quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Expectativa

Mais um ano termina
Com muitas experiências vividas
Erros e acertos
Dúvidas sofridas

Por vezes me desesperei
Pensando não ser capaz
Mas segui, perseverei 
Segui, corri atrás 

No meio do caminho
É difícil enxergar a meta
É preciso lembrar 
Que tudo valerá a pena 

Ainda há muito o que fazer
O trabalho será árduo
Aguardo ansiosamente
O fim deste doutorado

A antecipação

Sempre que nos deparamos com um acontecimento importante, temos a tendência de começarmos a vivê-lo muito antes que aconteça, e é natural. Alguns, exigem planejamento, preparação, outros, são desejados há tanto tempo que não há como não sonhar. Ansiedade e espera tomam conta. Mas precisamos saber como viver essa expectativa. Ansiedade em excesso pode nos paralisar. Então devemos viver o preparo na medida certa. Às vezes, esse momento de espera se torna tão especial que o acontecimento em si parece perder a importância. Mas, lembre-se, que a antecipação não existe sem o acontecimento. E este conjunto torna o sentimento completo.

Entendendo o universo (ou tentando...)

Desde criança, era muito curioso. Sempre perguntava, a si e aos outros, sobre as coisas que via e vivenciava. O céu era uma dessas coisas que o fascinava. Queria entender o quão longe estavam as estrelas que observava, por que era azul, como era a dinâmica sol/terra/lua. Crescia e a quantidade de perguntas só aumentava. Queria entender a queda dos objetos, como seu estilingue podia lançar a pedra tão longe, como o rádio pegava várias estações, como formava a imagem na televisão. Decidiu, então, se dedicar a entender tudo o que o rodeava. Descobriu que a Física era o destino que o aguardava. Com ela se encantou e nunca se arrependeu de sua escolha. Hoje, sabe que muitos anos-luz o separam das estrelas, a importância da refração da luz e o papel da gravitação. Entendeu a conservação de energia, a força elástica e o movimento de prójéteis. Aprendeu que as ondas eletromagnéticas possuem diferentes frequências e o que os elétrons fazem num tubo de raios catódicos. Mesmo o que não sabia que o esperava mostrou sua importância e agora até sabe um pouco de Mecânica Quântica. Quer aprender cada vez mais sobre o universo em que vive e tudo que o rodeia e um dia, quem sabe, entender a assimetria matéria-antimatéria.

A magia do som

Nos atinge, de repente, em qualquer hora ou lugar
Está em toda parte, espalhado no ar
A Física explica: é assim que se propaga
pressões e rarefações para essa informação levar

Quando é belo o deixamos despertar emoções
Há quem, sabiamente, o utilize para conquistar corações
Quando é ruim e incomoda o chamamos ruído
E sem cerimônia tratamos de tapar os ouvidos

Uma mestre em produzí-lo é a mãe natureza
Ao pararmos, percebemos seus sons de inigualável beleza
Se deixar levar por tudo isso é, de fato, muito bom
Ao seu redor, perceba a magia do som

Ela e os livros

Ela e os livros, um amor já antigo
A cada leitura uma nova experiência inesquecível
Em meio às Fantasias, criava suas próprias
Encontrar um amor, ter uma vida cheia de aventuras
Para muitos, isso tudo era loucura
"Para que tanto tempo dedicado à leitura?"
Mas ela sabia que este era o melhor refúgio
Pra se abrigar das preocupações do mundo
Se entregava a magia e compartilhava finais felizes
Enquanto buscava e aguardava a chegada do seu próprio


O lugar onde eu quero estar

Às vezes, me pego a sonhar
Com o lugar onde quero estar
Em tudo que preciso para poder me sentir feliz
E estar sempre no meu melhor humor
Neste lugar, não sentiria o tempo passar
Aproveitando cada momento como se fosse a eternidade
Tempo, este que muitas vezes quer nos escravizar
Livre das amarras desse algoz, estaria mais leve
Com toda essa leveza, poderia flutuar
Teria na mente somente lembranças felizes
Seria tomada pelos sentimentos mais nobres
E cheia de alegria, serenidade, confiança e amor
Me sentiria nas nuvens, como um anjo a cantar
Pensando bem, acho que já encontrei este lugar
Estar contigo é como estar no paraíso 
Ao seu lado é o lugar onde eu quero estar



segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Que a morte não chegue cedo

