sexta-feira, 17 de abril de 2015

Tudo queria ser

Uma coisa que me aflige
é a necessidade de escolher
aquilo que farei 
toda a vida, até morrer
Mas, por que tenho que optar
por uma única profissão?
Por que tenho que me limitar
e seguir a convenção?
E se não desejasse seguir
uma única conjugação?

Num dia, acho que prefiro 
a 1ª conjugação, a do AMAR.
Me rendendo a magia da música,
quero tocar, cantar e dançar.
Também me fascina
O mundo pesquisar e desvendar.
E quanta felicidade 
se tem ao ensinar.
Não guardar o que tem só para si
mas, o conhecimento, compartilhar.

Às vezes, só quero SER
e sou 2ª conjugação.
Sei que é meio egoísta 
mas traz muita satisfação.
Desejo somente aprender 
e em sabedoria crescer.
Me rendendo ao doce prazer 
que tenho ao ler e escrever
entendo que o bom da vida, 
é saber viver!

Por fim, também recorro,
a 3ª conjugação, a do SENTIR.
Aqui expresso toda vontade
Que tenho de traduzir.
Conhecendo outras línguas
Me ponho a interagir
e, por onde quer que passe,
estou sempre a sorrir.
Com toda essa liberdade
como não se divertir?

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Salmo 117(118) - 2º Domingo da Páscoa - Ano B

Sugestão de melodia para o salmo do próximo domingo (12/4/2015). A cifra pode ser baixada aqui e o áudio em .mp3 aqui.



Dai graças ao Senhor, porque ele é bom;
eterna é a sua misericórdia!'

2A casa de Israel agora o diga:*
'Eterna é a sua misericórdia!'
3A casa de Aarão agora o diga:*
'Eterna é a sua misericórdia!'
4Os que temem o Senhor agora o digam:*
'Eterna é a sua misericórdia!'R.

16aA mão direita do Senhor fez maravilhas,
16ba mão direita do Senhor me levantou,*
a mão direita do Senhor fez maravilhas!'
17Não morrerei, mas ao contrário, viverei*
para cantar as grandes obras do Senhor!*
18O Senhor severamente me provou,*
mas não me abandonou às mãos da morte.R.

22'A pedra que os pedreiros rejeitaram,*
tornou-se agora a pedra angular.
23Pelo Senhor é que foi feito tudo isso:*
Que maravilhas ele fez a nossos olhos!
24Este é o dia que o Senhor fez para nós,*
alegremo-nos e nele exultemos!R.

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Salmo 146 - 5º Domingo do Tempo Comum - Ano B

Sugestão de melodia para o salmo de amanhã (08/02/2015). A cifra pode ser baixada aqui e o mp3 aqui.





Louvai a Deus, porque ele é bom e conforta os corações.
Louvai a Deus, porque ele é bom e conforta os corações.

 Louvai o Senhor Deus, porque ele é bom,/
cantai ao nosso Deus, porque é suave:/
ele é digno de louvor, ele o merece!/
O Senhor reconstruiu Jerusalém,/
e os dispersos de Israel juntou de novo.

Ele conforta os corações despedaçados,/
ele enfaixa suas feridas e as cura;/
fixa o número de todas as estrelas/
e chama a cada uma por seu nome.

É grande e onipotente o nosso Deus,/
seu saber não tem medida nem limites./
O Senhor Deus é o amparo dos humildes,/
mas dobra até o chão os que são ímpios.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Seja um herói e descubra novas histórias - Sorteio do blog Amor Literário

O blog Amor Literário está com uma promoção ótima que merece ser divulgada. Vem com uma iniciativa que super apoio que é o incentivo à doação de Sangue. Eu sou doadora desde os 18 anos. Comecei incentivada pela minha irmã que participou do projeto "Jovem Salva Vidas" do Hemorio. Sempre procurei divulgar e incentivar essa prática. Doei pela última vez no fim de dezembro e fiquei triste em perceber que deixei passar muito tempo desde a minha doação anterior. Pretendo não demorar tanto para a próxima.

