quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Resenha: Confissões de um vira-lata - Orígenes Lessa (DLL22: livro que tenha animal como protagonista)

Terceira resenha de novembro pro Desafio Literário Livreando (DLL22)!

Acompanhamos nesse livro a história de um vira-lata em sua luta para sobreviver mantendo a sua liberdade, seus “causos” e experiências vividas e ouvidas de seus companheiros.

Este é um livro curto, de leitura rápida e leve. É legal ver a narrativa na perspectiva do cachorro que, dentre outras coisas, aponta a ironia de ter sua espécie usada como ofensa e da “escravidão” de se ter um dono. Diversas situações nos levam a refletir sobre o nosso trato o melhor amigo do homem. Dentre as histórias narradas pelo nosso vira-lata, conhecemos até um cachorro ex-artista de circo. Foi uma leitura bem legal.

Resenha: Enquanto eu não te encontro - Pedro Rhuas (DLL22: livro escrito por alguém da comunidade LGBTQIA+)

Segunda resenha de novembro pro Desafio Literário Livreando (DLL22)!

Sinopse:

Nenhum encontro é por acaso. A vida tem sido boa para Lucas. Ele passou no Enem para estudar publicidade; se mudou com Eric, seu melhor amigo, do interior do Rio Grande do Norte para a capital; e conseguiu sua tão aguardada liberdade. Mas, no amor, Lucas é um desastre. O maior fã de Katy Perry no Nordeste tem certeza de que nem toda a sorte do mundo poderia fazer com que ele finalmente se apaixonasse pela primeira vez. Até que, em uma despretensiosa noite de sábado em 2015, tudo muda. Quando Lucas e Eric vão na inauguração do Titanic, a mais nova balada da cidade, Lucas esbarra (literalmente!) em Pierre, um lindo garoto francês que parece ter saído dos seus sonhos. Em meio a drinques, segredos e sonhos partilhados, Lucas e Pierre se conectam instantaneamente. Eles vivem o encontro mais especial de suas vidas, mas o Universo tem outros planos para o futuro… Até a noite acabar, o que será que vai acontecer com eles?

Que delícia ler esse livro! Não só pelo romance, mas por poder acompanhar a jornada de autodescoberta dos personagens, a luta deles pra enfrentar suas inseguranças (Lucas que o diga). Ele me lembrou o quanto é bom ler um livro ambientado no Brasil, ver representado o nosso cenário político, se identificar com as angústias dos brasileiros e ouvir falar de locais que não conhecia do nosso país e ficar com vontade de conhecê-los. Muito bom lembrar da riqueza na nossa terra. Claro que nem tudo são rosas. Ele lembra também do preconceito e de outras dificuldades que ainda precisamos lutar para mudar em nossa sociedade. Amei muito!

Resenha: Once Upon a Forbidden Desire: Fairy Tales and Other Stories - Vários autores (DLL22: livro inspirado em contos de fadas)

Primeira resenha de novembro pro Desafio Literário Livreando (DLL22)!

Sinopse:

When it comes to true love, rules are meant to be broken… Dark forests and locked doors, poisoned apples and forbidden lovers... Bold heroines and swoon-worthy heroes break all the rules in this enchanting anthology of the fairy tales you thought you knew. Once Upon A Forbidden Desire features 20 enticing fairy tale retellings by a diverse selection of fantasy romance authors. From sweet true love’s kisses to sizzling passion, from modern streets to enchanted forests, and from a mage Rapunzel to a winged Prince Charming ...

Eu estava com as expectativas altas para leitura desse livro e foi ainda melhor do que eu esperava. Algumas releituras me surpreenderam bastante e todas foram muito bem escritas. Várias vezes me peguei querendo mais daqueles personagens, daqueles mundos. Adorei que os contos tinham “termômetro” indicando a “quentura”. Algumas estórias foram super fofas. Amei muito!

domingo, 30 de outubro de 2022

Resenha: Serwa Boateng's guide to vampire hunting - Roseanne A. Brown (DLL22: livro escrito por autor africano)

Terceira resenha de outubro pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Conheci o trabalho da Roseanne A. Brown lendo A song of wraiths and ruins, livro que amei muito. Sendo fã do trabalho do Rick Riordan e já tendo lido outras duas séries do seu selo editorial, ao saber do lançamento desse livro ele se tornou uma leitura obrigatória pra mim. Aproveitei para encaixá-lo nesse tema pois a autora é nascida em Gana.

Serwa é criada desde cedo para se tornar uma Slayer, uma espécie de caçadora de seres das trevas, mas, quando seus pais saem em uma busca da qual ela não pode se fazer parte, ela se vê obrigada a encarar uma vida normal e frequentar a escola, o que traz seus próprios desafios.

Não tenho palavras para descrever a perfeição que é esse livro. Todo cenário fantástico (as criaturas, a magia, a organização que mantém tudo sob controle, etc.) é muito bem construído. Muito legal conhecer um pouco da mitologia de Gana. Mas, mais do que isso, me apaixonei por esses personagens. Ver a luta de Serwa para se inserir num local totalmente desconhecido, tentar descobrir o seu papel e até entender melhor quem realmente é, só faz com que eu a admire. Amei uma cena em que ela pede desculpas por um erro que cometeu dizendo que não quer se tornar "aquele tipo de pessoa" porque mostra que seu coração está no lugar certo. Gosto muito de livros que retratam personagens reais e não perfeitos, que cometem erros mas buscam aprender com eles. Adorei acompanhar as aventuras de Serwa, Roxy, Mateo, Eunju e Gavin. Achei muito importante também ver levantada a questão do preconceito, que infelizmente, é uma realidade. Mal posso esperar pro próximo livro.

Resenha: A rede de Alice - Kate Quinn (DLL22: livro histórico)

Segunda resenha de outubro pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Este livro eu ganhei no amigo secreto do DLL no ano passado e já estava mais do que na hora de eu lê-lo.

Em A Rede de Alice seguimos duas linhas temporais. Vemos cenas no passado de Eve, que foi uma espiã durante a Primeira Guerra Mundial, ao mesmo tempo em que acompanhamos a jornada de Charlie que procura Eve para ajudá-la a encontrar sua prima que sumiu durante a Segunda Guerra Mundial.

Apesar de ser um livro grande (mais de 500 páginas) a leitura é muito fluida. Não preciso nem dizer que o fundo histórico aqui são as duas grandes guerras. Adorei saber que a autora utilizou personagens reais e alguns fatos históricos para construir sua narrativa. Confesso saber bem pouco sobre as guerras mas é sempre gratificante ver mulheres conquistando espaço onde antes eram consideradas inferiores, apesar de saber que enfrentaram muitas dificultades. Admirei muito a força que Eve e Charlie mostraram (dois tipos diferentes de força, mas não menos admiráveis) e não tenho nem palavras para falar de Alice (uma das personagens reais utilizadas). Estou com medo de escrever mais e começar a soltar spoilers, então, vou parar por aqui. Amei e agradeço muito a Rafa por ter escolhido esse presente pra mim.



Resenha: Khaos e Khalmaria - Daniel Constantini (DLL22: livro que o autor tenha a mesma inicial do seu nome)

Primeira resenha de outubro pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Eu tive o prazer de conhecer o Daniel Constantini na época em que participei das coletâneas da Andross Editora. Admiro bastante o seu trabalho e estava com o Khaos e Khalmaria aqui há algum tempo esperando a sua vez de ser lido.

Khaos e Khalmaria traz 9 contos de temáticas diversas tendo desde situações cômicas a macabras, o que mostra a versatilidade do Daniel. É um livro de leitura super rápida. Acho que o primeiro conto foi o meu favorito. Ri demais durante a leitura e amei como Evidência aparecia nas situações mais inusitadas. Gostei muito dos outros também. As estórias são construídas de maneira inteligente e eu adorava quando via ligações entre diferentes contos. Também curti muito os momentos em que havia interação direta com o leitor. Gostei muito e recomendo!