Que não morra a alegria, para que saibas superar os momentos de tristeza
Que não morra a fé, para que possas acreditar que tudo é possível
Que não morra a esperança, para que não desistas de perseguir seus sonhos
Que não morra o amor, pois este tem um poder maior do que possas imaginar
Que não morra a sua atenção aos detalhes, para que possas perceber a grandiosidade que escondem
Que não morra sua vontade de aprender, para que saibas aproveitar todas as oportunidades que a vida lhe apresentar.
Que não experimentes a morte em vida mas saibas, de fato, viver

domingo, 28 de dezembro de 2014

O disco

Vacila
Se arrepende
Volta
Perdôo
E a história se repete,
O discurso é o mesmo
Como um disco arranhado
Cansei, está terminado
Troquei o disco

Rotina

Mais um dia se inicia e a luta recomeça 
Um café da manhã rápido inicia a rotina
Pega seu instrumento, companheiro sempre presente
Há muito decidiu fazer da música seu sustento
Ensaia com afinco as músicas da lista
Repertório preparado de acordo com o evento do dia
Shows, aniversários, casamentos ou simplesmente "música no bar"
Serestas e serenatas também se propõe a tocar
Seu principal objetivo é, com a música, encantar
Segue, assim, sua vida dando o melhor de si
Nada como o satisfação de ter o objetivo alcançado
No fim do dia lhe resta o cansaço e um violão guardado

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Reunião de Família

        Todo fim de ano era a mesma coisa, tinha que se reunir com sua família. Afinal, era Natal e Natal se passa com a família... antigas convenções. Já imaginava o que a aguardava: cobranças, sermões, lição de moral e, às vezes, algumas discussões. Pensou na liberdade que sempre desejou e do motivo que a fez sair de casa. Mas precisava ir mesmo assim.
        Ceia da noite de natal na casa da tia. Estavam todos lá: seus pais, irmãos, tios, primos, avós e alguns amigos. Inicialmente, se sentiu um pouco estranha. Depois de se afastar do convívio, era estranho estar de volta. Deu abraços tímidos em todos, contou as novidades de sua nova vida. Aos poucos, foi ficando mais à vontade, a conversa começou a fluir e não poderia ser diferente. Essas eram pessoas que conheceu por toda a sua vida, que a viram crescer. E, para sua surpresa, teve uma noite agradável.
        No dia seguinte, almoço na casa dos pais. Não importa o que aconteça, uma coisa nunca muda: não há nada tão bom quanto a comida da nossa mãe. E esse almoço estava delicioso. Pensou na dieta que começara a fazer há um mês. Se sentiu culpada por alguns instantes. Mas, então, lembrou "É Natal". Todas as dietas quebradas no Natal são perdoadas. Sempre. Se divertiu muito ouvindo velhas histórias. Aquelas que no momento em que acontecem parecem desesperadoras mas que, passado o tempo, tornam-se as melhores piadas. Uma experiência excelente.
        Decidiu ficar mais um dia, já que não tinha sido a experiência traumática que esperava. Próximo evento: almoço na casa dos irmãos. Não começou no horário combinado. Frango que demorou mais do que esperado pra assar, alguns convidados (muito) atrasados. Tudo dentro do normal. A comida estava surpreendentemente boa. Seu irmão não era um "ás" na cozinha então as expectativas não eram altas. Um pensamento passou pela sua dieta mas foi rapidamente suprimido. Após o almoço, hora dos jogos. Nova versão do "Jogo da Vida", com direito a cartão de crédito e tudo. Ainda lembrava da época que usava dinheiro de papel. Teve ótimos momentos rindo do que a "vida" reserva (marido, filhos, emprego, dívida, acidentes, ...). Pensou na sua vida e no que havia vivenciado nos últimos dias.
        Lembrou, então, da parte agradável do encontro. Lembrou do amor que sentia por todos os seus familiares, apesar dos conflitos que tiveram ou viriam a ter, e do quão importantes eram para ela. Se sentiu imensamente feliz por ter passado o Natal e também a última sexta-feira do ano com eles e pela certeza de que ainda teria muitos anos de reunião familiar pela frente.