sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Resenha: Poesia que transforma - Bráulio Bessa (DLL20: livro de poesia)

Terceira resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Nem acredito!

O livro "Poesia que transforma" traz as poesias de Bráulio Bessa e um pouco da sua história de vida.

Eu conheci o trabalho do Bráulio através do quadro "Poesia com rapadura" no programa "Encontro com Fátima Bernardes" e já o admirava. Depois de ler esse livro fiquei ainda mais apaixonada. Suas poesias são carregadas de sentimento e de verdade, muitas vezes trazem mensagens de esperança, e é muito bonita a maneira como fala do Nordeste, defende e retrata a sua cultura. Confesso que foi uma surpresa muito boa quando vi que as poesias eram intercaladas com relatos de sua vida (não tinha reparado quando comprei, achei que só tinha poesia). Me encantou poder saber como foi o seu envolvimento com a arte e um pouco da sua luta. Amei conhecer um pouco o homem por trás dos versos. Ele menciona o incrível poder transformador da poesia falando não só de como transformou a sua vida mas também partilhando alguns depoimentos recebidos. Acho que não sei descrever bem o efeito de ler suas poesias, foi uma experiência muito boa. Pude refletir bastante e tenho certeza que voltarei pra reler algumas poesias depois.

Alguns dos meus trechos favoritos:
(a vontade era colocar o livro todo...)

"A vida não é postada
nem passa em televisão,
o HD do coração
é quem salva de verdade.
Prefiro a simplicidade
das coisas lá do Sertão."

"Acredite, pense e faça,
use sua intuição,
transforme sonho em suor,
pensamento em ação.
Enfrente cada batalha
sabendo que a gente falha
e que isso é natural,
cair para se levantar,
aprender para ensinar
que o bem é maior que o mal."

"Sei que dar presente é bom
mas bom mesmo é ser presente
ser amigo, ser parceiro
ser o abraço mais quente
permitir que nossos olhos
não enxerguem só a gente."



terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Resenha: A tumba do tirano - Rick Riordan (DLL20: livro que se passe em um lugar que você quer conhecer)

Mais uma resenha pro Desafio Literário Livreando (DLL20). Ultimamente, tenho pensado muito em ir aos Estados Unidos e o motivo principal é: musicais. Tem um em especial que quero muito ver, mas isso não é importante. Claro que também seria maravilhoso conhecer alguns dos lugares mencionados em várias das histórias que amo, e essa é mais uma que se passa nas terras do tio Sam. Este livro já estava no topo da minha lista de leitura e se encaixou bem no tema "que se passe em um lugar que você quer conhecer".

"A tumba do tirano" é o quarto livro da série "As provações de Apolo" onde acompanhamos a trajetória do ex-deus enfrentando a punição que o tornou o adolescente mortal Lester Papadopoulos. Ele tem a missão de libertar cinco oráculos antigos para se mostrar digno e tentar recuperar seus poderes divinos. Neste livro, Apolo acabou de encarar uma triste perda e segue em direção ao Acampamento Júpiter onde os semideuses se preparam para enfrentar o Triunvirato dos imperadores romanos. E ele vai precisar buscar respostas numa tumba esquecida de um dos tiranos mais odiados e ardilosos da história.

Pra mim, a leitura dos livros do Rick Riordan é sempre muito prazerosa, bem leve e divertida, com direito a ação e aventura mas também lições e aprendizado. A leitura me prendeu de tal maneira que usei a madrugada de sexta pra sábado para terminar o livro (no fim de semana pode, né? rs) Foi muito bom poder estar novamente no acampamento Júpiter, rever alguns personagens já amados e conhecer novos e também me apaixonar por eles. Uma das coisas que mais gostei no livro foi continuar acompanhando o amadurecimento do Apolo, como ele tem aprendido com a experiência de ser humano. Isso o leva refletir sobre os erros passados, dos quais ele não pode fugir e precisa enfrentar as consequências. Claro que ele não está sozinho e conta com a ajuda de seus amigos. Simplesmente amei o livro e mal posso esperar para o encerramento da série. #vemoutubro

Alguns dos meus trechos favoritos:

"Esse é meio que o objetivo. Você faz uma coisa ruim, se sente mal a respeito, então age melhor da próxima vez. É sinal de que você deve estar desenvolvendo uma consciência."

