimentos, sem amor de nada vale o que fazemos. A Bíblia nos diz em I Coríntios 13 que “o amor é paciente, o amor é benigno, não é invejoso; o amor não é orgulhoso, não se envaidece; não é descortês, não é interesseiro, não se irrita, não guarda rancor; não se alegra com a injustiça mas regozija-se com a verdade; tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”

Deus é amor e nos criou para que sejamos sua imagem e semelhança, por isso, se Deus é amor a nossa vocação é sermos amor. Pelo pecado de Adão e Eva, fomos afastados do amor de Deus, e mesmo assim Ele não nos esqueceu e nem desiste de nós, pelo contrário, envia seu filho para morrer pela nossa Salvação “Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha vida eterna” (Jo 3,16)

 Jesus é a manifestação do amor do Pai e, como não podia ser diferente, espalha esse amor e pede que nos amemos a todo momento “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos”(Jo 15,12-13). Jesus não pára por aí, é ainda mais específico e pede que amemos os que não nos amam, Ele diz: “Amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam. Se amais os que vos amam, que graça alcançais? Pois até mesmo os pecadores amam aqueles que os amam.”(Lc 6,27.32). Você deve ter pensado ‘mas, eu sou pecador’, mas você  não nasceu para o pecado, nasceu para ser imagem e semelhança de Deus e, por ter consciência disso, Ele não se refere a você e sim, àqueles que não conhecem o amor de Deus e os seus mandamentos. É vontade de Deus que vivamos no amor e, por isso, devemos nos esforçar para isso.

Mas, o que o amor tem a ver com o perdão?

Se você não ama, você não pode perdoar. Para quê eu vou querer perdoar alguém, se eu não tiver a menor consideração por essa pessoa? Vou pensar logo: ‘Ah! Ele tem é que pagar pelo que fez’, no entanto, não é isso que Deus nos mostra. Quando Adão e Eva pecaram, Deus perdoou-os porque os amava e também já amava todos os que viriam depois deles, e manifestou o seu perdão enviando-nos a Salvação. A própria Palavra relaciona o amor com o perdão “... ao que pouco se perdoa, pouco ama.”(Lc 7,47). Como Jesus nos fala para amarmos, também nos fala para perdoarmos. Quando Pedro pergunta se deve perdoar o pecado do irmão até sete vezes, Jesus responde: “Não te digo até sete vezes, mas setenta vezes sete.”(Mt 18,22). Jesus também nos mostra como devemos agir mediante o pecado do próximo: “Se teu irmão pecar, repreende-o; se se arrepender, perdoa-lhe” (Lc 17,3).

Deus nos mostra exatamente o que devemos fazer para sermos felizes, basta que nos deixemos guiar pelo seu infinito amor. Todos nós somos filhos de Deus e devemos viver como irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário