segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Resenha: Amor sob encomenda - Carina Rissi (DLL20: livro chick-lit)

Esta é minha primeira resenha para o Desafio Literário Livreando (DLL20). Tentei participar do DLL no ano passado mas, apesar de ter feito algumas leituras seguindo os temas e ter tido uma interação muito legal com os outros participantes, não cheguei a postar nenhuma resenha. A proposta do desafio é muito legal e espero conseguir participar de verdade esse ano.

A escolha do "Amor sob encomenda" pra livro chick-lit foi natural porque acompanho o trabalho da Carina Rissi há algum tempo, amo seus livros e estava ansiosa para ler seu último lançamento.

O livro conta a história de Melissa Gouvêa, uma cerimonialista super dedicada que se esforça para manter sua família e pagar o tratamento médico que sua mãe necessita desde que sofreu um acidente.
Após uma decepção que leva ao término de seu relacionamento, ela se vê obrigada a passar por uma situação muito constrangedora e a sustentar uma mentira para manter seu emprego e conseguir sua tão sonhada promoção. Tudo isso acaba sendo mais desafiador do que ela pensava e a convivência com Nicolas Cassani não parece facilitar as coisas...

Sou suspeita pra falar sobre os livros da Carina Rissi (amo!), mas uma coisa que me surpreendeu foi o quanto eu fiquei tocada com a história de vida da Melissa, sua preocupação em cuidar da sua família, principalmente da sua mãe. Me levou a refletir sobre o efeito dos traumas, autocobrança e dificuldade de se perdoar (posso ter me identificado com uma coisinha ou outra rs). E é realmente complexo o dilema moral que ela enfrenta já no início da história. Eu gosto muito de "me envolver" com os personagens e, conhecendo um pouco do seu passado, ajuda a entender melhor suas atitudes. Achei muito legal ver como ela gosta do seu trabalho pois vê nele uma maneira de realizar sonhos.

Eu curti muito como a relação entre a Mel e o Nicolas vai evoluindo. Como as impressões começam a mudar conforme vão se conhecendo melhor, como há uma preocupação com o outro, um cuidado.  Melhor eu parar de escrever pra não dar spoilers. (Ainda sou inexperiente nesse negócio de resenhas. Desculpa!)

Este livro também traz a oportunidade de rever personagens já conhecidos e amados de outras histórias da autora e eu curti muito cada aparição \o/

Foi uma leitura agradável e divertida, mas com alguns momentos que me deixaram bem tensa e ansiosa. Amei muito!

Alguns dos meus trechos favoritos:

"Bem — começou, depois de uma eternidade  — eu sempre acreditei que, se você seguir seu coração, por pior que seja o resultado de alguma atitude que tomou ou está prestes a tomar, nunca será tão ruim assim. A maior violência é a que cometemos contra nós mesmos, Mel. O julgamento, as expectativas impossíveis de alcançar, o medo. Contar a verdade, não ao outro, mas a si mesmo, e ser verdadeira com suas crenças é libertador. Você precisa ouvir o que o seu coração está dizendo, meu amor, e então tomar sua decisão."

"Percebi que fazer a diferença, mesmo que seja na vida de uma só pessoa, é o que realmente importa."


Nenhum comentário:

Postar um comentário