terça-feira, 9 de junho de 2015

O elefante é fã de PARMALAT

"O elefante é fã de PARMALAT"
Um dia ouvi dizer
Que coisa mais estranha
Pra uma propaganda de TV

Porque leite é mesmo coisa
Que gato gosta de beber
E não pra elefante
Que salada prefere comer

Talvez eles devessem
Focar no cachorro, que late
E esse verbo sim
Rima bem com PARMALAT

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Recanto

Lá era o lugar onde o problema se tornava menor
Era o abrigo onde se refugiava
A sombra de uma árvore, uma boa paisagem
Constituíam o local perfeito para um momento de solidão
Inspirava o ar, sentia o frescor
Com o seu violão a tocar uma canção em lá menor

terça-feira, 2 de junho de 2015

Minha Menina Marina

Seu rosto já não esconde as marcas da idade, reflete com clareza os muitos anos já vividos. Carrega consigo suas experiências: os anos de trabalho, os filhos criados, os netos que já davam trabalho. Soube tirar dos tropeços uma lição, dos sofrimentos, fortaleza, e valorizou sempre cada momento de alegria. Para quem a conhecia, era impossível não admirá-la.

Ao vê-la ajeitar com carinho a mesa do café da manhã, vejo sua incansável dedicação e seus graciosos movimentos. Os lugares sendo postos com toda delicadeza e a felicidade contagiante de quem aguarda a família numa linda manhã de domingo. Me pego mais uma vez admirando seu rosto. Suas rugas a deixavam ainda mais bonita, seu sorriso era a coisa mais cativante do mundo e era capaz de iluminar até as profundezas mais escuras.

Ela, então, percebe e olha pra mim. E ao olhar em seus olhos ainda vejo a jovem que um dia conheci e que mudou todo o meu mundo, sem a qual não soube mais viver e quem nunca mais deixei de amar. Mesmo velinha, para mim, será sempre: minha menina Marina!

terça-feira, 26 de maio de 2015

Quem conta um conto...

...aumenta um ponto, diz o ditado. Sendo assim, vou aumentar dois pontos no próximo sábado, dia 30 de maio, quando serão lançadas oito antologias da Andross Editora no evento Livros em Pauta. Tive o privilégio de ter dois contos aceitos para a publicação e participarei das antologias SEDE - contos distópicos sobre um futuro sem água e De repente, nós - contos de amor.

A Andross Editora é especializada na publicação de coletâneas literárias com textos de autores iniciantes. Os textos são enviados através do site da editora e devem seguir a temática proposta (há também coletâneas de temática livre). A Andross está recebendo até o fim de julho contos de amor e contos de terror (mais informações no site da editora).

Sempre admirei aqueles que sabem lidar bem com as palavras. Escrever é uma arte. Não considero uma tarefa fácil expressar ideias com a clareza e a riqueza de detalhes necessárias para o entendimento e envolvimento do leitor. E o que eu fazia bem era ser leitora. Me permiti arriscar um pouco no campo da escrita ao participar da edição de dezembro do Desafio de Escrita #PHpoemaday (participe da edição de junho). Uma amiga postou sobre o desafio no facebook e curti muito a ideia. Apesar de alguns atrasos, no fim de dezembro tinha cumprido o desafio e escrito um texto para cada um dos 31 temas propostos (veja meus textos). Foi uma experiência muito boa.

No início deste ano, fiquei sabendo através de um blog literário que a Andross estava selecionando textos para diversas coletâneas. Alguns temas me chamaram muita atenção e fiquei com vontade de tentar participar. O desafio era grande. Nunca havia escrito um conto e a criatividade não era tão grande assim. Mas saiu. Aproveitando a deixa do Carnaval, escrevi o conto que enviei pro SEDE e, no último dia do prazo de envio à noite, escrevi a primeira versão do conto que enviei pro De Repente, Nós. Esta primeira versão não foi aceita, mas com as preciosíssimas sugestões do organizador e as dicas de algumas amigas consegui modificá-lo de maneira satisfatória e o nova versão foi aceita para publicação. Agradeço aos dois organizadores, ao editor, revisores e toda equipe da Andross por toda dedicação e atenção a todos os detalhes dessas publicações, e pela oportunidade que tive de participar destes trabalhos.