"Você já compensou as coisas horríveis que fez? Não. Mas continua completando a coluna de 'coisas boas'. É só isso que a gente pode fazer."


segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Resenha: Amor sob encomenda - Carina Rissi (DLL20: livro chick-lit)

Esta é minha primeira resenha para o Desafio Literário Livreando (DLL20). Tentei participar do DLL no ano passado mas, apesar de ter feito algumas leituras seguindo os temas e ter tido uma interação muito legal com os outros participantes, não cheguei a postar nenhuma resenha. A proposta do desafio é muito legal e espero conseguir participar de verdade esse ano.

A escolha do "Amor sob encomenda" pra livro chick-lit foi natural porque acompanho o trabalho da Carina Rissi há algum tempo, amo seus livros e estava ansiosa para ler seu último lançamento.

O livro conta a história de Melissa Gouvêa, uma cerimonialista super dedicada que se esforça para manter sua família e pagar o tratamento médico que sua mãe necessita desde que sofreu um acidente.
Após uma decepção que leva ao término de seu relacionamento, ela se vê obrigada a passar por uma situação muito constrangedora e a sustentar uma mentira para manter seu emprego e conseguir sua tão sonhada promoção. Tudo isso acaba sendo mais desafiador do que ela pensava e a convivência com Nicolas Cassani não parece facilitar as coisas...

Sou suspeita pra falar sobre os livros da Carina Rissi (amo!), mas uma coisa que me surpreendeu foi o quanto eu fiquei tocada com a história de vida da Melissa, sua preocupação em cuidar da sua família, principalmente da sua mãe. Me levou a refletir sobre o efeito dos traumas, autocobrança e dificuldade de se perdoar (posso ter me identificado com uma coisinha ou outra rs). E é realmente complexo o dilema moral que ela enfrenta já no início da história. Eu gosto muito de "me envolver" com os personagens e, conhecendo um pouco do seu passado, ajuda a entender melhor suas atitudes. Achei muito legal ver como ela gosta do seu trabalho pois vê nele uma maneira de realizar sonhos.

Eu curti muito como a relação entre a Mel e o Nicolas vai evoluindo. Como as impressões começam a mudar conforme vão se conhecendo melhor, como há uma preocupação com o outro, um cuidado.  Melhor eu parar de escrever pra não dar spoilers. (Ainda sou inexperiente nesse negócio de resenhas. Desculpa!)

Este livro também traz a oportunidade de rever personagens já conhecidos e amados de outras histórias da autora e eu curti muito cada aparição \o/

Foi uma leitura agradável e divertida, mas com alguns momentos que me deixaram bem tensa e ansiosa. Amei muito!

Alguns dos meus trechos favoritos:

"Bem — começou, depois de uma eternidade  — eu sempre acreditei que, se você seguir seu coração, por pior que seja o resultado de alguma atitude que tomou ou está prestes a tomar, nunca será tão ruim assim. A maior violência é a que cometemos contra nós mesmos, Mel. O julgamento, as expectativas impossíveis de alcançar, o medo. Contar a verdade, não ao outro, mas a si mesmo, e ser verdadeira com suas crenças é libertador. Você precisa ouvir o que o seu coração está dizendo, meu amor, e então tomar sua decisão."

"Percebi que fazer a diferença, mesmo que seja na vida de uma só pessoa, é o que realmente importa."


sábado, 4 de junho de 2016

Cicatriz

Inconsequentes,
nos jogamos,
insistimos,
experimentamos.
Tudo pela novidade,
pelo gosto doce
da felicidade
procurada
no inesperado.

Adrenalina,
fuga da rotina,
altas apostas:
"Eis a sorte à porta".
No entanto,
quanto mais alto
maior o tombo.
Ilesos,
não ficamos.

O tempo cura,
a ferida sara,
a dor ameniza.
Mas o corte profundo
jamais é esquecido
Nas lembranças,
é revivido
No corpo,
é cicatriz...

Cadáver

Já não sente
Já não vê
Já não grita

Já não ouve,
compreende
ou duvida.

Não reage
esqueceu-se
na partida.

Desistiu no caminho
Tornou-se um cadáver
que respira.

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Crush

Some may sing:
"It's just a little crush"
But this size doesn't matter much
when they crush your heart.

