domingo, 14 de março de 2021

Resenha: O mistério da Palavra de Deus - Pe. Raniero Cantalamessa (DLL21: de tema livre)

Primeira resenha de março pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Estamos vivendo na Igreja Católica o período da quaresma e, nesse espírito de preparação para a Páscoa, decidi direcionar minhas escolhas do DLL desse mês para livros de temática religiosa. Encaixei "O mistério da Palavra de Deus" na categoria tema livre.

Esse livro me surpreendeu bastante. Não li muito sobre ele quando o comprei (estava aproveitando uma promoção) mas tinha imaginado que seria algo na linha do que li no livro do prof. Felipe Aquino sobre A Sagrada Escritura, que também já teve resenha aqui no blog. Ao começar a leitura, me deparei com uma abordagem bem diferente mas que me proporcionou uma experiência igualmente enriquecedora.

Pe. Raniero Cantalamessa, dentre várias reflexões, traz uma discussão sobre a importância da palavra, sobre o anúncio da Palavra de Deus antes da vinda de Cristo e da mudança após a sua Encarnação. Nessa discussão, fiquei encantada pela maneira que ele trata a relação entre as três pessoas da Trindade e como seus papéis se complementam. Ele discute também a missão e responsabilidade daquele que anuncia a palavra e fala da importância da espiritualidade na leitura da Palavra de Deus. Este livro foi pra mim uma leitura prazerosa e enriquecedora. Fiquei com vontade de me aprofundar em alguns tópicos e pensando em quando devo relê-lo. Ameí e recomendo!

Alguns dos meus trechos favoritos:

"Do início ao fim, a Bíblia não é senão a mensagem do Amor de Deus às suas criaturas."

"Deus serviu-se da palavra para comunicar vida e verdade, para instruir e consolar."

"Palavra má é toda palavra dita sem amor."

"Palavra boa é aquela que sabe aproveitar o lado positivo de uma ação e de uma pessoa e, mesmo quando corrige, não ofende. Palavra boa é principalmente é aquela que transmite esperança."

"A única coisa que podemos fazer nas confrontações com o Espírito Santo, o único poder que temos sobre Ele, é o de invocá-lo e rezar."

"... quem multiplicou os pães não poderá talvez multiplicar também o tempo?"

"O Evangelho do amor não pode ser anunciado senão por amor. Se não amamos as pessoas que temos diante de nós, as palavras se transformam facilmente em suas mãos em pedras que ferem."

"... Deus, por vezes, empenha mais fadiga na conversão do pregador do que na daqueles a quem o envia a pregar."



Nenhum comentário:

Postar um comentário