terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Resenha: Corte do Desejo - Thais Lopes (DLL23: livro escrito por sua autora favorita)

Primeira resenha de fevereiro pro Desafio Literário Livreando (DLL23)! Confesso que não pretendia postar as resenhas do desafio esse ano, só fazer as leituras mesmo (tanto que nem postei em janeiro) mas, quando fui encaixar meus lidos nos temas, vi alguns que já tinha resenha no Skoob e fiquei com vontade de publicar a resenha desse último lançamento da Thais, então, estamos aqui. :) Eu não tenho uma única autora favorita mas a Thais está entre as favoritas, com certeza. Eu amo tudo que ela escreve, ano passado eu consegui terminar de ler todos os livros que ela tem publicados e agora fico só na expectativa dos novos lançamentos e planejando as releituras. Corte do Desejo foi lançado no dia 24/2 e eu li no mesmo dia porque sou dessas! E esse livro é viciante, vai por mim!

Sinopse:

Melissa nunca teve escolha. Não sobre se tornar uma vampira, nem sobre o que faria com sua existência. Mas agora, décadas depois de se conformar com sua posição, ela está sonhando com a liberdade, de novo. Cento e vinte anos nas Cortes fizeram Melissa se acostumar a manipular e enganar as pessoas para sobreviver. Conquistar a confiança de alguém para conseguir informações não é nada diferente disso. Ou, pelo menos, não deveria ser. Mas Yuri não é como as pessoas com quem ela já teve que lidar. Ele não está atrás de poder, só de garantir que o seu setor continue em paz. O que não quer dizer que ele seja inofensivo: se Yuri quiser, pode se tornar uma arma contra as Cortes. Uma arma especificamente contra as pessoas como ela – ou a chave para a sua liberdade. Deveria ser uma escolha simples. Um humano não deveria nem pesar nas suas decisões. Mas Melissa sabe que, se for até o fim, será Yuri a pagar o preço.

Amando mais essa série a cada livro! A Thais nunca me decepciona. Sou apaixonada pela maneira como ela vai inserindo os elementos necessários no momento certo, como desenvolve o relacionamento entre os personagens e como vai alinhando os acontecimentos até ter e/ou resolver a treta (porque sempre tem, né?).

Nesse livro, conhecemos um pouco mais sobre a dinâmica das cortes e dos diferentes setores. Foi maravilhoso poder acompanhar a evolução da relação do nosso casal protagonista. Me apaixonei por Mel e Yuri e foi uma delícia vê-los tendo suas convicções balançadas e se permitindo mudar.

Adorei poder rever personagens já conhecidos em Corte do Sangue e conhecer novos. Apareceram algumas questões que, com certeza, serão exploradas nos próximos livros da série. Amei Corte do Desejo e mal posso esperar pelo lançamento de Corte da Sombra.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Resenha: A Christmas Carol - Charles Dickens (DLL22: livro que tenha sido citado por um personagem em outro livro)

Terceira resenha de dezembro pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Confesso que tinha separado um outro livro pra esse tema mas, quando vi que não ia dar tempo de ler, mudei. Apesar de não lembrar de qual personagem citou, já vi esse livro mencionado em filmes suficientes pra confiar que se encaixa no tema.

Neste livro, Scrooge é visitado pelos espíritos do Natal Passado, Presente e Futuro e é levado a refletir sobre suas ações e sobre as consequências de seus atos.

Esse livro é um clássico e é sempre muito comentado nessa época do Natal. Ele tem uma mensagem muito forte, muito bonita e muito importante. Nos levar a refletir bastante não só sobre o sentido do Natal mas também sobre a nossa relação com o próximo. Vale muito a pena ser lido!

Resenha: Gifting me to his best friend - Katee Robert (DLL22: livro escolhido pelo título)

Segunda resenha de dezembro pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Pra ser sincera, eu não costumo escolher um livro só pelo título, eu leio a sinopse, considero se foi indicação de alguém, se já li algo do autor, etc. Fiquei sabendo que este livro estava em promoção numa newsletter da autora. O título me chamou bastante a atenção e, lendo a sinopse, vi que era o tipo de história que descobri esse ano que curto. Nem era meta desse ano, mas não resisti e li logo.

Neste livro, Grayson resolver dar um presente de Natal diferente para seu amigo Derek: “compartilhar” sua esposa durante a festividade. Mas os três vão perceber que tem muito mais envolvido do que apenas sexo.

Tendo lido outras livros da autora, estava com as expectativas altas pra esse. O livro é todo narrado pela Emma e, ao contrário do que possa parecer, tudo é consensual e todos os envolvidos estão de acordo. Acho isso bem importante. O livro é tão quente quanto se posso esperar e tem bastante hot mas o que mais gostei é que eles vão descobrindo que tem muito mais entre eles do que só atração física. Tem muito sentimento envolvido. Eu devorei o livro e amei muito!