Falando um pouco mais da promoção, serão sorteados diversos kits de livros para aqueles que doarem sangue e enviarem uma foto durante a doação ou o comprovante. Não esqueçam de prestar atenção aos outros critérios da promoção. Se você não pode doar sangue por algum motivo, também pode participar. Tem um kit que será sorteado entre os não-doadores. Mas não deixe de divulgar a promoção para que outras pessoas possam doar sangue. Multiplique essa ideia!


Gostou? Não perca tempo. Siga todos os critérios obrigatórios, doe sangue e participe dessa promoção!

Para mais informações, acesse:




domingo, 11 de janeiro de 2015

Desafio de Escrita - PH Poem a Day 2014

Queria fazer um resumo relacionado ao Desafio de escrita PH Poem a Day. Em parte, porque queria deixar registrado o motivo de terem surgido tantas publicações no mês de dezembro neste blog e também para deixar bem claro quais textos são relacionados a quais temas já que alguns eu fiz fora da data em que o tema era proposto. Uma explicação detalhada sobre a proposta do desafio pode ser encontrada no link que coloquei no início deste texto. A ideia era escrever. Havia um tema proposto para cada dia de dezembro. Segue a lista dos temas com o link pro texto que escrevi:


Dia 16 - A respiração - http://vivotentando.blogspot.com.br/2014/12/o-encontro-esperado.html

Dia 17 - O perdão - http://vivotentando.blogspot.com.br/2014/12/o-perdao.html

Dia 18 - Seu(s) ídolo(s) - http://vivotentando.blogspot.com.br/2014/12/inspiracao.html

Dia 19 - Sua profissão - http://vivotentando.blogspot.com.br/2014/12/entendendo-o-universo-ou-tentando.html

Dia 20 - Seus pecados - http://vivotentando.blogspot.com.br/2014/12/meus-pecados.html

Dia 21 - O ego - http://vivotentando.blogspot.com.br/2014/12/ego.html

Dia 22 - 2ª pessoa do discurso - http://vivotentando.blogspot.com.br/2014/12/2-pessoa-do-discurso.html

Dia 23 - Pretérito Imperfeito - http://vivotentando.blogspot.com.br/2014/12/preterito-imperfeito.html

Dia 24 - A antecipação  - http://vivotentando.blogspot.com.br/2014/12/a-antecipacao.html

Dia 25 - O vermelho - http://vivotentando.blogspot.com.br/2014/12/vermelho.html

Dia 26 - Sua família - http://vivotentando.blogspot.com.br/2014/12/reuniao-de-familia.html

Dia 27 - O violão guardado - http://vivotentando.blogspot.com.br/2014/12/rotina.html

Dia 28 - O arranhão - http://vivotentando.blogspot.com.br/2014/12/o-disco.html

Dia 29 - A morte - http://vivotentando.blogspot.com.br/2014/12/que-morte-nao-chegue-cedo.html

Dia 30 - O paraíso - http://vivotentando.blogspot.com.br/2014/12/o-lugar-onde-eu-quero-estar.html

Dia 31 - O fim - http://vivotentando.blogspot.com.br/2014/12/expectativa.html

Leia todos os textos no widbook clicando aqui.

PH Poema a Day Music


Aqui são só listas com músicas que os temas me lembraram.

Dias 1 a 15 - http://vivotentando.blogspot.com.br/2014/12/ph-poem-day-music-parte-1.html
Dias 16 a 31 - http://vivotentando.blogspot.com.br/2014/12/ph-poem-day-music-parte-2.html





sábado, 3 de janeiro de 2015

Salmo 71 - Epifania do Senhor - Ano B

Sugestão de melodia para o salmo de amanhã (04/01/2015). A cifra pode ser baixada aqui e o mp3 aqui.




