segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

O (re)começo

O começo é o início de tudo, o primeiro passo de uma grande jornada e, quase sempre, a etapa mais difícil do desafio. Porque é fácil seguir quando já se está em movimento, dar continuidade. Mas sair da estagnação, iniciar o caminho, começar, exige esforço. A famosa lei da inércia já diz que um corpo parado ou em movimento uniforme tende a permanecer no mesmo estado a menos que uma força seja aplicada a ele. Ou seja, o que está parado tende a ficar parado, a menos que haja uma força. É preciso força para começar.

Um dos fatores que torna difícil o começo é a incerteza. Ao iniciar uma jornada, não enxergamos o fim do caminho e mesmo que saibamos o nosso destino, aonde queremos chegar, não sabemos o que encontraremos ao longo da estrada. É preciso coragem para enfrentar o desconhecido. Sair da zona de conforto, da estagnação, para buscar os frutos do novo desafio. Arriscar para poder ir mais longe.

Ainda mais difícil que o começo é o recomeço. É também um início de um caminho, de uma tentativa, mas agora existe a bagagem de uma experiência anterior, de um caminho que não levou ao destino desejado. Dessa experiência, o que mais pesa sempre são os resultados negativos. Por pior que tenha sido a jornada, sempre há aprendizado e algo que foi bom mas na maioria das vezes não damos a devida importância a isso.

Para recomeçar é preciso superar os fracassos passados e, apesar deles, acreditar na vitória, na capacidade de atingir a meta. É preciso rever estratégias e encontrar novo ânimo. Acreditar na mudança e, acima de tudo, perseverar. E nada melhor do que aproveitar os "começos" que a vida nos dá como incentivo para os "recomeços". Temos hoje um começo de mês, em breve, um começo de ano, frequentemente, um começo de semana e sempre um começo de dia. É só uma questão de perspectiva e de determinação. Hoje pode ser o dia de (re)começar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário