quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Resenha: A divina comédia - Dante Alighieri (DLL21: de autor italiano)

Última resenha de fevereiro pro Desafio Literário Livreando (DLL21)! Já tinha vontade de ler "A Divina Comédia" há algum tempo por conta de menções feitas a ele em outros livros que li (por exemplo: Instrumentos Mortais e No Mundo da Luna). O tema autor italiano do DLL20 foi um incentivo para começá-lo e até iniciamos uma LC ano passado com o pessoal do desafio. Acabei não concluindo na época mas retomei a leitura esse ano e aproveitei para encaixá-lo no DLL21.

ALERTA: CONTÉM SPOILERS

"Deixai, ó vós que entrais, toda a esperança."

Essa frase é icônica pra mim por já ter visto referências a ela em vários lugares. Quis deixar o alerta porque pretendo mencionar algumas coisas do livro para explicar melhor do que gostei. Não acho que vai estragar a experiência de leitura mas, pra quem não gosta, já está avisado. Continue por sua conta e risco.

A Divina Comédia é dividida em 3 partes: Inferno, Purgatório e Paraíso. A primeira com 34 cantos e as outras duas com 33 cantos cada. O texto é em versos e nele Dante usa pela primeira vez a terza rima.

A primeira coisa que preciso dizer é que este é um livro difícil de ler por diversos motivos: por ser poesia e precisar seguir uma estrutura e rima, por usar vocabulário antigo e não usual, por ter muitas referências. Então, demanda um pouco de esforço na leitura. Na edição que tenho, duas coisas me ajudaram muito: o resumo no início de cada canto (me parece que toda edição tem isso) e as notas no final. Essas notas explicavam as referências referentes aquele canto, seja de lugares, pessoas, personagens, cânticos, textos bíblico, etc. Apesar da dificuldade e do tempo que levei pra ler, gostei muito da experiência e pretendo reler futuramente para absorver melhor. 

Uma das primeiras coisas que me chamou a atenção no Inferno é o cuidado que a Beatriz demonstra, ao enviar ajuda ao seu amado. É interessante observar que existe uma estrutura bem definida: em cada círculo é punido uma falta diferente. É um texto que me levou a reflexão, a pensar nas consequências e que as aparências enganam (me deparei com algumas figuras inesperadas no inferno). Assim como no Inferno, o Purgatório também uma estrutura bem definida. Em cada um dos seus círculos, temos a purificação associada a cada um dos sete pecados capitais. Eu gostei muito nessa parte de ver as referências a cânticos religiosos e salmos. Ao final de sua passagem pelo Purgatório, Dante precisa encarar e reconhecer seus próprios erros. O Paraíso é composto por nove esferas e sua estrutura segue as teorias de Ptolomeu. Gostei muito de poder ver a aparição de diversos santos e as reflexões feitas sobre as virtudes teologais: fé, esperança e caridade.

Acho que a resenha já ficou gigante pra eu colocar todas as minhas citações favoritas, então, vou deixar uma só pra encerrar.

"O bem, enquanto bem, quando se entende,
Ateia amor que é tanto mais ardente,
Quanto mais de bondade em si compreende."


Nenhum comentário:

Postar um comentário