As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus,/ 
vossa justiça ao descendente da realeza!/ 
Com justiça ele governe o vosso povo,/ 
com equidade ele julgue os vossos pobres.

Nos seus dias a justiça florirá/ 
e grande paz, até que a lua perca o brilho!/ 
De mar a mar estenderá o seu domínio,/ 
e desde o rio até os confins de toda a terra!

Os reis de Társis e das ilhas hão de vir/ 
e oferecer-lhe seus presentes e seus dons;/ 
e também os reis de Seba e de Sabá/ 
hão de trazer-lhe oferendas e tributos./ 
Os reis de toda a terra hão de adorá-lo,/ 
e todas as nações hão de servi-lo.

Libertará o indigente que suplica,/ 
e o pobre ao qual ninguém quer ajudar./ 
Terá pena do indigente e do infeliz,/ 
e a vida dos humildes salvará.

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Expectativa

Mais um ano termina
Com muitas experiências vividas
Erros e acertos
Dúvidas sofridas

Por vezes me desesperei
Pensando não ser capaz
Mas segui, perseverei 
Segui, corri atrás 

No meio do caminho
É difícil enxergar a meta
É preciso lembrar 
Que tudo valerá a pena 

Ainda há muito o que fazer
O trabalho será árduo
Aguardo ansiosamente
O fim deste doutorado

A antecipação

Sempre que nos deparamos com um acontecimento importante, temos a tendência de começarmos a vivê-lo muito antes que aconteça, e é natural. Alguns, exigem planejamento, preparação, outros, são desejados há tanto tempo que não há como não sonhar. Ansiedade e espera tomam conta. Mas precisamos saber como viver essa expectativa. Ansiedade em excesso pode nos paralisar. Então devemos viver o preparo na medida certa. Às vezes, esse momento de espera se torna tão especial que o acontecimento em si parece perder a importância. Mas, lembre-se, que a antecipação não existe sem o acontecimento. E este conjunto torna o sentimento completo.

Entendendo o universo (ou tentando...)

Desde criança, era muito curioso. Sempre perguntava, a si e aos outros, sobre as coisas que via e vivenciava. O céu era uma dessas coisas que o fascinava. Queria entender o quão longe estavam as estrelas que observava, por que era azul, como era a dinâmica sol/terra/lua. Crescia e a quantidade de perguntas só aumentava. Queria entender a queda dos objetos, como seu estilingue podia lançar a pedra tão longe, como o rádio pegava várias estações, como formava a imagem na televisão. Decidiu, então, se dedicar a entender tudo o que o rodeava. Descobriu que a Física era o destino que o aguardava. Com ela se encantou e nunca se arrependeu de sua escolha. Hoje, sabe que muitos anos-luz o separam das estrelas, a importância da refração da luz e o papel da gravitação. Entendeu a conservação de energia, a força elástica e o movimento de prójéteis. Aprendeu que as ondas eletromagnéticas possuem diferentes frequências e o que os elétrons fazem num tubo de raios catódicos. Mesmo o que não sabia que o esperava mostrou sua importância e agora até sabe um pouco de Mecânica Quântica. Quer aprender cada vez mais sobre o universo em que vive e tudo que o rodeia e um dia, quem sabe, entender a assimetria matéria-antimatéria.

A magia do som

Nos atinge, de repente, em qualquer hora ou lugar
Está em toda parte, espalhado no ar
A Física explica: é assim que se propaga
pressões e rarefações para essa informação levar

Quando é belo o deixamos despertar emoções
Há quem, sabiamente, o utilize para conquistar corações
Quando é ruim e incomoda o chamamos ruído
E sem cerimônia tratamos de tapar os ouvidos

Uma mestre em produzí-lo é a mãe natureza
Ao pararmos, percebemos seus sons de inigualável beleza
Se deixar levar por tudo isso é, de fato, muito bom
Ao seu redor, perceba a magia do som