O lançamento será no dia 30 de maio, na 5ª edição do evento Livros em Pauta - Congresso de Literatura, quadrinhos, RPG e outras mídias nerds em São Paulo. O evento é gratuito e está com uma programação incrível.




sexta-feira, 17 de abril de 2015

Tudo queria ser

Uma coisa que me aflige
é a necessidade de escolher
aquilo que farei 
toda a vida, até morrer
Mas, por que tenho que optar
por uma única profissão?
Por que tenho que me limitar
e seguir a convenção?
E se não desejasse seguir
uma única conjugação?

Num dia, acho que prefiro 
a 1ª conjugação, a do AMAR.
Me rendendo a magia da música,
quero tocar, cantar e dançar.
Também me fascina
O mundo pesquisar e desvendar.
E quanta felicidade 
se tem ao ensinar.
Não guardar o que tem só para si
mas, o conhecimento, compartilhar.

Às vezes, só quero SER
e sou 2ª conjugação.
Sei que é meio egoísta 
mas traz muita satisfação.
Desejo somente aprender 
e em sabedoria crescer.
Me rendendo ao doce prazer 
que tenho ao ler e escrever
entendo que o bom da vida, 
é saber viver!

Por fim, também recorro,
a 3ª conjugação, a do SENTIR.
Aqui expresso toda vontade
Que tenho de traduzir.
Conhecendo outras línguas
Me ponho a interagir
e, por onde quer que passe,
estou sempre a sorrir.
Com toda essa liberdade
como não se divertir?

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Salmo 117(118) - 2º Domingo da Páscoa - Ano B

Sugestão de melodia para o salmo do próximo domingo (12/4/2015). A cifra pode ser baixada aqui e o áudio em .mp3 aqui.



Dai graças ao Senhor, porque ele é bom;
eterna é a sua misericórdia!'

2A casa de Israel agora o diga:*
'Eterna é a sua misericórdia!'
3A casa de Aarão agora o diga:*
'Eterna é a sua misericórdia!'
4Os que temem o Senhor agora o digam:*
'Eterna é a sua misericórdia!'R.

16aA mão direita do Senhor fez maravilhas,
16ba mão direita do Senhor me levantou,*
a mão direita do Senhor fez maravilhas!'
17Não morrerei, mas ao contrário, viverei*
para cantar as grandes obras do Senhor!*
18O Senhor severamente me provou,*
mas não me abandonou às mãos da morte.R.

22'A pedra que os pedreiros rejeitaram,*
tornou-se agora a pedra angular.
23Pelo Senhor é que foi feito tudo isso:*
Que maravilhas ele fez a nossos olhos!
24Este é o dia que o Senhor fez para nós,*
alegremo-nos e nele exultemos!R.

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Salmo 146 - 5º Domingo do Tempo Comum - Ano B

Sugestão de melodia para o salmo de amanhã (08/02/2015). A cifra pode ser baixada aqui e o mp3 aqui.





Louvai a Deus, porque ele é bom e conforta os corações.
Louvai a Deus, porque ele é bom e conforta os corações.

 Louvai o Senhor Deus, porque ele é bom,/
cantai ao nosso Deus, porque é suave:/
ele é digno de louvor, ele o merece!/
O Senhor reconstruiu Jerusalém,/
e os dispersos de Israel juntou de novo.

Ele conforta os corações despedaçados,/
ele enfaixa suas feridas e as cura;/
fixa o número de todas as estrelas/
e chama a cada uma por seu nome.

É grande e onipotente o nosso Deus,/
seu saber não tem medida nem limites./
O Senhor Deus é o amparo dos humildes,/
mas dobra até o chão os que são ímpios.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Seja um herói e descubra novas histórias - Sorteio do blog Amor Literário

O blog Amor Literário está com uma promoção ótima que merece ser divulgada. Vem com uma iniciativa que super apoio que é o incentivo à doação de Sangue. Eu sou doadora desde os 18 anos. Comecei incentivada pela minha irmã que participou do projeto "Jovem Salva Vidas" do Hemorio. Sempre procurei divulgar e incentivar essa prática. Doei pela última vez no fim de dezembro e fiquei triste em perceber que deixei passar muito tempo desde a minha doação anterior. Pretendo não demorar tanto para a próxima.

Falando um pouco mais da promoção, serão sorteados diversos kits de livros para aqueles que doarem sangue e enviarem uma foto durante a doação ou o comprovante. Não esqueçam de prestar atenção aos outros critérios da promoção. Se você não pode doar sangue por algum motivo, também pode participar. Tem um kit que será sorteado entre os não-doadores. Mas não deixe de divulgar a promoção para que outras pessoas possam doar sangue. Multiplique essa ideia!