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Salmo 137(138) - 5º Domingo do Tempo Comum - Ano C


Sugestão de melodia para o salmo de hoje (07/2/2016). A cifra pode ser baixada aqui e o áudio em .mp3 aqui.




Vou cantar-vos ante os anjos, ó Senhor, 
e ante o vosso templo vou prostrar-me.

Ó Senhor, de coração eu vos dou graças,
porque ouvistes as palavras dos meus lábios!
Perante os vossos anjos vou cantar-vos
e ante o vosso templo vou prostrar-me.

Eu agradeço vosso amor, vossa verdade,
porque fizestes muito mais que prometestes;
naquele dia em que gritei, vós me escutastes
e aumentastes o vigor da minha alma.

Os reis de toda a terra hão de louvar-vos,
quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa.
Hão de cantar vossos caminhos e dirão:
“Como a glória do Senhor é grandiosa!”

Estendereis o vosso braço em meu auxílio
e havereis de me salvar com vossa destra.
Contemplai em mim a obra começada;
ó Senhor, vossa bondade é para sempre!
Eu vos peço: não deixeis inacabada
esta obra que fizeram vossas mãos!

domingo, 20 de dezembro de 2015

Festa, conversa e esperança

Não,
isso não é um samba
Porém, deveria ser
Pois todos os fatos
Aqui descritos ou narrados
Retratam
aventuras em Vila Isabel,
Famosa terra de Noel.

Celebrávamos doutores
Recém-certificados
Que, na cara de pau,
Chegaram atrasados
Mas, tão ilustres eram
Que na festividade
Contaram com a presença
De diversas celebridades.

Escritores e youtubers
Fizeram sua aparição
E até um gibi
Não quis perder o festão.
Um poeta prometeu
Os eventos, registrar,
E, nessa poesia,
Espera não decepcionar.

Um OVNI bem sociável
Não quis ficar de fora
Pela janela adentrou
E aguardou a sua hora.
Honey, um docinho,
Estava apimentado
Garantindo a diversão
De todos os convidados.

Nosso anfitrião era especialista
Em memes maneiros criar
Estava sempre observando
Com sua inventividade ímpar
Claro que a Katy Perry
Não conseguiria escapar
E seu destaque seria
O slogan "Vou bombar!"

Um clássico cinematográfico
Mereceu ser mencionado
O satânico Dr. No
De 007, o primeiro adversário.
Considerando um lançamento atual
De comparável tamanho e porte
Mencionou-se Star Wars
E sua Estrela da Morte

Na referência aos estudos
O MACHO foi recomendado
E o discurso de Nietzsche
Devidamente considerado.
Com o papo de Sócrates
E manipulação entre casais
Quase estavam ofertando
O famoso 2 reais.

Nosso OVNI, de repente,
Resolveu ser temido
Nessa hora o anfitrião
Já tinha se recolhido.
Identificado como Esperança
trouxe foi o desespero
As meninas em pânico
Não podiam ir ao banheiro

Com essa reviravolta
O assunto ficou sério
Encontramos vários especialistas
No extermínio de insetos.
Um fogo de desodorante
Percevejos, já exterminou
Um maçarico culinário
Também podia ser promissor.

A menção ao estranho
Trouxe charme e beleza
E passou despercebido
Que o assunto era pesquisa
A galera observava
E, aparentemente, curtia
Quem disse que físicos
Não sabem fazer poesia?

Todos eram muito humildes
Sem mania de grandeza
E altura possuíam
Dentro da incerteza
Tentavam negar
Mas no rosto se via
Todos se sentiam
Como "Aquela dos 30"

Finda a noite, chega o dia
Encerrando o besteirol
O horário da partida
Veio com o nascer do sol.
Saíram bem de mansinho
Cada um com o que é seu
E disseram que a esperança
Era mesmo um louva-a-deus.

Prece

Está chegando o momento
Do incenso utilizar
Para minhas preces
Ao céu elevar
O pedido sincero
Que faço neste Natal
É paz, harmonia,
Um mundo mais leal.


sábado, 19 de dezembro de 2015

Tocha

Num símbolo,
pequeno
muito se carrega...
Poder divino
trazido aos mortais.
Chama,
convida a união.
Garra,
Luta,
Persistência,
Disputa.
Haverá um campeão!
Arde,
motiva e impulsiona,
Durante todo o tempo,
inflama.
Ei-la
brilhando sobre a rocha.
Não,
não é apenas uma tocha.