 


Resenha: A pianista - Machado de Assis (DLL22: livro que seja o mais antigo da estante)

Primeira resenha de dezembro pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Acabei não me organizando bem pra ler o meu livro físico mais antigo e acabei consultando a minha estante digital mesmo. Meus livros mais antigos do Kindle foram “comprados” no dia 13 de dezembro de 2013 e um deles foi esse conto de Machado de Assis.

Tenho gostado bastante de conhecer os contos de Machado de Assis. Neste, temos uma pianista muito dedicada que dá aulas para seu sustento e de sua mãe e, numa das casas em que trabalha, acaba se apaixonando. E esse romance, infelizmente, não é aprovado pelo pai do rapaz. E acompanhamos o desenrolar disso ao longo desse conto.

Gostei muito da maneira como a história se desenvolveu. As dificuldades enfrentadas, as decisões tomadas, como eventos acontecidos e atitudes mudaram modos de pensar, e todas as reflexões por trás do que foi narrado. Não quero dar muito spoiler, então vou parar por aqui. Pretendo continuar conhecendo a obra de Machado porque estou curtindo.

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Resenha: Confissões de um vira-lata - Orígenes Lessa (DLL22: livro que tenha animal como protagonista)

Terceira resenha de novembro pro Desafio Literário Livreando (DLL22)!

Acompanhamos nesse livro a história de um vira-lata em sua luta para sobreviver mantendo a sua liberdade, seus “causos” e experiências vividas e ouvidas de seus companheiros.

Este é um livro curto, de leitura rápida e leve. É legal ver a narrativa na perspectiva do cachorro que, dentre outras coisas, aponta a ironia de ter sua espécie usada como ofensa e da “escravidão” de se ter um dono. Diversas situações nos levam a refletir sobre o nosso trato o melhor amigo do homem. Dentre as histórias narradas pelo nosso vira-lata, conhecemos até um cachorro ex-artista de circo. Foi uma leitura bem legal.

Resenha: Enquanto eu não te encontro - Pedro Rhuas (DLL22: livro escrito por alguém da comunidade LGBTQIA+)

Segunda resenha de novembro pro Desafio Literário Livreando (DLL22)!

Sinopse:

Nenhum encontro é por acaso. A vida tem sido boa para Lucas. Ele passou no Enem para estudar publicidade; se mudou com Eric, seu melhor amigo, do interior do Rio Grande do Norte para a capital; e conseguiu sua tão aguardada liberdade. Mas, no amor, Lucas é um desastre. O maior fã de Katy Perry no Nordeste tem certeza de que nem toda a sorte do mundo poderia fazer com que ele finalmente se apaixonasse pela primeira vez. Até que, em uma despretensiosa noite de sábado em 2015, tudo muda. Quando Lucas e Eric vão na inauguração do Titanic, a mais nova balada da cidade, Lucas esbarra (literalmente!) em Pierre, um lindo garoto francês que parece ter saído dos seus sonhos. Em meio a drinques, segredos e sonhos partilhados, Lucas e Pierre se conectam instantaneamente. Eles vivem o encontro mais especial de suas vidas, mas o Universo tem outros planos para o futuro… Até a noite acabar, o que será que vai acontecer com eles?

Que delícia ler esse livro! Não só pelo romance, mas por poder acompanhar a jornada de autodescoberta dos personagens, a luta deles pra enfrentar suas inseguranças (Lucas que o diga). Ele me lembrou o quanto é bom ler um livro ambientado no Brasil, ver representado o nosso cenário político, se identificar com as angústias dos brasileiros e ouvir falar de locais que não conhecia do nosso país e ficar com vontade de conhecê-los. Muito bom lembrar da riqueza na nossa terra. Claro que nem tudo são rosas. Ele lembra também do preconceito e de outras dificuldades que ainda precisamos lutar para mudar em nossa sociedade. Amei muito!

Resenha: Once Upon a Forbidden Desire: Fairy Tales and Other Stories - Vários autores (DLL22: livro inspirado em contos de fadas)

Primeira resenha de novembro pro Desafio Literário Livreando (DLL22)!

Sinopse:

When it comes to true love, rules are meant to be broken… Dark forests and locked doors, poisoned apples and forbidden lovers... Bold heroines and swoon-worthy heroes break all the rules in this enchanting anthology of the fairy tales you thought you knew. Once Upon A Forbidden Desire features 20 enticing fairy tale retellings by a diverse selection of fantasy romance authors. From sweet true love’s kisses to sizzling passion, from modern streets to enchanted forests, and from a mage Rapunzel to a winged Prince Charming ...