Gostou? Não perca tempo. Siga todos os critérios obrigatórios, doe sangue e participe dessa promoção!

Para mais informações, acesse:




domingo, 11 de janeiro de 2015

Desafio de Escrita - PH Poem a Day 2014

Queria fazer um resumo relacionado ao Desafio de escrita PH Poem a Day. Em parte, porque queria deixar registrado o motivo de terem surgido tantas publicações no mês de dezembro neste blog e também para deixar bem claro quais textos são relacionados a quais temas já que alguns eu fiz fora da data em que o tema era proposto. Uma explicação detalhada sobre a proposta do desafio pode ser encontrada no link que coloquei no início deste texto. A ideia era escrever. Havia um tema proposto para cada dia de dezembro. Segue a lista dos temas com o link pro texto que escrevi:


Dia 16 - A respiração - http://vivotentando.blogspot.com.br/2014/12/o-encontro-esperado.html

Dia 17 - O perdão - http://vivotentando.blogspot.com.br/2014/12/o-perdao.html

Dia 18 - Seu(s) ídolo(s) - http://vivotentando.blogspot.com.br/2014/12/inspiracao.html

Dia 19 - Sua profissão - http://vivotentando.blogspot.com.br/2014/12/entendendo-o-universo-ou-tentando.html

Dia 20 - Seus pecados - http://vivotentando.blogspot.com.br/2014/12/meus-pecados.html

Dia 21 - O ego - http://vivotentando.blogspot.com.br/2014/12/ego.html

Dia 22 - 2ª pessoa do discurso - http://vivotentando.blogspot.com.br/2014/12/2-pessoa-do-discurso.html

Dia 23 - Pretérito Imperfeito - http://vivotentando.blogspot.com.br/2014/12/preterito-imperfeito.html

Dia 24 - A antecipação  - http://vivotentando.blogspot.com.br/2014/12/a-antecipacao.html

Dia 25 - O vermelho - http://vivotentando.blogspot.com.br/2014/12/vermelho.html

Dia 26 - Sua família - http://vivotentando.blogspot.com.br/2014/12/reuniao-de-familia.html

Dia 27 - O violão guardado - http://vivotentando.blogspot.com.br/2014/12/rotina.html

Dia 28 - O arranhão - http://vivotentando.blogspot.com.br/2014/12/o-disco.html

Dia 29 - A morte - http://vivotentando.blogspot.com.br/2014/12/que-morte-nao-chegue-cedo.html

Dia 30 - O paraíso - http://vivotentando.blogspot.com.br/2014/12/o-lugar-onde-eu-quero-estar.html

Dia 31 - O fim - http://vivotentando.blogspot.com.br/2014/12/expectativa.html

Leia todos os textos no widbook clicando aqui.

PH Poema a Day Music


Aqui são só listas com músicas que os temas me lembraram.

Dias 1 a 15 - http://vivotentando.blogspot.com.br/2014/12/ph-poem-day-music-parte-1.html
Dias 16 a 31 - http://vivotentando.blogspot.com.br/2014/12/ph-poem-day-music-parte-2.html





sábado, 3 de janeiro de 2015

Salmo 71 - Epifania do Senhor - Ano B

Sugestão de melodia para o salmo de amanhã (04/01/2015). A cifra pode ser baixada aqui e o mp3 aqui.




As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus,/ 
vossa justiça ao descendente da realeza!/ 
Com justiça ele governe o vosso povo,/ 
com equidade ele julgue os vossos pobres.

Nos seus dias a justiça florirá/ 
e grande paz, até que a lua perca o brilho!/ 
De mar a mar estenderá o seu domínio,/ 
e desde o rio até os confins de toda a terra!

Os reis de Társis e das ilhas hão de vir/ 
e oferecer-lhe seus presentes e seus dons;/ 
e também os reis de Seba e de Sabá/ 
hão de trazer-lhe oferendas e tributos./ 
Os reis de toda a terra hão de adorá-lo,/ 
e todas as nações hão de servi-lo.

Libertará o indigente que suplica,/ 
e o pobre ao qual ninguém quer ajudar./ 
Terá pena do indigente e do infeliz,/ 
e a vida dos humildes salvará.