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Resenha: Memórias póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis (DLL22: livro de autor nacional negro)

Terceira resenha de setembro pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Já estou há um tempo querendo conhecer mais da obra de Machado de Assis. Desse livro, tinha uma cópia física, comprada numa bienal, e também uma digital mas ainda não tinha lido. Finalmente, peguei pra ler as famosas memórias póstumas de Brás Cubas e aproveitei pra encaixar no desafio.

Sinopse:

Memórias Póstumas de Brás Cubas, um dos principais romances da literatura brasileira, inaugura a fase madura de Machado de Assis e concretiza o ideal estético que consagrou o autor e marca sua obra. Revolucionário e provocativo, o romance rompe com tradições literárias e sintetiza a crítica machadiana à elite brasileira da época. Um dos personagens mais populares da nossa literatura, Brás Cubas é um defunto-autor que dedica sua obra ao verme que primeiro roeu as frias carnes de seu cadáver. O protagonista narra suas memórias, intercalando episódios, delírios, reflexões e teorias, não poupando ninguém do seu olhar crítico e expondo as atitudes mesquinhas que teve em vida. É definitivamente uma obra imperdível que, com linguagem fluente e coesa, conduz sedutoramente o leitor por uma narrativa que deixa nas entrelinhas muito material para reflexões mais profundas.

Antes de mais nada, preciso dizer que me diverti bastante com esse livro, desde a maneira como Brás Cubas se apresenta e começa a narrar suas histórias até como ele faz divagações ou dá ao leitor a opção de pular capítulos. Inclusive, a maneira como ele interage com o leitor foi uma das coisas que mais gostei desse livro. Cada vez mais, tenho me apaixonado pelas obras de Machado. Contamos nesta obra com a aparição de Quincas Borba, personagem que dá nome a outro livro famoso do autor que eu já estou ansiosa pra conhecer. Achei interessante conhecer como foram os acontecimentos da vida de Brás Cubas e como chegou aos momentos finais de sua vida. É uma leitura que também apresenta críticas e nos leva a refletir.

Resenha: Guardiã - Thais Lopes (DLL22: livro que seja o último de uma série)

Segunda resenha de setembro pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Apesar de não ter planejado isso, acabei encaixando todos os livros das Crônicas de Táiran: Guardiões no DLL. Acho que já deixei claro por aqui que sou super fã do trabalho da Thais. Estava super ansiosa pelo lançamento desse livro que encerra a série e é claro que já comecei a ler assim que lançou.

Sinopse:

Os povos antigos sempre tiveram motivo para odiar a Ordem dos Guardiões e o que ela representa. Mas, apesar dos séculos se enfrentando, eles não se esqueceram que os Guardiões nunca foram seus maiores inimigos. Tempos atrás, quem ocupava esse lugar era a Coligação. Antes, enfrentá-los quase lhes custou tudo. Agora, é uma garantia de destruição. Thria Armen'hir sabia que estaria sozinha quando aceitou se juntar à Ordem. Ninguém seria confiável, muito menos o príncipe c'erit que deveria ser seu aliado. Mas ela não esperava que Edel Ithar fosse ser a única pessoa a entender sua posição - ou que o destino da guerra estaria nas suas mãos. E quando todas as esperanças são perdidas, cabe a eles descobrir o que estão dispostos a sacrificar para que exista um futuro.