Eu estava com as expectativas altas para leitura desse livro e foi ainda melhor do que eu esperava. Algumas releituras me surpreenderam bastante e todas foram muito bem escritas. Várias vezes me peguei querendo mais daqueles personagens, daqueles mundos. Adorei que os contos tinham “termômetro” indicando a “quentura”. Algumas estórias foram super fofas. Amei muito!

domingo, 30 de outubro de 2022

Resenha: Serwa Boateng's guide to vampire hunting - Roseanne A. Brown (DLL22: livro escrito por autor africano)

Terceira resenha de outubro pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Conheci o trabalho da Roseanne A. Brown lendo A song of wraiths and ruins, livro que amei muito. Sendo fã do trabalho do Rick Riordan e já tendo lido outras duas séries do seu selo editorial, ao saber do lançamento desse livro ele se tornou uma leitura obrigatória pra mim. Aproveitei para encaixá-lo nesse tema pois a autora é nascida em Gana.

Serwa é criada desde cedo para se tornar uma Slayer, uma espécie de caçadora de seres das trevas, mas, quando seus pais saem em uma busca da qual ela não pode se fazer parte, ela se vê obrigada a encarar uma vida normal e frequentar a escola, o que traz seus próprios desafios.

Não tenho palavras para descrever a perfeição que é esse livro. Todo cenário fantástico (as criaturas, a magia, a organização que mantém tudo sob controle, etc.) é muito bem construído. Muito legal conhecer um pouco da mitologia de Gana. Mas, mais do que isso, me apaixonei por esses personagens. Ver a luta de Serwa para se inserir num local totalmente desconhecido, tentar descobrir o seu papel e até entender melhor quem realmente é, só faz com que eu a admire. Amei uma cena em que ela pede desculpas por um erro que cometeu dizendo que não quer se tornar "aquele tipo de pessoa" porque mostra que seu coração está no lugar certo. Gosto muito de livros que retratam personagens reais e não perfeitos, que cometem erros mas buscam aprender com eles. Adorei acompanhar as aventuras de Serwa, Roxy, Mateo, Eunju e Gavin. Achei muito importante também ver levantada a questão do preconceito, que infelizmente, é uma realidade. Mal posso esperar pro próximo livro.

Resenha: A rede de Alice - Kate Quinn (DLL22: livro histórico)

Segunda resenha de outubro pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Este livro eu ganhei no amigo secreto do DLL no ano passado e já estava mais do que na hora de eu lê-lo.

Em A Rede de Alice seguimos duas linhas temporais. Vemos cenas no passado de Eve, que foi uma espiã durante a Primeira Guerra Mundial, ao mesmo tempo em que acompanhamos a jornada de Charlie que procura Eve para ajudá-la a encontrar sua prima que sumiu durante a Segunda Guerra Mundial.

Apesar de ser um livro grande (mais de 500 páginas) a leitura é muito fluida. Não preciso nem dizer que o fundo histórico aqui são as duas grandes guerras. Adorei saber que a autora utilizou personagens reais e alguns fatos históricos para construir sua narrativa. Confesso saber bem pouco sobre as guerras mas é sempre gratificante ver mulheres conquistando espaço onde antes eram consideradas inferiores, apesar de saber que enfrentaram muitas dificultades. Admirei muito a força que Eve e Charlie mostraram (dois tipos diferentes de força, mas não menos admiráveis) e não tenho nem palavras para falar de Alice (uma das personagens reais utilizadas). Estou com medo de escrever mais e começar a soltar spoilers, então, vou parar por aqui. Amei e agradeço muito a Rafa por ter escolhido esse presente pra mim.



Resenha: Khaos e Khalmaria - Daniel Constantini (DLL22: livro que o autor tenha a mesma inicial do seu nome)

Primeira resenha de outubro pro Desafio Literário Livreando (DLL22)! Eu tive o prazer de conhecer o Daniel Constantini na época em que participei das coletâneas da Andross Editora. Admiro bastante o seu trabalho e estava com o Khaos e Khalmaria aqui há algum tempo esperando a sua vez de ser lido.

Khaos e Khalmaria traz 9 contos de temáticas diversas tendo desde situações cômicas a macabras, o que mostra a versatilidade do Daniel. É um livro de leitura super rápida. Acho que o primeiro conto foi o meu favorito. Ri demais durante a leitura e amei como Evidência aparecia nas situações mais inusitadas. Gostei muito dos outros também. As estórias são construídas de maneira inteligente e eu adorava quando via ligações entre diferentes contos. Também curti muito os momentos em que havia interação direta com o leitor. Gostei muito e recomendo!