Encerramento perfeito para essa série maravilhosa! Ao longo dos três livros anteriores, foi possível ver como o conflito foi crescendo, os fatores envolvidos foram melhor compreendidos e chegamos ao cenário de Guardiã, com batalhas impossíveis que, para serem vencidas, precisarão de sacrifícios e soluções milagrosas. Ao começar essa leitura, prepare o coração para enfrentar fortes emoções. No meio disso tudo, temos Edel e Thria. Não sei nem descrever o quanto admiro esses dois, a força que eles demonstram pra fazer o necessário apesar de todos os traumas e dificuldades que enfrentam. E como casal são perfeitos. Amei cada momento do desenvolvimento dessa relação. Preciso mencionar que diversos personagens que já conhecemos e amamos também exercem um papel importante nessa batalha. Não tenho palavras suficientes para dizer o quanto amei esse livro. Já terminei a leitura sentindo saudade e querendo reler a série.

terça-feira, 27 de setembro de 2022

Resenha: Só queria que você soubesse - Binha Cibelle (DLL22: livro escolhido pela capa)

Primeira resenha de setembro pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Quando vi a autora divulgando a venda desse livro, me apaixonei por essa capa. Não resisti e garanti o meu.

Sinopse:

Vivendo do outro lado do mundo, sozinha, seu sonho de ensinar línguas, Mina só não contava com o poder de um par de olhos cheio de sorriso e com o estranho calor no peito que, em meio a uma imensa confusão, lhe fez vislumbrar outros dias, os de um futuro repleto de coisas que nunca se permitiu imaginar. Por outro lado, ele, o dono do olhar que a desconcertou, de repente, sentiu seu plano traçado para os próximos anos ruir ante a brasileira atrevida que lhe deixou mais do que as digitais em sua camisa. Entre bilhetes sorrateiros e amizades peculiares, Mina se encontrará mais uma vez de frente com seus fantasmas, a quem ela deve enfrentar. Só queria que você soubesse vem cheio de romance, mas não somente. Em uma trama que vai da amizade ao amor, mostrando o lado lindo dele, mas também os efeitos de sua falta, o livro traz drama, surpresas e uma avalanche de sentimentos.

O romance entre Mina e Min Ho está entre os mais fofos que já li. Foi lindo ver como se conheceram e como o relacionamento entre eles foi se desenvolvendo, e eu já fui conquistada pelo livro nas primeiras páginas. Mas tem muito mais que romance nessa obra. A Mina é uma pessoa ímpar: muito forte, com um coração gigante. Adorei acompanhar a sua trajetória, conhecer sua história e ver como soube enfrentar de frente os desafios e ainda se dedicou a ajudar outras pessoas. Cheguei a me identificar com algumas das dificuldades que enfrentou como professora. Min Ho é um raio de luz. Os familiares e amigos desses dois ajudam a deixar esse livro ainda mais sensacional. Adorei as referências musicais e os trechos de músicas incluídos e também gostei de como a autora aborda a questão das diferenças culturais. Amei muito! Fiquei com gostinho de quero mais e aguardo ansiosamente o próximo livro.

terça-feira, 30 de agosto de 2022

Resenha: Two scoops of hellfire - Kimberly Lemming (DLL22: livro escolhido em homenagem a Tammy)

Terceira resenha de agosto pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Não podíamos deixar de homenagear a Tammy, criadora desse desafio, nesse primeiro ano sem ela. Nesse tema, podia ser incluído algum livro da sua estante no Skoob ou um livro de capa lilás/roxa, que era sua cor favorita. Eu escolhi a segunda opção pela correria do mês mas ainda espero ler vários dos seus livros favoritos. Lembrarei sempre dela com bastante carinho.

Sinopse:

It took about two weeks into the pandemic lockdown before I went stark raving mad. In a bold attempt at a new skill, I decided to give baking a try. However, I took to the new venture like a fish to astrophysics and ended up with a battle demon in my kitchen. Figures. Will Kain The Destroyer end my life, or end my everlasting boredom?

Gosto muito de livros que falam sobre o período de pandemia e já curtia o trabalho dessa autora, então, estava com as expectativas altas para esse conto. Rápido, divertido e quente. Tudo que eu gosto e claro que amei. Acho que não me importaria de ter um demônio me ajudando a ccozinhar e me "entretendo" como bônus. rs